Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mirian
Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado

Habilitação para Registro de Casamento Religioso com Efeito Civil - como funciona?

Mirian, dia 3 de Julho de 2022 às 22:11 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 4
Olá comunidade!
Hoje estou aqui para contar e explicar como funcionou meu processo no cartório para marcar minha data e solicitar o registro de casamento.
Primeiro vou explicar como será nossa cerimônia: não casaremos não igreja. Nosso casamento será no mesmo local onde será a festa e presidido por um celebrante. Este celebrante é tbm reverendo, portanto, tem autoridade para fazer o casamento.Assim, no sábado fomos ao cartório mais próximo do nosso endereço para fazer o pedido.O que é necessário para isso?• documento original com foto dos noivos (RG ou habilitação)• certidão de nascimento dos noivos (atualizada! Tiramos novas em maio)• levamos uma declaração do nosso celebrante com as informações de data, hora da cerimônia, nome dele, informação da igreja que atua.• duas testemunhas, com documento original tbm Apresentamos tudo isso, assinamos o pedido e pagamos o valor de 505,00, nossas testemunhas que tbm serão padrinhos assinaram a parte deles e tudo feito!Vamos retirar o documento na semana do casamento.Importante checar as regras de cada cartório sobre documentos e valores ok?Mais uma etapa concluída!

4 Respostas

Última atividade por Mirian, dia 4 de Julho de 2022 às 11:06
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Luara, sim muita burocracia...

    O cartório me passo que é para retirarmos o registro na semana do casamento, esse documento será entregue ao celebrante e faremos a assinatura no dia do casamento. Ele envia o registro ao cartório e a certidão mesmo vamos pegar depois.

    • Responder
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Carolina, sim precisa atualizar a certidão. A nossa ficou pronta em 3 dias.

    Do meu noivo, como ele é do Paraná, minha sogra que mora lá, foi ao cartório, pediu e nos mandou pelo correio. É bom ver isso com antecedência pq se tiver alguma complicação da tempo de resolver.

    • Responder
  • Luara
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    Luara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Foi exatamente esse processo que meu celebrante me passou! Mas fiquei com uma dúvida: quando a gente vai ter em mãos a certidão de casamento? No dia da cerimônia? Uma semana antes do casamento?

    Esse processo de casamento civil é uma burocracia só, socorro rs

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Mirian, obrigada por compartilhar. Vou me casar em Outubro e ainda não fui ao cartório... Liguei para tirar informações e vou precisar pedir a certidão de nascimento atualizada, como nasci em Pernambuco. Quero ir semana que vem no cartório e pedir a atualização da minha certidão.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas