Oii, Noivinhas!
Quero compartilhar uma importante etapa que eu e meu noivos estamos começando... a gestão financeira!
Dizem por aí que "finanças" é um dos maiores motivos de discussões entre os casais, meus pais com quase 30 anos de casados, até hoje eu vejo eles discutirem sobre isso rs.
Por aqui, resolvemos tirar esse band aid antes de morarmos juntos. Resolvemos colocar o dinheiro em uma mesma conta, separando por caixinhas.
Honrar obrigações: Esse é o dinheiro que assim que recebemos o salário, já sabemos que vai embora. Então, já logo descontamos esse dinheirinho para saber o que dê fato vamos ter para gastos variáveis. (ex.: aluguel, conta de luz - que apesar de não ser valor fixo, sabemos a média do gasto; internet). Aqui não coloco transporte e nem alimentação, pra nós faz sentido colocar em outra caixinha agora.
Dinheiro para gastos semanais: Eu confesso que nem gasto tanto por semana (principalmente que trabalho em home office e estudo EAD), mas meu noivo preferiu assim por ele gastar mais no dia a dia. Então, colocamos uma meta X de gastos semanais. Esse colocamos em conta corrente.
Dinheiro para gastos mensais: Fica redundante? Sim, mas calculamos o valor máximo que podemos gastar em um mês e colocamos na poupança, assim ela fica rendendo durante o mês. A cada semana, transferimos o valor x para a conta corrente.
Dinheiro invisível: Chamamos de invisível porquê não vamos gastar ele no dia a dia, é para metas e objetivos (ex.: comprar coisas para a nossa casa). Esse fica no CDB.
Sobre lazer: Esse é uma caixinha que bebe da conta corrente/poupança, somos realistas e vemos: O que estamos com vontade de fazer e entra no nosso orçamento?
Eu estou responsável pela organização das finanças, me senti honrada e segura por naturalmente meu noivo ter cedido essa responsabilidade para mim 🥰
Lembrando que, essa é a forma que fez sentido para nós agora e tenho certeza que vamos precisar ajustar algumas coisas com o tempo, principalmente quando formos morar juntos.
PS: Para quem tiver dúvida, tenho téc. em ADM, curso de Finanças Pessoais e to fazendo faculdade de RH (que tem um pouquinho de economia). Tenho um conhecimento básico que vai nos ajudar rs.