Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mayara
Noiva Curiosa Abril 2021 Alagoas

Igreja Católica x Igreja evangélica

Mayara, dia 7 de Dezembro de 2020 às 15:06 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11
Meninas boa tarde!! Eu e o meu noivo somos de igrejas diferentes, e não conseguimos fazer com que os líderes das nossas igrejas façam a cerimônia no mesmo lugar, gostaria de saber se tem como eu casar em uma e depois na outra kkkkk porque a certidão de casamento do civil não fica retida né? E eu e meu noivo não queremos convidados só a gente e as testemunhas, vocês acham que tem como? Porque são instituições diferentes, acredito não tem como eles puxarem um histórico antes, oque vocês acham?

11 Respostas

Última atividade por Sara, dia 8 de Dezembro de 2020 às 11:43
  • Sara
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então está ótimo Mayara o importante é vc é seu noivo se sentir bem 🥰
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Curiosa Abril 2021 Alagoas
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, a gente vai fazer assim, vai ser uma festa com o celebrante, mas os dois fazem questões de casar na igreja, mas chegamos a esse ponto porque a família dele não vai se for na minha, e a minha não vai se for na dele kkkk por isso optamos casar na dele só nós e os irmãos e pais dele, e na minha só a gente e minhas testemunhas... não vai ter aquela coisa de convidados, vai ser bem simples mesmo
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Abril 2022 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tem problema nenhum.
    O casamento pode ser religioso, civil ou religioso com efeito civil.
    Se você vai casar só na igreja, basta você escolher em qual das duas que vai ser o religioso com efeito civil, e nessa igreja eles te darão um documento para registrar em até 90 dias no cartório.Caso você ainda queira casar no civil, basta fazer somente a cerimônia religiosa nas igrejas. 😉
    • Responder
  • Sara
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, estou passando pelo mesmo processo que vc, eu e meu noivo somos de religiões diferente, eu sou evangélica e ele é católico, minha família queria muito que eu casasse em igreja evangélica e a dele em igreja católica, no fim para não ter que fazer a cerimônia nas duas igrejas pois daria muito trabalho, optamos por fazer a cerimônia no salão aonde será nosso casamento e será feito com cerimonialista, iremos fazer a cerimônia das areias, não sei se vc conhece. Mas resumindo, nos iremos agradar todos os lados e principalmente a nós mesmo.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exige sim, pelo menos por Roma (pode ser norma do seu bispo não exigir, ele tem autoridade). Mas via de regra exige para garantir a não bigamia
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, na igreja evangélica não conheço, vou falar da católica que é a minha. Pro catolicismo o que vale é o sacramento. Ou seja, se a parte católica se casa em igreja evangélica, não há valor para a igreja Católica (salvo excessões que estão no conic).


    No caso da igreja Católica, será preciso pedir uma dispensa para casamento misto (se a parte evangélica for batizada validamente - isso deve ser verificado na paroquia), ou casamento com disparidade de culto (caso seja constatado que o batismo da parte não católica não é válido para Roma).
    Em ambos os casos é preciso abrir o processo na paróquia que vocês pretendem casar e após todos os procedimentos (curso de noivos, entrevista com o padre) o processo vai para dispensa do bispo que pode ou não conceder.
    Havendo o aval vocês podem casar, não fazendo diferença se voces são casados ou não em igreja evangélica.
    Para entrar com o processo voces precisam apresentar a marcação do civil com data anterior ou igual a data do casamento na igreja, certidão de batismo da parte católica (a pessoa tira a certidão na igreja onde foi batizada. Não vale aquelas lembrancinhas de batismo), identidades e comprovante de endereço.
    Casos vocês já sejam casados no civil quando for dar entrada, só apresentar a cópia da certidão

    Espero ter ajudado
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa acho que muda de arquidiocese/paróquia ,pq aqui na minha só dão entrada no proclames mediante a certidão civil ou habilitação pra fazer religioso com efeito civil
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Mayara, não tem problema nenhum, é apenas uma cerimônia
    Vocês podem escolher em qual vai fazer o civil ou não fazer em nenhuma e assinar os papéis no próprio cartório.

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Santa Catarina
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que tem como sim, só dará mais trabalho pra vocês hahaha. Mas tem como sim. A igreja católica nem exige a certidão civil.
    • Responder
  • Gabrielli
    Noiva VIP Março 2021 Rio Grande do Sul
    Gabrielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tanto para a católica quanto para a evangélica, o intuito do casamento é unir duas pessoas em uma, com as as bençãos de Deus e da igreja, para que nada possa separar. Acredito que casar duas vezes iria contra o propósito do casamento, mas aí está no discernimento de vocês de verem o que é certo e errado e ver o que a igreja aceita.
    Como ideia, te sugiro que após o civil façam algo bem simples, com as bençãos do pastor. E no religioso casem perante o padre. Assim vocês recebem as bençãos dos dois
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que não tem problema ,se vcs estão em comum acordo
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas