Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bianca
Noiva Curiosa Dezembro 2017 Rio de Janeiro

Igreja católica x igreja brasileira

Bianca, dia 21 de Março de 2017 às 16:50 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 10

Olá pessoal!!!

To com umas dúvidas monstruosas... Eu e meu noivo teremos nossa cerimônia na casa de festas e receberemos o sacramento na igreja católica, apenas o sacramento sem a missa. Minha pergunta é, padres e freis podem fazer um ritual abençoando nossa união?, lembrando que não é uma missa e sim uma benção.

Se nós optarmos por uma cerimônia com um padre da igreja brasileira, teremos problemas em receber o sacramento na igreja católica?

Help!!!!

Smiley heart

10 Respostas

Última atividade por Thalyta, dia 25 de Julho de 2018 às 13:08
  • Thalyta
    Noiva Principiante Maio 2028 Rio de Janeiro
    Thalyta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Padre da Igreja Católica Apostólica Romana não pode realizar casamento fora de um templo religioso (igreja) por uma série de dogmas da igreja.
    E sim, pode haver o rito do casamento, com o sacramento, sem missa. Ter missa completa ou não é escolha dos noivos. Muitas vezes a missa fica muito extensa e os noivos não querem, ou depende também do horário de duração da celebração.

Caso você escolha um padre da igreja brasileira para celebrar o casamento no local do casamento ou outro lugar, o casamento não tem validade para a igreja católica.

Eu, por exemplo, sempre quis casar na praia, mas sabia que não poderia ter um padre celebrando. Isso me deixa muito chateada porque eu não quero abrir mão de casar nem na igreja e nem na praia. Então, a minha escolha foi casar na igreja mas de maneira mais simples e sem festa, no máximo uma recepção depois. E no outro dia casar na praia do jeito que eu desejo.

• Responder
  • D
    São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A realidade é que a Igreja de sucessão romana insiste em alegar que a Igreja de sucessão brasileira não possui validade em seus sacramentos única e exclusivamente por divergências institucionais.

Os presbíteros da Igreja brasileira possuem sucessão apostólica de Pedro tanto quanto os presbíteros da Igreja romana.

A divergência que existe apenas ocorre em razão da separação da brasileira com a romana em quesitos puramente convencionais, no que diz repeito a formalidades como: possibilidade de comungar as pessoas divorciadas, o segundo casamento de divorciados, o celibato do presbítero...

Aliás, é conceito da igreja que para a existência da benção ao matrimônio por Cristo haja a reta intenção do celebrante, que no caso dos casamentos, são os próprios noivos, através das mãos do padre.

Então, não tenha medo ou receios de chamar um padre da vertente brasileira ou ortodoxica (que inclusive são em alguns países do mundo a única vertente católica), para celebrar sua cerimônia caso você pretenda realizá-la fora do templo.

E por fim, o termo "católico" em seu sentido literal significa: UNIVERSAL!

• Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu corretor tem me zoado bastante (aparelho novo, ainda em adaptação... Rs).

• Responder
  • Sabrina
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, até onde eu sei, os sacramentos realizados na igreja brasileira não são válidos para a apostólica romana.. para que não haja problemas, conversem com o padre na igreja católica que vc frequenta.. ele saberá te orientar melhor...
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você não quis dizer algum*? Acho que o corretor te trolou hahahah e sim, bem lembrado
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ressaltando, sacramento alguns celebrado na igreja brasileira tem validade na igreja católica, não só o Matrimônio.

São igrejas bem diferentes, apesar da brasileira insistir em usar o nome de católica. Smiley winking

• Responder
  • L
    Top das Noivas Janeiro 2019 Goiás
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Bianca,

tem um artigo interessante que pode te ajudar: http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2014/02/ANALISE-DAS-NULIDADES-DO-CASAMENTO-CANONICO-A-LUZ-DO-DIREITO-BRASILEIRO-PANARAMA-ATUAL.pdf

De acordo com o Direito canônico:

"Para aquele que, sendo católico, casou apenas “no cartório” ou numa “Igreja brasileira” ou protestante, sem a dispensa, na realidade não casou. Fez apenas uma cerimônia sem valor perante Deus e perante a Igreja católica. A rigor, está solteiro"

Sucesso

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, o casamento da igreja brasileira não tem validade nenhuma perante a igreja católica! Mesmo que peçam documentos e tal não tem validade (trabalhei mais de um ano em uma paróquia e perguntei isso ao padre). O que você pode fazer é:casar na igreja sem pompa, sem vestido, sem entradas. Só vocês e duas testemunhas que assinarão o processo. (Darão entrada normalmente). Quanto ao padre ir depois a cerimônia no salão, isso vai muito da pessoa.

Se pegar a regra ao pé da letra, ele sequer pode ir como convidado. Porém, alguns padres entendem que, como vocês já terão o sacramento, não há nada de mais em dar uma benção (que não terá rito já que o mesmo já foi feito). Pelo meu conhecimento, poucos fazem isso pois dependendo dá diocese correm o risco de perder o "uso de ordem" que é a licença pra celebrar. (equivalente a OAB e CRM por exemplo).

Mas você pode conversar com seu pároco e ver se ele topa. Lembrando que vocês tem que receber o sacramento antes da festa
    • Responder
  • Mariel
    Noiva Constante Abril 2018 São Paulo
    Mariel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha...

Pelo o que andei pesquisando os padres da apostolica romana nao podem fazer cerimonias fora da igreja, os demais (brasileira, e a ortodoxa) podem sim....Inclusive vou fazer a minha dessa forma, o padre que escolhi entrará com a documentação normal na igreja, e no cartorio eu entro com religioso com efeito Civil...

Aqui no site se você procurar por "Padres" em fornecedores, terá alguns que vc pode tirar essas duvidas!!!

bjsss

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas