Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Patrícia
Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro

Formas de lidar com a ansiedade durante a organização do casamento!

Patrícia, dia 2 de Junho de 2021 às 22:17 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 28
Olá 😃,

Quem é noiva/noivo já passou, está passando ou passará por momentos de ansiedade.


Formas de lidar com a ansiedade durante a organização do casamento! 1



Afinal são tantas as decisões (local, data, escolha de padrinhos, vestido, terno, lembrancinhas, buffet, etc), além dos diversos contratempos e estresses e a pandemia, né?! São muitos detalhes!!! É aquilo, quem vê toda a beleza no dia C, muitas vezes não sabe nem uma parte do que rolou nos bastidores não é mesmo?!

Hoje eu trago um debate sobre ANSIEDADE. E, se você ler até o final, darei algumas dicas que podem te ajudar a controlá-la!! tenor.gifAh, eu sou psicóloga. E já reforço que nada do que eu digo aqui substitui uma psicoterapia, mas são informações e técnicas úteis pra te ajudar a lidar com a ansiedade!!!


A primeira coisa a saber é: a ansiedade é uma emoção.

E como toda emoção, ele tem a sua função. A ansiedade energiza o nosso corpo, nos motiva, impulsiona e nos prepara para a ação. Se você tem uma prova e não tem ansiedade, você não fará a prova. Se você tem uma organização do casamento pra cumprir e não tem ansiedade, você não faz nada.

Não vivemos sem a ansiedade, pois ela é que nos impulsiona a agir!

O grande problema é quando ela é excessiva, incoerente com a situação, que ao contrário dos exemplos que dei, não te prepara para a ação, não te move. Mas te paralisa, te prostra!

E com ela vem vários sintomas: tremor, formigamento, respiração ofegante, coração acelerado, suor nas mãos e pés, etc...

Quando sentimos isso, sabemos que a ansiedade está excessiva! E é hora de agir!!

E como lidar com isso?


1) faça terapia: um psicólogo te ajuda a entender como isso foi gerado e vai junto com você, descobrindo o melhor caminho pra ir controlando. Ansiedade não tem cura, pois é uma emoção, mas tem controle.


2) algumas técnicas que podem te ajudar:

a) respiração diafragmática: já viu um bebê respirando? Não parece que ele respira pela barriga? Já percebeu que a barriguinha dele sobe e baixa? Nós nascemos com essa respiração, mas com gripes, resfriados, vamos respirando de outra forma. Mas essa respiração acalma, relaxa!

Então, como fazer?

Puxa o ar como se você tivesse cheirando uma flor, segura o ar durante 3-4 segundos e depois vai soltando o ar, como se tivesse apagando uma vela, o mais devagar que você conseguir.

É uma técnica de concentração, ao invés de levar o ar para o pulmão, tente levar para o diagrama, uma região logo abaixo do peito. Tente encher a sua barriga como se ela fosse uma balão.

Lembra dos bebês!? E segue os passos que descrevi.

Faça sempre séries com mais de cinco vezes e você se sentirá bem melhor. Você pode fazer em pé, sentado ou deitado, inclusive é ótimo pra insônia. tenor.gif



b) relaxamento muscular: essa é pra quando você sentir seus músculos tensos, enrijecidos. Como fazer? Contrai e relaxa os músculos. Contraia mãos e relaxa... braços e relaxa...e por aí vai, com todos os grupos musculares, sempre contraindo e relaxando.


c) ancoragem: sabe quando se está muito ansioso e as coisas acontecem ao seu redor e você nem percebe? Como diz o ditado "está no mundo da lua"? A ansiedade nos faz viver no futuro e a gente vai perdendo a noção do que está ao nosso redor, muitas vezes nem conseguimos aproveitar o hoje.

Essa técnica é pra nos ancorar e perceber o hoje, o agora.

Como fazer? Onde você estiver, escolha um objeto ao seu redor e descreva em detalhes.

Ex: você está na sala e escolhe o sofá. Você descreve: esse é um sofá branco, de dois lugares, feito de couro, serve para sentar...depois escolha outro objeto e faça o mesmo até você perceber que diminuiram os sintomas. Você sairá daqueles pensamentos que tanto te deixam ansiosa!


d) questione seus pensamentos: tudo é pela interpretação que você tem da situação e não a situação em si. Exemplo: você pensa que algo vai dar errado no dia C. Comece a se perguntar: tenho evidência que isso vai acontecer? E se ocorrer, eu vou sobreviver a isso?

As vezes a gente pensa só negativo do futuro, como se tivéssemos uma bola de cristal e prevendo o futuro. Coloque seus pensamentos à prova!


e) lista de prós e contra: sabe quando você está com dúvida sobre algo? Praia ou campo? Vestido x ou y? E isso te consome? Coloca no papel, faz uma lista das vantagens e desvantagens de tal coisa. Quando você vai colocando no papel, vc consegue visualizar melhor e fica mais fácil tomar decisões!


Foi um debate longo, mas achei que essas informações poderiam ajudar, como me ajudam em momentos de ansiedade!

E você, gostou das informações, das técnicas? Já conhecia ou já utilizou alguma? Pretende aderir alguma?



:::

⚠ Ainda não conhece a Comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

28 Respostas

Última atividade por Majü, dia 15 de Julho de 2021 às 15:40
  • Majü
    Noiva VIP outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Majü ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o post!

    eu uso muito a questão da respiração

    Eu cheiro a flor

    e assopro a vela rs

    • Responder
  • Priscilla
    Super Noiva Novembro 2021 Rio Grande do Sul
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada!!

    Eu estou numa ansiedade que só eu sei. Além dos preparativos para casamento, minha mãe está em recuperação após ter ficado 60 dias internada no hospital gravemente doente. Então tem sido tudo muito intenso.

    Gostei das dicas, vou colocar em prática, porque percebi que são coisas que posso fazer!

    Beijos!

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada!! 😍😍
    • Responder
  • Nainy
    Noiva Ativa Agosto 2021 Roraima
    Nainy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigadaaaa!
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Giselle!!! ☺️
    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate lindo, colega noiva psi 🤍
    Parabéns pelo conteúdo. Ficou incrível e muito claro. Noivinhas ansiosas corram aqui para ver essas dicas!!!
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva Setembro 2021 Goiás
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa amei esse debate, estava precisando ler essas coisas. Obrigada por compartilhar Smiley heart Smiley heart

    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito maravilhoso seu debate, Pati! Parabéns!

    Eu adoro fazer essas listas de prós e contras, ajudam demais!

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mega debate, Pati! Arrasou Smiley love

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Pati Smiley laugh

    Uau que debate útil mulher, amei Smiley heart

    Beijos!!

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Constante Julho 2021 Rio de Janeiro
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mulher, você foi incrível! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos em prol do bem estar de todas nós 🥰
    Andei super aflita nos últimos meses, sobretudo por conta dos transtornos que surgiam. É doloroso lidar com as frustrações de coisas que você idealizou. Felizmente, agora tô conseguindo controlar melhor esses sentimentos... Meu noivo me acalma toda vez que parece que vou chegar a picos de estresse.
    A meditação favorece bastante no tratamento da ansiedade. Fazer atividades físicas também salva a gente, meninas. Desde que meu noivo e eu começamos a correr e eu voltei com meus agachamentos em casa, não acumulo mais tantas preocupações quanto antes.Vamos nos cuida, arfinal a intenção central do casamento é celebrar o amor. Desejo muita paz e segurança pro coração de cada uma 💝🙏🍀
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada noivinha
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Ingrid!!!
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Vanessa! Fico feliz que tenha gostado!! Essa técnica de respiração é muito boa mesmo!!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Patrícia,

    Dicas excelentes! Eu sofro de ansiedade e a psicóloga me passou uma técnica de respiração parecida que a sua. Me ajuda muito, porque concentro na respiração e acabo desviando o foco.

    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate maravilhoso
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Janice! Que bom que gostou do debate!!
    Fico feliz que as crises de ansiedade passaram!! E sim, a respiração diafragmática é excelente!! 😍😍😍
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiii!! Fico feliz que tenha gostado do debate!! A terapia é muito boa mesmo!! 😍
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, uma tratamento adequado faz toda diferença mesmo! A gente cuida bem de outras partes do corpo, mas não podemos esquecer que nossa mente é passível de ficar desajustada e também precisa de manutenção! Você fez bem e que bom que teve o apoio do seu noivo!!
    • Responder
  • Kamilla
    Noiva Esperta Julho 2021 Maranhão
    Kamilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito essencial, inclusive isso me tirou de um grande buraco em que fiquei meses, eu nem aguentava sair da cama, nem pentear os cabelos eu conseguia. Meu noivo foi quem indicou uma psiquiatra e me deu muito suporte, hoje faço tratamento adequado!
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Kamilla!!
    Fico feliz que tenha gostado do debate e também que as crises estão controladas!! Cuidar da mente é essencial né?!
    • Responder
  • Kamilla
    Noiva Esperta Julho 2021 Maranhão
    Kamilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um debate extremamente necessário. Tenho ansiedade e pânico, tomo Desve e Donaren. Já dei duas crises, mas são bem mais rápidas e bem menos graves pq os transtornos estão bem controlados.
    • Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito necessário!!! Eu sofro de ansiedade, tomo escitalopram e faço terapia e isso é muito real. Algumas coisas já conhecia e outras não. Obrigada pelo debate 🥰💜
    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Patrícia, amei o seu debate!
    Muito bom mesmo, já salvando aqui todas as dicas! Eu descobri a técnica da respiração enchendo a barriga, numa altura em que sem saber, estava a ter crises de ansiedade. Foi uma altura que fiquei muito doente, e pensei que bateria as botas kkk. Quando tive alta e voltei para casa, toda a dor que eu sentia, achava que ia passar tudo de novo, parecia que eu não conseguia respirar, sentia o braço pesado, formigamento, não conseguia dormir, só Deus mesmo! Até que li, sobre essa respiração e com certeza foi uma das melhores coisas que descobri. É mesmo maravilhosa, e sempre recomendo a quem estiver a passar pelo mesmo.
    Um beijão 😘
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aah que legal, Anna! Terapia é muito bom mesmo!! E você tem razão, a gente acha que o dente, coração, visão etc precisa de manutenção, mas nossa mente muitas vezes é negligenciada. Mas, precisa de tanto cuidado quanto o restante!!
    Vou verificar o aplicativo, não conheço!! Obrigada pela dica!!!
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu faço terapia a anos e TODO SER HUMANO, assim como faz exames anuais, vai ao dentista, deveria cuidar da saúde mental. Tem um app bem legal "Rootd" uso muito.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaah, que maravilha!!!
    Siiim, com a terapia a gente vai conseguindo colocar as coisas no lugar né?! 😍😍
    • Responder
  • Isabela
    Noiva VIP Março 2022 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei muuuuito as suas dicas!!!
    Terapia é tudoooo, estou melhorando muito!!!
    Obrigada 🥰❤️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas