Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mariane
Super Noiva Abril 2022 São Paulo

Familia regiliosa x casamento no civil

Mariane, dia 21 de Janeiro de 2020 às 12:06 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 21

Eu e meu namorado moramos juntos a mais de um ano e decidimos nos casar em agosto/2021.

Até meus 15 anos eu era evangélica, depois parei de frequentar e fiquei muitos anos afastada de qualquer religião, até que comecei a ir na católica e super me identifiquei e me batizei e como meu namorado segue desde a infância, hoje em dia vamos juntos e é super delicioso. Porém a religião da minha mãe (e da maioria das minhas tias), não apoia a religião ir em casamento de outras igrejas, e mesmo que eu ache besteira, mas RESPEITO- eu queria MUITO minha mãe comigo no dia mais lindo de todos e também ia me sentir vazia sem ela e sem minhas tias, pois sou próxima e perdi meu pai tem só 3 anos. Enfim, queria saber se alguém já passou por isso.


Pensamos em casar na igreja em uma cerimonia simples um dia antes (sexta) e no dia seguinte (sábado) fazer um casamento com celebrante ao qual entro de noiva e com minha mãe. Só que ao mesmo tempo eu tenho sonho de casar na igreja e depois já ir direto pra festa, assim como meu namorado.

Estou numa confusão total pq não sei o que faço para resolver e ao mesmo tempo eu quero minha mãe comigo, mas eu sei que preciso respeitar as regras da religião dela.


Alguém já passou por isso ou teve algum dilema parecido?

21 Respostas

Última atividade por Suelen, dia 23 de Janeiro de 2020 às 14:51
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O importante é não deixar de celebrar, e terá benção em dobro, literalmente.

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah tomara.

    Minha mãe eu já desiste, de idade, tem mais de 40 anos na mesma igreja, seguindo sempre os passos de lá.Vamos acabar casando em 2 lugares kkk

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, muito cabeças duras, mas o respeito é o que tem que permanecer em qualquer situação.

    Então, me parece até que ela já comprou roupa para vir, agora é esperar pra ver se é verdade rs

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Deve ser a mesma igreja noivinha. Eu respeito muito a religião pq cheguei a frequentar por 15 anos, e sei bem que a cabeça de algumas pessoas é dura, mas de qualquer forma tem que achar uma solução né. Até é besteira, casamento é o amor e a união, respeito e carinho. Não é idolatrar ao idolo, mas enfim, pessoas pensam diferentes.


    Pessoal ta me ajudando aqui a pensaar melhor kkk

    Sua tia resolveu ir?

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa noivinha, que situação. Tenho uma prima que casou na igreja católica e nossa tia tinha me dito uma vez que não iria por conta dos santos, por entrar em outra igreja que não fosse a dela, e ela não foi Smiley surprise Também me caso na igreja católica e queria muito que minha tia fosse, então pedi para o meu pai conversar com ela (devido ela morar em cidade distante) que ela nao vai na igreja para ver o santos, isso para me ver, para estar presente num dia especial, que ela fosse por mim, mandei fotos da igreja para ela ver que nao era um bicho de 7 cabeças. É por você !

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza, obrigado pela força linda.

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa Cleisla que triste isso tudo. E parabéns pela sua familia, que seja um casamento abençoado.


    Bom, eu e ele sentamos e decidimos casar na igreja na sexta para ter a benção e no sábado celebrar o casamento. Minha mãe sempre foi 1000%, devo muito a ela pois ela me adotou e foi uma mãe espetacular, por isso me deixa tão angustiado, mas meu coração é mole demais e eu não conseguiria não te-la. Resolvemos abrir mão do nosso lado, mas ainda assim estamos felizes. Enfim, espero que você sinta paz conforme passar seus dias, pq só quem tem que fazer escolhas acaba sabendo como a gente fica angustiada.

    • Responder
  • Cleisla
    Super Noiva Janeiro 2020 Mato Grosso
    Cleisla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mariane, sei que o que eu vou falar pode machucar e parecer grosseiro. Mas no seu dia, é você e seu até então noivo que precisam estar satisfeitos. Você vai casar p criar raízes, p formar uma outra família. Sei que um elo maternal pode abalar uma noiva, pois meu casamento aconteceu no ultimo sábado e minha mãe foi na cerimonia mas nem olhou na minha cara, n foi no meu dia de noiva e na festa nem me abraçou. MAS EU ENTENDO QUE, CASEI, PRECISO FORMAR MINHA FAMÍLIA, meus pais viraram familiares agora, preciso me dedicar no futuro e se uma religião impede dela estar com a sua filha no dia mais feliz d vida dela, me desculpa, mas vc precisa rever os seus conceitos. Eu me casei tem 4 dias, ainda estou bem angustiada, mas com a consciência q fiz o certo: p mim e pro meu marido.



    (detalhe: minha mae parou de falar cmg por causa q nao convidei um irmao dela que ja me fez muito mal, que eu n vejo a mais de 5 anos e q meu noivo nao conhece. Tudo isso uma semana antes do meu casamento, minha mae me amaldiçoou, amaldiçoou o meu casamento, disse q nao iria mas mesmo assim estava lá, do jeito dela mas estava. Entao acredito q a sua mae por mais q vcs enfrentem problemas, n deveria impedir o seu sonho, vc vai casar com o seu marido e n com outra pessoa. vcs precisam estar felizes, ACIMA DE TUDO E TODOS

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A que bom Mari, que encontraram uma solução.

    Vai ser lindo e emocionante igual

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Damiris, então, conversamos esses dias e vamos casar na sexta na igreja somente com algumas pessoas bem mais próximas, e no sabado fazemos a festa com celebrante. Infelizmente minha mae nao muda a cabeça então vamos ceder um pouco mas ainda assim vamos estar felizes.

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Amanda, então vamos falar com o padre. Vou acabar casando na igreja na sexta em uma cerimonia simples para tomar a benção e no sábado vamos fazer a cerimonia oficial com um celebrante. Infelizmente vamos abrir mão de alguma coisa. Mas o importante é termos a benção.

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas nao deixem de casar na igreja.


    Eu entendo sobre as pessoas mais idosas com mente fechada. Não é culpa deles. É toda uma criação.
    Mas a sua primeira opção é ótima. Casem na igreja somente com os padrinhos.
    E faça um momento de confraternização com família e amigos. Quem sabe o civil? Chame um juiz de paz pra celebrar em um salão.

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente é o que penso, sempre respeitei muito outras religiões, mas existe muita intolerância, infelizmente, uma até piores. Fico com coração apertado porque é complicado abrir mão de certas coisas por causa de algumas outras.

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Infelizmente minha mãe está nessa religião a mais de 30 anos, já falei com ela pra falar com o pastor dela mas ela tem uma cabeça bem fechada e como ela já é de idade é pior, parece que fica mais teimoso. Eu e meu namorado somos católicos, mas estamos pensando em abrir mão de casar na igreja e explicar para o padre porque acredito que haverá mais compreensão, porque realmente não queremos deixar de tomar a benção, que é extremamente importante para nós;

    • Responder
  • Dâmaris Rebekah
    Noiva VIP Fevereiro 2020 Goiás
    Dâmaris Rebekah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, como já falarem acho que seria boa ideia sua mãe conversar com o pastor dela para tranquiliza-la, caso não resolva o que acha de fazer a cerimonia em um lugar que não seja em igreja?

    Talvez seja bom para todos, mas de qualquer forma, felicidades ao casal!

    • Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que independente da religião, sua mãe é livre para decidir sobre isso.

    Nossas crenças e valores são super importantes, mas acredito que o seu casamento seja mais importante que isso, correto?

    Acho que uma única vez ela entrar em outra religião não será um pecado "imperdoável" pelo pastor.

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mari, converse com sua mãe novamente.

    A ideia que a Liliane falou é muito boa, dela ir conversar com o Pastor.

    É um dia especial para você.

    Sou católica e fui em casamento evangélico, e isso não fez mudar a minha religião.

    Da mesma forma que no casamento católico o Padre não irá ficar fazendo conversão dos convidados, ele está para celebrar o amor seu e do sue noivo.

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Peça pra sua mãe conversar com o pastor dela. Pq será possível q um pastor nessa face da terra irá impedir uma mãe a ir no casamento da sua própria filha? Só pq é em outra igreja?


    Isso é intolerância e falta de respeito. Eu sinceramente acredito na humanidade e acredito q sua mãe vai ser "liberada" pra ir em outra igreja.
    Eu sou católica e não abriria mão de casar na igreja!
    Mas a sua primeira opção é bem boa! Casar na igreja e dia seguinte fazer uma celebração em um salão.
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendo... Por mais que o dia seja nosso, nós semtimos bem em ter ao lado quem amamos!
    Procure na Internet sobre Cerimônias Ecumênicas. Elas são para casais com religiões diferentes, por exemplo. Algumas fazem até rituais como das areias, do vinho... Fica lindo!
    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu confesso que to muito perdida com isso. Porque minha mãe já de idade e eu me sinto mal em bater de frente sabe, principalmente porque ela passou um duro danado depois que meu pai faleceu. Mas ao mesmo tempo, tenho esse sonho e meu noivo mais ainda. Pensa como está confusa minha cabeça? Sua opção acredito que vai ser a minha. rs

    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, nem eu nem meu noivo somos religiosos, apesar de nossa família ser (e também com religiões diferentes). Acho um absurdo você não poder falar, visitar, mesmo assistir uma cerimônia de casamento da própria família só por ser em outra igreja. Pra mim, vai contra tudo que dizem ser o amor de Deus, amor ao próximo, mas enfim, não é esse o tema.
    A questão é que vamos casar no cartório num dia e fazer uma troca de votos simbólica no outro. Sem religião envolvida. Foi a saída que encontramos.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas