Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marta
Noiva Master Setembro 2016 São Paulo

Experiência de uma casada: a troca de nome e documentos

Marta, dia 19 de Maio de 2017 às 10:56

Publicado em Fórum Recém-casad@s 73

Hello pessoal....estava com muitas saudades!!!! Há tempos que queria contar pra vocês essa nossa experiência e dar algumas dicas sobre A TROCA DE NOME E DOS DOCUMENTOS. Bem, eu e meu marido resolvemos que íamos trocar nossos nomes, ele tirou o sobrenome do meio (da mãe) e no lugar acrescentou o...

Hello pessoal....estava com muitas saudades!!!! Há tempos que queria contar pra vocês essa nossa experiência e dar algumas dicas sobre A TROCA DE NOME E DOS DOCUMENTOS.

Bem, eu e meu marido resolvemos que íamos trocar nossos nomes, ele tirou o sobrenome do meio (da mãe) e no lugar acrescentou o meu. E eu acrescentei o dele no final, ficando os dois com os sobrenomes idênticos, ou seja, o meu primeiro e o dele no final.

Tem gente que haja desnecessário, machista, etc, mas cada um deve fazer aquilo que gosta....nós encaramos como uma forma de carinho e curtimos à beça. O meu é bem diferente, de origem espanhola e o dele também, então ficou um charme.

Isso você informa no momento em que marca o casamento no cartório, no civil, eles perguntam como ficarão os nomes depois de casados e já fica anotado na documentação.

Eu e o Edson saímos de férias após o casamento, então aproveitamos para alterar nossa documentação, porque isso pode dar problemas se não for acertado. Primeiramente começamos com os cartões de banco e crédito que foi bem fácil, procuramos nossa gerente no banco que providenciou tudo no mesmo dia. É importante você carregar sempre a Certidão de Casamento, uma cópia, para tratar do assunto.

Depois, agendamos junto aos serviços públicos (em SP no Poupa Tempo) para atualizarmos CNH, RG, CPF, Carteira Profissional lembrando que há algumas taxinhas....Mas é tudo bem rápido. Aproveitamos também para trocar os nomes nas contas de luz, água, telefone, TV a cabo, etc... (até porque para comprovante de endereço o nome deve estar atualizado).

Ahhhh uma coisa muito importante também é procurar no Banco do Brasil para atualizar o PIS/PASEP, caso contrário você pode ter problemas com seu FGTS.

Outro a ser corrigido é o título de eleitor que deve ser realizado junto ao Cartório Eleitoral de sua cidade.

Por fim, documentação de convênio médico, crachá da empresa, aliás, é imprescindível apresentar a documentação ao RH da empresa em que trabalha.

Ufa....acho que é isso...dá um pouco de trabalho, mas é melhor do que correr o risco de ter problemas futuramente. E lembre-se, hoje em dia tem tudo explicadinho na internet, em caso de dúvidas, é só pesquisar antes....Espero ter ajudado...

Boa sorte e beijinhos!!!! Smiley kiss Smiley heart

73 Respostas

  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu só tinha o do meu pai. O Edson tirou o da mãe dele...no gim ficou nem bacana
    • Responder
  • Cahevicttor
    Top das Noivas Junho 2017 São Paulo
    Cahevicttor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tirei o do meu pai e coloquei o dele no meio, no fim ficou o da minha mãe rs pra não perder a essência

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tá certa, tem que pesar o que é melhor....bjs
    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva outubro 2017 Espírito Santo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau, quanto trabalho.
    Até acho a ideia de trocarmos os nomes bem legal. Mas meu sobrenome não combina de jeito nenhum com o dele e vice-versa. Temos carreiras artísticas e usamos nossos sobrenomes para isso. Por fim, ficaremos com nossos mesmos nomes. Senti até um alívio de ter tomado essa decisão depois de ler tanta mudança. rs. Parabéns!!

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Abril 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tava afim de mudar o nome mas só de ler tudo isso já deu preguiça... kkkk

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa sorte Rebecca Smiley smile

    • Responder
  • R
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Rebecca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ajudou muito noivinha! No meu caso só eu que vou pegar o sobrenome dele 😊❤
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas vale a pena gata.....no final é divertido e bem romântico

    • Responder
  • K
    Noiva Esperta outubro 2019 Minas Gerais
    Kassiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu quero mudar meu nome tbm e vish é muita coisa pra alterar heim, dá um desanimo mas vamos lá rs. Sorte teve foi a minha mãe, que já nasceu com o sobrenome do meu pai Smiley laugh

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, não tem problema algum...até porque sou formada há anos kkkkkkkk, 2 pós, estaria ferrada.....olha, é um carinho entre o casal, sinceramente não me arrependo....e vou te falar que partiu dele a ideia de colocar o meu sobrenome foi super bacana ele pedindo autorização ao meu pai e tios Smiley heart

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sério? Nesse caso é de se pensar. Eu sempre fui contra a ideia de mudar nome mas essa sua experiência ta me fazendo rever meus conceitos!
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza kkkkk, jamais eu pôr o dele somente....

    Quanto aos diplomas, não tem problema, também tenho os meus e nesse caso, a apresentação do documento juntamente resolve. Recentemente fiquei até em dúvida quanto à publicação de um artigo meu em uma revista científica de uma pós, mas os professores me orientaram e foi tudo tranquilo, porque era com o nome de solteira.


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu só mudo de nome se for igual a vocês! Eu sou da opinião que só a mulher mudar o nome remete a uma cultura machista que a mulher passa a pertencer ao homem. E como sou contra essa ideia, só faria como vcs. Mas eu já tenho diploma e certificados então ficaria prejudicada profissionalmente. Por isso meu nome vai ficar como está.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkkkk fica não Helena, no final, vcs acabam curtindo junto, saem para passear, tem que acostumar a fazer tudo junto gata....kkkk bjs

    • Responder
  • Helena
    Noiva Master Agosto 2018 Minas Gerais
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aah quando vejo este monte passos me da uma preguiça de trocar sobrenomes kkk

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu na verdade fui alertada por uma colega do RH da empresa em que trabalho...mas olha, tem que ter paciência no Banco do Brasil viu kkkk...boa sorte...bjs

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Desejo muitas felicidades Smiley heart

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu particularmente acho bem bacana...

    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada Noivinha!!!!! Eu não sabia desta de ir no Banco do Brasil atualizar o PIS!!Já anotei aqui todasssss as dicas!!!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    • Responder
  • Carol e Rafa
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Carol e Rafa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas dicas noivinha, eu vou trocar meu sobrenome

    • Responder
  • Aryelle
    Super Noiva Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Aryelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós optamos ter trocas de nome também, eu vou acrescentar o dele e ele vai pegar o um meu..Não vejo o porquê não ter o nome dele sendo que vamos estar casados.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu só tinha o do meu pai.....essas decisões precisam ser discutidas entre o casal.....e o mais importante e estar feliz...bjs

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vale sim....a gente se divertiu trocando....aproveitamos para passear, pegar um cinema, almoçar fora.....tudo é motivo de curtição...

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi florzinha...casei no civil numa semana e no religioso na outra. Do civil vc já sai com a certidão em mãos....nós trocamos tudo depois da lua de mel....sobre o passaporte, eu acredito que não seja obrigatório, afinal, nem todo mundo tem tempo hábil, mas acho que vale a pena pesquisar...boa sorte e tooooda felicidade a vcs...

    • Responder
  • Nayara
    Noiva Master outubro 2019 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós tbm optamos por fazer a troca, eu pego um dele, e ele um meu.

    O ruim é ter que trocar tudo depois, mas vale muito a pena né.

    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha, que legal os dois adotarem e deixarem os sobrenomes iguais! Muito boa sua dica. Uma dúvida: vc casou no civil e logo em seguida fez a cerimônia? Se sim, quando que vcs foram nesses lugares pra fazer as alterações, quando voltaram da lua de mel? Te pergunto isso pq penso em adotar o sobrenome do meu noivo, mas devemos casar no máximo 1 semana antes da festa e não sei se teremos tempo hábil pra fazer todas as modificações. Ainda, vc soube alguma coisa sobre a mudança no passaporte? Já ouvi dizer que não é necessário alteração dele, que pode esperar vencer e quando tirar o novo já tira com o nome de casada. Será que é isso mesmo?


    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Você passa a não ter mais Certidão de Nascimento, só a Certidão de Casamento. Na Carteira Profissional aparece o estado civil

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Legal isso !!!!

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha, se é bacana, vale a pena o trabalho....mas se vc otimizar o tempo e planejar, não é tão sofrido assim

    • Responder
  • F
    Super Noiva Janeiro 1900 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ahhhh que maravilha saber que alguém de SP fez isso e deu certo Smiley love

    Meu nome de solteira é : Fabiana Paiva Salgado e o dele : Rodrigo de Oliveira Silva.

    Estamos pensando em formar a família "Paiva de Oliveira" Smiley laugh

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vale a pena gata kkkkk

    • Responder
  • Lidia
    Noiva VIP outubro 2019 Rio de Janeiro
    Lidia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não mudarei por conta da burocracia mas o nome do meu noivo e lindo e adoraria ter, porém não tenho paciência kkkk
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas