Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Curiosa Setembro 2020 São Paulo

Juiz de paz é obrigado a falar se a noiva vai mudar o nome?

Ana Laura, dia 29 de Dezembro de 2019 às 17:59 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 7

Oi gente! Vamos casar na igreja católica em um dia, sem decoração nem nada, só fotos. No outro dia, vamos fazer celebração e festa no mesmo local. Cheguei a orçar o celebrante, mas fica mais em conta o juiz de paz ir no local. Só que tenho minhas dúvidas, ele pode fazer algo mais personalizado, falar algumas palavras bonitas? Pensamos em trazer o juiz e uma prima do meu noivo que fala bem contar um pouco da nossa história. Não sei se com o juiz de paz é possível fazer as entradas, troca de votos, toda a cerimônia, alguém sabe me dizer?

Outra dúvida, não sei se vou mudar o sobrenome, qual vou escolher, enfim, ele é obrigado a divulgar isso no momento da oficialização? Vou perguntar tudo isso no cartório, mas gostaria de saber a opiniao de vcs, como fizeram, etc.. Obrigada!

7 Respostas

Última atividade por Aline, dia 31 de Dezembro de 2019 às 08:35
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Ana! Smiley ring

Os juiz de paz normalmente faz uma celebração mais rápida e burocrática. Você pode verificar com o cartório se, no caso de vocês, ele poderia fazer uma fala mais personalizada. De todo modo, a ideia de pedir para a sua prima falar sobre a história de vocês é a melhor! Pensaram em fazer algum ritual também?

Sobre o uso ou não do sobrenome do marido, isso é decidido antes da cerimônia, também no cartório.

Um beijo! Smiley kiss

• Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ana, aqui o juiz faz exatamente o que acontece no cartório, não tem nada personalizado. Surigo verificar com o cartório primeiro!
    Sobre o nome, a gora que for marcar o casamento já precisa escolher se vai ou não agregar o sobrenome dele ou ele o seu, no dia ele vai falar o nome completo sim!
    • Responder
  • Dieniffer
    Noiva VIP Maio 2021 São Paulo
    Dieniffer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com o juiz você pode negociar a cerimônia mais personalizada sim.
    • Responder
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha as entradas são normais , vc pode trocar os votos sem problemas , mas o Juiz assim como no cartório ele fala o regime de casamento que os noivos optaram e também o nome que o casal resolveu ter , essa parte e protocolar e não pode mudar
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, qd a pessoa chama um juiz de paz pra ir em um local celebrar o casamento, o casal paga esse juiz. Acredito q nessa negociação vcs possam falar o q desejam ....

Tem entradas sim. Se assim vcs quiserem! Qjem decide é o casal e não o juiz. Só q ele tem q ser informado de tudo.
    Ainda assim, eu preferiria q fosse um celebrante (não juiz) q tenha a competência em validar o casamento civil. Entende? Ai sim vcs pode ter do trato e detalhar tudo o q vai ter e não vai ter.
    Sobre a mudança de nome, vcs decidem isso qd dão entrada nos papéis.
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vocês tem que orientar ele a isso, noiva. Já avisem também sobre a amiga
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Ana, o juiz de paz não divulga essa opção na hora, e o que desejarem é só orientar. Acho legal a ideia da sua prima dizer algumas palavras, fica mais personalizado.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas