Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thalyssa & Ricardo
Noiva Constante Setembro 2016 Rio de Janeiro

Faça seu próprio convite em casa!

Thalyssa & Ricardo, dia 6 de Março de 2015 às 11:51

Publicado em Fórum DIY 97

Meninas, decidi fazer meu próprio convite pois acho os preços muito altos! Não que não valha a pena, o trabalho das gráficas e dos designers é maravilhoso, mas meu orçamento está limitado e eu decidi colocar a mão na massa! Ainda falta bastante tempo e mesmo trabalhando fora vou ter tempo para...

Meninas, decidi fazer meu próprio convite pois acho os preços muito altos! Não que não valha a pena, o trabalho das gráficas e dos designers é maravilhoso, mas meu orçamento está limitado e eu decidi colocar a mão na massa! Ainda falta bastante tempo e mesmo trabalhando fora vou ter tempo para montar com calma, e já comecei a comprar algumas coisas que não irão estragar pois sei que mais pra frente as despesas irão aumentar!

Se você está na mesma situação que eu, mãos à obra!

Eu sou muito chata com coisas feita pelas nossas próprias mãos pois eu sempre coloco defeito em tudo! Então se vocês tiverem críticas e sugestões eu aceito de coração aberto.

Deixarei um tutorial para quem quiser aprender!

Tutorial para fazer meu próprio convite

* ENVELOPE - PARTE EXTERNA *

Para fazer a parte externa desse envelope uso o papel Glossy (150g) que comprei por R$34,60 (50 folhas). Imprime na minha jato de tinta mesmo!

Para começar, temos que imprimir o monograma. Você vai colocar no Word em formato de imagem (que tem que ter 5 cm de diametro), 7,5 cm abaixo do início da folha e com o monograma de cabeça para baixo (isso porque iremos dobrar o convite). Você pode pegar um monograma pronto (digite no Google Imagens "Monograma") e editar as iniciais de vocês "apagando" as que já existem (pode ser no paint) e inserindo a de vocês (eu inseri através do Photoscape mesmo). Ou então você pode montar seu monograma online no site designmantic.com.

Teste do Convite

No meu vou mudar essa fonte onde está escrito "T R" pois não gostei dela impressa; vou mudar a cor também pois não gostei desse cinza (a intenção era ficar como se fosse prateado); e o meu cetim vai ser royal, não tiffany.

Impresso o monograma, vamos começar a parte da dobra do envelope que para mim é a mais chata. Considere a folha A4 totalmente aberta (com o monograma ainda de cabeça para baixo impresso na parte de cima da folha). Vire o monograma "de costas" para você de forma que ele ainda fique em cima da folha e de cabeça para baixo. Dobre 01 centímetro na base e 01 centímetro em cada lateral. Não dobre na parte de cima!

Base e laterais dobradas, chega a hora de dobrar ao meio. Quando estiver dobrado você verá que o monograma já está no lugar certo e já está ficando com cara de convite.

* ENVELOPE - PARTE INTERNA *

Após dobrar ao meio vem a primeira parte de corte. Comprei uma guilhotina mas assumo que com o estilete é bem mais fácil e certeiro. Lembra do 01 centímetro dobrado em cada lateral? Você irá abri-lás e verá que se criou uma margem na folha; corte essa margem da parte de cima, de forma que só fique na parte debaixo. A idéia é que quando a parte debaixo estiver dobrada fique paralela à parte de cima já cortada.

Feito isso cole a dobra da parte debaixo com as dobras das laterais e vocêverá que formou uma base para você inserir o cartão com o convite. Se for necessário faça pequenos ajustes com o estilete mas não tente encontrar a perfeição se não quando você ver vai estar sempre matando a lateral do convite.

Teste do Convite

Para dar um aspecto de textura brilhante na parte de dentro apelei para um velho conhecido meu: o contact! Minha impressora é a jato de tinta então não imprime com qualidade em papeis brilhantes demais ou com textura sem que a impressão borre. Então comprei um contact texturizado 45cmX2m por R$16,80. Além de ficar lindo, deixa o convite mais durinho, com uma textura diferenciada e um brilho sutil e lindo. Para mim esse é o tchãn do convite. Existem várias cores de contact, com brilho e fosco, com texturas... use a sua imaginação!

Teste do Convite

Considere o convite aberto e baseie-se na linha da dobra no meio. O convite em si ficará na parte debaixo, então o contact ficará na parte de cima. Você pode cortar o contact nas medidas da parte de cima do convite e eu aconselho a cortar um pouquinho maior e ajustar com o estilete para que não fique curto demais e você perca a folha inteira do convite.

Feito isso, o forro de contact da parte de cima do seu convite está pronto e o envelope também! Vamos ao convite com os dados?

* CONVITE *

De tudo o convite é o mais simples: Abra uma caixa de texto no Word do tamanho da parte de dentro do seu envelope (o meu ficou em torno de 12cm de altura e 16,5 de largura) e monte seus dizeres. Aconselho utilizar uma fonte menos desenhada ao longo dos dizeres e uma mais "enfeitada" no campo dos nomes de vocês, senão o convite fica muito cansativo de ler, visualmente falando. Imprima tudo (cabem dois por folha) e recorte. Depois é só encaixar no envelope.

Teste do Convite

* LAÇO *

Gente, não tem mistério. Pegue o cetim e dê uma volta no convite já pronto. Deixa bem apertadinho para não cair quando você levantar o convite. Cole (ou costure caso preferir - eu colei mesmo).

Agora você vai pegar um pedaçomenor de cetim e fazer um circulo com ele, e colar como o que está envolvendo o convite. Repita o procedimento com um pedaço de cetim menor. Vão ficar duas argolas, uma maior e a outra menor.

Coloque o círculo maior embaixo do menor e segure-os no meio para prender. Pegue outro pedacinho de cetim (que vou chamar de elo) e envolva-os pelo meio.

A partir daí você vai finalizar o laço e colar na fita que está envolvendo o convite ou fechar o elo com o cetim que está amarrando o convite já preso nele.

Acho que falando assim parece difícil mas podem acreditar que não é. Tem alguns vídeos no Youtube explicando na prática e até mesmo ensinando outras formas, mas essa é bem simples!

O convite está pronto!

Me diga o que acharam depois! Fiz com muito carinho para começar a preparar os oficiais do meu casamento e também para ajudar vocês!

Teste do Convite

**OBS: Como este foi só um teste e estava fazendo muito tarde, acabei não esperando a folha secar após imprimir, então vocês podem notar uma manchinha ou outra. Mas é só esperar secar direitinho que fica perfeito! Smiley smile

97 Respostas

  • Letícia e Alex
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Letícia e Alex ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo
    Eu ybm vou fazer em casa mas aço qe vou fazer aquele qe qd VC dobra fica aparecendo o nome dos noivos
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindooo que ficoouuu.
    Tentei fszer mas nao consigo mexer com essas coisas de computador... Smiley sad
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo...O modelo que me apaixoneinão tem como fazer em casa, acho que dá um belo trabalho..Eu quero um modelo, que se transforma numa caixinha...*_*

    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Julho 2016 Rio de Janeiro
    Maryana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo.. :Smiley heart

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Ativa Novembro 2015 Mato Grosso do Sul
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha , Esses detalhes na parte de cima do convite , isso é do papel ? ou foi impresso e estava na arte?

    Tambem vou fazer o meu em casa mesmo !!!!

    • Responder
  • Tallyne
    Noiva Ativa Dezembro 2015 Amazonas
    Tallyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindoooooooo! Podes enviar pro meu email? ************@*******.***
    • Responder
  • Hysla
    Noiva Ativa Dezembro 2015 Ceará
    Hysla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Arrazou noivinha! Ficou lindo
    • Responder
  • Samara
    Noiva Ativa Março 2016 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha vc poderia mandar para mim este passo a passo por favor bjo e obrigada ****************@*******.***
    • Responder
  • Bruno
    Noivo Ativo Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Bruno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal!
    • Responder
  • Luciana
    Super Noiva outubro 2015 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficou otimo parabens
    • Responder
  • Luciane
    Super Noiva Julho 2015 Mato Grosso do Sul
    Luciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou lindo....

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fez na jato de tinta?

    • Responder
  • Thalyssa & Ricardo
    Noiva Constante Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Thalyssa & Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nany, qual papel vc usou? Não borrou a impressão?

    • Responder
  • Kathleen
    Noiva Esperta Novembro 2016 São Paulo
    Kathleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficou lindo parabéns
    • Responder
  • N
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Nany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gastei +/- 1,20 cada, mas não fiz o laço ainda e considerando que imprimi em casa e já tinha tinta na impressora.

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Esperta Setembro 2015 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aaah que legal ! e quanto fico cada convite ?

    • Responder
  • N
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Nany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu foi um papel mais brilhatinho do que o da Thalyssa. Eu usei o colorplus branco metálico. Mas, tinha feito o teste em um papel branco mais durinho e tinha ficado perfeito tb, meu noivo q quis brilhantinho, rs!

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Esperta Setembro 2015 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quaaal Papel você usou noivinha quero fazer o meu tbm Smiley smile

    • Responder
  • N
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Nany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahhhhh, eu não tinha visto!!! Ficou lindo em azul! amei Smiley heart

    • Responder
  • N
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Nany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Thalyssa! Que coinciência!!! Meu casamento será azul marinho e coral Smiley smile Na foto, num dá pra ver direitinho, mas tudo foi feito nesses tons!

    Obrigada de coração por ter feito o passo a passo. Eu tinha a "arte" já feita e não sabia como poderia utilizá-la... No começo, fiquei meio em dúvida se eu conseguiria fazer do jeito que nos ensinou, mas deu tudo certinho Smiley smile Minha mãe amou! Achou engraçado o fato de ter que passar contact (ela pensou que era transparente), mas quando viu entendeu o detalhe e percebemos que realmente ficou mais durinho o papel!

    Com ctza irei economizar muito fazendo os convites eu msm. Quero fazer isso com mtasssss outras coisas do casamento. Vou postando aqui na comunidade Smiley smile

    Bjos!

    • Responder
  • N
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Nany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada! Eu tentei seguir as dicas da Thalyssa e dei uns toques pessoais Smiley smile

    • Responder
  • Kathleen
    Noiva Ativa Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Kathleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo demais! Parabéns. Acho que vou "pegar emprestada sua ideia", rs.

    • Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente... Tô abismada... Só de ler deu um nó na minha mente. Acho que não vou conseguir fazer nem que queira muito...

    Parabéns! Ficou muito bonito!
    • Responder
  • Kathleen
    Noiva Esperta Novembro 2016 São Paulo
    Kathleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o seu tb noivinha só mudaria a cor e o monograma tb .obrigada por ter nos ajudado.bjs
    • Responder
  • Kathleen
    Noiva Esperta Novembro 2016 São Paulo
    Kathleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu amei o seu noivinha Parabéns
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Setembro 2015 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei da dica,vou colocar em pratica Smiley winking
    • Responder
  • Thalyssa & Ricardo
    Noiva Constante Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Thalyssa & Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nany parabéns!!! Ficou super lindo mesmo!!! O laço do meu tbm será azul marinho. Vc viu que eu coloquei nos comentários? Parabéns, fico muito feliz em ter ajudado!!

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Ativa outubro 2016 Rio de Janeiro
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente e muita ideia criativa..

    Pena que não me vejo fazendo nada disso.

    • Responder
  • Gleicienny
    Noiva Curiosa Junho 2016 Goiás
    Gleicienny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Genteeeeeeeeeeeeee, amei a ideia do papel contact Smiley heart

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Ativa outubro 2015 Espírito Santo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero fazer o meu tbm!!! Parabéns pelo convite, e achei muito legal da sua parte, vc descreveu passo a passo, me ajudou bastante!!!
    • Responder
  • N
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Nany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, me inspirei no seu convite e fiz o meu!!! Ficou super legal. Meu noivo amou. Muito obrigada pela dica, acho que vamos fazer assim com qse toda a certeza, só falta o laço azul marinho Smiley smile

    Teste do conviteParte interna teste convite

    • Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo o papel desse convite! Eu optei por fazer o meu em casa tbm e valeu super a pena, ficou mega mais barato e do jeitinho que eu queria

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas