Olá meninas (os)
Depois de procurar bastante onde comprar os famosos guardanapos de tecido em um precinho em conta, decidi que o melhor mesmo seria comprar o tecido e mandar fazer. E procurando em sites e blogs, encontrei esse blog de uma noivinha que explica tudinho passo a passo. E como não queria guardar só pra mim, vim compartilhar com vocês! Rs
Aos 41 dias do grande dia, vou correr atras do tecido e assim que estiver prontinho, mostro aqui pra vocês!
Modelo do guardanapo:
Passo a passo:
Para saber a quantidade de guardanapos, você tem que saber o número de convidados sentados. Como no meu caso, eu ainda não sei. Vou comprar tecido para 150 convidados (número de convidados da festa) + uns 10 guardanapos sobressalentes, totalizando 160 guardanapos. Estou colocando guardanapos sobressalentes porque vai que cai no chão ou vai alguém a mais, sei lá. Melhor prevenir.
Tenho todas as informações necessárias e como faço para calcular a quantidade de tecido?! Eu sou uma pata com relação a essas coisas e demorei um tempo para entender esse cálculo. A noiva que me explicou teve que literalmente desenhar para eu entender
Vamos lá!
O tecido Oxford tem 1,40m de largura. Como eu quero fazer um guardanapo de 40x40, para eu saber a quantidade necessária de tecido, vou dizer que cada guardanapo deverá ter 41x41cm. Por que isso? Porque ainda será feita a bainha do guardanapo.
Vamos aos cálculos:
- Para saber a quantidade de guardanapos que cabem na largura do tecido de 1.40m, você precisa dividir a largura do tecido pela largura do guardanapo. Antes, é necessário converter 1.40 metros em centímetros, onde 1.40m equivalem a 140 cm. Só andar com a vírgula duas vezes para a direita.
Logo, será 140cm/41cm = 3,41463 guardanapos. Ou seja, cabem 3.4 guardanapos em uma fileira. Mas como não se faz ¼ de guardanapos, iremos contabilizar apenas 3 guardanapos por fileira, tendo 41cm cada guardanapo.
- Agora para saber quantos metros de tecido comprar, você precisa do número de guardanapos que quer fazer. No meu caso são 160.
Logo, você dividirá o nº de guardanapos total pelo nº de guardanapos que cabem na fileira. Assim, será 160/3 = 53,333. Esse valor é referente ao nº de linhas de guardanapo.
Como não existe 1/3 de guardanapo, iremos arredondar para 54.
- Agora você irá multiplicar esse valor referente ao nº de linhas de guardanapo pela largura do guardanapo.
Logo, será 54*41cm = 2214cm, o que equivale a 22,14 metros.
Desse modo, para 160 guardanapos serão necessários 22,14 metros de tecido. Como eu gosto de me precaver, comprarei 23m de tecido. O que dá 86 cm a mais e ainda dá pra mais 2 guardanapos sobressalentes, caso dê erro na confecção de algum. Se tudo der certo, no final ficarei com 162 guardanapos.
Como o tecido Oxford que eu vou comprar está no valor de R$3,85/metro, para 23 metros de tecido gastarei R$88,55. Onde cada guardanapo feito sairá por, aproximadamente, R$0.55.
R$88,55/162guardanapos = R$0,55
Então, não achei complicado. Já podemos colocar a mão na massa agora. rs
Fonte: Blog Enfim Noiva