Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ludimila
Noiva Principiante outubro 2026 Minas Gerais

Lista de convidados

Ludimila, dia 10 de Junho de 2026 às 08:47 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 5

Oii, noivinhas! Estou vivendo uma fase que tem tirado meu sono kkkkk.

Fizemos a lista do casamento, que será com cerimônia e recepção no mesmo local. Fechamos o buffet para 120 pessoas, mas nossa lista chegou a 208 convidados.

Nossas famílias são muito grandes e nosso círculo social também. Tenho alguns parentes de outro estado que talvez nem consigam vir, mas ainda não sei.

Acredito que nosso maior erro foi ter enviado o save the date para todos. Pedimos uma confirmação prévia até o dia 21/06 para termos uma noção de quem realmente teria interesse e, então, decidir sobre o envio do convite oficial.

Muitos apenas reagiram à mensagem, outros parabenizaram, e alguns apenas visualizaram (inclusive tios próximos). Depois de enviar, também me arrependi de ter convidado algumas pessoas que hoje percebo que entraram mais por consideração social, porque eu estava convidando outras pessoas do mesmo grupo.

Agora não sei o que fazer. Estou desesperada com essa quantidade de convidados, porque ela ultrapassa muito o que planejamos e contratamos com o buffet.

Nossa ideia é enviar os convites oficiais entre o final de julho e agosto. Alguém já passou por uma situação parecida? Como resolveram?

5 Respostas

Última atividade por Ludimila, dia 1 de Julho de 2026 às 11:36
  • Ludimila
    Noiva Principiante outubro 2026 Minas Gerais
    Ludimila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada meninas, agora estou mais calma quanto a isso, com o passar dos dias algumas foram informando que não vão conseguir comparecer então nem vou mandar o convite oficial e vou seguir o conselho que muitas deram, o pré convite não é 100% certeza que todos vão kkkk.

• Responder
  • Cássia
    Noiva Novata Março 2028 São Paulo Estado
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii Noivinha! Tudo bem?

Ainda estou planejando meu casamento e uma das coisas que mais tem me deixado perdida é a lista de convidados.

Depois de muitas pesquisas, percebi o quanto o Save the Date pode ser importante, não apenas para informar a data do casamento, mas também para ajudar a identificar quem realmente pretende estar presente nesse momento tão especial.

Recentemente, vi uma noiva compartilhando sua experiência nas redes sociais. Ela estabeleceu um prazo para que os convidados confirmassem interesse em participar do casamento. Após essa data, enviou uma mensagem muito educada para aqueles que não responderam, explicando que, devido à falta de retorno, precisaria seguir com o planejamento e os contratos dos fornecedores, retirando seus nomes da lista de convidados.

Confesso que achei a atitude muito sensata. Muitas vezes ficamos preocupados em agradar a todos, mas acabamos esquecendo que o casamento é um momento único, que exige organização, investimento e decisões importantes.

É claro que algumas pessoas podem não gostar ou não compreender essa decisão, mas acredito que, nesse momento, devemos priorizar nossa tranquilidade e felicidade. Afinal, o grande dia é sobre celebrar o amor ao lado de quem realmente deseja fazer parte dessa história.

• Responder
  • Priscilla Schendroski
    Noiva Ativa Novembro 2028 São Paulo
    Priscilla Schendroski ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Ludimila! Eu também ainda não casei, faltam 2 anos, e já surto com a lista de convidados kkk. Toda hora tiro alguém e coloco outra pessoa.

Mas, como a Celle comentou, tenho uma amiga que tinha outro número de celular e usou ele como se fosse a assessoria dela. Depois ela mesma mandou mensagem para os convidados confirmando presença, e funcionou super bem.

Ela também chegou a enviar alguns pré-convites e depois se arrependeu de alguns nomes, então simplesmente não enviou o convite oficial para essas pessoas.

Enquanto você não enviar o convite oficial, pode mudar o que quiser. E, sinceramente, isso acontece bastante.

Não sei se o seu casamento será em chácara ou salão, mas no meu, por exemplo, só entra quem estiver na lista. Se o nome não estiver lá, não entra. Então não se sinta obrigada a manter alguém só porque comentou ou enviou um pré-convite.

• Responder
  • Tam
    Noiva Ativa Setembro 2026 Ceará
    Tam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, tudo bem? Eu refiz minha lista de convidados várias vezes 😅 nossa que dilema! Te entendo perfeitamente, também tive pessoas que eu falei em convidar, mas depois percebi que não fazia sentido. Você não enviou o convite oficial, quanto aos que não responderam, considere que não vão, não se apegue a laço sanguíneo, eu mesma não vou convidar muitos dos meus parentes, alguns se aproximaram de mim depois que souberam do meu casamento, tanta gente querendo ser minha amiga, ainda mais porque minha história tem uma particularidade que chama atenção aqui na minha cidade, meu noivo é estrangeiro 🥰. Deixe claro que precisa da confirmação, se não confirmarem, não conte com eles na lista, é mais simples do que parece, apesar de que mexe com o psicológico 😅 muita sorte pra você!
    • Responder
  • Celle
    Noiva Ativa Março 2027 Rio de Janeiro
    Celle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii, Lud!

Eu ainda não me casei, então não vou conseguir te passar experiência própria. Mas pelo o que observei em outros casamentos, nem todo mundo vai!

Não acho que tenha sido um erro ter mandado o Save the Date, se for o caso, mande novamente para as mesmas pessoas, mas dessa vez exigindo uma resposta real. Vi uma noiva que comprou um outro chip e criou um zap business se passando pela assessoria para dar um ar mais sério de compromisso nas mensagens.

De qualquer forma, fechar um numero menor de convidados com o buffet é recomendado porque sempre tem uma margem de falta.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas