Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Liris
Noiva Master Junho 2017 São Paulo

Fechamento de fornecedores - casamento punk-vintage-moderno

Liris, dia 14 de Julho de 2017 às 16:46 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 4

Olá, povo!
Sempre vejo noivas e noivos pedindo ajuda para encontrar fornecedores no estilo x, ou no valor y e resolvi contar aqui como foi o processo de busca dos que construíram minha festa.
Antes de começar a planejar a nossa festa, participamos ativamente do planejamento de dois casamentos de amigos que fomos padrinhos. No primeiro, os noivos organizaram tudo em 2 meses num buffet com tudo incluso. Fecharam por fora apenas fotografia. No segundo, os noivos fecharam uma fazenda (poque aquilo é enorme) por 3 dias e contrataram os fornecedores separadamente, além de contarem com ajuda da família e dos padrinhos para o bolo, doces e decoração.Um ponto curioso é que apresentei a ideia de casarmos num sítio para o meu então namorado um dia antes de sermos convidados para padrinhos do casal que alugou a fazenda.
Entre as duas festas, compramos nosso apartamento por um valor menor do que planejávamos. Após todos os gastos que envolvem a aquisição de um imóvel mais a reforma, estipulamos o que tínhamos para gastar no nosso casamento. O embrião era cartório com restaurante e no fim vimos que seria possível uma festa maior.
Definido o orçamento e o estilo, fomos atrás dos fornecedores. Primeiro, pedi para os amigos que casaram todas as informações possíveis de valores e serviços para ter uma base do que esperar. Com essas informações, já comecei a cortar ou agregar detalhes no planejamento.
Como gostamos da ideia do sítio, descartamos buffets completos. Até porque, por mais atraentes que sejam os valores, quando se colocar o que é fechado a parte, já não compensa tanto.
A busca por sítios foi bem rápida. Definimos uma data genérica e trabalhamos com ela. Buscamos sítios com alojamento disponíveis na data que queríamos e que estivessem dentro da base já prevista pelos orçamentos amigos. Poucas opções foram selecionadas e, em julho do ano passado, um terceiro amigo se casou numa das opções. Foi o melhor modo de conhecermos o local e na semana seguinte fechamos.
O local já fornecia cozinha industrial, mesas e cadeiras de ferro e madeira suficientes para 230 pessoas, além de 11 suítes com acomodações para 50 pessoas. Com isso, mobiliário deixou de ser uma preocupação. Alugamos apenas os bancos para a cerimônia com uma empresa que encontramos no google. Essa não teve visita e nem muita concorrência, visto que o preço estava ótimo e não havia reclamação na internet.
Para a alimentação, como nenhum de nós tem restrições alimentares, começamos levando em conta as restrições dos convidados. Meus pais e minha irmã são vegetarianos, além de alguns amigos. Outros são veganos. No meio das opções que pesquisamos e que nos foram apresentadas, havia a opção de termos um buffet de pizza. Como a indicação veio de alguém que já havia utilizado o serviço e os preços ficaram bem amigáveis, foi fácil escolher. Na prática, só visitamos um, assim como o local.
Decoração foi um item peculiar. Minhas tias, apesar de não serem decoradoras profissionais, têm como hobbie decorar festas. As minhas e da minha irmã sempre foram todas temáticas e decoradas por elas. Quando anunciamos o casamento, elas já nos presentearam com a decoração. Então, não me preocupei. Adendo: as flores e os arranjos florais de destaque foram encomendamos de uma floricultura pequena em Mairiporã. Como não pagamos o valor da figura do decorador, ficou bem em conta.
DJ e fotógrafo foram na base de muita pesquisa aqui no site e em sites especializados. Acompanhamos as reviews e pesquisamos o trabalho de cada um. Foi necessário apenas uma reunião com cada categoria e fechamos com os escolhidos.
Celebrante seguiu um caminho parecido. Após decidirmos que não íamos chamar um juiz de paz, buscamos celebrantes profissionais. Alguns orçamentos e uma visita depois, fechamos.
O que mais me deu dor de cabeça foram bolo e doces finos (minhas tias da decoração se encarregaram de fazer os docinhos simples) e o bolo de corte.
Encontrei a doceira por indicação de um primo da minha mãe que casou pouca antes de nós. As fotos eram lindas e fomos conhecer. Provamos, o preço era dentro do que podíamos pagar e ainda levaríamos emprestado o bolo fake para a decoração (já disse aqui que o bolo não chegou). De novo apenas uma visita e já estávamos comprometidos com mais um fornecedor.
Assessoria foi o único item que me rendeu duas reuniões. De novo o processo de pesquisa nos fornecedores do site. O que desempatou foi o contrato. Uma delas tinha as cláusulas tão unilaterais que não me deu vontade nem de negociar. Fiquei com a do contrato mais amigável. Para todos os efeitos, o trabalho de assessoria passou batido na minha festa. Não achei que valeu o valor investido.
Os convites tiveram a arte feita por mim e a montagem por todos. Criei um layout simples e que não me traria problemas na impressão. Utilizei a mesma gráfica que uma das minhas amigas mandou fazer o convite.
Sobre os trajes, achei meu vestido na Milanno e mandei fazer com uma costureira particular. Meu noivo achou o dele no Premium Outlet. Sem maiores dramas.
O chopp foi o que nos deu mais trabalhos. Queríamos que os convidados tivessem acesso às choppeiras para se servirem a vontade. O primeiro fornecedor demorou quase 4 meses pra enviar qualquer coisa parecida com um contrato e ainda todo errado. Desistimos dele e só fechamos 10 dias antes da festa. Foi meio desesperador.
Outra coisa fechada em cima da hora foram as tendas. Chuvas atípicas nos fizeram entrar em desespero e fechamos 3 tendas. No fim, fez um dia lindo. Mas não dormiria tranquila sem elas.
Coisas miúda fomos comprando aos poucos no Mercado Livre e na Elo7, sempre observando a classificação dos vendedores. Zero problemas. Inclusive com os prazos de entrega.
Assinamos o primeiro fornecedor em agosto de 2016. Considero que foi um processo rápido e sem maiores estresses. O mais importante, ao meu ver, foi ter contado com as experiências de quem se casou antes de mim. Se não tivesse um comparativo real, com certeza teria ficado muito mais perdida.
Organização também foi importante. Escalonamos os fechamentos de forma que não estávamos negociando com duas categorias diferentes, e só partíamos para o próximo quando o anterior já estava fechado. Este processo economizou bastante estresse!

4 Respostas

Última atividade por Liris, dia 16 de Julho de 2017 às 07:14
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O vestido foi o meu xodó! Até aprendemos um pouco de Rockabilly pra não fazer feio.
    • Responder
  • Waleria
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 São Paulo
    Waleria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O seu vestido da Milanoo é o vestido dos meus sonhos. Eu e meu noivo dançamos rockabilly e eu já me imagino nesse vestido.
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é! Só tive noção da quantidade agora.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uaaaaaal quanta coisa, que legal! Parabéns

Ainda estamos pra fechar com os fornecedores

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais