Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thays
Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro

Informações Importantes - Casamento Civil em Niterói/rj

Thays, dia 19 de outubro de 2018 às 12:09 Publicado em Fórum Antes do casamento 7 25

Olá, pessoas lindas!

Nos últimos dias, eu e meu noivo passamos algumas situações MUITO CHATAS por falta de informação concreta para realização do casamento civil comum (aquele na sede mesmo). Portanto, gostaria de compartilhar com vocês informações concretas (ao menos na cidade onde residimos - Niterói/RJ) para que possam se prevenir.

Informações Importantes - Casamento Civil em Niterói/rj 1

Antecedência da abertura do processo

Embora o cartório normalmente informe que a tramitação do processo é de 45 dias, e só, JAMAIS deixe para abrir o processo contando com esse prazo. A informação correta é que, desde o dia que você entrega os documentos até o dia que eles emitem a Certidão de Habilitação para Casamento, são 45 dias.

Ocorre que essa Certidão de Habilitação para casamento não é sua certidão de casamento e nem mesmo quer dizer que você vai poder casar no cartório neste dia. Após a emissão da Certidão de Habilitação, o cartório tem até 90 dias para realizar o seu casamento! E ele vai agendar teu casamento neste período de acordo com a disponibilidade de datas...

Sendo assim, de forma resumida, a ordem para os nubentes é:

1. Dar entrada no processo junto ao cartório;

2. Retirar a Certidão de Habilitação após 45 dias;

3. Casar em um período máximo de 90 dias após a emissão da Certidão de Habilitação, em data que será marcada pelo cartório de acordo com a disponibilidade de vagas.

Considerando todo esse tempo, e o meu susto horrível com relação a isso, o melhor é dar entrada no processo com 03 meses de antecedência à data desejada.

OBS: Algumas igrejas evangélicas exigem a Certidão de Habilitação para Casamento para celebrar o casamento religioso. Portanto, fique atento ao período de 45 dias necessário para isso.

Porque 45 dias: Nesse período, a documentação entregue é analisada pelo promotor responsável e é feita uma publicação do casamento em jornal de grande circulação, por 15 dias. Somente após isso é validada a aptidão para o casório.

Informações Importantes - Casamento Civil em Niterói/rj 2

Documentos necessários

Noiva e Noivo

- Original e cópia da Certidão de Nascimento atualizada, conforme novo modelo digital válido (não pode ser a antiga) de cada um dos noivos.

- Original e Cópia do RG, CNH ou Carteira de Trabalho digital atualizada (não pode ser a antiga) de cada um dos noivos.

- Original e Cópia do CPF de cada um dos noivos.

- Original e cópia do comprovante de residência em nome de cada um dos noivos.

OBS: Noivos, verifiquem minuciosamente se todos os dados de sua Certidão de Nascimento estão idênticos aos dados de seu documento de identidade. caso tenha qualquer ínfima diferença, por exemplo uma troca de letras ou erro de digitação que cause divergência entre os dois documentos, o cartório não conseguirá concluir o processo e você vai precisar emitir um novo documento correto. Portanto, veja. Por mais que você pense que isso não é possível de acontecer, sim, é (aconteceu comigo).

OBS2: Antes de sair de casa com esse objetivo, CONFIRA todos os documentos. Não custa nada lembrar! kkkkkkkkkk

Testemunhas

São necessárias duas testemunhas, que podem ser ou não de mesmo sexo, para a abertura do processo. Essas testemunhas precisam levar, cada uma:

- Cópia e original do RG (ou documento de identidade válido)

- Cópia e original do CPF

- Anotação por escrito de seu estado civil, idade, profissão, endereço.

Os noivos e as testemunhas escolhidas devem ir juntos ao cartório no dia que pretendem abrir o processo.


Informações Importantes - Casamento Civil em Niterói/rj 3


Informação extra

Caso ocorra de ter que solicitar um novo documento de identidade por causa de alguma incoerência e seja do estado do Rio de Janeiro, escolha refazer seu RG. Este é o documento mais rápido de ser emitido. Ocorreu comigo e eu escolhi esse, pois demora no máximo 5 dias para ficar pronto para retirada.

Abraços e que Deus abençoe a todos nós!


25 Respostas

Última atividade por Lorrany, dia 18 de Janeiro de 2023 às 13:57
  • Lorrany
    Noiva Constante Agosto 2024 Rio de Janeiro
    Lorrany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seu post é de uma utilidade pública!! 🗣 sou de São Gonçalo e vou seguir essa dica de começar os trâmites com 3 meses antes pelo menos. Obrigada por compartilhar 🤍🙏🏼
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Novata Julho 2023 Rio de Janeiro
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como faz para conseguir gratuitamente? Tem que ver isso antes de ir no cartório?

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Novata Julho 2023 Rio de Janeiro
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você casou em qual cartório? Eu queria indicação de cartório por Niterói que tenha uma boa aparencia para fotos e um bom atendimento,

    • Responder
  • Angel e Raisa
    Noiva Constante Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Angel e Raisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiii, onde você fez a sua certidão de Nascimento Atualizada? Acho que vou precisar atualizar, porque a minha é bem velha, aquela enorme! hahahhahah

    E é muito bom saber disso, pois moro em Niterói e o cartório que tenho que ir é o da Presidente Backer - Icaraí.

    E essas coisas de quais documentos levar é meio chatinho né?


    • Responder
  • Claudinha
    Noiva Curiosa Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Claudinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas, sabem dizer se posso da entrada no civil antes dos 90 dias? Me caso em 16/05 e pelas contas os 90 dias antes seria em 17/02. Vou dá entrada no cartão de Niterói, do Niterói shopping
    • Responder
  • Julia
    Noiva Curiosa Junho 2020 Rio de Janeiro
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por essas informações!! Me salvou!!! ♥️♥️♥️
    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Detalhe que esqueci: se vocês levarem os documentos deles e eles não forem, tem que ser tudo original, ok? :*
    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi flor. Então, ou você vai com as duas testemunhas portando a documentação, ou leva o documento de identidade, CPF e o papel com endereço, profissão e estado civil de cada um. Caso você e o noivo levem, eles não precisam ir no dia com vocês.

    Mas, de qualquer modo, eles terão que assinar o requerimento e vocês terão que reconhecer a firma de cada um, e devolver ao cartório em um prazo máximo de 5 dias.

    Realmente, é muita burocracia!
    • Responder
  • Izabella
    Noiva Curiosa Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Izabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Misericórdia, que demorado!! Cheio de coisinhas... Tem que levar as testemunhas no primeiro dia que for lá abrir, quando for dar entrada no processo??
    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza, noivinha!!!! Informação é tudo!!
    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu fiz amizades reais com algumas noivinhas aqui do app justamente por te-las ajudado com essa questao e tbm a conseguir casar gratuitamente.
    Informação é tudo né! Rsrs
    • Responder
  • Lais
    Super Noivo Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quanto cartório! hahahahaha

    Vou ver direitinho pelo endereço qual o cartório =)

    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaah Lais, então teu cartório é esse:

    OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DA 4ª ZONA JUDICIÁRIA Endereço: Rua da Conceição 188 sala 1706. CentroTelefone:****Horarios: De Segunda a Sexta, das 9h às 17h.

    Área de abrangência: Barreto (Parte), Engenhoca, Tenente Jardim e Venda da Cruz.

    Fica do lado do meu cartório! hahaha

    Ou

    OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DA 6ª ZONA JUDICIÁRIA Endereço: Rua da Conceição 188 sala 1301 B. CentroTelefone: ****Horários: De Segunda a Sexta, das 9h às 17h.Área de abrangência: Niterói e BarretoOBS:. Este cartório guarda o acervo do 7º zona judiciária.:*
    • Responder
  • Lais
    Super Noivo Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu sou do Barreto, então deve ser esse sim =)

    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Para a certidão de nascimento, eu paguei em média 35 reais. Acredito que não passe muito deste valor...

    Beijos :*

    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii Laís! tenho sim.

    Esses são valores do 3° RCPN, que fica no Niterói Shopping (o meu é nesse porque é o que atende ao meu bairro, Fonseca).

    Verifica se o seu cartório é este (provavelmente é). Os valores costumam variar de cartório para cartório, mas não muito.

    Informações Importantes - Casamento Civil em Niterói/rj 4

    Beijos!!!


    • Responder
  • Lais
    Super Noivo Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, sou de Niterói e todas essas informações foram muito importantes, obrigada!

    Você tem ideia dos valores? Tanto do cartório quanto pra atualizar a certidão de nascimento? Ainda não vi isso pra colocar no orçamento rs

    • Responder
  • Tatá
    Super Noiva Setembro 2020 Rio Grande do Sul
    Tatá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É um processo bem chatinho mesmo. Ainda bem que já casamos no civil rsrs

    • Responder
  • #
    Noiva Master Fevereiro 2019 São Paulo
    ####Dé#### ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quanta burocracia gente....

    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, realmente varia muito!!! De cidade para cidade, inclusive!

    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, muito complicado!!

    Eu infelizmente não tive informações concretas antes... então já viu.

    Mas já está tudo se ajeitando, na correria, mas tá!

    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é uma loucura!

    Eu tive que contar bem certinho essas datas, pois dei entrada em dezembro, antes do natal e casava depois do carnaval e com esses recessos todos no meio do caminho, com certeza iam me complicar.
    Pois ainda teria os tramites da igreja, meu casamento foi civil com efeito religioso.

    E olha que antes de td isso eu ainda dei entrada no pedido de isençao na defensoria publica (e depois de consegui-lo, ele tbm tem validade)
    Resumindo: pra casar em março eu tive que começar o processo todo em outubro!

    Isso pq eu já sabia tds as informações (ja havia feito o msm processo junto com minha irmã)
    • Responder
  • Bruniinha & Daan
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Bruniinha & Daan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quanta burocracia meu Deus

    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que burocrático. Aqui no mesmo dia que demos entrada já escolhemos a data que iríamos casar e já saímos com tudo ok.

    Mais realmente varia muito de região pra região.


    • Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu solicitei 30 dias antes do casamento foi bem rápido até deu certo graças a Deus e cada cartório tem valores e datas de entrega diferentes pelo visto
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas