Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Anna Cláudia
Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro

Impedida quando era jovem por ser negra, Martha Tucker realiza um sonho aos 94 anos

Anna Cláudia, dia 29 de Julho de 2021 às 17:16 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 11
Guardado

Impedida quando era jovem por ser negra, Martha Tucker realiza um sonho aos 94 anos 1

Segundo o jornal The Washington Post, o seu sonho era casar com um vestido branco clássico: bordado com sobreposição de rendas e mangas compridas. Quando casou, em 1952, foi impedida de entrar numa loja de noivas por causa da sua raça, em Birmingham, Alabama, Estados Unidos. Tucker e o marido casaram-se numa cerimónia simples na sala de estar do pastor.

Na altura, não havia lojas de noivas em Birmingham que fossem propriedade de negros. As restantes não permitiam que negros experimentassem roupas.
"HÁ MUITO TEMPO QUE QUERO FAZER ISSO"

Realizou o sonho no dia 3 de julho de 2021, quase 70 anos depois do dia do casamento. A ideia foi de uma das netas. Ao ver o filme "Coming to America", de 1988, Martha Tucker comentou:
"Eu sempre quis usar um vestido de noiva. Há muito tempo que quero fazer isso, desde que me casei".
Apesar de saber de histórias de racismo, a neta, Strozier, nunca tinha percebido que Tucker não tinha conseguido usar um vestido de noiva por ser negra:
"Foi um motivo terrível. Chocou-me e motivou-me a fazer isso".
Strozier não pensou duas vezes e marcou uma prova de vestido no "David's Bridal" em Hoover, Alabama. Antes da prova, marcada para as 13:30, levou a avó a almoçar e maquilhou-a. "Sentiu-se radiante", contou.
"Eu queria que ela entendesse que um sonho adiado não precisava de ser um sonho negado", disse.Já na loja, Tucker apontou para um vestido num manequim e disse com entusiasmo: "Este vestido tem o meu nome". Era de renda, com um decote em V e mangas transparentes.
"O meu sonho tinha-se tornado realidade", disse.
"EU SEMPRE DISSE QUE, ANTES DE DEIXAR ESTE MUNDO, IRIA USAR UM VESTIDO DE NOIVA"

Ao olhar para o espelho, Martha Tucker, de 94 anos, não conseguia acreditar: "Não consigo explicar como me senti".
A família, os funcionários da loja e outras noivas juntaram-se à volta, emocionados. Ao Washington Post contaram:Achei que ela parecia uma boneca. Estava a sorrir tanto e isso fez o meu coração sorrir. Foi uma experiência inestimável".
"Foi um momento lindo".
"Foi uma experiência profundamente comovente e memorável".
Ao longo da vida, além de defender o direito de as mulheres votarem, trabalhou como mulher-a-dias, deu aulas de canto, participou em vários grupos gospel. É, atualmente, o membro mais velho do coro da igreja.
O marido de Tucker morreu em 1975. Mas não é esquecido. "Gostava que ele me tivesse visto com o vestido", afirmou Tucker.
"Eu sempre disse que, antes de deixar este mundo, iria usar um vestido de noiva. Estou feliz por ter feito isso", desabafa.

Impedida quando era jovem por ser negra, Martha Tucker realiza um sonho aos 94 anos 2"Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista." (Angela Davis)

Apesar das nuances da notícia, qual foi o sentimento que te dominou?!

Coração quentinho 🤎

86%

31 votos

Revolta ✊🏻✊🏼✊🏽✊🏾

14%

5 votos

11 Respostas

Última atividade por Mayara, dia 31 de Julho de 2021 às 10:23
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é um mix de sensações viu? mas aqueceu esse coração aqui 🤎

• Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindaaaaa!!! Emocionante!!! 😍😍😍
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Março 2023 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É uma mistura de sentimentos! Poxa, ainda bem que a neta dela teve essa ideia e sensibilidade e ela pode realizar esse sonho. A minha revolta hoje é que noivas pretas como eu já podem entrar em lojas, mas te garanto que a cara que as atendentes fazem em lojas luxuosas é de revoltar! Meu dinheiro vale menos? O preconceito ainda não acabou...

• Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Coração quentinho, nunca é tarde pra realizar o sonho, amei o vestido dela.

• Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

As fotos dela de noiva me deixaram de coração quentinho. O primeiro vestido é tão lindo que eu usaria!! Algo que pra nós parece tão simples, pra ela foi uma coisa inexplicável!

Me indigna como as pessoas são julgadas pela cor da pele. Pele é pele!! Muita coisa ainda precisa ser feita, mas fico muito feliz por ela ter realizado esse sonho!

• Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando li essa matéria no jornal, acho que tive um mix de sentimentos (revolta, alegria…). Mas com certeza muito feliz com o desfecho da história. E a certeza de que enquanto há vida, há esperança. ✌️
    • Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Coração quentinho com a alegria dela! Smiley heart

O passado, infelizmente, não podemos mudar. Mas o presente e o futuro estão nas nossas mãos Smiley smile

Ela ficou maravilhosa!!!^^

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É muito muito triste o que aconteceu com ela no passado. Mas fico feliz que ela tenha realizado esse sonho, e achei ela maravilhosa com esse vestido!!
    • Responder
  • Iara
    Noiva VIP Abril 2022 Rio de Janeiro
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Apesar da revolta, dá um quentinho tão grande no coração de ver que coisa linda a neta fez e ela toda feliz!

• Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que história em
    • Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar