Olá noivinhos!
Alguns já se agilizaram, outros ainda não. Sou de Curitiba e quero ajudá-los a ter uma noção de como funciona o Casamento no Civil. Eu sou moradora do bairro de Santa Felicidade, meu noivo do Capão Raso.
Demos a entrada nos papeis no Distrito de Santa Felicidade (é obrigatório ser no distrito de um dos noivos) essa semana. Esse passo deve ser dado de 90 a 30 dias antes do casamento.
O que precisa:
- Certidão de Nascimento Atualizada
- Documento de Identidade (RG, CPF, CNH, Passaporte... etc)
- Comprovante de Residência (luz, água ou telefone)
- Duas testemunhas com documento de identidade. Elas testemunharão de que vocês estão aptos legalmente ao casamento (não precisam ser as testemunhas que assinarão o livro no dia da celebração do casamento civil).
- Em torno de R$ 500 (Nosso total deu R$ 446,00 com a inclusão do regime universal de bens).
O que é feito:
- Documentação de Registro Civil.
- Escolha e Alteração dos Nomes de Casados (o noivo pode pegar o sobrenome da noiva).
- Assinatura e Entrega do Documento de Entrada na Alteração do Registro Civil.
- Início da Proclamação para Edital. Fica pronto em 3 a 5 dias para colocar no Edital e permanecer ali por 15 a 20 dias. Se o seu parceiro é de outro Distrito, como é o meu caso, precisa retirar esse documento no Cartório de Registro onde estão dando a entrada nos papeis e levar para o Cartório do Distrito do seu noivo (ou noiva) para ser fixado em Edital. Esse transito de documento tem uma taxa de mais ou menos R$ 25.
- É agendada a data da celebração da União Civil (em dias de semana à tarde, ou no sábado pela manhã, depende do Cartório). Nesse dia, 2 testemunhas também serão necessárias para assinar a ata e validar o casamento.
Dicas
* Procure o cartório na parte da manhã.
* Se tiver que enviar as testemunhas para assinar depois, não tem problema. Mas, certifique-se de que irão o mais cedo possível. A Proclamação para Edital não sai antes desse passo ser concluído.
* Os preços e taxas variam entre Cartórios, Regime de Bens e, solicitação para retirada do livro para cerimônias fora do Cartório com Validade Legal. Se possível, ligue antes para ir preparado.
* Você pode pedir para que um Juiz de Paz que não esteja catalogado ou que algum celebrante com autoridade legal (pastor/padre/outros...) celebre sua união. Para isso, ele terá que pedir autorização no Tribunal de Justiça e enviar o pedido por mensageiro ao Cartório celebrante.
* Testemunhas: não podem ser os pais.
Espero ter ajudado!
Deus abençoe vocês!