Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

STHEFANI
Noiva Curiosa Março 2023 São Paulo Estado

Licença de Gala

STHEFANI, dia 23 de Fevereiro de 2023 às 11:48 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 9

Olá meninas, será que alguém da área contábil ou jurídica para me auxiliar ?


Estou com duvida sobre a licença, e meu chefe sabe menos que eu tbm, estão vendo com a contabilidade mas quero me informar também...

Irei me casar dia 04/03/2023 no civil e não irei usar a licença nesse dia, eu tenho escala de 6x1 (trabalho aos sábados). Meu casamento no religioso será dia 11/03/2023, irei usar a licença de gala nessa data, eu vou precisar do dia 10/03 para organizar e buscar tudo que será necessário para o dia 11/03.

Minha duvida, a licença conta com o sábado (04) e mais 3 dias ? ou seria sábado, segunda e terça ? No caso se for sábado, segunda e terça, eu não vou pegar segunda (06) e nem terça (07)... Vou usar para a sexta (10) e sábado (11)...

Mas se não contar o sábado dia 04 e sim após a licença ficaria sexta (10), sábado (11) e segunda (13) ?

Os demais dias que eu precisar para a lua de mel será contado como falta e desconto em folha segunda a conversa com meu chefe. Mas minha duvida mesmo é referente a contagem dos dias e se o dia do cartório já conta como licença ou se é após essa data ???

Não sei se deu para me compreender, mas tentei explicar meus pensamentos kkkk




9 Respostas

Última atividade por Aline, dia 25 de Fevereiro de 2023 às 17:03
  • Aline
    Super Noiva Dezembro 2023 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Apenas observando as respostas pois não fazia ideia deste assunto rs. Apenas por curiosidade mesmo pois minha empresa não me dá direito a atestados ou folgas kkkk brincadeiras a parte, eu sou a dona da empresa

    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, acho que você deve falar no RH da sua empresa o quanto antes e chegar a um acordo, tendo como referência a lei que da 3 dias consecutivos depois da cerimônia civil.

    Acha que é possivel? Depois conta como resolveu Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso depende de cada empresa. Basicamente a lei diz que são 3 dias consecutivos a contar da data do casamento civil. No caso seria dia 4, 5 e 6/03.

    Mas se será feito um acordo com seu chefe, somente ele pode te responder essa pergunta.

    Na empresa do meu marido foram 3 dias e na minha a licença é de 5 dias consecutivos (uteis ou não)

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, vamos lá entendi mais o menos hahaha.

    Se você vai se casar dia 04/03 é contado 3 dias, o dia do evento não é contado, porém tem convenções que mencionam mais dias, empregadores contam dias corridos, como tem empresas que não considera o domingo em vista que é sua folga.

    Tem empresas que realizam acordo com o colaborador para poder usar esses dias, mas o ideal que sejam utilizados após o dia do casamento e não transferindo para outra data, mas se o seu chefe permiti.

    Aqui também esclarece algumas dúvidas.

    https://www.casamentos.com.br/artigos/licenca-de-trabalho-para-casamentos--c6469

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pela lei, você teria 3 dias consecutivos para tirar, sequenciais à data do cartório. Caso você faça um casamento religioso com efeito civil, seria da mesma forma, 3 dias sequenciais a ele. Mas existem as convenções coletivas que podem te dar mais dias, te garantir dias úteis de descanso (desconsiderando finais de semana, por exemplo), então caberia pesquisar qual seria o seu caso. Também existe a possibilidade de você entrar em acordo com sua empresa diretamente, para usar esses dias e juntar com férias, mas aí seria um acordo "fora da lei", entende?

    Quando fiz meu civil, casei na quarta-feira para poder usar os 3 dias e somar com o final de semana. Já meu marido, tinha direito a 5 dias, por conta do acordo coletivo da categoria dele (TI). Em outra empresa que eu trabalhei, eles por liberalidade davam 5 dias corridos de licença. Então realmente o melhor é confirmar com o DP da sua Smiley winking

    • Responder
  • STHEFANI
    Noiva Curiosa Março 2023 São Paulo Estado
    STHEFANI ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Dei uma lida no site também, como aqui conta dias consecutivos, minha licença será sábado dia 04, sexta 10 e sábado 11.

    obrigada pelo comentárioSmiley heart

    • Responder
  • Stefanie
    Super Noiva Junho 2024 São Paulo Estado
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi novinha, acredito que dependa da empresa, mas segundo a CLT:

    Art 473: O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário.
    II - até 3 (três) días consecutivos, em virtude do casamento.
    Contudo, se houver convenção coletiva e acordos, pode ser inclusas regras internas da empresa, no meu caso, a minha empresa conta 3 dias úteis e não consecutivos.
    Então se for seguir a lei, se você casar na sexta, contará sexta, sábado e domingo e você retorna a suas atividades na segunda sem prejuízo salarial.
    No meu caso, por conta de convenção coletiva, a minha empresa conta 3 dias úteis, então se eu casar sexta, contará sexta, segunda e terça, e devo retomar minhas atividades na quarta.
    Ficou claro ?
    Neste site você pode verificar mais detalhes https://www.gupy.io/blog/licenca-gala
    • Responder
  • STHEFANI
    Noiva Curiosa Março 2023 São Paulo Estado
    STHEFANI ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendi, mas será feito esse acordo para que eu use na semana do religioso.

    obrigada amore Smiley heart

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, não existe isso de “não usar” a licença, suas folgas devem ser nos dias 4, 5 e 6 de março e se você trabalhar nesses dias a empresa pode ser multada por descumprimento de normas trabalhistas, é tipo trabalhar de atestado ou vender as ferias por fora, totalmente ilegal. Se mesmo assim vocês optarem por fazer esse “acordo”, o normal são 3 dias corridos independente do dia, pode ser uma sexta, sábado e domingo (mesmo você não trabalhando no domingo), mas sugiro que se você ja vai fazer um acordo por fora mesmo peça pela compreensão dele e se ele pode te dar 3 dias de folga dos dias que você realmente trabalharia
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas