Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karla
Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro

Horário da Igreja x Missa x Decoração da Igreja

Karla, dia 18 de Novembro de 2021 às 13:57 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24

Olá, noivinhas! Smiley smile Tenho dúvidas sobre a questão dos horários das Igrejas. Ainda não comecei a entrar em contato para saber, porém sei que uma das minhas opções tem missa aos sábados 18h, que é o horário que eu gostaria de me casar. Queria saber há igrejas que trocam o horário da missa de sábado, caso tenha casamento, ou mesmo não realizam missa se tiver casamento, ou se isso não é possível.

Além disso, outra dúvida que tenho é: no caso de a Igreja aceitar realizar casamento após a missa, a decoração seria feita antes da missa, e aí os fiéis entrariam na igreja já decorada? Seria isso?

24 Respostas

Última atividade por Isis, dia 19 de Novembro de 2021 às 10:38
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, acho que depende muito da igreja. Acredito que as mais concorridas para casamento não devem ter missa a noite nos fins de semana. Eu aconselho a ligar ou perguntar alguém que seja da igreja. Eu sei que a decoração geralmente é dividida com as outras noivas do dia. Boa sorte!!!!
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada!! Que bom que ajudou. Sucesso nos preparativos!! ❤️
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ei Karla,
    Acho que depende muito da igreja que você vai escolher, se for paróquia, creio que não irão mudar o horário da missa (por ser fixa e não ter como avisar os fieis que trocou o horário), no meu caso, eu me casarei em uma comunidade pequena, que tem missas esporadicamente, então se tiver casamento, automaticamente já não tem a missa (pelo menos, aqui na minha é assim).
    E caso, você opte por casar após a missa, a decoração vai antes da missa sim.

• Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Karla! Geralmente cada igreja já tem seu horário pra casamento que você pode marcar e nunca vi alguma retirar a missa para colocar um casamento no lugar.

Geralmente sim, a decoração é feita antes da missa e a missa acontece com tudo pronto, justamente pra agilizar. Se tiverem mais casamentos no dia voce terá que entrar em acordo com as outras noivas porque a decoração Geralmente precisa ser a mesma. Mas nesse caso tem a vantagem de dividir o valor
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para a primeira pergunta: acredito que as igrejas não trocam a hora nem cancelam a missa, para a segunda, acredito que sim, se você quiser casal logo após a missa, vai ter que decorar tudo antes. Eu optaria por casar mais horas depois da missa ou antes dela para que meus convidados fossem os primeiros a verem a decoração
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, no meu caso tem missa às 18 e marquei para o casamento inciar 19:30.
    E infelizmente sim, a missa vai decorada.
    • Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, que ótimo, bom saber! Obrigada, Giovana, ajudou muito! Felicidades ☺️
    • Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    5 horas de festa. Sem missa deve ser tipo uma hora de cerimônia ou até um pouco menos
    • Responder
  • Cibeli
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Cibeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha tudo bem?

Vou casar na igreja católica também.

Isso varia de igreja para igreja. Aqui na paróquia que vou casar os casamentos são realizados apenas aos sábados a tarde/noite, e ai temos que nos adequar ao dia e o horário disponível. Ah e dia santo também não tem casamento não.

A decoração normalmente é feita no dia do casamento no período da manhã e alguns ajustes na hora. E é a mesma decoração para todos os noivos do dia, por um lado é bom pois divide o custo. Por outro vocês tem que entrar em consenso com os outros casais sobre como será a decoração.

Melhor ir na paróquia que você deseja casar e se informar. Algumas igrejas tem fila de espera de mais de 2 anos.

• Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não vai estar não!!

entre em contato com a igreja que voce quer casar e peça mais informações.

• Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Noivinha, tudo bem?

Por aqui as missas acontecem nas quartas-feiras e aos domingos de manhã/noite, mas provavelmente você terá a opção de casar durante a missa ou depois da missa, tenta falar com Padre da sua paroquia que ele conseguira te explicar melhor.

• Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não teremos missa... Foram quantas horas de festa?

• Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Marcamos 22h no buffet e deu certo! No casamento, nosso casamento foi com missa. Tivemos todas as entradas, após a comunhão tbm fizemos uma música e oração breve de ação de graças... Se o casamento não for com missa é bem mais rápido. Vcs já sabem como vão fazer?
    • Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Giovana, falei com uma amiga do meu irmão que casou lá e foi exatamente esse horário que você falou. Nesse caso, a festa na casa de festas seria para começar que horas? 21h? 21h30?

• Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi a mesma situação que a sua. A missa é 18h. Marquei no convite às 19h, mas nesse dia a missa acabou umas 19:15h. O padre que celebrou nosso casamento tbm atrasou então começou mesmo umas 19:30h, 19:40h. Conte com esse período de atraso pq é beem possível que aconteça mesmo. Geralmente os casamentos aqui são marcados assim pq tem muitas missas às 18h
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Setembro 2025 São Paulo
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendo. Estou torcendo para que dê tudo certo por aí.
    Beijos 😘
    • Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa! E qual horário você casou, Giovana? Porque na igreja que tô vendo a missa é 18h e costuma terminar umas 19h30, penso que ficaria muito tarde

• Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Karla! Nenhuma Igreja vai mudar o horário da missa por ter casamento, isso não teria cabimento kk. O que acontece é que a decoração é feita durante o dia, tem a missa normal e depois o casamento (inclusive o meu foi assim). Outra opção é casar durante a missa normal da comunidade, mas aí vc não teria nada específico, nem entradas e tal. Então a melhor opção é realmente depois. Tem a opção de marcar p antes da missa, mas sabemos que há atrasos, então não recomendo de forma alguma!! Fui em um casamento que tiveram que cortar a cerimônia pq já tinha atrasado em 30m a missa "normal" da comunidade. Saiu tudo atropelado do meio p final, foi bem tenso. Nem entrada de alianças teve e nem as músicas, passou a ser tudo lido.
    • Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, legal, meu medo é a decoração já estar toda detonada quando eu chegar

• Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é, imagino que não queiram alterar mesmo os horários, vou me informar

• Responder
  • Karla
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso seria ótimo, de não ter missa, mas a igreja que quero é dentro de um condomínio e a comunidade é muito engajada, lotam as missas, ainda mais porque ela é pequena... Além disso, essa igreja faz transmissões das missas no Instagram. Por isso desconfio que não queiram deixar de ter missa nesse horário, mas entrarei em contato para saber

• Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Setembro 2025 São Paulo
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Karla!
    Por aqui, a prioridade são casamentos no dia de sábado, então é muito raro ter missa nesses dias.
    Mas se tiver o casamento é feito depois da missa e a decoração já estará lá.Acho que isso varia muito de igreja para igreja, converse com o padre da igreja que você quer casar para saber como funciona.
    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii Noivinha, Tudo bom...

Isso tudo vária muito de paróquia pra paróquia, aqui onde eu moro mesmo, cada igreja/capela tem os dias e horários que realizam casamentos, e nos noivinhos que nos adequamos a eles... por exemplo, como eu queria casar no sabado tive de escolher uma capela que não tem missa nesse dia, pq eles não mudam os dias e horários por aqui não.

Liga na secretária e se informa diretinho. Boa Sorte.

• Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, noivinha

por aqui na minha cidade os casamentos são realizados somente após as missas.

e a decoração sim é feita antes da missa, e fica ainda uns ajustes pra fazer após a missa.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas