Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Flávia
Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo

Igreja Católica - Regras

Flávia, dia 27 de Setembro de 2021 às 21:56 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 20
Igreja Católica - Regras 1
Noivinhas que se casaram ou ainda se casarão na igreja católica, quais as regras que a igreja impõe para celebrar o casamento?

• Há realmente uma regra para escolha do vestido de noiva?


• Como lidaram com a escolha da decoração? Foi tranquilo ajustar com as demais noivas a decoração ideal para o dia C?
• Cada noiva pode contratar um coral / orquestra diferente?
Dividam conosco suas experiências. ❤️

20 Respostas

Última atividade por Emily, dia 30 de Setembro de 2021 às 22:01
  • E
    Noiva Ativa Abril 2022 Paraná
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Graças a Deus a igreja que vou casar é bem tranquila e normalmente fazem apenas 1 casamento no dia, ou seja não tive problemas com demais noivinhos. Bjs
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Principiante outubro 2021 Minas Gerais
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As ordens !!! aaah por sinal tivemos a entrevista na terça feira!! e bem tranquilo viu?! fica tranquila casamento com a benção e sinal de família santa !
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Flavia,

    Eu me casei na igreja católica pois sou católica e frequentamos. Bem, eu não tive problemas pois a maioria das coisas eu já sabia mais ou menos. Tive algumas questões com a paróquia, mas isso realmente é muito particular de paroquia para paroquia. Algumas fazem exigências quanto aos fornecedores, horários e tudo mais.

    Falando a minha experiência eu casei em uma igreja bem pequena e não tinha outra noiva no meu dia, então escolhi a minha decoração sozinha e não tive nenhum tipo de restrição ou objeção por parte da igreja. Com relação ao coral, como eu casei com a celebração eucaristia (missa), por isso contratei uma banda católica e tivemos apenas cantos litúrgicos. E com relação ao vestido, não tive nenhuma orientação até porque eu escolhi mesmo um modelo fechado, mas creio que existam coisas que não sejam apropriadas para a igreja e para o momento. Pois para a igreja católica o casamento é um sacramento. Então, tem também a questão espiritual. Vai do bom senso de cada noiva, mas creio que algumas igrejas mais tradicionais possam dar algum tipo de orientação com relação a isso sim. Lembro que quando minha prima casou eles pediram para que todas as madrinhas (e incluive a noiva) estivessem com os ombros cobertos.

    Recomendo se informar certinho a igreja que voce deseja casar principalmente pelos tramites burocráticos com relação a documentação.

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha, não vou casar na igreja católica mas uma regra que as outras noivinhas sempre reclamam aqui é: não poder escolher músicas serculares, apenas músicas da igreja católica!!!
    Outro problema que eu não chamo bem de regra é a possibilidade de outra noiva casar no mesmo dia que você, as vezes dá pra entrar em acordo mas algumas noivas já disseram aqui que tiveram problemas com isso...
    O restante não sei te responder mas retomo o que as outras noivinhas disseram... Cada paróquia tem as suas regras então nada melhor do que vc conversar diretamente com a que vc escolheu para se informar direitinho!!! 😘
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Gi
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Flavia, isso é muito variável de paróquia para paróquia. De forma geral, como eu e meu esposo somos católicos de fato (ou seja, frequentamos a Igreja), nao foi nada de outro mundo rs. Há a burocracia da documentação e tbm entrevista com o padre. A decoração foi única e a regra era apenas não pregar/colar coisas nos bancos nem movê-los de lugar; não espalhar folhas no chão. Quanto à música, a lista de músicas foi enviada ao padre, mas não houve nenhuma alteração (bom, escolhemos apenas músicas católicas também rs). Nada demais além disso, nada sobre vestido ou afins, mas é sempre importante usar o bom senso Smiley flower

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Dezembro 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me casarei na Igreja Católica.

    A parte mais complicada é a documentação:

    * Batistério atualizado para fins matrimonias (ambos)
    * Cursinho dos Noivos
    * Entrevista com o Padre
    * Transferência de Paróquia

    Sobre a Orquestra, eles me cobraram uma taxa se não fossem os músicos da paróquia.
    Sobre o vestido não disseram nada
    Sobre a quantidade de padrinhos, máximo 6 de cada lado.
    Sobre a decoração eu fiz com a indicação deles, e a outra noiva concordou tranquilo.
    E sobre assessoria, eles tem voluntários que ajudam no dia.

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Mayara! Vou fazer isso! 😘
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha. Geralmente cada igreja tem suas regras.

    A igreja que vou me casar não falou absolutamente NADA sobre meu vestido, logo entendo q não há restrição.

    Eles não exigem que ambos sejam batizados e nem fazem exigências sobre os padrinhos (nem ser casal, nem quantidade, nada do tipo. A unica observação que fazem é q se vc colocar mtos padrinhos ou mtas entradas extras, o padre diminuirá o tempo da cerimônia pra não atrasar os demais casamentos)

    A orquestra é parceira da igreja e vc tem a opção de contratar eles ou não. Para contratar orquestras de fora, é cobrada uma taxa, então a maioria dos casais contratam a orquestra parceira que é mto boa.

    Não existem exigências quanto as músicas que vão tocar na cerimônia, eles pedem somente que a gente envie os nomes pra orquestra que avalia a letra e se não tiver nada demais, ta ok.

    Eles tem fornecedores parceiros e indicam mas vc pode levar fornecedores de fora, mediante pagamento de uma taxa extra.

    Sobre a decoração, ela utiliza uma decoração padrão com flores brancas, então não tem nenhuma dor de cabeça com as outras noivas.

    E tem uma regra sobre jogar coisas, que é proibido. Então não pode ter florista jogando pétalas e na saída dos noivos tbm não pode jogar arroz ou bolha de sabão por exemplo.

    Então é uma igreja mto tranquila ao meu ver. O ideal é vc procurar a igreja q vc quer e perguntar todos os detalhes. Mtas vezes só ouvimos falar de algumas igrejas e generalizamos.

    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Janeiro 2022 Minas Gerais
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Regra quanto ao vestido não me foi passada nada, porém considerando que casarei na igreja, vou evitar decote muito grande. Na igreja que casarei terá só o meu casamento pois será na sexta, pelo que vi no contrato, quando é sabado tem 3 e deve ser o mesmo decorador, tem que entrar em contato com os outros noivos.

    Coral é independente na minha, mas tem que mandar as músicas para o padre autorizar. Tem número de músicas permitidos, conforme cada momento autorizado.

    Tem limite de padrinhos, damas e pajéns.

    • Responder
  • Isabela
    Noiva VIP Março 2022 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por enquanto não tem outra noiva no mesmo dia, mas se tiver vou precisar sim e acredito que será tranquilo!!
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Letícia! ❤️
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Isa! ❤️
    Tomara que a escolhida por mim seja tranquila também.
    Você teve que dividir a decoração com outra noiva? Foi tranquilo?
    • Responder
  • Isabela
    Noiva VIP Março 2022 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha…
    Vou me casar em março!
    Por aqui as regras são: decoração da igreja apenas com dois vasos no altar e tapete, não pode cortejo, não pode entrada de daminhas separada (tipo na hora da aliança), pode no máximo 5 casais de padrinhos de cada lado…
    Até acho tranquilo essas regras.
    Em relação a vestido não tem restrição nenhuma, vai do bom senso mesmo!
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Principiante outubro 2021 Minas Gerais
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ei flavia !! tudo bem?! eu e meu noivo somos catolicos e nos casaremos na igreja catolica com a graça de deus e nossa maezinha ! entao como a maioria citou as regras variam de paroquia a paróquia , porem ambos devem ser batizados na fe católica e serem católicos! em relacao ao vestido nao existe uma regra especifica não , mais vai do bom censo mesmo , nao fica legal voce entrando na igreja com um vestido super decotado , cheio de transparência, sensual, igreja e a casa de jesus e nao iriamos visitalo assim ne?! e o sacerdote ao qual vai celebrar e homem acima de tudo rsrss nao acho legal ……. mais isso e minha opinião em relação ao vestido ! aqui na nossa paroquia possui numero limitados de padrinhos , a decoração e por conta da paroquia cerimonial tbm e da paroquia durante a celebração…..
    procure sua paroquia e se informe sobre as regras para nao ter surpresas depois !! abraco!

    • Responder
  • Naiara
    Super Noiva Abril 2023 Minas Gerais
    Naiara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então noivinha, as regras na verdade variam de igreja para igreja, recomendo vc ligar na paróquia onde vc pretende se casar e saber quais as regras deles.
    Digo isso pois:
    💐as igrejas aqui da capital (BH) e região proíbem qualquer tipo de decoração na cerimônia, algumas abrem exceção apenas para o arranjo no altar. Já onde vou me casar, é uma igreja católica em zona rural, e lá posso decorar desde que não danifique a igreja e eu entregue tudo limpo depois.🎻Em relação as músicas, podem ser cantadas somente de forem músicas religiosas e em português, músicas seculares só permitidas se forem instrumentais (sem a letra)...🔊Utilizar a sonorização da igreja tmb vai depender se a mesma dispõe de tudo. (Na minha terei que contratar a parte pois não disponibilizam).📄Algumas exigem que ambos os noivos sejam crismados, já outras exigem somente o batismo.Como vê, é vem relativo. Então vale a pena vc dar uma ligada lá e conhecer melhor sobre a sua igreja em questão. Boa sorte🥰
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Flavia! Tudo bem?
    Meu noivo e eu somos católicos, vamos a igreja porém temos mais fé em Deus do que na religião em si e por esse motivo nunca tivémos o sonho de casar dentro da igreja, mas pesquisamos sobre e percebemos que essas regrinhas variam muito de igreja para igreja.
    Algumas até aceitam uma negociação, os noivos conversam com o padre para tentar entrar em um acordo, mas tem outras que não.Onde nós moramos é pedido para tomar cuidado com o decote do vestido. Algumas pedem que seja a mesma decoração para todos os casamentos do dia e sobre a orquesta, a única coisa que eu sei é que dificilmente permitem músicas que não sejam cristãs.
    • Responder
  • Lilian
    Noiva Constante Janeiro 2022 Rio de Janeiro
    Lilian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha, vou casar na igreja católica, e por aqui na igreja, as regras são em questão de ambos os noivos serem batizados e sobre as músicas católicas e algumas sem ser católicas permitidas numa lista que nos deram. Não permitiram arroz ou bolhas de sabão, mas pétalas sim... Quanto a vestido e padrinhos nada foi dito como regra.
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Flávia,
    Cada paróquia tem seu regimento interno diferente, então o mais indicado é você já ver com a paróquia que pretende se casar e já pegar todas as informações necessárias.
    É difícil dizer pq cada uma tem seu regimento e não existe um padrão, tem local que só aceita padrinhos casados/ou padrinhos católicos, outras só aceitam músicas católicas ou músicas instrumentais, algumas igrejas não aceitam saída com arroz/ pétalas/ bolinhas de sabão por risco de queda, enfim... Melhor já ver diretame te onde vai se casar e as regras do local.
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vou casar na igreja, mas vou listar coisas que já li, aqui mesmo, sobre a católica: ambos os noivos tem que ter sigo batizados e crismados na igreja católica, número máximo de padrinhos em determinada paróquia (era 6 casais se não me engano), padrinhos não poderem entrar como cortejo americano (tinha que ser em casal), só ser permitido músicas sacras/eruditas/católicas, ter que dividir decoração com outras noivas, o vestido não poder ter decote na frente nem nas costas. Eu particularmente acho muita regra desnecessária mas cada um pratica e segue sua fé como acha que deve, então não sou ninguém para apontar nada né
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas