Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Monica
Noiva Novata Março 2022 Rio de Janeiro

Falência do restaurante (mini Wedding)

Monica, dia 7 de Junho de 2020 às 00:42 Publicado em Fórum Festa 0 15
Olá pessoal! Estou com uma dúvida aqui..

Meu casamento será dia 24/04/2021, mas devido a essa pandemia muitos locais provavelmente irão fechar. Será que é arriscado fechar com o restaurante que será feito o mini wedding com tanta antecedência? Alguém sabe o que acontece nesse caso de falência? O dinheiro pago deve ser devolvido? Já aconteceu com alguém?

15 Respostas

Última atividade por Juliana, dia 10 de Junho de 2020 às 12:08
  • J
    Noiva Master outubro 2021 Pernambuco
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, se quer uma dica não investe nada agora não. Aguarda pra saber como vai ficar as coisas mais pra frente, dinheiro guardado é melhor do que investir e perder. Infelizmente sofri com isso recentemente, iria casar em Maio e o hotel onde eu ia passar meu dia de noiva, e meu noivo e família dele que vem de outro Estado iam ficar hospedados tb, veio decretar falência em Abril. Foi um choque pra gente, jamais imaginamos que iria acontecer isso com esse hotel, pois sempre foi muito bem visto aqui na minha cidade, o pior que ninguem entrou em contato pra explicar nada pra gente, quiseram deixar por isso msm..Enfim, agora vamos entrar na justiça pra rever nosso dinheiro e de todos os convidados do meu noivo que tb iam ficar hospedados, ahh detalhe, eu já tinha pago 100% do meu dia de noiva, e os convidados 50%. Agora vamos ver outro hotel e esperar esse caso na justiça. Nossos advogados informaram que tb muitos lugares estão se aproveitando da situação pra fechar os locais e colocar a culpa na pandemia e com isso querer abrir falência, como uma forma de ainda "se dá bem". E sim, muitas vezes pode demorar anos na justiça pra rever o dinheiro, e em alguns casos vc nem consegue de volta seu dinheiro. Mas no nosso caso já investigamos e sabemos que eles tem patrimônio R$ e podem sim devolver o que é nosso. Nossa cabeça ficou a MILLLLLLLL, além de ter acabo de adiar o casamento na época ainda veio essa bomba pra gente. Mas agora estamos um tanto mais calmos, mas não vamos deixar isso de lado não, vamos correr atrás. Então o conselho que te dou é esse, guarda seu dinheiro pq é bem melhor!

    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Mônica!

    Nossa, estou na mesma situação que você. Sábado passado visitamos um restaurante aqui na minha cidade (Vinhedo/SP) em busca de um local para um mini wedding em abril de 2021. Nós amamos o local e a família que é dona, ficamos com muita vontade de fechar. Mas, os restaurantes são os que mais estão sofrendo com a quarentena, né? Tantos lugares renomados já anunciaram que não vão aguentar... Imagina locais menores, de cidade do interior. Mesmo pagando apenas uma entrada para eles agora, seria horrível ver os planos se desafazerem às vésperas do casamento... ter que correr atrás de outro local em cima da hora! Então, estou bem na dúvida.

    Beijooos

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha , e bom vc conversar com o dono e se possivel com o cerimonialista seu , assim vc pode ter uma nocao melhor a respeito disso ❤
    • Responder
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, se atenta aos contratos... por aqui vamos fechar o contrato do mês que vem, mas estamos com medo também

    • Responder
  • Isabella
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente a reputação conta muito, mas não tem como prever... e em caso de falência já é um pouco mais complicado.

    Mas se tratando de um mini wedding em Abril de 2021, eu esperaria um pouco mais antes de fechar sabe? Esperaria mais uns meses (mesmo sendo um dos fornecedores mais importantes), só pra ter uma noção de como esse restaurante vai estar daqui um tempo. Acho mais seguro, já que estamos numa situação muito imprevisível.

    • Responder
  • Beatrice
    Super Noiva Setembro 2022 Distrito Federal
    Beatrice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa.... verdade... vou fazer o meu civil em
    Um restaurante, não sei como funciona mas acho que vc pode por isso no conteato
    • Responder
  • The
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Monica. O que fizemos por aqui quando assinamos o contrato do salão + buffet há 18 meses, e nem imaginaríamos que aconteceria uma pandemia, é de dar uma entrada de 20% do valor e o restante pagar perto do evento!! Fizemos assim com os contratos maiores R$ salão +buffet, decoraçao, dj som e luz. Como a Nane falou, se o restaurante falir vc entra numa lista de credores pra receber de volta o valor pago, e te digo, não tão cedo vai reaver esse dinheiro, pq a preferência de pagamento é pra créditos alimentares (dívidas trabalhistas dos funcionários) e de impostos. Você entraria la pro fim da fila rs. Então pesquise se esse restaurante está consolidado na sua cidade, faça uma pesquisa pelo CNPJ, se consta divida etc (tb fiz isso com todos os meus fornecedores sem exceção), e pague a entrada e perto do evento vc paga o resto. Essas são as minhas dicas, espero de coração ter ajudado.


    Ps: também to com medo de algum fornecedor meu falir, mas graças a Deus são empresas muito famosas e respeitadas na minha cidade, então a preocupação é um pouco menor.
    • Responder
  • Karen
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Geralmente tem uma cláusula no contrato porém é bom você ver a reputação do lugar, se estão ali faz um bom tempo que isso influencia também
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os estabelecimentos estão começando se reabrir , se passou dessa fase dificilmente irá falir


    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você tem que olhar a reputação e a “saúde” do fornecedor
    Se aí tem muito tempo de mercado
    Cm tá sendo nesse período Se estão abertos vendendo delivery Como eh a avaliação das pessoas E tudo tem que constar em contrato
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha,
    É importante que você converse bem com o fornecedor, e ele dê um panorâma real da situação que está vivendo e veja quais são as avaliações do restaurante no mercado, mas também, é claro, fazer um contrato que contemple a possibilidade de falência em função da Pandemia.
    E, se possível, dê apenas uma entrada pequena agora, guarde o restante para pagar mais perto da casamento, assim se algo acontecer, você minimiza essa perda.😘
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Precisa se atentar ao contrato! Lá explica todos os direitos e deveres não só seus mas do restaurante em si!
    Porém, a área da comida é a única que não precisou fechar nessa pandemia. Não podem receber, mas continuam entregando comida pelos delivery e fazendo esquema de retirada. Eles serão afetados sim, mas não tanto quanto outros ramos não essenciais que precisaram fechar se vez e não tiveram a opção de se reinventar online nesse tempo...
    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Dezembro 2020 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom qualquer empresa infelizmente neste período corre esse risco, mas acho que deve fechar sim noivinha. Claro, antes tente dar uma pesquisada em como andam as coisas neste período.

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Monica! Você precisa avaliar a reputação do restaurante, ver se ele é consolidado na sua cidade, se está funcionando ou não na pandemia, enfim, são fatores que embora não assegurem 100% que não pode vir a falir, são indicativos de um bom local, até porque mesmo sem pandemia não podemos garantir que um local não venha a falência. Além do mais, falta cerca de 10 meses para seu evento, o tempo normal de antecendência de um contrato pelo tipo de casamento que vc deseja ter, não está super adiantado. Por fim, em caso de falência, forma-se uma lista de credores, alguns com preferência de direitos em relação aos outros, e que vai depender do patrimônio que o local tiver, então é algo bem delicado e que não costuma ser rápido, ou seja, ainda que vc tenha direito, pode ganhar e não levar, ou mais, esperar anos para receber. Estou te dizendo isso não para assustar, mas justamente para vc levar em consideração esses pontos. Em tempos de pandemia, com certeza será difícil para muitos locais se manterem, mas se vc sentir confiança e fizer uma pesquisa sobre a confiabilidade da empresa e perceber que ela está se mantendo, feche o contrato, até porque o que a economia vai precisar é justamente de pessoas que façam o mercado e os comerciantes voltarem a girar. Boa sorte na escolha! 💛😘
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Contrato, tudo deve constar no contrato.
    Tá tô asclausulas do contratado e do contratante.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas