Hello brides!Bom dia!!Hoje o debate é sobre dicas!Quero falar sobre como foi a escolha dos meus fornecedores e nossa relação antes, durante e pós casamento.
- preço;
- recomendação;
- avaliação.
O primeiro item para não nos frustarmos, gostar muito de um serviço ou começar a querer mais do que o planejado e acabar nos endividando. Tínhamos muito definido o orçamento disponível para cada item e seguimos ele.As recomendações e principalmente, as avaliações dos app foram o segundo ponto. Uma pessoa com 60 ou mais avaliações positivas e 1 ou 2 negativas (que seja uma reclamação leve ou muito antiga) vale a pena entrar na lista.
Pois bem, fizemos uma lista de 03 fornecedores de cada para marcarmos reunião, em ordem de preferência, e marcamos reunião.Aqui entra a dica de ouro: feeling.
Fechamos com todos os fornecedores de primeira, não chegamos nem a visitar o 2 e 3 lugar, fomos munidos de questões a serem sanadas, nossos objetivos e critérios de cada um bem definidos e precisávamos que eles nos passassem segurança e que o feeling batesse: gente que vibra com o que você quer mesmo sem te conhecer, que mostra empolgação, que se mostra solicito, que é aberto, transparente e que topa montar seu sonho junto com você.
Demos sorte dos primeiros já serem assim, mas se não fossem não fecharíamos! E fica essa dica para vocês também: tem uma mínima coisa que não ficou esclarecida, uma palavra dita que não desceu bem, falta de flexibilidade, falta de educação, não demonstração de interesse: caia fora!
Porque eu digo isso? Você precisa deles para que tudo saia como planejou, simples e diretamente. Para essa relação ser boa e sua organização ficar muito mais leve, sejam noivos tranquilos, claros e amigos dos seus fornecedores.
Se problemas surgirem no caminho, eles podem vir com soluções inesperadas, porém fazer além do contrato, eles com certeza vão se desdobrar para tudo dar certo, estarão de corpo e alma lá!
Voltando à minha experiência, após primeiro contato, nos mantivemos em conversa com todos para tirar outras dúvidas e testar a disponibilidade deles em responder (sim, testamos todos). E só depois, fechamos contratos (contratos por escrito com tudo detalhado desde os 10 min que eles falaram que chegariam mais cedo, até os itens inclusos em cada momentos). Lembre-se: ser gente boa não é ser trouxa, esteja respaldado legalmente de tudo que foi combinado.
Contratos fechados, pagamentos feitos, uma semana antes do casamento meu esposo ligou para todos e repassou todos os itens dos contratos, confirmando quantidades, horários e definindo pontos que ainda estavam em aberto.
No dia do casamento foi tudo mais tranquilo. Cumprimentamos todos os fornecedores como se fossem os nossos convidados, apresentamos o lugar e indicamos quem estaria a disposição deles para eventuais dúvidas. Pedi para minha fotografa tirar fotos de tudo e mandar para cada um deles junto com a nossa prévia. Também enviamos mensagens após o casamento de agradecimento, perguntando se estava tudo certo e passando um feedback sobre os serviços.
Foi tudo 100% conforme o combinado? Não foi, eu tive questões com meu vestido, com as cadeiras, com o buquê, com horário de entrada... Mas foram muito tranquilas de se resolver! Incidentes acontecem, mas estavam todos dispostos a fazer tudo dar certo e tenho certeza que foi feito de uma boa relação durante os 5 meses de organização do casamento.
Hoje mantenho relação com algumas pessoas, nos tornamos amigos e eu indico todos de olhos fechados!!
Espero que ajude! Beijos!!