Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Raquel
Super Noiva Novembro 2017 São Paulo

Exames Pré-nupciais pelo Sus, minha experiência!

Raquel, dia 30 de Agosto de 2017 às 23:36 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 27

Resolvi falar um pouco a respeito porque eu tinha dúvidas quando estava nesta etapa, como não trabalho e não tenho convênio precisei fazer os exames pelo SUS.

Primeiro que eu me senti meio que uma pessoa rara, um E.T por estar correndo atrás destes exames para fazer, kkkkk, acho que a porcentagem de casais que fazem os exames é tão baixa que alguns funcionários do posto de saúde chegaram a ficar surpresos quando eu perguntava a respeito desses tipos de exames, alguns não sabiam me orientar, mas ainda bem que ao menos os médicos e enfermeiros sabem do que falamos, porque o pessoal da recepção olham pra você como se você fosse fazer um exame nunca feito antes. E é muitíssimo importante fazer os exames.

Eu passei com uma ginecologista, que é o ideial, e meu noivo passou com um clínico geral mesmo, eu e meu noivo fizemos exames de sangue para saber se tínhamos alguma doença sexualmente transmissível (AIDS, Sífilis, etc), para saber sobre hepatite, tipagem de sangue, exames de fezes e urina e etc. Eles pedem o pacote completo, mesmo se a pessoa nunca tiver tido relação sexual antes.

Confesso que nunca ía ao ginecologista (um erro e tanto) e como vou me casar e só terei minha primeira relação sexual após o casamento, eu precisava de orientação sobre anticoncepcionais e etc, porém antes de passar algum remédio, a ginecologista solicitou uma ultrassonografia transvaginal e foi aí que infelizmente descobri que tenho mioma, 😔 , mas ok, já consegui digerir, graças à Deus não é do pior tipo, (tem um tipo que causa até infertilidade), e já estou tratando, mas ficou em cima da hora.

No geral foi positivo os trâmites, o prazo entre as consultas e realizações dos exames não foi longo, me surpreendi bastante, em torno de 1 mês e meio já tínhamos feito tudo, achei que daria muito mais trabalho, porém aconselho que façam bem antes, nós fomos atrás com 6 meses de antecedência e com o meu diagnóstico ficou em cima da hora para me tratar e começar o uso do anticoncepcional, porque não posso tomar enquanto me trato.

Fica aí a dica gente, façam os exames, mesmo se não tiverem condições de pagar como eu, corram atrás que dá para fazer.

Bjosss 😘😘

27 Respostas

Última atividade por Polyana Andrade, dia 1 de Setembro de 2017 às 22:46
  • Polyana Andrade
    Noiva Constante Novembro 2017 Pernambuco
    Polyana Andrade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa ideia farei isso 😂😂
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai sim, ela vai te ensinar a entender bem como funciona o nosso corpo e afins, faz igual eu, leva anotado suas dúvidas porque quando chega lá parece que some tudo da mente. rs


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai que bom que não foi só eu que passei por pessoas assim assustada, a gente se sente até expert em explicar para as pessoas o que é, de tanta gente que se assusta, rsrs.

    Pois é, eu mesma nunca fui muito de ir ao ginecologista, ainda bem que aprendi, antes tarde do que nunca. rs

    Eu corri atrás, achava que não dava para fazer pelos SUS, mas resolvi tentar e deu certo, ainda bem.

    • Responder
  • Pryscilla
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Pryscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei seu debate Raquel, acho que muita gente não sabia que era possível fazer pelo sus. Eu sou a "doida" dos exames ahahahaha. Tudo que dá pra fazer de exame eu faço e por isso descobri bem novinha que tinha ovário policisto. Pena que não é todo mundo que tem esse costume de ir no médico sempre, a maioria só vai quando tá doente mesmo. Nós tb fizemos os exames pré núpciais e todo mundo que fica sabendo faz cara de susto, como se fosse do outro mundo mesmo ahahahaha.
    • Responder
  • Polyana Andrade
    Noiva Constante Novembro 2017 Pernambuco
    Polyana Andrade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também irei me casar virgem !! Acho ah vou esse mês na ginigocolista , acho isso muito importante !!!
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiii xará. ♥♥

    Eu também estou na sua mesma situação, só depois do casamento, por isso corri atrás de orientação.

    Amém. Deus abençoe vocês também.


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amém, se Deus quiser tudo dará certo.

    Corre atrás sim. Bjos.


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Emely, o pessoal não pensa na questão da saúde, eu também sempre cresci ouvindo falar que era necessário fazer os exames, na nossa doutrina inclusive, reuniões da mocidade os irmãos sempre orientam. Eu até que decidi ir logo, acontece que só em abril batemos o martelo e decidimos que seria novembro, aí corri atrás em maio, se não tinha ido antes. Surpreendente sua prima ser da área da saúde e não ter pensado nos exames, aposto que dessa vez quem se espantou foi você. rsrs


    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal! Eu também me sinto um ET às vezes hahaha sou virgem também e vou perder no casamento, quero fazer exames e ser acompanhada por ginecologista para tomar anticoncepcional etc. Legal ver seu depoimento, é um assunto importante pouco falado hoje em dia. Deus abençoe vcs e seu casamento! Bjs
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Julho 2021 Bahia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu já tinha ouvido falar e estava até pensando nisso esses dias... Vou começar a providenciar esses exames... Obrigada pelo alerta... Deus abençoe você e creia que já deu tudo certoSmiley kiss

    • Responder
  • M
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Martins ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel, cresci ouvindo falar dos exames pré-nupciais, sobre isso sempre fui informada e faremos sim uns 7 / 8 meses antes de casar. Mas como vc mesma disse isso passa despercebida a muitaaaas noivas, por isso o espanto na hora que tu procurou :/ eu tenho uma prima enfermeira e faltando pouco mais de 3 meses perguntei "vcs já fizeram os exames pré-nupciais?" e fiquei pasma com a resposta "como assim exames prima? Somos virgens" e eu respondi "E daí minha linda, até doenças hereditária pode haver" e ela toda sem graça disse q iria conversar com ele, acredita? Na area da saúde a 2 anos e nem tinha se ligado nessa parte ... todos precisam fazer, é o correto pra se prevenir e fazer tratamento caso haja algum problema (como tu descobriu) e graças a Deus está tratando a tempo!
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é bom, demorei, mas acordei rsrs


    • Responder
  • Stefani
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Stefani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal noivinha, é bom se cuidar né ? Fica com Deus beijos Smiley heart

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    ♥♥

    Muito importante nos cuidar, né? Smiley smile

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amém. Sim, tenho certeza que o Senhor me ajudará nesta parte e Ele já está a frente.

    Faz os exames sim, se Deus quiser dará tudo certo.


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada querida.

    Eu me sentia a estranha, era até constrangedor, tive até que explicar para a atendente do posto o que exatamente estava incluso nos exames pré-nupciais. rsrs


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se Deus quiser você não terá nenhum problema, corre atrás sim porque temos direito de fazer pela rede pública, e faz muito bem fazer uns exames e ver se está tudo ok.


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faz com um tempinho mais de tempo, mas se Deus quiser não dará nada de errado.


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é muito importante fazer. Tomara que dê tudo certo.


    • Responder
  • Valeska Félix
    Top das Noivas Fevereiro 2017 São Paulo
    Valeska Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tbm fiz Smiley heart

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Julho 2018 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm já vou procurar ir atras desses exames, faltam 10 meses já para o casamento... E em questão ao mioma, Deus já está na frente de tudo! Deus abençoe bjs
    • Responder
  • B
    Noiva Constante Abril 2018 Mato Grosso
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza linda! Esse debate é importantissimo. Eu também fiz mesmo não tendo iniciado vida sexual. Meu noivo e eu fizemos antes do noivado ainda. Foi pelo SUS também, foi rápido, e realmente as pessoas ficam surpresas e indagam o porque do teste. No meu caso, como eu ja queria muito doar sangue, fiz por este meio.Obrigada por contibuir com estte debate!!!❤🌸
    • Responder
  • D
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha, acho q esse foi um dos debates mais uteis p mim até agora rsrsEstava mega preocupada me como fazer os exames s convênio médico, bom saber que é possível pelo SUS!!! Vou correr atrás, morro d medo d ter algum problema q cause infertilidade...
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito útil, noivinha. Tava pensando mesmo em quanto tempo antes eu teria que fazer.
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Segue o nome dos exames que costumam pedir para fazermos:


    Homens:
    Espermograma
    Tipagem de sangue
    HIV 1 e 2 (AIDS)
    Vdrl (sífilis)
    Hepatite B
    Hepatite C

    Mulheres:
    Tipagem de sangue
    HIV 1 e 2 (aids)
    Vdrl (sífilis)
    Hepatite B - se a mulher não teve, tomará vacina antes de engravidar
    Hepatite C
    Rubéola - se a mulher não teve, tomará vacina antes de engravidar
    Citomegalovirus
    Toxoplasmose

    Não lembro de ter feito esses dois últimos, depende do que cada médico pede, acredito.
    • Responder
  • Katharine
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Katharine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mtu boaa essas informações eu msm nunca parei pra pensar que casais que vão ter a relação após o casamento precisam msm de exames, obrigada pelas informações
    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Esperta Dezembro 2017 Paraíba
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como o nome de todos os exames que vc fez noivinha
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas