Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Celle
Noiva Curiosa Novembro 2026 Rio de Janeiro

Gestão Financeira 📄✏️

Celle, dia 25 de Janeiro de 2026 às 15:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 9

Oii, Noivinhas!

Quero compartilhar uma importante etapa que eu e meu noivos estamos começando... a gestão financeira!

Dizem por aí que "finanças" é um dos maiores motivos de discussões entre os casais, meus pais com quase 30 anos de casados, até hoje eu vejo eles discutirem sobre isso rs.

Por aqui, resolvemos tirar esse band aid antes de morarmos juntos. Resolvemos colocar o dinheiro em uma mesma conta, separando por caixinhas.

Honrar obrigações: Esse é o dinheiro que assim que recebemos o salário, já sabemos que vai embora. Então, já logo descontamos esse dinheirinho para saber o que dê fato vamos ter para gastos variáveis. (ex.: aluguel, conta de luz - que apesar de não ser valor fixo, sabemos a média do gasto; internet). Aqui não coloco transporte e nem alimentação, pra nós faz sentido colocar em outra caixinha agora.

Dinheiro para gastos semanais: Eu confesso que nem gasto tanto por semana (principalmente que trabalho em home office e estudo EAD), mas meu noivo preferiu assim por ele gastar mais no dia a dia. Então, colocamos uma meta X de gastos semanais. Esse colocamos em conta corrente.

Dinheiro para gastos mensais: Fica redundante? Sim, mas calculamos o valor máximo que podemos gastar em um mês e colocamos na poupança, assim ela fica rendendo durante o mês. A cada semana, transferimos o valor x para a conta corrente.

Dinheiro invisível: Chamamos de invisível porquê não vamos gastar ele no dia a dia, é para metas e objetivos (ex.: comprar coisas para a nossa casa). Esse fica no CDB.

Sobre lazer: Esse é uma caixinha que bebe da conta corrente/poupança, somos realistas e vemos: O que estamos com vontade de fazer e entra no nosso orçamento?

Eu estou responsável pela organização das finanças, me senti honrada e segura por naturalmente meu noivo ter cedido essa responsabilidade para mim 🥰

Lembrando que, essa é a forma que fez sentido para nós agora e tenho certeza que vamos precisar ajustar algumas coisas com o tempo, principalmente quando formos morar juntos.

PS: Para quem tiver dúvida, tenho téc. em ADM, curso de Finanças Pessoais e to fazendo faculdade de RH (que tem um pouquinho de economia). Tenho um conhecimento básico que vai nos ajudar rs.

9 Respostas

Última atividade por Celle, dia 2 de Fevereiro de 2026 às 15:42
  • Celle
    Celle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigadaa, Gio!

Precisamos falar sobre finanças rs

• Responder
  • G
    Noiva Principiante Julho 2027 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns pela organização, viu. Se tem algo que eu aprendi na vida é que o assunto "finanças" não pode ser tabu, precisa ser falado e principalmente administrado.

Parabéns aos dois, vocês vão longe.

Obs. Adorei a ideia de separar por caixinhas, acho que vou aderir Smiley winking

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bem organizado parabéns, Deus continue os abençoando.

• Responder
  • Celle
    Celle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aaaa, obrigada por compartilhar o relato, Monique!

Amei a ideia de separar um dinheiro para lazer, aqui essa ponta ficou meia solta. Vamos adaptando com o tempo. 🥰

• Responder
  • Monique
    Noiva Ativa Junho 2026 Santa Catarina
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii Celle!

Acho maravilhoso essa organização e controle financeiro, por aqui fazemos também.

Nossos proventos e despesas são controlados por mim através de planilhas, as quais compartilho com ele e "presto contas" durante o mês, para que ele fique à par da nossa situação financeira. Quando fomos morar juntos, conversamos e decidimos que separaríamos um valor fixo todos os meses para aplicar, para compras futuras e realizações de sonhos (troca de carro, casa, etc). Além disso, possuímos outra aplicação com valor destinado à realização de viagens, passeios, e gastos com lazer a dois.

Listamos as despesas fixas que possuímos todos os meses (água, luz, internet, etc), e este valor é mantido na conta corrente para realizar os pagamentos durante o mês. Quanto à gastos que são variáveis (alimentação, cuidados com pet, reparos em casa, ou compras realizadas em conjunto por nós dois) são descontados também do montante recebido por nós dois.

Toda essa destinação de valores é realizada no dia do pagamento dos nossos salários, e os valores considerados "sobra" são divididos entre nós dois, para nossos gastos pessoais ao longo do mês (esse valor é pessoal e não possui prestação de contas entre nós).

Assim, sentimos que os dois estão colaborando de forma igualitária para a manutenção financeira da nossa casa, e consequentemente do nosso relacionamento.

• Responder
  • Celle
    Celle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Nanda!

É isso mesmo, vamos vivendo e observando para cada vez melhorar mais.

Te desejo sucesso por aí 🥰

• Responder
  • Celle
    Celle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Yas, o começo é o mais difícil.

Tente começar pelo básico, como observando a fatura do cartão e extrato do pix, percebendo assim os gastos que vocês tem por mês.

Espero que dê tudo certo por aí 🥰

• Responder
  • Nanda
    Noiva Curiosa Março 2026 São Paulo Estado
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Celle parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼casal inteligente!
    Eu lido muito bem com dinheiro e não tenho medo de falar sobre ele.
    Meu noivo foi mais resistente (cada um carrega uma história de vida), eu chamei ele pra conversar e também toquei nessa pauta: “a maioria dos casais se separaram por problemas financeiros!”.Abri o quanto eu ganhava e quanto eu gastava pra manter minha casa (moro com meu filho e sou a única provedora), e ele de início não quis abrir da parte dele! Mas quando começamos a juntar dinheiro pra fazer o casamento, colocando em uma conta específica dinheiro mensalmente, ele se sentiu mais seguro!E hoje conversamos o quanto é importante essa organização! E decidimos fazer da mesma forma, juntar o dinheiro de ambos, pagar contas, investir, separar pra finais de semana e futura viagens, e ter um valor mensal pra cada um fazer o que quiser sem prestar contas!É importante aprender com as pessoas em volta! E observar os erros pra não cometer!Parabéns mais uma vez 👏🏼👏🏼👏🏼😉
    • Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essa parte é essencial e poucas pessoas falam sobre, na organização do meu casamento eu pequei no financeiro e isso desequilibrou meu relacionamento, eu e meu noivo conversamos de dar uma jeito nisso pós casamento, pra mim é uma das partes mais importantes da relação!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas