Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Novata Fevereiro 2026 Porto (Concelho)

Dúvidas sobre batismo , catequeses

Catarina, dia 31 de outubro de 2024 às 16:32 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 14
Oi oiii , o meu noivo é batizado fez a catequese e a primeira comunhão e eu não sou batizada nem fiz catequese. Queria saber se na igreja vou poder ser batizada minutos antes da cerimónia ou para ser batizada agora em adulta terei que fazer alguma coisa antes? Como “ aulas “ de catequese ou algo assim. Imensas dúvidas em relação a isto. E se caso não casa-se podia ser batizada num dia qualquer marcado na igreja ou também teria que fazer algo antes?? Preciso de ajuda urgenteeeeeeee

14 Respostas

Última atividade por Renata, dia 8 de Novembro de 2024 às 12:20
  • Renata
    Noiva Ativa outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha igreja, é preciso fazer os encontros de catequese, houve um casal que o noivo fez a primeira eucaristia, e estava fazendo a crisma, ele terminou a 1 comunhão e conversou para que cassasse e terminasse a crisma um tempinho depois, o padre aceitou, ele se casou e terminou a crisma depois

• Responder
  • Tatiane
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Minas Gerais
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo é conversado com antecedência e você pode receber a eucaristia no dia do casamento e ser batizada eu não sei se é no mesmo dia mas se não vai ser antes para poder vocês poderem receber o sacramento do matrimônio.
    • Responder
  • Lenilson
    Noivo Curioso Dezembro 2024 Rio de Janeiro
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é obrigatório ter a catequese completa para batismo. Só para primeira comunhão. Para batismo, vão fazer algumas poucas reuniões sobre a fé católica e irão te batizar sem maiores problemas.
    • Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você pode batizar-se sim. É um direito de todos. Basta vc escolher uma paróquia aí em Portugal, ir até a secretária e dizer"eu quero de coração me batizar aqui na igreja católica e gostaria de saber quais são os trâmites e procedimentos". Você não precisa da primeira comunhão para se batizar. A primeira comunhão é um passo posterior, para que vc comungue com a hóstia entendendo a fundo o que ela significa. Provavelmente, a paróquia irá te orientar a participar de algumas poucas reuniões lá sobre a fé católica em seguida marcará um sacramento do batismo para você, sem maiores problemas. Depois, você poderá fazer a catequese completa e a primeira comunhão se quiser. Mas o batismo é um passo anterior e mais simples. É o primeiro passo de conversão à igreja católica.
    • Responder
  • C
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu quero muito batizar-me antes de coração mas não sei se teria aqui em Portugal de fazer alguma coisa antes ou se posso ser batizada agora com 26 anos sem ter comunhão ou catequese
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se for na igreja católica, é obrigatório uma catequese antes do batismo, que não vai poder ser na data do seu casamento não, será antes.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Caso você deseje, você tem tempo pra fazer tudo isso, como você se casará em 2026 dá tempo, o batizado não precisa de nenhuma preparação, no entanto primeira comunhão e crisma você precisará fazer a catequese, mas hoje pelo menos no Brasil existe catequese de adultos, mas você consegue maiores informações na paróquia mais próxima de você.

• Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O caminho mais correto é ir até a Igreja e se informar. Já vi que possuem regras diferentes, então não custa nada saber como funciona exatamente na Igreja que vocês querem celebrar o matrimonio.

• Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não. Ela pode solicitar o casamento com disparidade de culto. É o que eu fiz. Só um dos lados sendo batizado, é suficiente. Basta explicar o caso e pedir autorização da cúria através do intermédio do padre ou frei responsável.
    • Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! O caminho mais curto é pedir "casamento com disparidade de culto", em que apenas um dos noivos é católico batizado e o outro não. É o que eu solicitei pois eu sou batizado mas minha noiva não. Caso vc decida se batizar, tem que ser algo de coração, pq é uma decisão sua que precisa ser sincera em relação àquela fé. Nunca vai poder ser minutos antes, pq vc precisará ter a aprovação formal da igreja de antemão. O que eu te aconselho é fazer a mesma coisa que eu: buscar uma reunião com o padre ou frei responsável e explicar o caso todo, para ver o que ele aconselha. Um dos primeiros passos na igreja são essas entrevistas.
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Dezembro 2025 São Paulo Estado
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Catarina, para dar entrada nos trâmites de casamento você já precisa apresentar a certidão de batismo. Para o batizado também é necessário uma preparação, se informe na paróquia mais próxima da sua casa, mas entenda que casamento na igreja católica é um sacramento levado muito a sério, nada é adequado ao desejo dos noivos, normalmente se cumpre o que está previsto no catecismo.

• Responder
  • C
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim , acho que no máximo seria poucos dias antes do casamento pelo que vi. Só não sei em relação ao resto, mas obrigada querida
    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caratina, até onde eu sei n pode batizar no dia do casamento. P dar entrada na documentação do casamento tive que apresentar a certidão de batismo. Eu aconselho vc a procurar uma igreja da sua região e se informar sobre o procedimento.
    • Responder
  • C
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou de Portugal porque deve variar consoante os locais e países
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas