Olá, comunidade mais linda do meu Brasil ❤️
Como estamos hoje? Espero que bem!
Hoje quero vir falar com vocês sobre um tema “polêmico” e muito falado aqui em vários debates que acompanho. Quero saber a opinião de vocês e dar um pouquinho da minha visão como profissional da saúde mental.
Muitas vezes vejo noivas por aqui comentando sobre dificuldades que encontram no planejamento do casamento, seja lista de convidados, interação de madrinhas com o planejamento, reação das pessoas ao serem convidadas para participar do casamento, reação da família ao anúncio do casamento... enfim! São vários os tópicos que caem sempre na mesma conclusão por uma grande parte dos comentários: “se fulano gostar de você, ele vai fazer como voce quer” ou “se fulano não pensa/age como você espera, é pq não te considera tanto assim”.
Gente... ?!
Eu fico muito assustada quando vejo essa linha de pensamento. Fico incomodada de perceber que, por muitas vezes, temos a ideia de que todos devem pensar como nós pensamos e se comportar como nós gostaríamos que eles se comportassem. Deixamos de levar em consideração a individualidade do outro, as experiências de vida dessa pessoa, o momento de vida que cada pessoa está vivenciando, pulando diretamente para o questionamento do sentimento do outro em relação aos noivos. É um tanto quanto radical, não é mesmo? E me perdoe se você pensa assim, mas é uma maneira simplória e imatura de enxergar a realidade, em minha humilde opinião.
Muitas vezes os noivos já estão em situação de fragilidade, pois é tudo novidade, responsabilidades que antes não existiam, separação da família por mudança de casa. Esse tipo de pensamento segue uma linha “vitimista” e tira a pessoa do papel de autonomia, configura a relação como uma parte que está errada e outra que está sendo injustiçado, isentando uma das partes de responsabilidade. Longe de mim reforçar relações tóxicas ou abusivas, mas também não justo tratarmos todas as relações como descartáveis. Para tudo há de se ter um crivo e uma reflexão, principalmente por parte das partes envolvidas!
O que poderíamos sugerir ao invés de dizer para a pessoa “então desconvida” ou “corta da sua vida”? Que tal incentivar os noivos a buscar um diálogo franco, onde ambas as partes podem expor seus sentimentos e conversar como adultos, com maturidade e respeito, para colocar as diferenças de lado? Que tal propor que os noivos olhem como é a realidade do outro, como eles devem se sentir com tudo o que acontece em suas vidas, tentando se colocar no lugar do outro para entender como ele se sente e pq se comporta de determinada maneira? É a tal da empatia, que é exatamente o que gostaríamos que eles estivessem tendo conosco...!!!
Enfim... desculpem se de alguma forma eu tiver colocado algo de uma forma que magoou alguém... mas já estou engasgada com esse tema há muitos dias e precisava vir ver o que vocês pensavam 😅
Desculpem o textão, mas podem deixar textão nos comentários que eu to disponível. Hehe ✌️