Primeiro tem que endurecer o tecido com uma das duas receitas.
Goma de Maizena - ou amido de milho pra ser mais correta
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
Aqui vamos fazer um mingau bem ralinho
Em uma panela, dissolva a maizena na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo. Mergulhe o tecido no mingau até ficar totalmente encharcado. Coloque o tecido para secar em uma superfície plana e depois é só secar.
Tecido com Gelatina
2 copos de água americano
2 pacotes de gelatina em pó sem sabor
Dá para 1 metro de tecido.
Hidrata a gelatina na água, depois leva ao fogo e quando levantar fervura é só desligar.
Coloca em uma vasilha plástica e mergulha o tecido já dobrado, a fim de umedecê-lo (todo o tecido deve ficar umedecido).
Deixa no varal para secar e depois passa, devendo dobrar e passar, dobrar e passar até o tamanho que desejar.
Quando o frizador chegou eu coloquei uma folha de papel sulfite sobre ele e retirei o molde da flor. Com o molde em mãos eu transferi para para uma folha de alumínio para ser mais durável, caso você não tenha transfira para um papel mais grosso.
Abaixo você acompanha a sequência.
- Risquei com lápis o contorno do molde sobre o tecido já engomado e dobrado 05 vezes, isso mesmo corte 05 conjuntos numa única vez. Ideal você prender partes do tecido para os moldes não escorregarem.
- Depois de recortado ao redor dê cortes curtos entre as pétalas como mostro na foto abaixo com riscos em preto.
- Assim que estiverem cortados introduza um tecido de cada vez dentro do frizador aquecido, no meu caso aqueci no grill caso não tenha aqueça no fogão. OBS: Cuide para ficar sempre numa temperatura média evitando assim que não queime ou grude o tecido.
Molde

Forma

- Segure alguns segundos apertando com força o frizador, utilize um pano para evitar queimadura.
- Levante a parte de cima do frizador e retire o tecido já frizado, coloque de lado até que esfrie.
- Minha forminha eu montei com sobreposição de duas peças de tecido. Ao meio de cada uma delas é ideal colocar tela escócia para que o formato do doce fique melhor definido, para isso usei cola pano. Quando você assistir ao vídeo vai perceber bem como eu fiz.
Cuidado com a temperatura

- Depois que a cola pano foi aplicada na tela, coloque sobre uma das partes centralizando e intercalando as pétalas da segunda peça de tecido frizado como mostra a imagem abaixo.
- Segure as duas partes bem alinhadas e centralizadas e coloque sobre a peça fundo de doce que também deve estar aquecida. Precione a segunda parte da forma sobre as pétalas até introduzí-la totalmente para dentro do fundo. Quanto mais grosso o tecido ou maior o número de sobreposições mais força será necessária para introduzir. Dica: Na foto você vê um tecido de algodão (tricoline), caso use um tecido mais grosso possivelmente nem precise da tela escócia.
-
Prontinho

Como fica lindo