Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Quéren
Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo

Entrada no Cartório

Quéren, dia 20 de Junho de 2022 às 12:14 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 13

Olá pessoal,

Estou com uma dúvida enorme em relação aos documentos para dar entrada no cartório. Meus pais são divorciados e minha mãe casou novamente, porém na minha certidão de nascimento ela ainda está com o sobrenome do meu pai. Faltam 88 dias para o meu casamento e vamos dar entrada nas documentações, porém não sei se a minha certidão irá dar algum problema. E se pra atualizar ela demora muito Smiley cry


13 Respostas

Última atividade por Quéren, dia 21 de Junho de 2022 às 11:13
  • Quéren
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Quéren ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim sim, vou tirar a segunda via. A minha atual ta só o pó kkkk

    • Responder
  • Quéren
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Quéren ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii Chelsea, minha preocupação realmente era essa questão da mudança do sobrenome da minha mãe. Mas após conseguir o contato um funcionário do cartório daqui ele me informou o mesmo que você. O que realmente importa é o nome dela de quando eu nasci. Obrigada pelo seu post, ajudou muito também!!

    • Responder
  • Quéren
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Quéren ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii Andreia, muito obrigada pelas infos! Vou dar uma passada do cartório daqui e me informar pra já começar a dar entrada

    • Responder
  • Quéren
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Quéren ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siim, amanhã mesmo já vou atrás disso.

    • Responder
  • Quéren
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Quéren ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi May, consegui me informar no cartório. Vou tirar uma segunda via no que eu fui registrada, me informaram que sai na hora. Obrigada! Smiley laugh

    • Responder
  • M
    Noiva Constante outubro 2023 São Paulo
    Mariele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que não solicitem doc dos pais, mas é bom tirar uma via do seu atualizada
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quéren, no meu cartório, não pediram nenhum documento dos pais. Agora, sobre a segunda via: no meu caso, para nascidos no estado de SP eles mesmos solicitam a certidão atualizada no ato da marcação do casamento, sem a necessidade de aguardar ou pedir por fora. De qualquer forma, cada cartório tem um protocolo, se informe no cartório da sua região! 😊
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OI Quéren. Quando dei entrada no meu, não pediram nenhum documento dos meus pais, então acredito que não tenha nenhum problema. Sobre a atualização da certidão, se vc solicitar no cartório que vc foi registrada, fica pronta no mesmo dia e se for em outro cartório o prazo é de 7 dias.

    Mas o ideal é vc se informar diretamente no cartório que vc pretende casar, já que as orientações mudam muito de um cartório pra outro.

    • Responder
  • Luara
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    Luara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho difícil eles pedirem algum documento dos seus pais, até porque você já é maior de idade..... Na minha certidão está o nome antigo da minha mãe, e depois dos 18 anos nunca mais tive problemas com isso.

    • Responder
  • Chelsea
    Noiva Master Agosto 2022 Espírito Santo
    Chelsea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    O que importa é o nome que sua mãe tinha quando você nasceu.

    Minha mãe já casou e divorciou duas vezes, na minha certidão sempre será o nome dela do dia do meu nascimento, ou seja, nome de casada.

    Você vai precisar atualizar de qualquer jeito sua certidão pois os cartórios exigem que a certidão tenha menos de 6 meses na data do casamento, mas não vai mudar o nome da sua mãe, não.

    Se quiser, eu fiz um post explicando tudo sobre o processo no cartório:

    Orientações para casamento civil - Processo de habilitação para casamento. (casamentos.com.br)

    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Agosto 2022 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiii! Sou de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e por aqui foi assim:

    -Só deixaram eu dar entrada nos documentos com 30 dias para o evento

    -Antes de tudo EXIGIRAM uma certidão de nascimento atualizada minha e do meu noivo. Foi R$40,00 cada e ficou pronta na hora, só tive que pegar uma fila, mas foi tranquilo. Na hora só pediram meu RG e meu CPF, não pediram nada dos meus pais.

    -Chegando no cartório pediram todos os documentos dos noivos, mais a certidão de nascimento atualizada e duas testemunhas maiores de idade que não fossem o pai ou a mãe. Pagamos e pronto!

    Na verdade não pediram nada dos meus pais não! Mas sempre dá uma ligadinha lá primeiro e pega todas as informações ok!

    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva outubro 2023 Bahia
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tira uma via atualizada que aí não tem risco de problema
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quéren, por aqui o prazo varia de 10/15 dias, então verifica certinho pq ainda tem o tempo para correr atrás da certidão atualizada. No cartório da minha região eles exigem a segunda via da certidão atualizada de qualquer maneira e ela tem a validade de 90 dias!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas