Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mayara
Top das Noivas Julho 2022 São Paulo

Habilitação para Casamento Religioso - o que você precisa saber

Mayara, dia 24 de Junho de 2022 às 14:12 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 9

Oi noivas e noivoos!!

Hoje vim aqui falar de um assunto que me pegou totalmente despreparada durante minha organização:

A Documentação para o casamento religioso!

Eu não sei por que, mas eu jurava que precisava primeiro dar entrada no casamento civil pra depois dar entrada na igreja. Por causa do trabalho do meu noivo, demoramos um pouco no processo no cartório e conseguimos marcar nossa data quase apenas 30 dias antes e foi ai que eu fui dar entrada no processo religioso e pra minha surpresa eu estava MUITO atrasada. Me desesperei e achei que não daria tempo, mas deu tudo certo.

Por isso faço esse post pra alertar outras noivas que possam se perder no prazo como aconteceu comigo.

E a primeira dica é: Não precisa dar entrada no civil antes se você for se casar no cartório. Precisa fazer isso apenas se o casamento for religioso com efeito civil. Ai sim, nesse caso você deve pegar um requerimento na igreja e levar para o cartório no momento de dar entrada lá.

Vamos lá:

O prazo: O ideal é que você dê entrada nessa documentação entre 90 e 60 dias de antecedência

Os documentos: São necessários os documentos dos noivos (rg e cpf), comprovante de residência, certidão de batismo atualizada, certidão de 1ª comunhão e crisma (confirmar se é ou não obrigatório em cada igreja) e documentos de 2 testemunhas.

Processos: Entrega dos documentos

Proclamas afixadas na igreja por 3 semanas

Entrevista com o padre

Envio dos documentos para assinatura do bispo

Pagamento da taxa e entrega dos documentos

Extras:

A entrada no processo habilitação matrimonial deve ser feita na paroquia próxima da residência de um dos noivos;

Se vocês forem casar em uma igreja que não seja a próxima de casa, deve ser feita a transferência de paróquia, que envolve os mesmos processos e documentos citados acima. A única diferença é o valor da taxa e que depois vc deve levar todos os documentos na igreja do casamento.

Verificar a exigência de batismo dos noivos. Na igreja que vou me casar por exemplo, não é obrigatório que os dois sejam batizados, apenas um já é permitido realizar o casamento. Nesse caso é feito um documento pelo padre no processo de habilitação que chama "casamento com disparidade de culto". Por isso é importante se atentar para essa informação.

No caso de casamento civil no cartório, é necessário levar a certidão de casamento na igreja onde acontecerá a cerimônia com antecedência. É importante também verificar esse prazo.

Enfim. Acho que esse é o principal!

Eu não sabia sobre o processo das proclamas que levam 3 semanas, achei que era um procedimento rápido e fiquei esperando o ok do cartório que nem era necessário no meu caso. Por sorte eu descobri isso faltando exatamente 1 mês pro meu casamento e deu tempo de fazer toda a papelada e entregar com 1 semana de antecedência.

Mas o correto é que tudo já esteja em ordem 30 dias antes do casamento. Então sigam minhas dicas e fiquem nos prazoos!!! kkkkkkkk

9 Respostas

Última atividade por Veridiane, dia 29 de Junho de 2022 às 23:48
  • Veridiane
    Noiva Esperta Janeiro 2023 Paraná
    Veridiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu dei entrada na igreja logo que conclui o curso de noivos, isso foi em Abril/2022. E só me caso em Janeiro/2023.

A secretária orientou, que daremos continuidade no processo quando faltar 4 meses, para pegar os papéis, enviar no cartório e tudo mais, e eu farei o casamento religioso com efeito civil.

Seu post é super útil noivinha! Smiley heart

• Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

May, eu sou adiantada, e dei entrada na igreja ano passado com medo de perder a data Smiley xd
    Mas seu post é muito bom, alerta muitas noivinhas que acham que realmente o processo é rápido.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Constante outubro 2023 Minas Gerais
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Mayara, obrigada por compartilhar, também quero casamento religioso com efeito civil, essas informações são de grande ajuda!
    • Responder
  • Mayara
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Thais. Acho que falta um pouco de informação mesmo sobre os procedimentos, por isso acabei me perdendo um pouco.

Vc deve dar a entrada na igreja próxima da casa de vcs e levar esses mesmos documentos e avisar que casará em outra igreja, assim eles tratarão o processo como "transferência de paróquia". Ai depois vc leva tudo na igreja onde irá celebrar o casamento.

• Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que post necessário!! Eu vou me casar em uma igreja que não a do nosso bairro e não estava entendendo muito bem como seria, ainda bem que tenho uns meses pela frente hahahaha vou deixar seu post salvo

• Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahh sim, devem ter pedido para colocar junto ao processo mesmo. Se fosse batizado, com certeza eles iriam pedir. Que ótima que vc tem quase todos os sacramentos Smiley heart .

• Responder
  • Mayara
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Grazi. A própria igreja me enviou a relação de documentos, os dois certificados estavam na lista mas não falava mesmo se era obrigatório ou não. Eu levei pq eu tinha os dois e eles arquivaram no meu processo.

• Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, não sei em qual Paróquia vc viu relação de documentação. Mas a igreja não exige 1ª comunhão e crisma, normalmente é apenas Batismo. Digo isso porquê eu era da pastoral da família. Talvez essa seja um pouco mais exigente.

• Responder
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eitaaaa! hahahaha

As loucuras pré casamento... ainda bem que deu tempo.

Vou dar entrada na habilitação no dia 02/07, mas não me casarei na igreja, então é farei o casamento religioso com efeito civil.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas