Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

 Maria Cecília
Noiva VIP outubro 2014 São Paulo

Lençol; vocês sabem escolher?

Maria Cecília, dia 18 de Março de 2013 às 10:35 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 32

Meninas,

Eu estive vendo aqui uma matéria interessante,rs

Não sei se já tem no site, mas vou postar...achei bem útil porque sinceramente não entendo nada disso... rs a única coisa que eu sei é que os que ganhei são 100% algodão rs

Olhem só:

Tirei do site: http://casamenteiras.com.br/2010/05/24/montando-o-enxoval-como-escolher-um-bom-lencol/

{Montando o enxoval} Como escolher um bom lençol

Uma das fases mais deliciosas dos preparativos do casamento é a hora de montar o enxoval! São tantos itens lindos, lençóis de sei lá quantos fios, algodão egípcio, percal, jacquard, piquê, matelassê… hummm, uma maravilha de enlouquecer qualquer noivinha!! Eu adoro uma cama de revista, bem arrumada, como tudo cheirosinho, cheia de travesseiros e itens coordenados!

A roupa de cama ajuda a decorar o quarto, por isso deve ser bonita e estar em harmonia com todo o ambiente e estilo de decoração escolhido. Pra que vocês não se percam com tantas opções, seguem algumas dicas que vão ajudar a escolherem seus lindos lençóis e dormirem bem tranquilas!

Em primeiro lugar, temos que ter em mente que os lençóis devem durar anos e anos! Por isso que eu acho importante investirmos em materiais de qualidade. É lógico que tem lençol pra todos os gostos e bolsos, mas uma coisa que faz a diferença é o material da nossa roupa de cama.

Material

Um bom lençol deve ser 100% algodão. O algodão egípcio e o Pima Cotton são os materiais de melhor qualidade. O que isso significa? Um lençol macio, que não forma bolinhas e dura bastante!

O algodão egípcio é sem dúvida a fibra mais chique e macia que existe. Durável e luxuosa é normalmente oferecida pelas boas marcas. Este tipo de algodão, de fibras longas, é cultivado somente no Egito, graças ao clima ideal para a planta.

Já o Pima Cotton também é uma fibra têxtil de ótimo comprimento e pode ser encontrado em qualquer parte do mundo.

Qualquer um dos dois materiais são fibras excelentes, usadas nos melhores lençóis e proporcionam maior conforto, durabilidade e capacidade de absorção.

Número de fios

Mas e o número de fios? Qual a diferença entre eles e pra que servem? A quantidade de fios por polegada determina a maciez e a durabilidade do tecido.

Os lençóis mais fofinhos e macios tem no mínimo 200 fios por polegada. Um lençol com 200 a 220 fios por polegada é considerado muito bom e elegante. Com 230 a 300 fios por polegada o lençol é maravilhoso, o toque super macio e especial. Lençóis com 600 fios ou mais parecem um cetim! São os mais nobres de todos!

Formas de confecção:

Os lençóis especiais podem ser confeccionados de várias maneiras. As mais conhecidas são: percal, acetinado, adamascado e jacquard.

Percal: Com uma trama plana e simples, é bem durável. É muito usado nos lençóis com bordados ou com desenhos.

Acetinado: Os fios flutuam na superfície do tecido. Os acetinados são sempre confeccionados com o nobre algodão egípcio, tem uma textura muito macia, são encorpados e luxuosos.

Adamascados e Jacquard: A trama do Jacquard é feita em um tear especial. O tear de jacquard foi inventado no século XVI, permitindo que o desenho fosse incorporado ao tecido e não impresso. Hoje, máquinas especiais computadorizadas geram belas tramas e desenhos.

O adamascado é um tipo de jacquard muito bonito. É aquele que forma desenhos ou listras em tom sobre tom.

Os tamanhos de acordo com as medidas da cama:

- 1,40m- Lençol tamanho Standard

- 1,60m- Lençol tamanho Queen Size

- 1,80m- Lençol tamanho King Size

- 2,00m- Lençol tamanho Super King Size

Escolhendo cores ou estampas

Isso vai depender do gosto e dos demais itens de decoração do quarto. Pra quem tem um quarto mais monocromático, pode variar bastante as estampas e formar vários conjuntos coordenados, bem no estilo mix & match. Já pra quem tem um décor mais colorido, é melhor optar por padronagens lisas, neutras ou sobrepostas.

Kit completo

Pra deixar a cama com aquela cara de revista, abuse do kit completo, todo combinado, que pode incluir:

  • Saia para o colchão
  • Jogo de lençol com a peça de baixo e a de cima (essa normalmente tem aquela borda do lado avesso pra virar por cima de tudo)
  • Fronhas
  • Capas de travesseiro e de almofadas
  • Cobre-leito (tipo um edredom mais fininho) ou colcha
  • Edredon

Arrumando a cama

Pra deixar a cama bem arrumada e bonita, estique bem o lençol de baixo (eu adoro aqueles com elástico que fica bem presinho), estenda o de cima (deixando de fora aquela parte que vira) , o cobre-leito e depois dobre parte do lençol que vira por cima. Coloque as fronhas nos travesseiros e ponha um sobre o outro ou deixe que eles fiquem recostados na cabeceira.

Enxoval básico de cama

Um enxoval de cama deve incluir:

  • 04 Jogos de lençóis para o dia-a-dia (fibras naturais como algodão).
  • 02 Jogos de lençóis bordados (para ocasiões especiais).
  • 02 Jogos de lençóis para visitas.
  • 02 Colchas de piquet ou crochê.
  • 02 Edredons.
  • 02 Cobertores.
  • 01 Protetor de colchão.
  • 04 Travesseiros.
  • 02 Travesseiros para visitas.
  • 04 Fronhas avulsas.

1. M Martan – Jogo de lençol Queen size 4pçs em percal 200 fios 100%algodão . Lençol de baixo com elástico, lençol de cima e 2 fronhas. Custa R$ 276,00.

2. Altemburg – Jogo de lençol Queen Size. Tecido Jacquard 1000 fios 100% algodão. Lençol Superior com barra dupla de 10cm na parte superior. Lençol Inferior com elástico. Fronhas 66 x 86cm. Para travesseiro de 50 x 70cm. Com 4 barras de 8cm cada. Custa R$ 555, 77.

3. Trussardi - Mix e Match Chantilly – Tecido em 100% algodão e percal 200 fios. Disponível em Jogo de lençol e Colcha, nos tamanhos Solteiro, Casal e Queen Size. À venda nas lojas Varalde Porto Alegre. Preço sob consulta.

4. Artelassê - Kit Coordenado 300 fios, que você monta como quiser. São colchas, jogo de lençol, capa de almofada, etc. À venda nas melhores lojas de enxoval. Para checar onde encontrar na sua cidade, clique aqui. Preço sob consulta.

5. Nuit d’Hiver – Colcha Bouti Náutica 100% algodão. Disponível nos tamanhos solteiro, casal, Queen Size e Siper King. À venda no Mundo do Enxoval.

6. M Martan – Manta em Microfibra Classics Rosa – 100% poliéster, tecido especial importado que proporcionam toque especial de veludo. Tamanho: 1,60M X 2,20M. Preço: R$ 168,00.

Fotos: divulgação marcas citadas e Pottery Barn .

32 Respostas

Última atividade por Maryanne, dia 6 de Maio de 2019 às 07:45
  • Maryanne
    Noiva Constante Novembro 2019 Alagoas
    Maryanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei! Estou aando montar o enxoval!!
    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nosso querido google de todas as horas Smiley xd

    • Responder
  • K
    Super Noiva Dezembro 2013 Minas Gerais
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as dicas, bom estou aprendendo bastante agora que li essas debate super interessante

    • Responder
  • S
    Noiva Ativa outubro 2014 Rio de Janeiro
    Sula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boas dicas!!!

    • Responder
  • Mary ....
    Noiva Master Agosto 2013 São Paulo
    Mary .... ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa dica, minha mae sempre diz para comprar de 200 fios pra cima .

    • Responder
  • Najara
    Noiva Constante Novembro 2014 Paraíba
    Najara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito interessante, nao sabia de nada disso rsrrsrs!!

    • Responder
  •  Maria Cecília
    Noiva VIP outubro 2014 São Paulo
    Maria Cecília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pooois é kkkkkkkkk ainda bem que existe o google hahahaa

    • Responder
  •  Maria Cecília
    Noiva VIP outubro 2014 São Paulo
    Maria Cecília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hehehe eu também não sabia de nada rs só sabia do 100% algodão hahaha

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2013 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eita, quanta informação. Nossa, muito legal, não sabia de nada disso, me ajudou muito!

    • Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ahusuahsuahsuah é isso aí Si cheias de sabedorias ahushuahsuahsuhuashua

    • Responder
  • Simone
    Noiva Master Setembro 2014 Rio de Janeiro
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Agora vamos chegar na loja cheias de conhecimento... rsrsrsr

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Kkkkkkkkkkkkkkk a gente está boa hein!?

    • Responder
  •  Maria Cecília
    Noiva VIP outubro 2014 São Paulo
    Maria Cecília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahaha eu também só sei desse detalhe do 100% algodão e dos fios, quanto mais fios, mas fino, acetinado ele fica kkkkkkkkk

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu quando vi só o título do debate já comecei a rir kkkkkkkkkkkk, só sei de uma coisa que minha mãe vive falando: Lençol tem que ser 100% algodão, não me vem com aqueles poliester não visse menina...kkkkkkkkkkkk

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master Março 2014 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ceci, obrigadão pelo debate! Não sabia nadica, do que comprar, e essas dicas vão ajudar, com toda a certeza!

    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Honestamente...

    Não sei escolher nadica... Por isso que sempre vou com a minha mãe... hehehehe

    • Responder
  • Aline
    Noivo VIP Maio 2019 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossaaaaaaaaaaaa, quanta informação!!!!! Obrigada!!!!Smiley winking

    • Responder
  •  Maria Cecília
    Noiva VIP outubro 2014 São Paulo
    Maria Cecília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahaha poiiissss é eu também não sabia de naaaaaaaaaada também rsrs

    • Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ceciiiiiiii Caraaa muito bom o debateee porque eu não sabiaaaaaaaa naaaaaaaaadaa disso só sabia em comprar Smiley xd show agora que sabemos vamos tirar onda com a sociedade ^^ haahahahahahahhahhaha Smiley xd

    • Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Genteeeeeeeee são tantas as informações...eu não sabia...kkkkkkkk...valew Ceciiiiii!

    • Responder
  • Michelle
    Noiva Master Novembro 2014 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu deua quanta informação...kkkkkk

    ainda não comprei nenhum, só temos o edredom que ganhamos no noivado, muito boas as dicas Smiley winking e estão cada um mais lindo que o outro, dá até vontade de tirar um cochilo..rsrsrs

    • Responder
  • Núbia
    Noiva VIP Maio 2013 Minas Gerais
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    To igual vc Pri,minha mãe que fica falando pra olhar qualidade ,quantos fios e essas coisas...sempre levo ela pra conferir!kkk

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Novembro 2013 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    As dicas são maravilhosas... não entendo muito de lençol também.. .rsrs
    Sempre que aparece promoção na net ligo pra minha mãe pra saber se a quantidade fios é boa... se compensa comprar... rs

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Novembro 2013 Rio de Janeiro
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fiz a renovação a um ano, mas estarei aumentando um pouquinho sim, estive no shopping sábado e vi um conjunto de cama lindo, amei....com certeza o terei...

    • Responder
  •  Maria Cecília
    Noiva VIP outubro 2014 São Paulo
    Maria Cecília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aiai Tábata to nessa dúvida...ganhei já seis jogos de lençol rs mas queria comprar uns dois tops desses kkkk só sei que o meu é 100% algodão rss
    • Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente, dormir em um lençol mais macio faz toda a diferença e a gente percebe. A dica para que o colchão mesmo não suge, com o suor e tudo, é o forro de baixo, e ele também se for molhinho, ajuda. Você pretende fazer um lindo enxoval novo?

    • Responder
  • P
    Noiva VIP Setembro 2014 São Paulo
    Pri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Kk somos 3 não endento nada disso, quando compro eu jo vejo duas coisas beleza, e antialergico

    • Responder
  •  Maria Cecília
    Noiva VIP outubro 2014 São Paulo
    Maria Cecília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahaha somos duas flor, não entendo nadica de nada disso rs

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Agosto 2013 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas, eu tinha a duvida de quantos lençoes, cobertores compra, mais agora já sei, com suas dicas.

    • Responder
  • Núbia
    Noiva VIP Maio 2013 Minas Gerais
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas,tenho muito que aprender ainda pra ser uma boa dona de casa!

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Novembro 2013 Rio de Janeiro
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que matéria ótima!!!

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Abril 2014 Minas Gerais
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ótimas dicas... adorei!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas