Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

S
Noiva Ativa Dezembro 2020 Minas Gerais

“Fulano não te considera” - senta que lá vem textão

Sassá, dia 25 de Junho de 2020 às 17:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 3 28

Olá, comunidade mais linda do meu Brasil ❤️

Como estamos hoje? Espero que bem!

Hoje quero vir falar com vocês sobre um tema “polêmico” e muito falado aqui em vários debates que acompanho. Quero saber a opinião de vocês e dar um pouquinho da minha visão como profissional da saúde mental.

Muitas vezes vejo noivas por aqui comentando sobre dificuldades que encontram no planejamento do casamento, seja lista de convidados, interação de madrinhas com o planejamento, reação das pessoas ao serem convidadas para participar do casamento, reação da família ao anúncio do casamento... enfim! São vários os tópicos que caem sempre na mesma conclusão por uma grande parte dos comentários: “se fulano gostar de você, ele vai fazer como voce quer” ou “se fulano não pensa/age como você espera, é pq não te considera tanto assim”.

Gente... ?!

Eu fico muito assustada quando vejo essa linha de pensamento. Fico incomodada de perceber que, por muitas vezes, temos a ideia de que todos devem pensar como nós pensamos e se comportar como nós gostaríamos que eles se comportassem. Deixamos de levar em consideração a individualidade do outro, as experiências de vida dessa pessoa, o momento de vida que cada pessoa está vivenciando, pulando diretamente para o questionamento do sentimento do outro em relação aos noivos. É um tanto quanto radical, não é mesmo? E me perdoe se você pensa assim, mas é uma maneira simplória e imatura de enxergar a realidade, em minha humilde opinião.

Muitas vezes os noivos já estão em situação de fragilidade, pois é tudo novidade, responsabilidades que antes não existiam, separação da família por mudança de casa. Esse tipo de pensamento segue uma linha “vitimista” e tira a pessoa do papel de autonomia, configura a relação como uma parte que está errada e outra que está sendo injustiçado, isentando uma das partes de responsabilidade. Longe de mim reforçar relações tóxicas ou abusivas, mas também não justo tratarmos todas as relações como descartáveis. Para tudo há de se ter um crivo e uma reflexão, principalmente por parte das partes envolvidas!

O que poderíamos sugerir ao invés de dizer para a pessoa “então desconvida” ou “corta da sua vida”? Que tal incentivar os noivos a buscar um diálogo franco, onde ambas as partes podem expor seus sentimentos e conversar como adultos, com maturidade e respeito, para colocar as diferenças de lado? Que tal propor que os noivos olhem como é a realidade do outro, como eles devem se sentir com tudo o que acontece em suas vidas, tentando se colocar no lugar do outro para entender como ele se sente e pq se comporta de determinada maneira? É a tal da empatia, que é exatamente o que gostaríamos que eles estivessem tendo conosco...!!!

Enfim... desculpem se de alguma forma eu tiver colocado algo de uma forma que magoou alguém... mas já estou engasgada com esse tema há muitos dias e precisava vir ver o que vocês pensavam 😅

Desculpem o textão, mas podem deixar textão nos comentários que eu to disponível. Hehe ✌️

28 Respostas

Última atividade por Fabiana, dia 26 de Junho de 2020 às 17:23
  • Fabiana
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah foi muito bom o seu debate Sassá, parabéns, compartilhei com meu noivo inclusive, ele adorou também.

O meu caso é mais complicado, ainda estou discutindo com o noivo se realmente vamos ser padrinhos, pois ele mesmo não gostando considera muito o amigo, e eu considero, mas não sei se abriria mão de muitas coisas para se enquadrar nos padrões que eles escolheram, afinal, é isso que você falou, nem sempre vamos estar mega felizes e ter que superar tudo pelo outro, cada um sabe o que é melhor para si.

Obrigada por compartilhar Smiley love

• Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo !!!

empatia & diálogo é a melhor opção sempre!

• Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Sassá! Bom dia! Eu também acho. Vc esta certa. Pessoas não são descartáveis. Ao menos aqui em casa, com família grande, desde pequena aprendi a conviver com opiniões totalmente diferentes da minha, o que me fez perceber que o mundo vai muito além do meu jeito de pensar. Seu debate é super válido! Além de aprendermos uns com os outros, de repente acende uma luzinha nas pessoas que pensam que tudo é tão descartável mesmo. Eu sou e sempre serei da conversa, aqui mesmo sempre sempre coloco isso como opinião, hahahah, mas só quis trazer um lado de que mesmo assim, nem sempre as coisas fluem. Só que ainda que as coisas não melhorem com uma boa conversa, gosto da sensação de que fiz o que estava ao meu alcance. É até ruim em muitas situações, mas eu costumo preferir ser a ofendida do que a ofensora, porque o segundo papel me dói mais a longo prazo. Rsrs. Um beijo! 😘
    • Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vanessa, eu me pego pensando isso várias vezes hahaha “nossa, pq ela ainda está com esse cara?? Socorro” ou então “puts eu já teria brigado com essa sogra há muito tempo”, mas é como vc disse, essa é nossa primeira reação, né? Aí eu paro e penso que esse cara ou essa sogra também tem um ponto de vista, diferente do que foi trazido pra nós que, querendo ou não, foi “contaminado” pelos sentimentos de quem contou. Afinal, toda história tem dois lados, né? ☺️
    Espero que todo mundo aqui tenha essa capacidade de refletir e só levar pra vida o que achar que realmente serve, mas desconfio que não seja bem essa a realidade. É com essas pessoas que me preocupo, as mais frágeis...
    • Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo, Fabi! Seu exemplo é perfeito pra ilustrar o que eu tentei expressar! Vc continua gostando dos seus amigos da mesma forma, mesmo não concordando ou gostando das escolhas que eles fizeram e que afetam vocês também. Agora imagina se alguém vai lá e fala pra eles excluírem vcs pq vcs não fazem questão deles por não querer usar um vestido ou pq não sentem confortáveis em serem padrinhos... 🤷‍♀️
    Que bom que conseguiu refletir, fico feliz demais ❤️
    • Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo, parece que estamos fazendo uma festa em troca de presentes/reconhecimento/atenção... um tipo de afeto distorcido da realidade, que busca afirmação de outros, como se fosse validar o sentimento do casal
    • Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nane, eu concordo com vc sobre a responsabilidade somente sobre o que falo, não sobre o que o outro entende. Não existe mundo perfeito em que todos se entendem sempre pelo diálogo, mas o que EU fico assustada e até um pouco preocupada é com o fato de que algumas pessoas acham que pq alguém não consegue fazer as coisas como a gente espera ou concorda com as escolhas que a gente faz, essa pessoa não goste de nós ou não mereça fazer parte da nossa vida. É aí que eu acredito que cabe a empatia (claro, em várias outras situações também), mas cada um sabe até onde pode ir em cada relacionamento e o sentimento que ambas as partes nutrem. O questionamento é sobre a NOSSA velocidade em dizer “então tira essa pessoa da sua lista, ela não te considera” como se as pessoas fossem descartáveis... enquanto poderíamos estar sugerindo que cada um seja mais seguro de si e não espere tanto de outros que não podem oferecer tudo o que esperam... entende?
    Polêmicas... amo! Sempre me faz aprender com as experiências dos coleguinhas 🥰
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo com vc! Temos que ter empatia e diálogo acima de tudo, especialmente porque penso que no casamento só estarão, ao menos em tese, as pessoas mais especiais das nossas vidas, então temos que ter essa liberdade. Não é à toa que eu deixei livre a escolha de cores das madrinhas e mães, por exemplo, pois penso que minha principal escolha é tê-las comigo, mas não quero que a força ou de um modo que as desagrade. Só acho que em certos pontos, como por exemplo querer agradar todo mundo ou deixar de marcar um casamento em tal dia ou de tal estilo porque fulano não pode ir, sempre penso realmente que quem gosta de mim e do meu noivo vai dar um jeito de se fazer presente (nem sempre só fisicamente) e respeitar nossas decisões. Acho que saúde mental também é priorizar o nosso sentimento. Devemos conversar sempre que dá, sempre aconselho isso, não sou do atrito, mas daí a achar que tudo se resolve assim infelizmente não acontece. Muitas vezes o outro não recebe a mensagem que estamos passando e os conflitos surgem a partir daí, e aí que penso que sou responsável pelo que falo e como falo (empatia sempre), mas foge da minha alçada concluir como a pessoa vai receber a mensagem. Enfim, realmente é um tema polêmico, mas vale a máxima: conversa sempre! 🤗💛
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo totalmente.

Eu fico muito indignada qd vejo noivas falando; escolhi marsala e se alguém não quiser ir, nao sera minha madrinha, se fulana não obedecer a cor, não vai entrar no cortejo, eu sou a noiva portanto eu quem decido (sim, já li diversas vezes isso) um absurdo!
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só li verdades. Ótimo texto! Parabéns
    • Responder
  • Fabiana
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau Sassá, parabéns pelo seu debate. Eu mesma falo isso para muitas noivinhas aqui na comunidade e pensando bem, você tem toda razão, obrigadaaaaa por compartilhar seu ponto de vista, fará eu pensar muito antes de comentar e até mesmo em relação ao meu casamento.
    E me fez pensar muito, temos um casal de padrinhos que irá casar em outubro e eles serão nossos padrinhos e eles nos chamaram para ser padrinhos no casamento deles, mas meu noivo detesta ser padrinho de casamento e acha um pé no saco, e o vestido que a madrinha escolheu eu não gostei nada,nada mesmo, já vou olhar isso com outro olhar, não vamos deixar de ser amigos, simplesmente vamos priorizar a gente e o que gostamos, e não se enquadrar em muitas coisas que não gostamos só para agradar esse casal. Por mais que eles sejam importantes, e amamos eles, se enquadrar em um vestido que eu acho feio, meu noivo ser padrinho e achar o saco, é muita coisa.
    • Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, esse tipo de pensamento também me preocupa demais! Como estamos egoistas, né? A sensação é de que ngm mais importa além de nós. Que bom que temos pessoas que não pensam assim e não naturalizam essas atitudes!
    • Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É Nathalie, infelizmente, quanto mais nos cobramos em relação a festa perfeita, mais nos estressamos quando não reconhecem nosso esforço como esperávamos. E é aí que começamos a pensar que a pessoa não gosta de nós quando, na verdade, o nosso casamento é só mais um evento pra maioria esmagadora das pessoas... 🤷‍♀️ e tá tudo bem, é isso aí! Somos nós que temos que ficar empolgados mesmo, afinal, a festa é do casamento dos noivos, né? Hehe
    • Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lógico, a primeira reação que a gente tem quando somos desagradados é a de estresse, né? Esses dias mesmo uma das minhas madrinhas saiu do grupo em que estão todos os padrinhos, eu fiquei pistola! Enchi a cabeça do noivo, tadinho, como se ele tivesse culpa. Mas e aí? Quer dizer que ela não gosta de nós? Não! Talvez as mensagens constantes estavam atrapalhando ela, então paciência, né? É um exercício diário. Mas não é motivo para cortar as pessoas do nosso casamento e muito menos da nossa vida!
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sassá concordo com você! Acho que devemos olhar para o próximo, claro que existe algumas excessões que nos faz rever uma amizade, manter um parentesco etc. Infelizmente tem algumas pessoas que acham que as outras são "Obrigadas" a fazer X coisa. Algo que me incomoda bastante e a pessoa achar que os padrinhos de casamento tem que dá um presente "bom" (caro) , porque os noivos estão dando uma festa, e se não recebe algo como esperava, vai lá e vira a cara. Algumas coisas me incomodam, e fico feliz em vê que não e só eu que percebi que infelizmente a falta de empatia está alta.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bate sensacional Sassá, principalmente pq a nossa primeira reação é pensar...Imagina eu nunca fiz isso..kkkk

Mas atire a primeira pedra quem nunca. Eu concordo muito com o que você disse e obvio que a empatia deve ser abrangente e imparcial, mas sejamos sinceras, infelizmente isso não tem funcionado bem assim e digo isso porque as vezes, empatia é virar uma leoa quando alguém magoa um amigo, é pintar a cara e ir pra "guerra" pelas pessoas que amamos ou dizer que também vai deixar de seguir rsrsrs.

E acho que aqui isso tb acontece muito, inúmeros são os motivos que nos levam a "amparar" e ser condescendente por aqui. As vezes identificamos que alguém só precisa de colo, em outros momentos, nossas palavras refletem nossa própria falta de atitude em nossas decisões e as vezes a estoria te deixa tão "revolts" que vc só quer dizer desconvida mesmo..kkkk

Mas também acho que não se leva a ferro e fogo (ou não se deveria ), sabemos que no dia a dia a coisa é diferente e que por mais que alguém te magoe, a gente acaba entendendo e relevando ( regra com exceções).

Acho muito legal você reforçar a forma correta de agir e com certeza vamos lembrar desse debate antes de dizer "não acredito que ela fez isso"..kkkk

Por favor faça mais debates pra nos ajudar a controlar a ansiedade, sobriedade e empatia...

bjs

• Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ctz
    Eh bem isso
    “Use somebody else shoes “ Isso que falta Que tudo isso que estamos passando nos ajude a crescer nisso
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo muito. Ainda mais agora, q estamos em um momento tão difícil para todos. É preciso ter empatia para entender as limitações do outro e é preciso tbm ter sabedoria para entender que não somos o centro do mundo só pq estamos nos casando.

Outro dia vi em um debate a seguinte frase "se a noiva quiser q as madrinhas estejam vestidas de palhaça, as madrinhas têm que encontrar meios de irem de palhaça, pois é o sonho da noiva". Fiquei preocupada. As pessoas podem sonhar com o q quiserem, mas acho meio doentio passar por cima de tudo em busca desse sonho.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sassá que DEBATE MARAVILHOSOOOOOOO

Mulher você resumiu tudo, absolutamente tudo que eu penso. Eu fico assustada como as pessoas estão ligadas no "quem te considera..." gente alouuu nos vamos casar mas a vida alheia continua e ninguém vai parar a vida, colocar grana (no caso de presente, chás, roupas de madrinha, roupas de dama e por aí vai) deliberadamente e sem poder ou querer só pra agradar quem quer que seja!!!! As relações na minha opinião estão rasas e no universo do casamento, importando demais a cultura gringa. Sério, quando eu falo que Hollywood fez estrago eu sou criticada. Muitas pessoas querem A ou B dos filmes, mas esquecem que vivemos num país onde trabalha-se quase o triplo de outros lugares do mundo, ganha -se menos, custo de TUDO é extremamente caro.

Indo pra vestidos: nos EUA por exemplo você paga 50 dólares em um vestido de madrinha dependendo de onde está!!!! 50 dólares lá é como 50 reais aqui (A pessoa ganha em moeda local ne). Agora imagine uma amiga que é sincera com a noiva e fala: cara não quero/posso pagar 300 reais em um vestido de uma cor que não gosto... Trabalho muito pra gastar assim... E aí a pessoa ao invés de ter empatia, fica focada no filme americano (ou estadunidense como preferir) e brada aos 4 ventos que a pessoa não gosta dela, que é mesquinha, pão dura sendo que o dinheiro dela é ela que sabe até onde da pra ir!!!! Esse é só um dos pontos de polêmica... claro, não tô falando que não é legal madrinhas com o mesmo tom de roupa, tô falando que quando não somos nós que estamos pagando é preciso sentar e conversar. Ver as possibilidades de cada pessoa, ver onde ela pode chegar, o que fica bom, não Sai e gritando que quem não acata não gosta do casal.

Isso preocupa sabe, em relação à saúde emocional da sociedade. Eu tava querendo fazer um debate bem sobre isso, mas você resumiu tudo o que eu penso!!!!!

Outra coisa é sobre: ah mas os convidados vão... Gente eu não sei se é a minha educação que foi muito rígida, mas meus pais me ensinaram que quando nos convidam pra qualquer coisa, a gente vai, agradece e se não gosta finge que tá tudo lindo pq a pessoa fez o que pode!!!!! O que eu vejo de casal preocupado em excesso com convidado me revolta!!!!! "Ah mas como a pessoa vai, pq é longe" "Ah mas a musica". Gente é simples, quem quiser e puder dentro dos meios próprios, vai. Quem não puder não gosta menos... O foco precisa ser mais o casal sabe? O que faz o casal feliz??? O resto ou se adapta, ou cai fora pq afinal não são eles que estão custeando!!! O casamento tem que ser memorável para o casal e só.

Estamos em tempos de excesso de expectativas e menos realidades... https://comunidade.casamentos.com.br/forum/sobre-expectativas--t597951
    Ufa desabafei kkkkkm

• Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Fevereiro 2022 Santa Catarina
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente contigo.

Eu tive um casal de padrinhos que desistiram dois meses antes do dia que seria meu casamento, e muitas pessoas se assustaram quando eu disse que eles continuariam sendo convidados e continuariam tendo uma importância enorme na minha vida, e mais eu entendia perfeitamente a recusa.

Claro que em um primeiro momento eu fiquei chateada, mas concordo contigo, o mundo não gira ao nosso redor, quem vai se casar somos nós e ás vezes ficamos tão envolvidas e criamos uma mega expectativa que todo mundo se envolva igual, não é bem assim.

• Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro, Desyre! Você teve uma sensibilidade que nem todas as pessoas conseguem ter, vc se colocou no lugar da sua cunhada quando foi a vez dela e agora conseguiu se colocar no da sua sogra. É disso que estou falando!! Não é sobre ser “pau mandado” dos outros, mas sim de escolher as nossas batalhas e não tratar os relacionamentos como descartáveis só pq fizeram/falaram algo que nos desagradou
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso é verdade, o assunto é bem polêmico mesmo, mas ainda bem que do mesmo jeito que existem as pessoas que pensam assim, existem pessoas que pensam diferente.

• Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, Carol! Queremos sempre ser compreendidos e nunca nos dispomos a compreender o outro, acho que esse é o grande mal da nossa sociedade atual
    • Responder
  • S
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, Keytellyn! Acho que é super normal alguns convidados não quererem ou não poderem participar de alguns eventos, seja por questões de disponibilidade, religião, ou qualquer outra coisa. Mas não entendo como ligam a ausência de presença ou interesse por assunto com ausência de sentimento. As vezes a pessoa quer muito, mas não pode... Acho o tópico muito polêmico pra haver essa generalização
    • Responder
  • Desyre
    Super Noiva Agosto 2021 São Paulo
    Desyre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo em partes e acho que vai muito de ambas as partes, no nosso caso fomos padrinhos da minha cunhada e ela escolheu a cor que era dos sonhos dela rosa, cor da qual eu detestooooooooooo, mas msm assim usei e nunca sequer resmunguei pois entendi que era o sonho dela e tbm eram pouquíssimas hras q eu ia ficar com aquela cor rs, mas por outro lado tinha madrinhas que achavam o cumulo ela escolher rosa. Agora que é o meu casamento tive um problema com a antiga cor das mães, escolhi marsala e minha sogra não gostou, como n era meu sonho eu simplesmente deixei livre pra ela escolher a que quiser. acho que deve ter uma conversa e não custa nada usar algo por algumas horas só pra deixar a pessoa feliz (claro que sendo algo que não constranja rs) ...

Beijooo Smiley heart

• Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo totalmente
    Acho que o diálogo eh o caminho pra tudo

Acho que quando há uma relação toxica eh uma situaçãoMas quando há divergências as pessoas precisam aprender a concordar em discordar sem ferir o respeito Da mesma forma que noivos querem sua opinião respeitada eh preciso estar aberto ao que pode vir do outro lado e saber lidar
    Todos tem suas vidas e seus preceitos e eh importante lembrar disso

• Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Disse tudo, Sassá! Parabéns por trazer essa linha para nós!

Eu sempre aconselho aos noivos comunicarem os convidados sobre tal decisão, para saber como eles reageriam, e a única ocasião que falo "se eles quiserem,farão esforço para ir" é quando os noivos marcam casamento em uma sexta feira, porque como convidada já fiz muito isso!

• Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sassá

Que ótimo debate!!!

Muito obrigada por compartilhar sua experiência profissional aqui.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas