Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luanna
Noiva Ativa Setembro 2023 Rio de Janeiro

Dúvidas sobre cartório

Luanna, dia 4 de Abril de 2023 às 22:04 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 8
Noivinhas, nunca fui no cartório e não faço ideia do protocolo, o que me fez ficar com algumas dúvidas:


Quanto tempo antes tenho que dar entrada lá? Preciso já chegar lá pela primeira vez com toda documentação ou primeiro chego lá e eles me dizem o que preciso levar? Eu quero retirar um nome meu e acrescentar um do meu noivo, o procedimento é o mesmo ou eu preciso já avisar antes?
Enfim, são muitas dúvidas kkkkkkkkkk se alguém conseguir me ajudar vou ficar muito grata

8 Respostas

Última atividade por Clissye, dia 6 de Abril de 2023 às 09:08
  • Clissye
    Noiva Esperta Abril 2023 Santa Catarina
    Clissye ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, vou te responder com base em como é aqui no Paraná tá?

    1. Você pode tirar duvidas de documentos via telefone ou pessoalmente. Pra dar entrada precisamos levar certidão de nascimento atualizada (tem que ter sido atualizada até no máximo 90 dias antes da data), documentos pessoais, comprovante de residência e já ir com as duas testemunhas. Dá entrada no casamento e 5 dias antes da data precisa levar la a lista de padrinhos.

    2. Retirar o nome, se for um sobrenome você já faz na entrada do processo. O(a) atendente pergunta se vão alterar os nomes e se vai apenas acrescentar ou tirar um sobrenome seu. Se for nome (tipo nome composto, segundo nome) não pode tirar. Ai precisam ser processos diferentes e acredito eu que precisaria entrar com processo de alteração de nome antes. Eu não gosto do meu segundo nome, mas não tava afim do trabalho de alterar tudo 2x (resolvi acrescentar o sobrenome do noivo)

    • Responder
  • Luanna
    Noiva Ativa Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Alini!!
    • Responder
  • Luanna
    Noiva Ativa Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai muito obrigada, me ajudou muitoooo!!
    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Luanna! Além das dicas que outras noivas deixaram mais abaixo é muito importante você ir no cartório onde seja casar porque pode mudar muita coisa de um cartório para o outro. Smiley winking Em que fase da organização você está? Smiley love

    Depois 👉📍Os melhores fornecedores para o seu casamento no Rio de Janeiro

    E para não deixar escapar nada 👇

    Posso ajudar em algo mais?

    Smiley kiss

    • Responder
  • Anny
    Noiva VIP Março 2024 Paraná
    Anny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie noivinha!
    Quando casei no civil, eu entrei em contato com o cartório da minha região.
    Depois disso fui lá e marquei a data, também já fiz o registro da minha assinatura, meu marido já tinha, e solicitamos as certidões atualizadas, tinha um custo por isso também, pra quando chegar no dia só fomos assinar com as testemunhas.Mas aconselho entrar em contato com o cartório da sua região, e tirar todas as dúvidas!
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ei Luanna, o ideal é você ligar para o cartório mais próximo da sua casa (não sei como é no seu estado, mas aqui precisa ser no cartório da cidade que um dos noivos mora) e pedir informação, os cartórios costumam mudar um do outro, no que eu casei por exemplo já precisava levar toda a documentação e as testemunhas (que são as mesmas que irão assinar no dia), pediram 90 dias de antecedência para iniciar o processo. Você e seu noivo vai precisar da certidão de nascimento atualizada.

    • Responder
  • C
    Noiva Principiante Abril 2023 Rio Grande do Sul
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei no civil e funcionou assim.
    Pode escolher o cartório que.desejar (sendo de registro civil). No nosso caso escolhemos um perto do ensaio de fotos que íamos fazer no dia e minha cidade natal.
    Precisa tirar uma certidão nova, pois ela tem que estar atualizada. Aqui era no mínimo 60 dias.Os nomes eles perguntam quando leva a documentação.Tu pode escolher o cartório e ligar ou entrar no site, geralmente tem as informações lá. Foi assim que fizemos e deu certo.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Lua!
    A informação que tenho sobre o casamento civil é que você tem que casar no cartório mais próximo da sua residência, ou do seu noivo. Eu começaria descobrindo quais são esses cartórios, e entraria em contato para tirar essas dúvidas (lembrando que normalmente o comprovante de residência tem que ser de luz ou água).
    Cada cartório tem um tempo diferente de processamento, então não faz sentido eu te responder dizendo quanto seria, pois conheço alguns que demoram 10 dias e outros que levam 60.Eu entrei em contato com alguns próximos a nós por email, e eles me tiraram várias dúvidas. Caso você não consiga por email tenta telefonar, ou em último caso dar uma passada lá presencialmente mesmo.Espero ter ajudado!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas