Quem é noiva/noivo já passou, está passando ou passará por momentos de ansiedade.
Afinal são tantas as decisões (local, data, escolha de padrinhos, vestido, terno, lembrancinhas, buffet, etc), além dos diversos contratempos e estresses e a pandemia, né?! São muitos detalhes!!! É aquilo, quem vê toda a beleza no dia C, muitas vezes não sabe nem uma parte do que rolou nos bastidores não é mesmo?!
Hoje eu trago um debate sobre ANSIEDADE. E, se você ler até o final, darei algumas dicas que podem te ajudar a controlá-la!! Ah, eu sou psicóloga. E já reforço que nada do que eu digo aqui substitui uma psicoterapia, mas são informações e técnicas úteis pra te ajudar a lidar com a ansiedade!!!
A primeira coisa a saber é: a ansiedade é uma emoção.
E como toda emoção, ele tem a sua função. A ansiedade energiza o nosso corpo, nos motiva, impulsiona e nos prepara para a ação. Se você tem uma prova e não tem ansiedade, você não fará a prova. Se você tem uma organização do casamento pra cumprir e não tem ansiedade, você não faz nada.
Não vivemos sem a ansiedade, pois ela é que nos impulsiona a agir!
O grande problema é quando ela é excessiva, incoerente com a situação, que ao contrário dos exemplos que dei, não te prepara para a ação, não te move. Mas te paralisa, te prostra!
E com ela vem vários sintomas: tremor, formigamento, respiração ofegante, coração acelerado, suor nas mãos e pés, etc...
Quando sentimos isso, sabemos que a ansiedade está excessiva! E é hora de agir!!
E como lidar com isso?
1) faça terapia: um psicólogo te ajuda a entender como isso foi gerado e vai junto com você, descobrindo o melhor caminho pra ir controlando. Ansiedade não tem cura, pois é uma emoção, mas tem controle.
2) algumas técnicas que podem te ajudar:
a) respiração diafragmática: já viu um bebê respirando? Não parece que ele respira pela barriga? Já percebeu que a barriguinha dele sobe e baixa? Nós nascemos com essa respiração, mas com gripes, resfriados, vamos respirando de outra forma. Mas essa respiração acalma, relaxa!
Então, como fazer?
Puxa o ar como se você tivesse cheirando uma flor, segura o ar durante 3-4 segundos e depois vai soltando o ar, como se tivesse apagando uma vela, o mais devagar que você conseguir.
É uma técnica de concentração, ao invés de levar o ar para o pulmão, tente levar para o diagrama, uma região logo abaixo do peito. Tente encher a sua barriga como se ela fosse uma balão.
Lembra dos bebês!? E segue os passos que descrevi.
Faça sempre séries com mais de cinco vezes e você se sentirá bem melhor. Você pode fazer em pé, sentado ou deitado, inclusive é ótimo pra insônia.
b) relaxamento muscular: essa é pra quando você sentir seus músculos tensos, enrijecidos. Como fazer? Contrai e relaxa os músculos. Contraia mãos e relaxa... braços e relaxa...e por aí vai, com todos os grupos musculares, sempre contraindo e relaxando.
c) ancoragem: sabe quando se está muito ansioso e as coisas acontecem ao seu redor e você nem percebe? Como diz o ditado "está no mundo da lua"? A ansiedade nos faz viver no futuro e a gente vai perdendo a noção do que está ao nosso redor, muitas vezes nem conseguimos aproveitar o hoje.
Essa técnica é pra nos ancorar e perceber o hoje, o agora.
Como fazer? Onde você estiver, escolha um objeto ao seu redor e descreva em detalhes.
Ex: você está na sala e escolhe o sofá. Você descreve: esse é um sofá branco, de dois lugares, feito de couro, serve para sentar...depois escolha outro objeto e faça o mesmo até você perceber que diminuiram os sintomas. Você sairá daqueles pensamentos que tanto te deixam ansiosa!
d) questione seus pensamentos: tudo é pela interpretação que você tem da situação e não a situação em si. Exemplo: você pensa que algo vai dar errado no dia C. Comece a se perguntar: tenho evidência que isso vai acontecer? E se ocorrer, eu vou sobreviver a isso?
As vezes a gente pensa só negativo do futuro, como se tivéssemos uma bola de cristal e prevendo o futuro. Coloque seus pensamentos à prova!
e) lista de prós e contra: sabe quando você está com dúvida sobre algo? Praia ou campo? Vestido x ou y? E isso te consome? Coloca no papel, faz uma lista das vantagens e desvantagens de tal coisa. Quando você vai colocando no papel, vc consegue visualizar melhor e fica mais fácil tomar decisões!
Foi um debate longo, mas achei que essas informações poderiam ajudar, como me ajudam em momentos de ansiedade!
E você, gostou das informações, das técnicas? Já conhecia ou já utilizou alguma? Pretende aderir alguma?
:::
⚠ Ainda não conhece a Comunidade de Casamentos.com.br?
Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!
Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:
E para saber mais sobre a comunidade:
Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos