Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Eduarda
Noiva Novata Janeiro 2018 Pará

Faculdade x casamento

Eduarda, dia 19 de Maio de 2017 às 14:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24
Meninas 😭 Dúvida cruel Eu e meu namorado somos evangélicos ele tem 23 anos e eu 19(bem novinha) estamos planejando nosso casamento, guardando dinheiro, construindo casa. Mas aí vem a dúvida que mata, casar primeiro​ e depois fazer faculdade ou fazer faculdade e casar depois??. Muitos dizem ah não vai dá certo vc fazer faculdade depois de casada. Sei que vida de casado é bem complicado, é muita responsabilidade, muitas despesas, ele me disse que a decisão é minha mas que ele me dá total apoio e ajuda em todas as formas que eu precisar se nós nos casarmos primeiro pois ele quer que eu tenha um futuro melhor uma profissão, uma carreira, mas aí tantas pessoas falam que não dá que homem nenhum quer que mulher estude que eu fico com medo sabe, eu acredito nele confio nós sempre somos sinceros um com o outro, ele fala eu te ajudo e depois vc me ajuda na minha um ajudando o outro sempre. E ele me ajuda mesmo quando preciso ele não mede esforços pra me socorrer, pq é eu me viro só, minha mãe não me dá nada e sozinha eu não tenho como mesmo fazer a faculdade pois o curso que vou estudar é Direito. E Ele me trata tão bem sempre, temos brigas como qualquer pessoa tem lógico né. Se for contar toda nossa história vai ser anos escrevendo rsrsEnfim é isso, aguardo a opinião de vcs

24 Respostas

Última atividade por Alexandre, dia 30 de Maio de 2020 às 23:06
  • Alexandre
    Rio de Janeiro
    Alexandre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou casado há 23 anos. Aproveitem enquanto ainda estão bem jovens. Quais são as suas prioridades? Estudar? Casar? Se eu pudesse aconselhar eu diria Estudar. Se qualificar. Fazer seu intercâmbio. Pq depois de casar isso não será impossível mas certamente será mais desafiador. As pressões do trabalho - trânsito- e a manutenção intensa das despesas - certamente mexem com a estrutura psicológica do esposo e certamente mesmo ele te amando e te respeitando vai querer sua atenção - essa medida dependerá do momento que ele esteja passando..Estou sendo Franco e transparente. Não se iluda. Se o seu relacionamento já está arranhado não espere q vá melhorar qdo vc casar. Melhor chorar agora do que se frustrar depois. Então invista enquanto só tem q se preocupar c os livros. Não deixe para decidir qdo estiver toda envolvida c os sentimentos por alguém. Ex. Vc estuda p um concurso e tem que ir para Brasília - aí vc não vai.pq causa de um namoro. Joga uma estabilidade fora. Então pense. Reflita. Deixa o emocional de lado e repense. Pq depois q casar dependendo do seu companheiro vc pode levar na boa ou se ver em uma situação delicada..Agora depende do nível. Tem q.dosar. Uma vez casada Não vai se trancar no Quarto as 07h e sair as 22h esperando ser comprendida durante 5 anos de graduação. Agora se consegue ter equilíbrio sendo aluna mediana vc se sairá bem. Agora se tem intenção de viver para estudar e deixar o seu casamento em segundo plano te aconselho pensar bem..Pq vc terá grandes problemas. Deus te abençoe. Não desista dos seus sonhos. Caso seja casada ha tempo e pretende se graduar vá em frente. Mas dialogue bastante. Pq dependendo da graduação vc terá atividades práticas e terá q se ausentar. Abraços.
    • Responder
  • Debora
    Noiva Esperta Novembro 2017 Minas Gerais
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu comecei a faculdade, ele também, chego na metade em dezembro e me caso em novembro. Vou conciliar os dois. Se ele te ajuda da sim, porém se você não começou te aconselho casar se não tiver disposta a esperar a formatura. Eu não me arrependo de estar me casando com o homem da minha vida, não é isso, mas confesso que me arrependo de não ter casado antes ou esperado a formatura. Casamento suga muito, faculdade também então você fica com um estresse, um acúmulo de coisas é muito mais que loucura. Tenho faculdade, casamento e trabalho é uma loucura que não aconselho. Vai valer a pena, é claro, mas melhor é desfrutar dos dois momentos importantes da vida com exclusividade, vai ser bem melhor!
    • Responder
  • Bruna Rocha
    Super Noiva Janeiro 2018 Paraná
    Bruna Rocha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia noivinhas Olha , as pessoas que você anda conversando estão um pouco atrasadas sobre a evolução do mundo né ? Homem de verdade , que ama sua companheira fará de tudo para apóia -lá a estudar e crescer na vida , seja culturamente ou financeiramente. Hoje em dia existem N programas de estudo para quem não tem condições de pagar a faculdade, na minha turma tem vários por exemplo. Eu me caso em Janeiro ,termino minha segunda faculdade em Dezembro, ajustei meu casamento para isso. Não está fácil organizar tudo, mas estou conseguindo, sem falar que meu noivo mora em outra cidade , então além dos trabalhos da faculdade, tcc e casamento, eu preciso viver na estrada para nos vermos.Meu conselho, concilie seu relacionamento com seus estudos, e aí sim planeje seu casamento. Estou no último ano de Direito, te digo que é um curso maravilhosooooo!
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha primeiro acho que você não deveria ouvir pessoas de fora,segue seu coração! Se seu namorado (noivo) disse que te apoia na sua decisão, então ele cumprirá com o papel. Eu comecei a faculdade esse ano de Direito e pretendo me casar no penúltimo ano da faculdade (mais se Deus quiser e abençoar casarei antes). Tem tantas noivinhas na comunidade que concilia os dois porque você não daria conta? É só ter força de vontade e fé que tudo dá certo. Concerteza não deve ser nada fácil,mais oque na vida e fácil né? Pede Deus uma direção que ele te dará. Bjs
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Setembro 2019 Distrito Federal
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Monte sua vida meu casamento acontecerá quando eu estiver no 9 período de meu curso de direito Eu botei meu casamento ajustamento em 2019 por causa da FACUL mas quando o casal tem sintonia nada atrapalha digo isso pq eu já moro com ele .ele se formou ano passado e estou no quarto período então faça o que seu coração manda tudo acontece na hora de deus
    • Responder
  • Aryelle
    Super Noiva Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Aryelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha também tenho 19 anos e estou no 3° período na faculdade de pedagogia, não acho problema nenhum você casar e continuar estudando... Meu noivo ele super me apioa e as vezes até paga minha mensalidade quando fica apertado para mim rsrs'..Tudo é conversa, mais se você não tiver preparada termine primeiro!!! Mais em relação ao emprego o jeito que está o Brasil pode acontecer de não ter depois de terminar ou acontece que você já arrume antes..

Acho que se ele disse que não tem problema não vejo o porquê de terminar para depois casar, ainda mais sendo evangélicos (que tem essa pressão) falo assim pois também sou evangélica..
    • Responder
  • Suanen
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Suanen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, quem disse esse absurdo que homem não quer que mulher estude???Tenho 24 anos e estou no 4 semestre de Pedagogia, meu noivo me apoiou muito e me ajuda muitooooo... Ele é super companheiro, ele já é formado em Ciências Contábeis há 4 anos. E em tudo oque preciso sempre está ali ao meu lado me dando a maior força e incentivo!!!Se seu noivo disse que vai te ajudar, não tenha dúvidas... Tenho certeza que te ajudará msm!!!Super bj e boa sorte!!!😘😘😘😍🙏
    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante Junho 2019 São Paulo
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eduarda, deixa eu te falar uma coisa..

Namoro um cara que faz faculdade e andamos sempre pra frente nos apoiando em tuuudo, ele é muito parceiro e respeita minha hora de estudar. Terminaremos nossos curso até o casamento, mas depois disso farei outra faculdade. Acho que isso não atrapalha em nada.

Se vocês têm vontade de casar logo, casem e estude depois. Se quer esperar mais um pouquinho e planejar mais, comece a estudar e depois case.

Seu amor parece ser bem compreensivo e parceiro, não haverá problemas.

A única coisa chata é que se você faz faculdade particular, você paga uma mensalidade que acaba comprometendo seu orçamento, apenas isso.

Converse com seu amor e seja feliz!

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Esperta Setembro 2017 Rio Grande do Norte
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu ponto de vista, acho que primeira coisa a fazer antes de casar é se estruturar, ser totalmente independente, pra ai sim pensar em casar, depender de marido pra tudo acho que não é legal. Eu já me formei a alguns anos, tenho meu apto, meu carro, minha vida totalmente independente. Hoje me sinto preparada pra casar e continuar a vida, meu noivo também tem as coisas dele é totalmente independente, isso amadurece muito a relação. Resumindo independente se fazer faculdade antes ou depois isso é muito relativo, acredito que buscar a independência é essencial.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Homem nenhum quer que mulher estude??? Quem falou um absurdo desse????

Enfim, eu tenho 21 anos e já terminei a faculdade, conheci meu noivo lá. E te digo o seguinte, a faculdade é uma fase nova e totalmente diferente. Você muda seus pensamentos, conhece gente nova e legal e é um tempo seu. Um tempo de você se conhecer melhor, no que gosta de estudar e trabalhar.

Quando a gente se casa, é um tempo de nos conhecer numa vida a dois, é tempo de cuidar do outro então imagino que deva ser extremamente difícil conciliar as duas coisas. É muita novidade junta, entende?

O meu conselho é que você faça a faculdade e vá planejando o casamento e aí quando tiver quase no fim da faculdade vcs se casam. Não sei como é o seu financeiro mas se seus pais vão custear a faculdade, aproveite! E mesmo que não, hoje em dia existe FIES, PROUNI, tudo para ajudar quem não tem condições agora.

Pior coisa é abrir mão do que vc quer, ainda mais uma faculdade, para ter que ficar pagando conta de luz e mercado kk

Essa é minha opinião noivinha, qlqr coisa só chamar Smiley smile

• Responder
  • L
    Super Noiva Junho 2018 Minas Gerais
    Layze ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, tudo depende da sua força de vontade! Muitos obstáculos sim, mas se você souber lidar e batalhar...
    • Responder
  • Sulamita
    Super Noiva Abril 2016 São Paulo
    Sulamita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Discordo completamente dessa opinião de que nenhum homem quer que mulher estude. Olha, eu imagino que deve ser mais difícil estudar casado, mas não acho que é impossível. Vc vai ter um esforço a mais, mas faz parte...

Reflita sobre o que é melhor pra vcs, se vc ja tem maturidade suficiente pra casar, e decida. Peça sabedoria a Deus e tudo vai dar certo...

beijos e Deus te abençoe!

• Responder
  • Vivian
    Noiva VIP Maio 2018 Rio de Janeiro
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu preferi terminar a faculdade pra dps casar. E olha q to na minha segunda facul (a primeira eu tranquei faltandl 2 periodos pra terminar hahahaha). Meu noivo sempre me apoiou com td tb, e lutou mt pra q eu fizesse essa segunda faculdade. Enquanto nao termino a facul, demos entrada no ape, estamls ajeitando e conquistando as coisas com calma. Agr chegando a conclusao de curso (q sera 1o semestre de 2018) pude marcar a data em paz, podendo dps de casada me dedicar totalmente a ele, alem de ter uma vida mais estabilizada finaceiramente tb.Faça as coisas consciente, sem pressao nenhuma. Moro agr com a minha mae e ela tem ajudado bastante financeiramente enquanto fico só estudando ( fiquei desempregada ano passado e ate agr nao consegui outro emprego). No seu caso, q vc falou q sua mae nao tem mts condiçoes, é mais delicado. Talvez seria melhor vc fzr sua facul primeiro pra ter uma vida mais estavel e conseguir pagar as despesas de casa nv e casamento. Faça o q seu coraçao falar mais alto. Cada um tem uma prioridade diferente, nao eh mesmo? Boa sorte! Smiley kiss
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Aparecida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já me formei há um tempo, conheci meu noivo na Facul rs... Enfim, na minha sala tinham várias mulheres casadas e que ainda trabalhavam fora, elas sempre falavam que não era fácil, mas o que é fácil nessa vida? Tudo o que fazemos é a base de muito esforço e dedicação. Basta você querer e correr atrás dos seus objetivos. Pretendo fazer meu mestrado depois do casamento, continuar estudando para concurso público (na verdade espero já ter passado até lá) rs. A vida depois de casado continua. Mas pense bem e faça o que acha melhor
    • Responder
  • Drika
    Noiva Constante Fevereiro 2018 São Paulo
    Drika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, no nosso caso eu nós iriamos terminar de fazer a faculdade e nos casar em seguida, mas não vai ser bem assim... Iremos nos casar no ano que vem, eu estou no 4° ano de faculdade e ele no 2°, não vai ser nada fácil, mas estamos dispostos a enfrentar juntos por tudo. Vai ser bem apertado para nós, pois também estamos construindo a nossa casa, mas enfim, nada é do nosso tempo e sim no tempo de Deus.

• Responder
  • R
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha... no meu caso é ao contrário. Eu já terminei minha faculdade (em direito também rs) e agora meu noivo começou uma de engenharia este ano. Nos casamos o ano que vem e eu sei que até ele terminar a faculdade terei que ter paciência e muuuita compreensão, pois ele chega meia noite da faculdade e sai pra trabalhar 5 horas da manhã, além disso tem aulas ao sábados. Ou seja, praticamente só terei marido de fds kkkk Mas quando nós amamos a pessoa, queremos o melhor pra ela e faremos o possível para que ela também realize os seu sonhos, mesmo se tivermos que fazer sacrifícios.

Acho errado essa história que homem não quer que a mulher estude, se eu quisesse fazer mais duas ou três faculdades (Deus me livre Smiley ups kkk mas se quisesse...) ele iria me apoiar com toda certeza, pois amar é isso.

Casar e fazer faculdade é difícil... mas não impossível... se ambos cooperarem vai dá tudo certo.

• Responder
  • M
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Miriã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho 18 e meu noivinho 19 Vamoos casar e continuar fazendo a faculdade. O importante é ter foco e os dois terem o acordo e paciencia e vai dar certo sim,
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    "homem nenhum quer que mulher estude".... Grande mentira que te contaram viu? Eu estudei, tenho uma formação mais alta que meu marido, e ele nunca me impediu, sempre me apoiou, entendeu quando eu não podia encontrar com ele por estar agarrada com as coisas da faculdade. Estudar antes ou depois do casamento é uma decisão sua, eu preferi fazer isso antes, mas não entre nessa mentira que homem não quer que a mulher estude.
    • Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Menina que decisão dificil mesmo, rs.

Olha se seu namorado ta falando que vai ser parceiro quando casar, e vocês querem muito isso embarca e vai na fé.

Mas é preciso saber que emprego hoje em dia sem ensino superior ta dificil e que bancar uma casa + faculdade (mesmo publica é caro, estudei em federal e durante dois anos era integral e não podia trabalhar) é bem complicado.

Você é bem nova, eu no seu lugar pelo menos começaria a faculdade antes de marcar o casamento, pode até casar antes de formar, mas pelo menos iniciaria porque no incio é mais complicado a carga horária.

• Responder
  • Léia
    Top das Noivas Setembro 2017 São Paulo
    Léia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estou fazendo faculdade Eduarda, e vou me casar em 4 meses, termino em 3 anos meu noivo se comprometeu a me ajudar e conversamos muito sobre isso(digo em questão das coisas de casa), não vejo problema, ele também não viu!!
    E acho que conversando vcs se entendem!

• Responder
  • Lidia
    Noiva VIP outubro 2019 Rio de Janeiro
    Lidia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha eu escolhi me estabilizar financeiramente primeiro ( não tô 100%) mas estou no meu último ano da faculdade e comecei a programar meu casamento agora para 2019 acho que a vida de casado e bem complicada então preferi me formar pra depois pensar nisso. Mas isso vai de cada pessoa!!
    • Responder
  • Luanda
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Luanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No nosso caso nos conhecemos eu ja estava na faculdade, então decidimos esperar eu terminar para casar, mas ele vai começar dps de casados. Olha faculdade é complicado, vc tem amigos homens e mulheres não tem jeito, tem que ver se vai rolar ciumes, mas eu acho mais importante primeiro a faculdade pq ajuda até a pagar o casamento ter um emprego melhor.

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu já tenho faculdade então pra mim é mais simples essa questão. Nunca quis casar antes dos 20, sempre sonhei com o meu futuro profissional primeiro. Homem nenhum pode impedir a esposa de estudar se essa é a vontade dela. Se vc e seu noivo tem um relação legal não vejo problema de vc estudar depois de casada e só ter disposição, condições financeiras lógico e não querer ter filho logo. Tenho uma prima que fez curso técnico e faculdade após o casamento e também conheço pessoas que abandonaram a vida profissional depois. Acho que vai de cada um.
    • Responder
  • C
    Noiva Master Julho 2020 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu faço faculdade, meu noivo também, estamos no último ano e casamos em 2020. 2018 começo minha segunda faculdade, direito, que sempre foi meu sonho. Não vejo problemas.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas