Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Juliana
Noiva Master Dezembro 2012 São Paulo

Inovando nas cerimônias

Juliana, dia 12 de Março de 2013 às 11:04 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 20

Por Bárbara Nascimento

"Hoje em dia, muitos noivos procuram uma forma diferente de celebrar a união, ainda que sigam uma determinada religião. Mesmo em locais clássicos, como um salão ou ao ar livre, essas ideias inovadoras podem ser colocadas em prática.

Caso você não opte por um pastor, padre ou juiz de paz, escolha alguém importante para o casal e peça que essa pessoa conduza a cerimônia.

Escolhemos algumas ideias fora do padrão para vocês conhecerem:

Cerimônia da árvore

Inovando nas cerimônias 1Além de um belíssimo simbolismo, é uma alternativa ecológica e super original! (Foto: Divulgação)

Uma das que eu mais gosto: ela é perfeita para quem ama a natureza e dá um ar ecológico e sustentável à festa. O simbolismo desse tipo de cerimônia é interessante, isso porque assim como no relacionamento, é preciso de amor e cuidado para que a árvore cresça imponentemente. A árvore será por muitos anos o símbolo daquela nova família que se forma.

Você ainda pode dar como lembrança vasinhos com mudas de árvores ou plantas.

Ritual do vinho

Inovando nas cerimônias 2O truque é envolver o copo em um lenço na hora de quebrá-lo para evitar acidentes. (Foto: Anibaldi Studio Photography …

Aqui, os noivos bebem vinho em uma taça de cristal nova e o noivo a quebra em seguida, para simbolizar que ninguém beberá mais daquela taça. Envolva a taça em um guardanapo de tecido para evitar acidentes com os cacos de vidro.

Cerimônia da lavagem de pés

Inovando nas cerimônias 3Essa tradição veio de tempos bíblicos. (Foto: David Blair Photography Divulgação)

Esse tipo de ritual é inspirado dos tempos de Jesus e simboliza humildade, serviço e amor ao próximo. Nele, a noiva senta-se em uma cadeira, tira os sapatos e mergulha os pés em uma bacia de porcelana, na qual o noivo derramará um jarro de água perfumada. Depois de lavar os pés dela, ele os seca, senta-se e a noiva repete o processo.

Cerimônia das velas

Inovando nas cerimônias 4Emocionante e simples de montar. (Foto: Avonia Photography Studios Divulgação)

Esse ritual também é muito emocionante e simboliza a união das famílias do noivo e da noiva. Nesse tipo de cerimônia, um representante da família do noivo acende uma vela, enquanto um representante da família da noiva acende outra. Depois, os noivos usam essas velas para acender a terceira, que ficará acesa, enquanto as outras são apagadas. Fica lindo!

Ritual das areias

Inovando nas cerimônias 5O resultado final promete ser lindo e é uma lembrança a mais para os noivos (Foto: Divulgação)

Você já tentou separar grãos de areia? Impossível, não? Essa celebração também é muito interessante, ela representa a união do casal, família e amigos dos noivos.

Para fazer esse tipo de cerimônia, você vai precisar de quatro vasos (três menores e um maior com tampa, o principal) e três tipos de areia (uma branca e outras duas de cores diferentes). Lembre-se que no vaso principal deve caber o conteúdo dos outros três vasos.

A primeira areia que deve ser colocada no vaso maior é a areia branca, que simboliza Deus. Escolha seus pais para derramá-la no recipiente principal. Em seguida, cada um dos noivos pega um dos outros dois vasos e vão despejando no pote maior, enquanto o celebrante conduz a cerimônia.

O vaso terá um desenho feito pelas areias coloridas e pode ser guardado na casa dos noivos.

Observação:

o mais importante é que os noivos sintam-se bem e felizes com o tipo de cerimônia que escolherem. Não é preciso seguir um padrão apenas para agradar a expectativa dos convidados, o ideal é que os noivos lembrem desse dia com carinho e sem arrependimentos."

20 Respostas

Última atividade por Juliana, dia 3 de Abril de 2013 às 10:17
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada flor! Felicidades para você também!!!!

• Responder
  • Michelle
    Noiva Ativa Abril 2013 Rio de Janeiro
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo c/ vc! Temos várias opções e cada casal sabe o que cabe dentro do seu sonho. Acho que o que é realmente bonito num casamento é a emoção e felicidade do casal, independente de crença. Espero que vcs sejam duplamente felizes c/ a nova cerimônia!

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Mi... Temos opções e sempre nos enquadramos em uma delas! Você escolheu a melhor para vocês... Eu e meu marido somos católicos, mas não nos casamos na igreja. Casamos somente no civil com direito à uma cerimônia na capela do cartório. Não durou mais que quinze minutos, mas foi linda! Decoração, músicas que eu escolhi caprichosamente, gravei em um CD e levei, nossos padrinhos, convidados (que ainda podiam se servir de água e refrigerante à vontade), e um brinde com espumante para nós. Claro que a cerimônia foi mais particular, pois não caberiam meus 130 convidados lá! rs Entretanto, agora, resolvi que quero a benção de Deus e resolvemos nos casar na igreja. Não é nada grandioso. Coisa rápida também! Vamos receber o sacramento do matrimônio. O padre disse que leva uns 10, 15 minutinhos, e então, teremos duas datas para comemorar! hehehehe

• Responder
  • Michelle
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelos esclarecimentos, Juliana!!!

Escolhemos esse tipo de cerimônia justamente pq não seguimos nenhuma religião, então não queríamos nenhum tipo de cerimônia religiosa. Tb não curtimos mt esses rituais diferentes. Respeito quem gosta, mas não é a nossa!

Resolvemos que iríamos casar só "no papel", mas queríamos nossos amigos e familiares por perto, dividindo esse momento tão especial conosco. Não queríamos uma cerimônia simbólica, queríamos uma de verdade.

Realmente, o valor é mais alto que o normal, são mais taxas. Porém, não tivemos nenhum tipo de problema. Liguei p/ o cartório essa semana, e me informaram que já está tudo certo. Ou seja, dia 23/04, é só chegar lá e casar! Smiley smile

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal... Vamos lá, para quem não sabe:

O Casamento em Diligência

Casamento em Diligência

Um tipo diferenciado do casamento comum, o casamento em diligência define-se nas mesmas atividades formais que seriam feitas no cartório, contudo em outro lugar, de preferência dos noivos, podendo ser na praia, em casas de campo ou mesmo salões próprios para festas.

A cerimônia é realizada da mesma forma que o casamento de cartório, com as portas abertas ao público, estando presente também o juiz de casamento, o escrevente autorizado, os padrinhos e amigos da família. Assim após toda a celebração, o juiz efetuará o registro civil, entregando as certidões para os noivos, com a confirmação perante as testemunhas presentes no local.

Apesar de ser um casamento fora da área civil, é cada vez mais utilizado por noivos de todo o mundo, já que a facilidade e opção por escolher um local de preferência do casal e família é bem mais seguro, confortável e de melhor acesso, caso seja realizado na própria casa do casal.

Organização do casamento

Fotos

Para uma realização harmoniosa e sem dúvidas, o casamento em diligência assim como o casamento no civil, requer alguns atributos e regras a ser seguidas, como a preparação prévia de documentos e papéis necessários para o registro no civil, também o pagamento de taxas mais altas, já que o juiz terá que se deslocar até o local de realização da cerimônia, fora os documentos que serão preparados pelo cartório.

Nada como um planejamento e orçamento bem feito por cartórios da cidade para ajudar os noivos a economizar ainda mais com os preparativos e estarem atentos aos parcelamentos e pagamentos autorizados no cartório, sempre com a impressão de recibos e a confiança na contratação de serviços prestados.

Opções do casamento em Diligência

Sobre

Por se tratar de locais a preferência do casal, o casamento em diligência é muito mais prático e independente de estar no cartório, onde muitas vezes não comporta todos os convidados que o casal deseja em seu casamento.

Há cartórios que cobram apenas taxas extras além do comum, facilitando a postura econômica e social dos noivos. Dependendo do horário, o casamento em locais diferenciados pode ser em forma de café da manha, ou mesmo almoço e chá da tarde com bolo e Buffet especializado.

Acredita-se que a maioria das pessoas opta pelo almoço, já que a realização do civil é bem rápida, acompanhada logo em seguida da festa, com serviços contratados, e equipes responsáveis pelo som, decoração e iluminação, fazendo da cerimônia oficial também em conjunto com a comemoração.

Outro item indispensável ao casamento em diligência são os convites impressos sem nenhuma dúvida quanto ao local, que na verdade será o mesmo para o casamento no civil, até religioso e a festa. Já que muitas cerimônias contam também com a participação de uma autoridade religiosa, como o padre ou mesmo pastor, dependendo da religião em acordo do casal.

Por: Patrícia Contiero

• Responder
  • Michelle
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não vou aderir a nenhum tipo de ritual diferentes, como os acitados acima. Mas optei por fazer uma cerimônia de casamento no civil em diligência. E podem apostar, isso já é bem diferente por aqui no Brasil!

• Responder
  • D
    Noiva Principiante Novembro 2013 São Paulo
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Legal essa idéia da areia, curti!

• Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho super interessantes essas cerimônias...

• Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2013 Minas Gerais
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que ótimo tópico.. tem alguns que não conhecia... muito bacana.

não vou fazer nenhum ritual não, mais acho legal quem faz.

• Responder
  • L
    Noiva VIP Julho 2015 Rio de Janeiro
    Luara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sou muuito conservadora quanto a isso e prerendo fazer a cerimonia tradicional mesmo.

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu conheço o da areia, Minha sogra quer incluir na cerimonia.

Eu gostei muito.

• Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley tongue Já tem um debate parecido com esse não me lembro onde rsrsrs!

• Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É verdade eu achei tão forte a mensagem dela!!! foi uma das partes maais linda da cerimônia ^^

• Responder
  • Juliane
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tábii vamos nos casar na igreja,eu escolhi essa porque fui em casório que teve e eu achei super lindo foi a primeira fez que eu vi aí eu disse p' meu noivo que queria essa idéia aí ela concordou ^^

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Você não vai casar na igreja? Como vai ser a sua cerimônia? Como você escolheu essa? E o noivo? Concordou com ela diretamente, ou vocês tiveram que conversar e explicar o que era? Buscar um pouco sobre várias?

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lindo, né?! Aiii, faz sim... Acho tão bonito e tem um ar tão grande de cumplicidade... Vai ser maravilhoso e emocionante!

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Linda mesmo! Faça sim... Além do significado e do simbolismo, fica lindo na foto!! Smiley winking

• Responder
  • Juliane
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lindo Juu,nós vamos fazer a cerimônia das velas ^^

• Responder
  • Bruna
    Noiva Master Março 2014 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Das velas e da areia eu já conhecia, mas adorei a da árvore, é algo a se pensar!

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Arvore acho linda.... já pensei em fazer as das velas...

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas