Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karina
Top das Noivas Setembro 2016 Santa Catarina

Idéias - tipos de buffet de casamento

Karina, dia 18 de Maio de 2015 às 09:52 Publicado em Fórum Festa 1 29

O Buffet de Casamento é algo muito importante, pois é ele que irá garantir a boa impressão entre os convidados, para isso é bacana que o buffet combine com o tema de casamento, porém os pratos podem variam, desde os mais luxuosos até os mais simples, o importante é a comida ser agradável e bem decorada, para dar aquele ar diferente e marcante no seu casamento.

Não há um cardápio "certinho" do que deve escolher para seu buffet de casamento. Você pode optar pelo que achar melhor, mesmo que seja desde um leve café da manhã a um jantar mais elaborado.

Cardápio formal

Um jantar formal com cada convidado sentado em seus respectivos lugares é a opção mais tradicional, mas também pode ser a mais cara, pois exige um número maior de funcionários servindo as mesas. Mas há benefícios de se ter um encantador jantar em mesas: seus convidados terão um lugar para sentar e as pessoas que não conhecem muito umas as outras não se sentirão deixadas de fora! E caso o número de convidados de seu casamento seja consideravelmente alto, o serviço será de maneira significativa menos caótico do que o de um buffet.

Buffet self-service

Entre um jantar mais formal e as finger foods, o buffet de casamento self-service permite aos convidados que eles mesmos decidam o que querem comer e depois possam se sentar normalmente. Ainda há a formalidade das mesas arrumadas e decoradas como na opção acima! E, ao invés de uma única área de buffet, considere a possibilidade de várias "setores" servindo diferentes tipos de comidas.

Finger food

Com um buffet de casamento de finger foods, os convidados não precisam de talheres e podem se misturar e comer ao mesmo tempo.

A comida pode incluir canapés

sanduíches delicados

Idéias - tipos de buffet de casamento 1

docinhos individuais e entre outros

É uma alternativa bem mais barata, mas há certas coisas para se considerar antes. Por exemplo, se a duração do casamento for relativamente grande, não é muito legal esperar que as pessoas fiquem em pé durante todo o tempo. Alguns convidados, especialmente os mais velhos, vão querer sentar enquanto comem, mesmo que o tipo de comida não exija isso. Um espaço para casamento com buffet finger foods bem organizado deve oferecer alguns lugares para as pessoas se sentarem também!

Comidas alternativas

Não há nada que impeça você de servir o que quiser, pois o casamento é seu! Churrascos, piqueniques, chás da tarde e o excêntrico brunch são excelentes ideias para casamentos. Porém, há algumas coisas que você deve levar em consideração aqui também. O mais importante são seus convidados. Se estiver convidando muitas crianças ou idosos, provavelmente não é a hora para experimentar um cardápio apimentado demais. É preciso conhecer um pouquinho sobre seus convidados para saber sobre quaisquer restrições que possam ter, como vegetarianos e alérgicos a certos tipos de comidas.

Buffet de Frios

Brunch

CA%20112%20-%20Brunch.JPG

Mistura de café da manhã com o almoço, fica delicioso quando realizado num local ao ar livre. Pode ser servido a partir das onze horas da manhã e durante toda à tarde.
Vantagem: o que mais caracteriza esse tipo de serviço é a simplificação o que barateia consideravelmente os custos finais. Estão incluídos no cardápio café, chocolate, sucos de frutas, bebidas (como vinho, champanhe ou pró-seco) pães, queijos, frios, geléias, tortas salgadas, bolos e doces.
Desvantagem: se a festa for até de noite, a noiva terá que providenciar um outro tipo cardápio, por que um brunch não será suficiente.

À americana

Idéias - tipos de buffet de casamento 2

Também conhecido como bufê, é bastante descontraído e informal. As pessoas comem em pé ou sentadas nos locais disponíveis no momento. Ao escolher o menu, evite carnes ou alimentos que precisem da ajuda de facas para serem cortados.
Vantagem: circula-se à vontade, o que deixa a festa mais alegre e animada. É perfeita quando não há espaço suficiente para acomodar todos os convidados nas mesas e o serviço está disponível durante todo o evento.
Desvantagem: não tem.

À francesa

Jantar sentado no qual o prato principal é oferecido em travessas para que o convidado se sirva. Já as entradas e as sobremesas são servidas no prato. É o serviço mais requintado.
Vantagem: não existe melhor para quem prefere algo tradicional e sofisticado. É indicado para quem tem convidados mais formais.
Desvantagem: requer pessoal ainda mais especializado e experiente, pois ninguém se levanta da mesa durante a refeição. Muito solene, Não combina tanto com o brasileiro que não tem paciência de ficar sentado até o final.

Servido em pratos

Semelhante ao serviço à francesa. A diferença é que os pratos já vêm montados da cozinha para serem servidos pelos garçons. As vantagens e desvantagens são as mesmas do buffet à francesa.

Bolo com champanhe

É um jeito simpático de comemorar o casamento e bastante comum hoje em dia.
Vantagem: perfeita para quem tem um orçamento apertado, pois os custos são mínimos.
Desvantagem: muito simples, pode deixar a desejar para quem busca algo mais marcante.

Os preços descritos dos serviços acima pode variar bastante de bufê para bufê. O serviço mais caro é o à francesa que exige uma estrutura maior e mão de obra mais qualificada, o mais barato é o do bolo com champanhe.

Buffet de Tortas Salgadas

Idéias - tipos de buffet de casamento 3

Buffet de Toras Doces

Buffet de Salgadinhos

O modo de preparo faz diferença

Por fim, uma das coisas que mais conta em um buffet para casamento é a maneira de que as comidas são preparadas.. Contrate um fornecedor em que você confie para criar um cardápio cozinhado de modo primoroso, mesmo que você acabe escolhendo saladas e massas para servir!

Espero que pude ajudar vocês a escolherem o melhor cardápio de acordo com o gosto e orçamento de vocês!

29 Respostas

Última atividade por Stephanie, dia 6 de Novembro de 2015 às 01:01
  • Stephanie
    Noiva VIP Novembro 2016 Minas Gerais
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pela dicas! O meu será salgadinhos com petit gourmet! E os salgados deles são maravilhosos!!Meus convidados são mais simples então não posso fazer nada fora que fique muito chique, quero que meus convidados se sintam a vontade e todos ja perguntaram da coxinha! Lkkkkkk
    • Responder
  • Joseane
    Noivo Principiante Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Joseane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei as dicas! :Smiley heart

• Responder
  • Juhh
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Juhh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso é tenso... Por isso tenho em mente: pesquisa, pesquisa, pesquisa.. e indicações... Fica mais confiável quando alguém já contratou o serviço e indica... =)

• Responder
  • C
    Noiva Ativa outubro 2018 Alagoas
    Camylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já escolhi de que tipo será o meu, mas tenho muito medo na hora de contratar. Fui a um casamento com garçonetes muito mal educadas, a distribuição dos comes e bebes foi muito desigual e elas mais comiam do que serviam. Quero que meus convidados saíam fartos da recepção, que gostem do serviço e da comida. Afinal, eu estarei pagando para isso, para eles usufruírem do serviço.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Dezembro 2016 Bahia
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muitas duvidas!! Amei as dicas Smiley shame

• Responder
  • Bárbara
    Noiva Esperta Agosto 2016 Rio de Janeiro
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas! Smiley laugh
    • Responder
  • Elaine & Weslley
    Noiva Esperta Agosto 2016 Bahia
    Elaine & Weslley ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que coisa linda de se ver e comer rs, boas dicas..
    • Responder
  • Karen
    Noivo Constante Julho 2016 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muita variedade, tem de todos os gostos, o meu sera um jantar classico.
    Como prato principal, lagarto ao molho madeira e strogonoff.. quem nao gosta?
    Na maioria das vezes costuma agradar!
    • Responder
  • Marcelly
    Noiva Constante Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Marcelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quanta variedade :Smiley heart

Mas o meu terá como ENTRADA, salgadinhos e refri, PRATO PRINCIPAL, vou fazer algum tipo de comida simples, algo que todo mundo vá comer, kkkk

Não vou contratar Buffet fechado, pois não acho que fique em conta! Vou contratar alguns cozinheiros, fritadeiras, e a galera para servir!

Acho que fica mais em conta e se encaixa BEEEM melhor no meu orçamento!

• Responder
  • Solimar
    Noiva Esperta outubro 2015 Tocantins
    Solimar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela generosidade noivinha!

• Responder
  • Karina
    Top das Noivas Setembro 2016 Santa Catarina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico muito feliz que eu pude ajudar!

• Responder
  • Solimar
    Noiva Esperta outubro 2015 Tocantins
    Solimar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

KKKK, só para te falar, imprimi seu post e levei para o primeiro buffet que contratei, valeu muito obrigada por todas as dicas, eu separei o que queria e foi super fácil definir, a questão agora é que o primeiro buffet não deu certo, o segundo que me fora indicado pelo primeiro também não, e estou partindo para o terceiro, espero que agora não seja mais bola na trave.

• Responder
  • Fabiana
    Noiva Ativa Março 2017 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, amei!!!! Estou anotando tudo!!!! =)

• Responder
  • Eloise
    Noiva Master outubro 2017 São Paulo
    Eloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otimas dicas adorei!! Smiley laugh

• Responder
  • Caroline
    Noiva Ativa Setembro 2016 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu to com medodo buffet porque a grana está curta. E queria algo simples mesmo,não sei se consigo um bom buffet a baixo custo para em torno de 150 convidados. Ô dinheiro que me falta! kkkkkkk

• Responder
  • P
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Paulinhas2 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tinha muito receio de Finger Food, mas provei um esse final de semana e foi fantástico!

Sempre tive a impressão de que "passaria fome", que seria para casamentos mais simples e tals, mas me impressionou, não consegui comer tudo, e estava tudo muito bem preparado.

Hoje estou procurando opções para degustar que sejam finger food também, vai que da certo Smiley winking

• Responder
  • Carla
    Top das Noivas Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigado pelas dicas!!!

• Responder
  • Stella Maris
    Super Noiva Março 2017 Minas Gerais
    Stella Maris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sugestão ...indicação de buffet em BH?
    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Só de olhar me deu fome!

• Responder
  • J
    Noiva Constante Agosto 2017 Minas Gerais
    Juliely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aii q deliciaa kk nuss muitoo utill
    • Responder
  • Tânia
    Noiva Master Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelas dicas .

• Responder
  • Gleice
    Super Noiva Setembro 2017 Paraná
    Gleice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa amei as dicas, são ótimas e me ajudaram muito. Parabéns Karina!

• Responder
  • Glaucia
    Noiva Constante outubro 2016 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas e muito inteligentes suas informações, vou guarda las todas
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Junho 2016 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas informações, meu buffet ja foi fechado com entrada de salgados fritos e assados, canapés e prato principal crepe suíço! Ai fiquei com mt medo das pessoas não gostarem. Mais foi uma forma de economizar e tudo na degustaçao estava muito gosto e bem feito
    • Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dicas Excelentes! Smiley smile
    • Responder
  • Michele
    Noiva VIP Julho 2016 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas, Ka!

São tantas opções que esses debates sempre são suuper válidos.

• Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate! Muito útil!
    O meu cardápio já está encaminhado... No check list decidirei o que falta.
    Será composto por salgados fritos, folheados e assados, seguido por um caldo e um jantar!
    Smiley kiss
    • Responder
  • Viviane
    Noiva Master outubro 2015 Sergipe
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns flor pelo debate, vc sempre ajudando aa noivinhas novas e indecisas.
    • Responder
  • E
    Noiva Master Março 2016 Paraná
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo debate Karina.
    Com certeza vai útil para muitas noivingas que ainda tem dúvida!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas