Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Janaina
Noiva Esperta Agosto 2016 Santa Catarina

Eu sou católica e ele protestante

Janaina, dia 15 de Janeiro de 2016 às 15:38 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 28
Olá, noivinhas!!!

Me casarei em sete meses, meu sonho sempre foi casar ao ar livre, e assim o farei. No entanto, estou um pouco perdida em relação à cerimônia. Eu sou católica e meu noivo é protestante, isso nunca foi problema para nós, inclusive sempre acompanhamos um ao outro na sua igreja, mas agora que trata da celebração eu não quero casar na Luterana e ele não quer casar na igreja católica, e nenhum de nós dois queremos abrir mão de nenhuma das bençãos das duas igrejas, o que fazemos agora?

Me sugeriram um casamento ecumênico, mas qual das igrejas é que vai emitir a certidão de casamento? Minha preocupação é depois na criação dos nossos filhos. Porque cada igreja possui as suas peculiaridades.

Por ser um tema muito delicado nós evitamos tocar no assunto, porque por mais que sejamos cautelosos, sempre discordamos num ponto ou outro e fica um clima chato.

Alguém passou por algo semelhante?

IMPORTANTE: Por tratar do tema "Religião", peço que tomem cuidado com o que falarem por aqui para que não aconteçam mal entendimentos.

Obrigada desde já, e beijinhos!

28 Respostas

Última atividade por Ludmila e Jorge, dia 6 de Abril de 2016 às 09:28
  • Ludmila e Jorge
    Noiva Esperta Julho 2018 São Paulo
    Ludmila e Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amém, obrigada Smiley laugh

• Responder
  • Janaina
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amém! Obrigada pelas palavras carinhosas! Muitas bênçãos na tua vida também! Beijos.

• Responder
  • Ludmila e Jorge
    Ludmila e Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bom Janaina que conseguiram conversar e estabelecerem um acordo. Que acima de tudo haja respeito e que o diálogo nunca falte na relação de vocês, e que Deus seja a base de tudo.

Felicidades!

• Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Setembro 2016 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Maginaaa...Smiley winking

• Responder
  • Janaina
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah, Obrigadaaaa! Smiley heart

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fico feliz por vocês!!

É assim que tem que ser, tudo na base da conversa... É disso que é feito uma relação. Que bom que ambos estão feliz com a decisão. Que seja lindo e abençoado!

Beijos

• Responder
  • Janaina
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Bruna! Que bom que no caso de vocês deu certo, ele se impôs e não deixou que a família interferisse. Afinal, a vida é de vocês e vocês é que sabem o que é melhor, né?

Depois desta postagem eu e meu noivo conversamos bastante e chegamos ao consenso que vamos nos casar na igreja católica. Ele entendeu, e cedeu, porque eu sou mais praticante do que ele, eu é quem puxo ele pra ir à missa comigo, pq ultimamente ele só vai aos cultos quando a mãe dele pede. rsrs

E no dia, apenas para não ficar em branco, vamos levar um padre e uma pastora para realizar uma celebração ecumênica, mas a certidão de casamento será emitida pela a minha igreja - logo, batizaremos nossos filhos na igreja Católica também.

Também pretendo que seja no tempo normal, entre 45min a 1h no máximo, mais que isso fica cansativo.

Boa sorte pra você também, noivinha!

Beijos.

• Responder
  • Janaina
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Senti uma energia muito boa ao ler o seu comentário, Lilian! Smiley heart De coração, muito obrigada! Também desejo tudo de mais lindo na vida de vocês, e muitas bênçãos do Senhor. Um beijo!

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sou católica e meu noivo não segue nenhuma religião, porem toda a família dele são evangelicos... Sempre conversamos em onde casar, ele optou por casarmos na católica... Mas, como nem tudo são flores a família dele ( principalmente a avó) foram contra. Mas, como ele não segue nenhuma enfrentou e disse que será do meu jeito. Isso me deixou bem aliviada, confesso... Mas se fosse o caso, casariamos nas duas, o Padre e o Pastor celebrariam, num tempo mais curto, se não ficaria cansativo.

Boa Sorte noivinha!

beijos

• Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Agosto 2017 Distrito Federal
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Janaina, isso tudo é sinal de maturidade!!! É sinal que vocês dois tem a convicção de que o amor de vocês é importante sim, mas que a base dele é Deus antes de tudo!!!

Meus Parabéns aos dois pela maturidade! Já estou em oração pelo matrímonio de vocês!!! Que a celebração seja linda, que a festa seja linda, mas que a vida conjugal seja ainda mais linda!!!

• Responder
  • Janaina
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Ludmila!

A igreja luterana por ter advindo da católica, possui alguns princípios muito semelhantes. O batizado é realizado enquanto bebê, nós temos a 1ªcomunhão e eles tem a confirmação, nós temos a eucarístia e eles tem a santa ceia, entre outras. Mas conversamos bastante e chegamos ao consenso que vamos nos casar na igreja católica. Ele entendeu, e cedeu, porque eu sou mais praticante do que ele, eu é quem puxo ele pra ir à missa comigo.

Precisávamos optar por uma igreja para encaminhar os trâmites, as duas envolvem burocracias de documentos e exigem curso de noivos. Então, por vontade própria ele achou melhor oficializarmos a união na minha igreja. O que não achei nada ruim, hehe. Mas no dia do casamento, irá uma pastora para representar a igreja dele também, então a celebração será "neutra", com o principal como tema, o Amor.

Embora ele não seja hoje tão praticante quanto já foi, sabe da importância da educação cristã na vida da pessoa, e como formação humana, inclusive esse era um questionamento muito sério que fazíamos, e ao conversarmos com uma pastora da igreja dele, ela nos disse: "Independente de qual igreja vocês forem, tem que ser juntos! A criança não pode tomar a dura decisão de qual igreja seguir, se os pais se dividem cada um na sua.". E isso marcou muito em nós, e foi o 'ponto final' na dúvida quie tínhamos.

Beijos

• Responder
  • Janaina
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Beta!

Nossa, a sua situação foi mais delicada ainda, né? Mas fico muito feliz por terem chego a um acordo que todo mundo ficasse feliz!

No meu caso, por ambos sermos cristãos, e a igreja luterana ter advindo da católica, alguns princípios são muito semelhantes. O batizado é realizado enquanto bebê, nós temos a 1ªcomunhão e eles tem a confirmação, nós temos a eucarístia e eles tem a santa ceia.

Mas conversamos bastante e chegamos ao consenso que vamos nos casar na igreja católica. Ele entendeu, e cedeu, porque eu sou mais praticante do que ele, eu é quem puxo ele pra ir à missa comigo.

Precisávamos optar por uma igreja para encaminhar os trâmites, as duas envolvem burocracias de documentos e exigem curso de noivos. Então, por vontade própria ele achou melhor oficializarmos a união na minha igreja. O que não achei nada ruim, hehe. Mas no dia do casamento, irá uma pastora para representar a igreja dele também, então a celebração será "neutra", com o principal como tema, o Amor.

Graças a Deus deu tudo certo, e mais uma pendência foi resolvida.

Beijos.

• Responder
  • Janaina
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Lilian! Obrigada pelas suas observações! Então, depois desta postagem eu e meu noivo conversamos bastante e chegamos ao consenso que vamos nos casar na igreja católica. Ele entendeu, e cedeu, porque eu sou mais praticante do que ele, eu é quem puxo ele pra ir à missa comigo, pq ultimamente ele só vai aos cultos quando a mãe dele pede. rsrs

Então, por vontade própria ele achou melhor oficializarmos a cerimônia religiosa na minha igreja. O que não achei nada ruim.

Sobre a criação dos filhos, isso era um questionamento muito sério que fazíamos, e ao conversarmos com uma pastora da igreja dele, ela nos disse: "Independente de qual igreja vocês forem, tem que ser juntos! A criança não pode tomar a dura decisão de qual igreja seguir, se os pais se dividem cada um na sua.". E isso marcou muito em nós, a criança não tem culpa de nada, e por isso os pais precisam estar muito bem resolvidos antes de começar a educação cristã. Graças a Deus, agora estamos decididos Smiley smile

• Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Agosto 2017 Distrito Federal
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eita que situação em?! rs Mas é mais comum do que se imagina, apenas uma coisa está sendo feita errada, evitar o assunto!!! hahaha Vocês precisam conversar sobre tudo isso.

Bom, vamos ao tema "central" que é a questão da certidão... a certidão válida é a do cartório, então vocês podem fazer o casamento civil, convencional, para evitar o assunto "qual igreja vai validar"... mas eu digo isso só pra evitar mesmo, pq até onde eu saíba, a igreja católica não está mais realizando o chamado popularmente de casamento religioso com efeito civil, isso pode ter sido atualizado, mas a igreja não estava fazendo mais dessa forma porque a igreja católica e o Estado se dividem com relação a alguns pontos da relação matrimonial.

Agora, vou te contar uma história de porque vocês devem conversar sobre esses detalhes... um casal próximo vive uma situação parecida com a sua, ela é evangélica e ele católico, ele impôs o casamento na igreja católica e ela acabou aceitando, mas ele queria batizar o filho e aí a história mudou... ela não gostou e eles passaram 1 ano inteiro brigando por isso, até que ele foi lá e batizou o filho contra a vontade da mãe... eles "dividiram" a educação do filho em finais de semana, a cada final de semana a criança vai com um dos pais a igreja... o filho um dia quis ir com o pai na igreja no dia que "era da mãe" e isso gerou conflito entre eles.. é preciso conversar e entrar num consenso sobre esses pontos, para evitar problemas maiores, principalmente no que envolve a educação do filho.

Eu acho essa relação extremamente delicada, e até admiro quem consegue manter as coisas "tranquilas" ao viver nessa situação... eu não conseguiria. hahahah

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Junho 2016 Rio de Janeiro
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Janaína, eu sugiro conversar com o padre de sua paróquia ou o que vai celebrar o casamento. É uma situação bastante delicada, inclusive que envolve direito canônico. Conversa com ele e pede uma orientação. Vai valer a pena. Tudo de bom pra ti!

• Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sou católica e meu noivo Batista. Vou à igreja com ele em eventos da família, mas ele me acompanha muito mais nas missas. Nunca tivemos problemas em relação à isso. Desde o início ele quem quis casar na igreja católica. A família dele que é toda Batista ficou meio apreensiva, mas não comentaram nada. Mas ele tem um cunhado e uma irmã que são pastores e que questionaram um pouco mais pontualmente, mas conseguimos manter nossa decisão. O lance é respeitar. Nosso Deus é o mesmo no final das contas. Eu a princípio nem forcei, pensei em casar só no civil, mas ele faz questão....

• Responder
  • Beta Bernardes
    Super Noiva Junho 2016 Rio Grande do Sul
    Beta Bernardes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, me peguei numa situação semelhante. Sou católica e meu noivo foi criado sob a forma de vida das testemunhas de Jeová (que são bem rigidos em alguns aspectos). Ele é batizado católico mas como os pais dele se batizaram em outra religião, nunca frequentou a igreja católica. Ele parou de frenquentar as reuniões semanais dos jeovás por ter motivos que não concordava com a ideologia deles, até aí tudo bem afinal cada um sabe o que acha melhor p si. O problema veio quando decidimos casar, eu queria casar na católica, mas daí os pais dele, tios não iriam pq são jeová. Na religião deles eu e meu noivo tbm não aceitamos nos casar, afinal teriamos que nos batizar e isso está certo que não queremos. Afinal batismo em qualquer religião é muito sério.

Decidimos então casar somente no civil, mas como eu queria uma cerimonia linda, que falasse de amor, que tivesse o cortejo tivemos que pensar em outra forma.

Eis que veio a solução.

Casamento no civil na semana.

Cerimonia de casamento no mesmo local da festa, porém com um celebrante. Assim fica bonito, falamos do amor de Deus mas não vamos envolver nenhuma religião.

Mas a certidão fica válida somente a do cartório. Talvez essa seja uma saida para vocês. Conversa com seu noivo e seus familiares.

Espero ter ajudado, beijoo.

• Responder
  • Danielle
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Menina q situação complicada,

Eu também sou católica e não abro mão de receber o sacramento do matrimônio como deve ser ! Smiley heart

Mas tenta conversar com o padre, geralmente eles tem uma orientação pra dar, visto que sempre tem casos assim...

bjs

• Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2016 São Paulo
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É difícil hein... Minha irmã assa por isso é de verdade é bem difícil dar opinião ... Meu noivo é "meio católico" pá não frequenta e eu evangélica mas não frequento... Quanto a filhos não sou muito a favor de ter mais ele quer muito... A verdade é q todo relacionamento tem suas diferenças e cada um vai ter q ceder um poucoBoa sorte lindona
    • Responder
  • Ludmila e Jorge
    Ludmila e Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Janaina, ele sendo da igreja Luterana vocês não terão tantas divergencias quanto a religião pois há muitas coisas parecidas. Mas te aconselho a conversar bastante com ele, ainda que isso cause aborrecimentos. Eu sou católica e meu noivo evangélico, porém não participa, discordamos em vários pontos, mas acima de tudo respeitamos as opiniões. Ele concorda que nossos filhos serão batizados e iniciados na fé católica. Antes do casamento certamente você deverá conversar com seu pároco e ele te perguntará sobre isso.

Quanto ao casamento, dependendo do padre e do pastor você consiga ter a benção de ambos, e no caso de seu noivo não ser católico, pelo menos aqui, a igreja, dependendo da situação, abre execeção para o casamento ocorrer fora do templo. Procure orientação na sua igreja. boa sorte

• Responder
  • Angélica
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha... eu sou católica e o André é judeu... vamos casar somente no civil... como no judaísmo quem confere a religião dos filhos é o ventre materno, nossos filhos serão católicos... beijos !!!!

• Responder
  • Narla
    Noiva Novata Setembro 2016 Goiás
    Narla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou nesta msm ladainha!Mas já decidir. Um Padre amigo da Família dará uma benção juntamente com o Pastor. Casaremos só no civil.
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2016 São Paulo
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vixi complicado
    • Responder
  • Andresa
    Noiva Master Junho 2019 Minas Gerais
    Andresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, sou católica e o meu namorado evangélico.

O padre não sai da igreja católica, então se vc quiser um casamento ao ar livre, não terá um representante da sua religião.

Nós vamos nos casar na igreja católica com um padre que aceitou que o pasto fale umas palavras, mas vou me casar no regime católico.

Sobre a educação dos seus filhos, vcs deverão conversar, os meus serão batizados na igreja católica, mas serão apresentados na igreja evangélica.

Também somos tranquilos, mas tbm temos opiniões diferentes e acabamos arrumando um jeito de agradar os dois lados.

O que vcs podem fazer é fazer uma cerimônia em casa igreja.

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Março 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, acho que vocês tem que sentar e conversar sobre isso sim, preicsam chegar num meio termo que esteja bom para ambos... Vou torcer para dar tudo certo!

• Responder
  • Tamyris
    Super Noiva Janeiro 2017 Rio de Janeiro
    Tamyris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobre a questão da emissão da certidão, nao sei te informar, mas tenho certeza que deve haver um padre e um pastor que não se importam de realizar a cerimônia juntos. E essa história de crença é delicada mesmo, eu também discordo do meu noivo mas isso não afeta em nada meu sentimento e respeito em relação a ele. Encare apenas como mais uma diferença com a qual vcs terão que lidar. Vaibdar certo!! Bjus!!!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Abril 2017 Minas Gerais
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha sou católica e meu marido frequentava igreja evangélica, agora ele não tá indo em nenhuma. Eu sempre quis casar na igreja católica. Ele não se importa, tanto q temos um filho e ele foi batizado na católica. Aí queria casar no sitio e fazer um culto ecumênico, mais ele sempre soube dos meus sonhos e ele mesmo falou q casariamos na católica. Ou seja em partes se resolveu. Agora os parentes dele não entram na católica não sei como vão reagir. Kkkkkk. O importante q vou casar do jeito q sempre quis. Converse com seu noivo e olhe e análise bem todos os pontos de vista. Boa sorte noivinha
    • Responder
  • Denise
    Noiva Ativa Agosto 2017 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha até onde eu saiba , não gera documentos nas duas , e sim um unico documento onde consta o casamento ecumenico.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas