Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alexandra
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Entenda e siga as regras da igreja católica!

Alexandra, dia 19 de Dezembro de 2014 às 12:51 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 23

Seu sonho é se casar na Igreja? Entenda e siga as regras!

Para muitos noivinhos, se casar na Igreja muitas vezes pode ser um sonho mas se não seguir as regras pode virar uma frustração ou até mesmo um pesadelo. Por isso hoje vamos dar dicas para ajudar você a escolher a igreja e entender as regras para realização da cerimônia de seu casamento religioso. Primeiro é importante entender que existem alguns fatores que você deve levar em conta na hora de decidir em qual igreja se casar.

Igrejas Tradicionais e mais procuradas – Reserve com Antecedência
Caso a noiva prefira as igrejas mais concorridas, precisa reservá-la bem antes, algumas já estão lotadas por um ano, principalmente nos meses de maio, setembro e dezembro. Caso os noivos não residem próximo a estas igrejas mais concorridas, é preciso dar entrada nos Proclames na Igreja do seu bairro e realizar o pagamento da taxa de transferência.

Igreja do bairro
Algumas pessoas preferem fugir da badalação das igrejas concorridas e casar mais próximo de casa, assim o casamento é realizado pelo padre que conhecem sem precisar pedir autorização. Mesmo assim é importante fazer uma reserva com pelo menos dois meses de antecedência porque é preciso dar entrada nos documentos.

Casamento na Igreja Católica
Antes de casar os noivinhos devem ser crismados e batizados. Caso não sejam, deverão fazer o curso para serem crismados e assim possam casar; Se já foram crismados, os noivinhos só deverão fazer o curso dos noivos e realizar a confissão com o Padre;

Escolha do Celebrante, Padre ou Pastor
Se tiver a preferência por algum padre, o ideal é casar na igreja em que ele atua ou saber se ele está autorizado a realizar casamento na igreja de sua escolha. Caso contrário procure conhecer o padre que vai realizar sua cerimônia antes do casamento, assim os noivos se sentirão mais tranquilos e à vontade. Na grande maioria das Igrejas, há uma reunião final com o Padre e é neste momento em que se podem tirar as dúvidas.
Se a noiva é evangélica, deve procurar o Pastor da sua igreja e converse sobre as regras para saber é possível a celebração ser presidida por outro pastor ou mais de um.

Horário da Cerimônia
Muitas igrejas realizam vários casamentos no mesmo dia, sendo assim se uma noiva se atrasa, todos os casamentos seguintes são afetados e ainda, algumas igrejas cobram multa. Por isso, se não quiser correr esse risco procure reservar o primeiro horário e não se atrase, porque isso poderá prejudicar o seu e os próximos casamentos, além de afetar o serviço de cerimonial (que muitas vezes a empresa é penalizada de trabalhar em determinadas igrejas) e também é deselegante deixar os convidados aguardando por muito tempo.

Decoração da Igreja
Algumas igrejas só permitem que sejam contratados profissionais cadastrados, outras deixam a escolha livre. Se houver outros casamentos no mesmo dia, a escolha pode ser feita junto com os outros casais e os custos também poder ser divididos.

Música da Cerimônia
Assim como na decoração, a escolha dos profissionais da música podem ser da própria igreja, ou a critério dos noivos, se a mesma permitir. Quanto ao repertório procure estar ciente das normas. Algumas permitem até 8 musicas, outras apenas 4. Em relação as entradas, antes de contratar o coral, converse com o responsável da Igreja e siga a regra. Fazer o contrário pode se entendido como má fé, uma vez que a Igreja faz questão de informar as normas antecipadamente para os noivos e seu cerimonial.

Convidados
Escolha uma igreja condizente com o número de convidados, pois uma igreja muito vazia ou muito cheia é um incômodo tanto para os noivos, quanto para os convidados.

Localização
Procure escolher uma igreja de fácil acesso, que possua estacionamento, assim seus convidados não se atrasam, nem ficam aborrecidos por não ter onde estacionar.

Segurança
Se possível contrate alguns seguranças para ficarem próximos a igreja e para cuidarem dos carros, assim seus convidados ficam mais tranqüilos.

O que é permitido e proibido na Igreja
Ainda que seja uma tradição, a maioria das Igrejas não permitem que se jogue nos noivos arroz, confetes, maquina de fumaça, porque pode causar acidentes além de sujar o ambiente que deve estar limpo para o próximo casamento. Prefira bolinhas de sabão ou balões de gás hélio.

Veja quais são as principais regras e padrões de Cortejo em uma cerimônia de casamento e quais momentos são necessárias as musicas, (lembrando que cada Igreja tem sua especificidade, por isso é importante consultar antes):

Convidados
Do lado esquerdo do corredor central, os bancos são destinados aos convidados da noiva; do lado direito da entrada, aos convidados do noivo. Mas é claro que lados contrários podem ser preenchidos, se for necessário para que todos tenham assento.

Entrada do Noivo e Pais – Música 1
Conforme diz a regra, primeiro é a vez do NOIVO de braço (esquerdo) dado com sua MÃE. Depois entram a MÃE DA NOIVA de braço (esquerdo) dado ao PAI DO NOIVO.

Entrada dos padrinhos – Música 2
Alternam-se os padrinhos da noiva e os padrinhos do noivo, começando com os padrinhos da noiva. As mulheres devem ficar do lado esquerdo de seus parceiros. E a ordem de entrada deve ser respeitada de acordo com uma hierarquia familiar: avós, irmãos, tios, primos, amigos, nessa ordem.

Daminhas e pajens- Música 3
Os pajens são encarregados de levar as alianças, e ao chegar ao altar, eles devem entregar ao noivo ou ao Padre que colocará no altar. As daminhas levam um pequeno buquê ou uma cestinha com flores. Quando não há daminhas ou pajens, o noivo deve levar as alianças no bolso. As daminhas e os pajens podem entrar junto com a noiva, mas a nossa dica é que eles entrem primeiro, com uma outra música, para depois entrar a noiva, com destaque e atenção exclusivas.

A entrada da noiva – Música 4
A entrada da noiva é marcada pela marcha nupcial, embora haja quem prefira entrar com outras músicas que tenham a ver com a história do casal. A noiva entra do lado direito de seu pai e deve ficar sempre do lado esquerdo de seu noivo.

Música 5 – Aclamação do Evangelho

Música 6 - Benção das Alianças

Música 7 – Assinaturas

Cortejo de saída – Música 8
Terminada a cerimônia, a regra de saída é a inversa da de entrada: primeiro saem os noivos, seguidos das Daminhas e Pajens, seguidos pelos pais da noiva, os pais do noivo e os casais de padrinhos, que deixam os bancos da esquerda e da direita, alternadamente.

Para o casal que quer fugir do tradicional e ousar na cerimônia, primeiro passo é NÃO SE CASAR NA IGREJA, ok?

Achei muito bom esse artigo também noivinhas, mas lembrem-se sempre de saber tudo na igreja onde acontecerá o seu casamento, pois as regras podem variar, bj!

23 Respostas

Última atividade por Stefanie, dia 21 de Dezembro de 2014 às 11:04
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é... Pensando por esse lado... Tem outras bem mais exigentes!!!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo, é bem exigente e tudo mais, mas no mundo em que vivemos é realmente necessário.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A igreja católica é burocrática e exigente em muitas coisas mesmo, um exagero mas compara a algumas outras religiões é a mais confortável, ao menos pra mim sabe, mas eu concordo com você!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom! Obrigada! Uhu já ta quase aí!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Eu acho tradição lindo rs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada flor! Que bom!
    • Responder
  • Karol & Jeronimo
    Super Noiva Agosto 2015 Bahia
    Karol & Jeronimo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate, Alexandra! E boa ressalva final para quem quer ousar. Todos os católicos devem saber que o sacramento tem um rito que deve ser seguido e respeitado e a emoção maior não está nas surpresas e coisinhas que os noivos inventam para surpreender os convvidados e sim em entender o significado tão bonito da celebração, que quando entendido dispensa invenções.
    Eu também sou a favor de que a igreja imponha regras e limites, pq igreja é lugar sagrado, as celebrações tem significado e tudo isso carece obediência.
    • Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Achei muito legal o fato de escrever o post, ajudar às novinhas católicas. Mas na minha opinião... Com ido respeito à igreja... Vocês não acham que é muita regra pra um dia que é só alegria? Sei lá... Parece que eles mais colocam regras do que abençoam propriamente falando... Enfim, só queria ver se alguém também pensa assim.
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Novata Agosto 2015 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoreiii, pq realmente é assim na minha igreja , mas tava com algumas dúvidas. Uhuuuu **** ta chegando!
    • Responder
  • Edjayane
    Noiva Esperta Setembro 2022 Pernambuco
    Edjayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas diicas, mesmo sendo tradicional, não posso deixar de casar lá, faz parte do meu sonho *---*
    • Responder
  • Itala
    Noiva Curiosa Janeiro 2022 São Paulo
    Itala ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o post, mega esclarecedor.
    Parabéns
    Super me ajudou! !!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou! Verdade.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que ótimo! Meus parabéns!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo contigo!
    • Responder
  • Laucinei
    Noiva Ativa outubro 2015 São Paulo
    Laucinei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate! E concordo com o final, se quer inovar, case em outro lugar!
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É... Tem q se informar mesmo! Eu achei q teria q fazer a 1 comunhão e crisma, mas na minha igreja vc só precisa ser batizado católico.
    A decoração será dividida entre as noivas do dia.
    Serei a 1 noiva do dia e não pretendo atrasar... As 18:00 estarei entrando pelos portões da igreja! Smiley smile
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Janeiro 2016 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai flor são apaixonada pela minha minha igreja! e concordo plenamente regras são para serem seguidas , e não quebradas, se não, não seria regras e outra a tradição é simplesmente liiiiida!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Thai, e tradições são lindas né, convenhamos!!

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ótimo mesmo...concordo com o final principalmente...quer inovar não case na igreja...lá é o lugar da tradição!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Pati!

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Dezembro 2013 Distrito Federal
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Debate super completo.

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida! Espero que sim, está me ajudando muito!! Bj

    • Responder
  • Hérida
    Top das Noivas Fevereiro 2016 Rio de Janeiro
    Hérida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate Ale. Vai ajudar muitas noivinhas.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas