Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Glória
Noiva Ativa Agosto 2025 São Paulo Estado

Festa de Noivado, é necessário?

Glória, dia 28 de outubro de 2024 às 20:51 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 25

Oi, pessoal! Tenho uma dúvida sobre festa de noivado. Eu nunca tinha ouvido falar muito sobre isso até recentemente, quando alguns amigos começaram a fazer suas festas de noivado. Agora vejo que é algo que muitas pessoas estão fazendo, e fiquei pensando: é algo obrigatório ou uma tradição que todo casal deve seguir? Como isso funciona? Não tenho a intenção de fazer uma festa de noivado, mas gostaria de entender melhor como é essa celebração e se é mesmo necessária. O que vocês acham?

25 Respostas

Última atividade por Anne, dia 4 de Novembro de 2024 às 00:37
  • Anne
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fiz mas não é obrigatório, fiz mais pq noivei em uma viagem e não tive a oportunidade de comemorar com os familiares, então fiz um almoço e chamei só os familiares mais próximos e como foi 2 anos antes do casório deu pra se recuperar antes do casamento kkkk

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Super entendo! Acho que noivado tem que ser algo especial pra gente, né? Se vocês já estão felizes comemorando só entre vocês, é o que importa!

• Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Novembro 2025 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não acho que seja algo necessário, se os noivos fazem questão ai sim devem fazer. Meu caso mesmo minha mãe me perguntou e eu disse não iremos fazer nada, noivado será apenas eu e ele.

• Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não é obrigatório, não é essencial e é totalmente dispensável. Eu só tive a bênção na missa e fim, sem festa.

• Responder
  • Cíntia
    Super Noiva outubro 2025 Rio de Janeiro
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Glória! Por aqui, optamos por não fazer e também não consideramos festa de noivado algo obrigatório. Se eu fosse rica, com certeza celebraria cada passo, igual a Thássia Naves kkkk. Mas como nossa realidade é diferente da vida das blogueiras, estamos concentrando nossos esforços nos gastos com a festa de casamento, que já custa caríssimo. Enfim, prioridades 😄.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo Estado
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não acho que seja obrigatório nem essencial, como as meninas já comentaram só vejo fazendo quem tem dinheiro sobrando kkkk

Uma amiga minha fez tipo um almoço de noivado e convidou só a familia e padrinhos e aproveitou e fez a entrega dos convite/caixinhas para todos. Achei uma ideia bem legal para quem deseja fazer uma comemoração de noivado

• Responder
  • Renata
    Noiva Ativa outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo Glória, é esse o ponto.

• Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Glória, meu irmão e minha cunhada fizeram a comemoração no barzinho só com os mais íntimos e depois fizeram o chá bar com mais amigos..
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente! Fui ver também e quase caí pra trás com os valores kkkk. Melhor guardar pra uma coisa que realmente faça sentido pra gente. E olha, um parente meu tá alugando rancho, comprando bolo e decoração pro noivado dele, então ele tá gastando horrores! Noivado bonito mesmo é aquele com amor e sem estresse com dinheiro!

• Responder
  • Tamires
    Noiva Novata Setembro 2025 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fui pesquisar quanto sairia uma festa de noivado bonita e pelo amor, praticamente o valor do meu anel de noivado.
    Quem tem grana pra jogar pela janela pode fazer mesmo, agr nós que conta os trocados totalmente dispensável.
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Menina, pensei o mesmo! Acho que virou mais uma moda, né? Quem pode, faz, mas também acho super ok não fazer. Importante mesmo é o casamento em si!

• Responder
  • Tamires
    Noiva Novata Setembro 2025 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amiga
    Eu reparei a mesma coisa, nunca tinha ouvido falar sobre...
    Eu acho q só faz quem tem dinheiro sobrando
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo totalmente! Não é algo que a gente precisa seguir só porque é uma tradição, né? Se não faz sentido pra vocês, não tem problema nenhum em não fazer. O importante é fazer o que faz vocês felizes e dentro do que conseguem. Cada casal tem sua própria vibe!

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, isso soa muito legal! Um almoço mais íntimo e a benção na missa são ótimas formas de celebrar sem precisar fazer uma super festa. O importante é que tenha sido especial para vocês e que puderam compartilhar com quem realmente importa!

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza! e se a grana tá curta, faz total sentido economizar. Cada um faz do jeito que acha melhor, e o importante é curtir o momento do jeito que vocês preferirem!

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi! Que legal saber como foi o seu noivado! E adorei a ideia de comemorar só com a família em um barzinho, super íntimo e divertido. Eu também não tô planejando fazer uma festa de noivado, mas acho que o importante é o que faz sentido pro casal, né?
    • Responder
  • Suelen
    Noiva Esperta Fevereiro 2025 Paraná
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que depende muito do casal querer e poder, por aqui não fizemos, optamos por investir esse gasto que seria fazer a festa de noivado no casamento.

• Responder
  • Renata
    Noiva Ativa outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não é necessário amiga, a gente aqui não fez, nem lembrava que existia isso, mas mesmo que lembrasse, eu optaria por não fazer, principalmente para economizar.

É algo divertido, mas não é obrigatório e arriscaria dizer que nem faz falta. Nós não sentimos falta nenhuma.

É mais algo de vocês, do que vocês desejam e as condições para fazer. Se quiserem fazer tudo bem, mas se não quiserem tudo bem também.

• Responder
  • Tatiane
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Minas Gerais
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se vocês desejam... É algo bem simples para família e alguns amigos muito próximos. Eu fiz um almoço para a família na igreja e depois tive a benção na missa e ainda sobrou para fazer um jantar com os amigos que foram na missa e foi muito legal.
    • Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Até hoje fui em apenas uma festa de noivado, meu noivo me pediu em noivado em um churrasco do meu aniversário. Mas sempre falávamos que não faríamos festa de noivado, meu irmão e minha cunhada chamaram apenas a família em um barzinho para comemorarmos só..
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não é obrigatório, nós também não fizemos, principalmente para economizar rsrs... Achei que não precisava.

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo muito! Também acho que o noivado não precisa de tanta formalidade e, pra mim, esse dinheiro faz mais sentido ser investido no casamento. Fizemos algo bem intimista só nós dois, foi perfeito assim, exatamente do nosso jeito. Acho bonito quem celebra com festa, mas é realmente uma questão de prioridade e estilo, né? Cada casal escolhe o que tem mais significado.

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também vejo o noivado como algo mais íntimo. Eu e meu noivo fizemos algo só para nós dois, foi um momento delicado e muito especial, exatamente do jeito que queríamos. Acho até que legal quem opta por uma festa grande, mas, como você disse, cada casal encontra a melhor forma de celebrar. E assim fica tudo mais com a cara da gente, né?
    • Responder
  • Pâmella
    Super Noiva Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que é mais pra formalizar, “olha, vamos casar.” Mas acho tão ultrapassado! Gastar dinheiro com uma festa de noivado para troca de alianças, sem surpresa alguma.. meu pedido foi bem intimista, eu e ele e foi perfeito assim. Não vejo necessidade, o dinheiro que gastaria em noivado to investido no casamento.
    • Responder
  • Melissa
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nada mais é que um momento de juntar as famílias e amigos próximos para oficializar o noivado. não é obrigatório e acredito que vai de casal para casal. eu e meu noivo não fizemos, quis que o noivado fosse uma coisa intima somente para nós e também via como um gasto desnecessário pra nós.

acho lindo quem faz, mas não faz muito a vibe minha e do meu noivo. Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas