Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Débora
Noiva Curiosa Maio 2021 Paraná

Grande dilema: Igreja ou civil?

Débora, dia 24 de Junho de 2020 às 22:11 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20
Meninas, adiei meu casamento de 10.10.2020 para 08.05.2021. Assim como muitas de vocês estava hiper ansiosa para o grande dia.
A questão agora é: meu noivo e eu não abrimos mão de iniciar uma vida a dois esse ano por diversos motivos. Somos católicos praticantes, mas, se casarmos esse ano, será de uma forma muito reduzida e sem todo aquele sonho de entrar na igreja com marcha nupcial, entrada de padrinhos, vestido de princesa como sempre sonhei, mas terei a bênção de Deus, anulando o sonho da minha vida.
A opção dois: casar no civil e morar junto até chegar maio (tenho medo de me arrepender, pois, teoricamente é errado na concepção da igreja). Lembrando que neste caso o padre não pode dar nenhum tipo de bênção.Estou entre a cruz e a espada... Nao sei o que fazer Smiley sad me ajudem!

20 Respostas

Última atividade por May Souza, dia 28 de Junho de 2020 às 23:39
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que maravilha Débora!!! E sem dúvidas os dois dias serão lindos e cheios de amor ❤️ fiquem bem e que Deus abençoe 🙏
    • Responder
  • Débora
    Noiva Curiosa Maio 2021 Paraná
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi May! Tudo bem? Tenho novidades! Decidi fazer dessa forma também! Vou casar no religioso e civil esse ano na data escolhida e fui conversar com o padre hoje e ano que vem faremos uma celebração com bênção e contratei uma cerimonialista para conduzir tudo.
    Coração tranquilo agora!
    • Responder
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Débora, tudo bem? Nós passamos por essa mesma situação e resolvemos casar no civil e religioso, pq como vocês, nós tbm prezamos muito pelo sacramento, somente com os pais e um casal de padrinhos, e mais pra frente faremos uma celebração com tudo que temos direito. Cortejo dos padrinhos, entrada da noiva e tudo mais. Meu sogro me perguntou se não iria ficar sem graça, perder o brilho.. Eu não vejo dessa forma, pois estamos seguindo nossos princípios e depois, vou casar duas vezes com o amor da minha vida... É tanto amor que não cabe em uma celebração só... Fique bem e vocês vão encontrar a melhor saída!!
    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Dezembro 2020 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eita, ai complica um pouquinho.

    • Responder
  • Débora
    Noiva Curiosa Maio 2021 Paraná
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim Anna, eu concordo. Mas as doutrinas da igreja católica são inflexíveis, infelizmente Smiley sad Já conversei com várias pessoas, e infelizmente, não existe meio termo... ou você casa ou você não casa.

    • Responder
  • Débora
    Noiva Curiosa Maio 2021 Paraná
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    MUITO obrigada noivinha, de todo coração! Estou com o coração péssimo! Vai me ajudar muito.

    • Responder
  • Débora
    Noiva Curiosa Maio 2021 Paraná
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não pode Bruna Smiley sad Na igreja católica ou você casa ou o padre não pode dar uma benção, pois, estaria concordando em vivermos juntos sem nos casar.

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Dezembro 2020 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O padre não poderia ai até o cartório para dar a benção?

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Débora acho que vc já tem a resposta : adiar. Eu não sei você, mas eu jamais escolheria viver em fornicação se posso esperar pelo sacramento.


    Considere fazer algo simples, na sacristia mesmo e ano que vem fazer uma renovação do matrimônio. Inclusive nesse caso você pode conversar com o seu pároco e ver a possibilidade de ele fazer o rito no local da recepção (é preciso consultar o bispo pois mesmo o casal sendo casado, alguns bispos não permitem. Então tudo é conversado).
    Eu sinceramente não acho que uma coisa anula a outra sabe. Você pode receber o sacramento pra viver conforme o que a Igreja prega e depois ter o seu momento de vestir de noiva. Várias pessoas fazem isso. São momento diferentes apenas.

    Aliás, penso em duas emoções: a de receber o sacramento na simplicidade e a de ter o momento de noiva!
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, dá uma lida nesse debate você pode ter algumas ideias. Conversa com o seu padre sobre um benção no dia do C e casa antes pra que você honre com as suas crenças e seja tudo como você planejou!! Smiley love

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você não consegue conversar com seu padre e pedir uma benção após o civil? Acho que estamos em fase de adaptação e muitas religiões também estão passando por isso.
    Assim vocês poderiam começar a vida a dois e logo que tudo passar, realizar a tão sonhada cerimônia.
    • Responder
  • Tete
    Super Noiva Setembro 2021 Pernambuco
    Tete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oie Débora

    bem complicado, vocês tem sim a grande vontade de iniciar a família de vocês esse ano, mais pelo que senti, para você é muito importante que isso aconteça após as benções de Deus

    Nesse caso eu esperaria, sendo sincera. Também ja pensei em casar no civil antes, mais tenho o mesmo sonho que você tem, então, preferimos esperar o casamento religioso

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com as meninas. Fica difícil dizer o que vc deve fazer pq é algo muito, mas muito pessoal mesmo. Envolve crenças pessoais e desejos muito íntimos do casal. Acho que antes de tomar uma decisão definitiva vc precisam amadurecer a ideia. Como o adiamento ainda é uma decisão recente, aconselho vcs a não decidirem sobre o civil x religioso agora, pq ainda estão sentidos pelo adiamento. É melhor acalmar o coração e pedir a Deus serenidade para decidir o que vai ser melhor para vocês enquanto casal e católicos daqui uns anos. Nós tendemos a querer resolver ao menos uma parte do problema do nosso jeito e não acho que tenha problema, desde que seja uma decisão consciente e que acalme o coração de vcs. Desejo muita sabedoria e que vcs tomem a decisão que for a melhor para a vida de vcs! Boa sorte! 💛
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu como católica esperaria. Pra nós o casamento é o sacramento recebido no altar né? Então esperaria com certeza.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Constante Maio 2021 Santa Catarina
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, pelas suas palavras, acredito que é bem importante pra você a questão religiosa, mas siga o seu coração, conversei com Jesus e tome a decisão após isso...tudo tem o seu tempo...
    • Responder
  • Jamilí
    Noiva Esperta Agosto 2021 São Paulo
    Jamilí ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou evangélica, acredito fortemente na vontade de Deus para as nossas vidas. Então no seu caso , EU esperaria um pouquinho, é triste isso , mas depois vale a pena , acredito muito nas escrituras e levo isso para os meus atos, acredito que esperando a vontade de Deus, Ele nos abençoa mais e mais .
    Com certeza não irá se arrepender em esperar um pouquinho, acho que todo esforço no final vale a pena Smiley smile .
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só vocês podem avaliar o que vocês querem. Acho como tudo na vida muitas situações mesmo dentro da religião podem ser adaptadas. Muito o que fazia sentido a muitos e muitos anos atrás, hoje em dia foram adaptados pra realidade de agora. A alisem o que faz mais sentido pra vocês e sigam felizes com sua escolha.
    • Responder
  • Lilia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Minas Gerais
    Lilia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Também estive nesse dilema. Me casaria em 25/04, adiamos para 29/08/20, mas o civil não conseguimos mais adiar e em 28/05 nos casamos, nada mudou, cada um na sua casa, vamos esperar pelo sacramento, por isso se a igreja estiver podendo realizar com o casal ao menos com nossos pais e padrinhos vamos fazer a cerimônia para gente seguir nossa vida, nosso apartamento já estava pronto quando adiamos da primeira vez e não vemos a hora de estarmos lá no nosso cantinho. Deus abençoe que a gente consiga realizar nosso casamento na igreja em agosto, a festa acho que não tem jeito, vamos adiar pro ano que vem, abril na antiga data (pra marcar a data que nosso coração escolheu) ou agosto para comemorarmos 1 ano de casados. 🥰
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Débora esse eh um dilema que envolve o que eh mais importante pra vocês
    Religião eh algo muito específico e individual de cada um
    E só vocês podem pesar o que eh mais importante e o que vai trazer paz pra vocês como casal
    Conversem e analisem o que se encaixa melhor para vocês!
    • Responder
  • I
    Noiva Ativa Janeiro 2021 Sergipe
    Ilca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Novinha,acho que deve avaliar o que realmente importa para vocês. Já que são católicos de verdade,porque não casar no civil e só morar junto após o casamento religioso?
    Caso eu não possa fazer meu casamento do jeito que gostaria,farei assim mesmo,porque não quero ofender a Deus. Quando estudamos,lemos e nos aprofundamos em algumas questões da doutrina da Santa Igreja vemos que há um motivo para tais regras e que elas não são com o uma cerca que nos aprisiona,mas são como muros de proteção.
    Lembre-se que o caminho de santidade trilhado na terra é um mapa para nossa felicidade terrena e eterna!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas