Oi noivas e noivoos!!
Hoje vim aqui falar de um assunto que me pegou totalmente despreparada durante minha organização:
A Documentação para o casamento religioso!
Eu não sei por que, mas eu jurava que precisava primeiro dar entrada no casamento civil pra depois dar entrada na igreja. Por causa do trabalho do meu noivo, demoramos um pouco no processo no cartório e conseguimos marcar nossa data quase apenas 30 dias antes e foi ai que eu fui dar entrada no processo religioso e pra minha surpresa eu estava MUITO atrasada. Me desesperei e achei que não daria tempo, mas deu tudo certo.
Por isso faço esse post pra alertar outras noivas que possam se perder no prazo como aconteceu comigo.
E a primeira dica é: Não precisa dar entrada no civil antes se você for se casar no cartório. Precisa fazer isso apenas se o casamento for religioso com efeito civil. Ai sim, nesse caso você deve pegar um requerimento na igreja e levar para o cartório no momento de dar entrada lá.
Vamos lá:
O prazo: O ideal é que você dê entrada nessa documentação entre 90 e 60 dias de antecedência
Os documentos: São necessários os documentos dos noivos (rg e cpf), comprovante de residência, certidão de batismo atualizada, certidão de 1ª comunhão e crisma (confirmar se é ou não obrigatório em cada igreja) e documentos de 2 testemunhas.
Processos: Entrega dos documentos
Proclamas afixadas na igreja por 3 semanas
Entrevista com o padre
Envio dos documentos para assinatura do bispo
Pagamento da taxa e entrega dos documentos
Extras:
A entrada no processo habilitação matrimonial deve ser feita na paroquia próxima da residência de um dos noivos;
Se vocês forem casar em uma igreja que não seja a próxima de casa, deve ser feita a transferência de paróquia, que envolve os mesmos processos e documentos citados acima. A única diferença é o valor da taxa e que depois vc deve levar todos os documentos na igreja do casamento.
Verificar a exigência de batismo dos noivos. Na igreja que vou me casar por exemplo, não é obrigatório que os dois sejam batizados, apenas um já é permitido realizar o casamento. Nesse caso é feito um documento pelo padre no processo de habilitação que chama "casamento com disparidade de culto". Por isso é importante se atentar para essa informação.
No caso de casamento civil no cartório, é necessário levar a certidão de casamento na igreja onde acontecerá a cerimônia com antecedência. É importante também verificar esse prazo.
Enfim. Acho que esse é o principal!
Eu não sabia sobre o processo das proclamas que levam 3 semanas, achei que era um procedimento rápido e fiquei esperando o ok do cartório que nem era necessário no meu caso. Por sorte eu descobri isso faltando exatamente 1 mês pro meu casamento e deu tempo de fazer toda a papelada e entregar com 1 semana de antecedência.
Mas o correto é que tudo já esteja em ordem 30 dias antes do casamento. Então sigam minhas dicas e fiquem nos prazoos!!! kkkkkkkk