Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Noiva Principiante Novembro 2023 Minas Gerais

Dúvidas sobre a cerimônia

Jéssica, dia 6 de Agosto de 2022 às 12:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16
Olá meninas, tudo bem??
Meu nome é Jéssica, tenho 30 anos, sou nova no grupo, fiquei noiva em 2019 logo após veio a pandemia, esse mês estamos decidindo a data. Mas me deparei com uma questão.
Como escolher a pessoa para fazer a cerimônia?
Eu vou casar no lugar que vai ser a recepção, será em um sítio. Mas eu n sei se precisa casar no cartório primeiro, ou se a pessoa que faz o casamento já tem os documentos que precisa.
Eu não sei nada. Tô quase em pânico já 🤯Alguém para um help 😅🤯

16 Respostas

Última atividade por Graziele, dia 9 de Agosto de 2022 às 14:05
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Procura simmm Smiley heart

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Principiante Novembro 2023 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza, vou procurar se acho em bh.
    Obrigada ♥️
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem mais fácil e vc fica cm uma data só de casamento. Eu achei o meu aqui no portal mesmo.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Principiante Novembro 2023 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se eu achar também vou, mais fácil né 🥰
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Principiante Novembro 2023 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Vanessa, ♥️♥️♥️
    Coisa demais pra ver, ainda bem que não temos uma data ainda, estamos no prazo. Anotei tudo, vou ver aqui em BH quanto são as taxas.
    Muito obrigado ♥️♥️
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, também farei a cerimônia com efeito civil. Contratamos um celebrante que tenha autorização para isso.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, noivinha! Então compartillharei o passo a passo que fiz, assim já te dará um direcionamento.


    Lembrete: os valores estão super atualizados, pois estou correndo atrás desse processo agora e se aplicam à minha cidade (Jundiaí), estado de São Paulo. Pode ser que algumas taxas tenham leve alteração dependendo da região, mas espero que ajude ♥️

    1o. Tarefa - Escolhe regime de bens Se tiver dúvidas, pode consultar esse site https://www.galvaoesilva.com/regime-de-bens/• Se a opção for por comunhão universal de bens, vocês precisarão fazer a escritura de pacto anti-nupcial em um tabelionato de notas, aqui no estado de SP, o total desse documento foi de R$ 514,63• Se vocês não optarem por nenhum regime, automaticamente será escolhido o de comunhão parcial de bens.
    2o. Preparação da documentação:• Ambos sendo solteiros e maiores de idade, precisarão da certidão de nascimento atualizada com data de emissão abaixo de 90 dias.Para emitir certidão atualizada vc precisa ir até o cartório onde vocês foram registrados quando nasceram. Se morarem atualmente em outra cidade, como foi o caso aqui, vc pode entrar em contato com o cartório onde irá casar para checar se aceitam a certidão digital simplificada, se sim, poderá emitir a atualizada no site do registro civil https://registrocivil.org.br/, taxa é pouco mais de R$ 39,91
    3o. Habilitação do casamento (máximo 90 dias antes, mínimo 30 dias antes) - R$ 350,38• Para dar entrada no casamento, comparecer ao cartório com 2 testemunhas com os seguintes documentos:*Noivos* • Certidões de nascimento com data de emissão não superior a 90 dias, RG, CPF ou CNH (originais); *Testemunhas* • RG, CPF ou CNH (qualquer pessoa conhecida, parente ou não); • Ter informação sobre a data e o local do nascimento dos pais dos noivos.
    4o. Alguns dias após habilitar o casamento (após publicarem o edital) vc poderá agendar o casamento.Este é o passo que não fiz ainda, mas sei que tem mais uma taxinha de R$ 150 e alguns centavos.
    Editado por Casamentos.com.br
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Principiante Novembro 2023 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é eu queria assim, vou ver se o Celebrante tem autorização né porque seria mais fácil tudo no mesmo local e no mesmo dia. Mas se eu não achar um em conta, vou ver no cartório. Muito obrigado ♥️
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Principiante Novembro 2023 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vanessa obrigado ♥️
    Eu acho que vou casar no civil e depois fazer a cerimônia, parece ser melhor dessa forma. Eu quero sim, não sei o que tenho que ver. Eu fui no sítio ver o que precisa, é tanta coisa que eu fiquei meio em pânico 🤭🤣 se puder me falar o que precisa no civil, eu agradeço ♥️ vou no cartório também ver.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Principiante Novembro 2023 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ♥️, vou olhar separado então. Acredito que será melhor.
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Jessica! Tudo bem? Fica tranquila, no início é assim mesmo hahahahha depende muito do que você e seu noivo querem.

    Você não precisa, obrigatoriamente, contratar um celebrante que seja habilitado para oficializar o casamento. Aqui o que eu quero dizer: vocês podem fazer todas as formalidades de um casamento comum, como se vê em filme, sem essa parte oficial.

    Porém, se vocês querem o status de casado (mudar o estado civil de vocês), daí sim precisam oficilizar o casamento perante a lei. Caso contrário, vocês estarão em uma união estável. Então, se queres o status de casada, acho que as opções são: casar no cartório (celebrado por um juiz de paz), juiz de paz no lugar da cerimônia (casamento em diligência) ou civil com efeito religioso. Não tenho conhecimento se no Brasil é possível um celebrante (que não seja um juiz de paz) ser habilitado para oficializar um casamento. O juiz de paz é um celebrante, mas um celebrante não necessariamente é um juiz de paz hehehehe

    No nosso caso, optamos por casar no civil e três dias depois fazer uma cerimônia afetiva celebrada por um amigo. Ou seja, oficializamos em cartório e depois fizemos a parte mais afetiva, com mais convidados. Inicialmente a gente queria ver de o juiz ir no local, porém tem taxa extra e tem que ver a disponibilidade do juiz. Além disso, o que a minha assessora disse é que, algumas vezes, o juiz não faz uma celebração tão bonita ou tem um horário mais rígido, o que pode impactar na cerimônia. A nossa juíza era bem legal e fez um discurso bonito, o que deixou o casamento no cartório bastante emocionante. Ainda assim, eu não trocaria por nada a escolha que fizemos, ter o nosso amigo como celebrante foi maravilhoso
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, complementando o meu post, eu escolhi a opção 3. Me casarei no cartório 1 semana antes e no dia da celebração faremos uma cerimônia simbólica que será conduzida pelo meu sogro 🥰
    Independente da opção que você escolher, terá que passar pelos trâmites do cartório, na minha opinião o mais chatinho. Se precisar de ajuda com isso, comenta aqui, porque estou correndo atrás desse processo atualmente, fui habilitar meu casamento no cartório hoje 🙃
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, noivinha! Tentarei de ajudar compartilhando um pouquinho do que vi nas pesquisas.
    Quando vc se casa no religioso, existe a possibilidade de fazer o casamento na igreja já com efeito civil, assim tudo acontece no mesmo dia, mas entendi que não é o seu caso é também não era o mesmo.
    Quando o casamento ocorre em um sítio por exemplo você tem 3 opções: 1. Casar primeiro no cartório e depois realizar a cerimônia simbólica no sítio com um celebrante/ pastor. (Se for com padre, precisa conversar e talvez casar antes na igreja). 2. A outra opção é contratar um celebrante/juíz que fará a cerimônia já com efeito civil, assim vc faz tudo no mesmo dia e lugar, mas o custo com cerimônia com efeito civil costuma ser maior. 3. Casar no civil e no sítio fazer uma cerimônia simbólica celebrada por amigo ou familiar.
    • Responder
  • Clau
    Noiva Ativa Janeiro 2023 São Paulo
    Clau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem alguns celebrantes não religiosos que podem oficializar o casamento de forma legal no mesmo dia da celebração, aí vc já poupa suas testemunhas de terem q ir no cartório.
    Só que vc paga as taxas de cartório do mesmo jeito... e vc precisa ir no cartório dar a entrada no casamento antes, igual quando se casa em cartório.
    Tem celebrante que cobra uma taxa para fazer isso... o que eu contratei não cobra.
    Se vc for de alguma religião, tem algumas entidades religiosas que tbm possuem essa autorização para oficializar casamentos com valor legal, além do religioso.
    Mas isso é só uma forma de otimizar o tempo seu e das testemunhas. Tem gente que gosta de fazer tudo separadinbo mesmo (casar no civil em cartório um dia e fazer a celebração no outro). Aí nesse caso geralmente as pessoas casam no cartório primeiro, e depois fazem a celebração religiosa ou nao. Vai do sei gosto.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Principiante Novembro 2023 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ♥️ ♥️
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Jéssica! Em geral há algumas opções principais: celebrante religioso (padre ou pastor), juiz de paz (que pode celebrar no cartório ou no local escolhido por um custo a mais), celebrante contratado (alguém que faz uma celebração, mas sem vínculos religiosos) ou mesmo uma celebração realizada por algum amigo, parente, etc. Enfim, são várias opções conforme as escolhas de cada casal!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas