Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Kelly
Noiva Novata Agosto 2015 Paraná

Esclarecimento casamento no civil - cartório de santa felicidade

Kelly, dia 17 de Junho de 2015 às 17:49 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 11

Olá noivinhos!

Alguns já se agilizaram, outros ainda não. Sou de Curitiba e quero ajudá-los a ter uma noção de como funciona o Casamento no Civil. Eu sou moradora do bairro de Santa Felicidade, meu noivo do Capão Raso.

Demos a entrada nos papeis no Distrito de Santa Felicidade (é obrigatório ser no distrito de um dos noivos) essa semana. Esse passo deve ser dado de 90 a 30 dias antes do casamento.

O que precisa:

- Certidão de Nascimento Atualizada

- Documento de Identidade (RG, CPF, CNH, Passaporte... etc)

- Comprovante de Residência (luz, água ou telefone)

- Duas testemunhas com documento de identidade. Elas testemunharão de que vocês estão aptos legalmente ao casamento (não precisam ser as testemunhas que assinarão o livro no dia da celebração do casamento civil).

- Em torno de R$ 500 (Nosso total deu R$ 446,00 com a inclusão do regime universal de bens).

O que é feito:

- Documentação de Registro Civil.

- Escolha e Alteração dos Nomes de Casados (o noivo pode pegar o sobrenome da noiva).

- Assinatura e Entrega do Documento de Entrada na Alteração do Registro Civil.

- Início da Proclamação para Edital. Fica pronto em 3 a 5 dias para colocar no Edital e permanecer ali por 15 a 20 dias. Se o seu parceiro é de outro Distrito, como é o meu caso, precisa retirar esse documento no Cartório de Registro onde estão dando a entrada nos papeis e levar para o Cartório do Distrito do seu noivo (ou noiva) para ser fixado em Edital. Esse transito de documento tem uma taxa de mais ou menos R$ 25.

- É agendada a data da celebração da União Civil (em dias de semana à tarde, ou no sábado pela manhã, depende do Cartório). Nesse dia, 2 testemunhas também serão necessárias para assinar a ata e validar o casamento.

Dicas

* Procure o cartório na parte da manhã.

* Se tiver que enviar as testemunhas para assinar depois, não tem problema. Mas, certifique-se de que irão o mais cedo possível. A Proclamação para Edital não sai antes desse passo ser concluído.

* Os preços e taxas variam entre Cartórios, Regime de Bens e, solicitação para retirada do livro para cerimônias fora do Cartório com Validade Legal. Se possível, ligue antes para ir preparado.

* Você pode pedir para que um Juiz de Paz que não esteja catalogado ou que algum celebrante com autoridade legal (pastor/padre/outros...) celebre sua união. Para isso, ele terá que pedir autorização no Tribunal de Justiça e enviar o pedido por mensageiro ao Cartório celebrante.

* Testemunhas: não podem ser os pais.

Espero ter ajudado!

Deus abençoe vocês!

11 Respostas

Última atividade por Lila, dia 19 de Junho de 2015 às 18:30
  • Lila
    Super Noiva Agosto 2016 Paraná
    Lila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahhh obrigada. Eu sempre fico na dúvida da diferença entre celebrante e juiz de paz. Muita burocracia...

• Responder
  • Kelly
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É isso aí!!

• Responder
  • Kelly
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

São 2 (não precisam ser um casal) para testemunharem que vocês têm condições de casar (não são parentes de primeiro grau, por exemplo) e dar entrada nas Proclamas. E, depois, no dia do Casamento no Civil, mais duas testemunhas (uma do noivo, uma da noiva). Foi o que nos passaram e o que entendi.

Beijos!

• Responder
  • Kelly
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não, não precisa estar relacionado a religião alguma. São pessoas que recebem autorização legal para celebrar e validar casamentos. Normalmente, quando não é o caso de cerimônia religiosa, você contrata esses celebrantes. Só fique atenta porque a taxa no Civil para retirada do livro do Cartório pode sofrer um acréscimo. Faça um teste de jogar "Celebrantes de Casamento" no Google e você vai ter uma ideia... Smiley winking

• Responder
  • Lila
    Super Noiva Agosto 2016 Paraná
    Lila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Celebrante com autoridade legal tem que estar relacionado a alguma religião pelo que percebi ou é engano meu?

• Responder
  • Rozilda
    Top das Noivas Setembro 2015 Mato Grosso
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não precisa!! pode ser separado... no seu caso e o mesmo cartório?

• Responder
  • Rozilda
    Top das Noivas Setembro 2015 Mato Grosso
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa bem parecido com da minha cidade, para marcar a data do casamento, temos que ter duas testemunha que não pode ser família e o noivo e a noiva presente!!! os documentos são os mesmo!!! no dia do camento temos 4 padrinhos/testemunha.. para assinar o livro de registro. uma dica.. de prefencia procure o cartório de sua cidade, porque muda de cidade para cidade e estado para estado.

• Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Dezembro 2015 Paraná
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha ... fiquei em duvida em relaçaos as testemunhas/padrinhos...
    Tem q ser dois para o casal?.
    • Responder
  • Erika
    Noiva Ativa Dezembro 2015 São Paulo
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus! Quanta coisa! Obrigada pelas dicas!
    • Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No caso do casamento religioso com efeito civil, o trâmite é o mesmo, com exceção de que o cartório emite o documento a ser assinado durante a celebração. Nesse caso, não é necessário autorização de tribunal
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Novembro 2017 Minas Gerais
    Leily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ajudou muito viu noivinha... Mta gnt nao sabe viu...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas