Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Kamylla
Noiva Ativa Junho 2024 Santa Catarina

Lista de convidados com "gordurinha"?

Kamylla, dia 13 de Junho de 2022 às 15:08

Publicado em Fórum Organizar um casamento 61

Oi, gente! Tudo bem? Comecei a montar a lista de convidados do meu casamento. Aí bateu uma dúvida: posso/devo colocar algumas pessoas a mais do que determinei como máximo (tipo uns 10%)? Pensei nisso por conta da quebra que costuma ter, mas não queria fazer bobagem, especialmente por se tratar de um...

Oi, gente! Tudo bem?

Comecei a montar a lista de convidados do meu casamento. Aí bateu uma dúvida: posso/devo colocar algumas pessoas a mais do que determinei como máximo (tipo uns 10%)?

Pensei nisso por conta da quebra que costuma ter, mas não queria fazer bobagem, especialmente por se tratar de um mini wedding. 😬

Por um lado, acho que poucos convidados declinariam, por serem mais íntimos. Por outro, vários são de cidades, estados e países diferentes, então é algo a se considerar.

Ou seja, tenho medo que todo mundo venha E que muita gente falte também. 😂

Como vocês lidaram/lidam com isso?

61 Respostas

• Fernando
    Noivo Ativo Setembro 2022 São Paulo
    Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu verificaria antes se no seu contrato com o buffet existe a clausula que cubra pessoas a mais do que foi contratado (o famoso 10%), se for o caso se sua lista tem 100 pessoas, eu fecharia para 90, por exemplo. Agora caso essa lista aumente de ultima hora (o que pode realmente acontecer), e na confirmação dos convidados, passar do numero contratado + 10%, avise o buffet para que não comprometa o serviço deles. Em tempo de pandemia, é muito dificil prever com 100% de certeza quem vai ou não. Se meu casamento tivesse sido esse final de semana por exemplo, teriam pelo menos 7 convidados que não iriam por causa de positivo para covid ou contato direto com quem testou. É um tiro no escuro, infelizmente.

• Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O recomendado pelas casas de festa aqui na minha região é de 15 a 20% de pessoas a mais. Pq esse é geralmente o número de pessoas que faltam. Mas vale apena você observar especificamente a sua lista e ver se seus convidados são geralmente presentes em evento ou não. Pedir confirmação antes também ajuda bastante
    • Responder
  • Victoria
    Noiva Ativa Novembro 2022 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui a festa vai ser pra 100 e na nossa lista tem 140…mas acho q a lista fina vai ter por volta de 130
    • Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oficial 50
    Reserva 15
    • Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Solange! E quantas pessoas em cada lista?

• Responder
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, como seu caso é mini weeding, acho até mais facil pq se deduz que as pessoas que vai chamar sejam bem proximas né... fecha para o número exato, e na lista coloca uns 10% a mais...

Creio que no seu caso a diferença será bem pouca. Melhor pagar 5 pessoas a mais depois para o buffet do que fechar a mais, a pessoa não ir e vc perder o dinheiro. Da minha amiga a quebra foi de 30 pessoas, acredita? dinheiro perdido

• Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, eu tive problema com os convites e eles chegaram faltando pouco mais de 60 dias pro casamento, então eu entreguei o primeiro "lote" com 60 - 45 dias de antecedência, e pedi confirmação com 30. Idealmente eu recomendo começar a entregar com uns 90 dias e começar a pedir confirmação com 60, mas muita gente pode acabar resolvendo ir uns 30 dias antes por não conseguir saber como será no trabalho e etc. Mas, esses você deixa como "talvez" na planilha e vai seguindo a vida, cobra de novo faltando 30 dias.

Pra mim os 30 dias foram tranquilos pra ir chamando o pessoal sim viu! Ninguém reclamou de ser em cima da hora não!

• Responder
  • A
    Noiva Esperta Julho 2022 Rio Grande do Sul
    Audrey ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, tudo bem? Então por aqui eu não aumentei em nada, convidaremos as 60 pessoas da lista e deu, não faremos nenhuma adição até porque inicialmente era para ser 30, mas acabamos querendo incluir mais pessoas.

• Responder
  • João
    Super Noivo Setembro 2023 São Paulo Estado
    João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui tínhamos uma lista de 172 pessoas e o próprio buffet nos orientou a fechar para 150 pessoas, justamente por essa gordurinha. Foram bem sinceros com a gente. Agora a lista já está beirando os 190 (kkkkk scrr), mas ainda temos mais de um ano até lá para refazer a lista como temos feito várias vezes.
    • Responder
  • MILENA
    Noiva Ativa Novembro 2022 Santa Catarina
    MILENA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Kamylla 🤗 nós optamos pela confirmação de presença 1 mês antes da data do casamento, mas mesmo assim uma semana antes vamos mandar um WhatsApp para aqueles que temos dúvidas se irão vir ou não. Conforme temos o número de pessoas que não irão, vamos acrescentando as pessoas que queriamos convidar mas acabamos deixando na " lista reserva"
    • Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ak vamos trabalhar com a lista oficial e lista reserva.
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Essa ideia de lista 'oficial' e lista 'reserva' é ótima kkkkkk

Olha, minha primeira lista, lá de 2020, tinha 90 pessoas. Mas fechamos em 70 na hora de começar a enviar os convites. Da lista inicial não puderam ir 16 pessoas logo de cara. Depois, tivemos que ajustar umas outras 5, por aí. Então, dá pra considerar que, ao todo, no fim, deu umas 90 pessoas mesmo.

Eu montei a lista em uma planilha do Google e embaixo fui colocando nomes extras e só ia ajustando conforme alguém cancelava. Nessa mesma planilha eu colocava quem já tinha dado a primeira e segunda confirmação e quem já tinha enviado o comp. de vacina. Depois passei os nomes a limpa na véspera da festa e mandei para a cerimonialista kkkkk

• Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Mirian! Essa orientação da sua cerimonialista me deu mais confiança, hahaha. Quero tentar me adiantar com o que puder para reduzir a quebra ao máximo, mas quando o pessoal confirma e não vai, aí já não tem como contornar. 😐

• Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Laís! Acho que cinco pessoas a mais é uma boa quantidade para mim. Com isso, conseguiria fechar uma lista com as pessoas mais importantes e presentes nas nossas vidas. 🥰 Por isso que me veio essa ideia da gordurinha!

• Responder
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Kamylla,

Por aqui, fechamos tudo para 150 pessoas, porém, nossa cerimonialista orientou a chamarmos em torno de 170 pessoas devido a quebra que é em torno de 15%. O buffet trabalha com 10% a mais do número fechado, porém, eles receberão a lista de convidados um mês antes (após as confirmações do cerimonial), se houver uma alteração muito drástica, já podem se precaver.

Por incrivel que pareça, tem gente que confirma e não vai... isso tbm é um problema.

• Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Thais! A minha preocupação maior é justamente a quantidade de cadeiras, o local é menorzinho

• Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Mayara! No meu caso o que pega mais é o local do evento, que não é tão grande 😬

• Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Poly! Mas esse prazo de um mês foi bacana para vocês? Ou teriam começado antes? Não queria que algum convidado meu pensasse que ficou "para o fim da lista", é que o espaço é pequeno mesmo. 😂

• Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Carol!

Guria, faz um tempo que tenho perfil aqui, mas praticamente só entro pra olhar! Já tinha encontrados ótimos comentários teus pelos tópicos. 💖

Acho que, além de trabalhar com listas "oficial" e "reserva", vou chamar os convidados por ordem de prioridade ou urgência então.

No final das contas, a tua lista tinha quantas pessoas?

• Responder
  • Laís
    Noiva Curiosa Maio 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Kamylla, nós decidimos todos os convidados com antecedência e não deixamos "gordurinha", nem lista de espera, justamente porque pensamos que todo mundo iria.

Mas, no nosso caso, houveram pessoas que confirmaram e, na semana do casamento, cancelaram (quando a cerimonialista ligou). Aí acabou ficando muito em cima da hora para convidarmos alguém.
    Então a minha dica, é que convide algumas pessoas a mais, mas não um número exagerado, para não correr o risco de todo mundo confirmar. No meu caso, convidamos 96, mas só 84 foram na festa. Mesmo assim, eu não teria coragem de deixar uma "gordurinha" com mais de 5 pessoas. E, muito importante, fique no pé com as confirmações, porque, infelizmente, tem gente que esquece de confirmar, ou depois decide não ir mais e nem sequer avisa... Assim consegues ficar mais tranquila.

• Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fechei o buffet para 130 pessoas mas lugares (cadeiras) eu fechei para 150. A dona buffet indicou eu convidar 10% a mais das pessoas por conta de faltantes e que todo buffet vai preparado para servir essa % a mais se houver. Como faremos a confirmação 30 dias antes, ja pretendemos deixar acertado se realmente passar esses 10% para não ter surpresa na hora e nem de pagamento depois. Por enquanto está em 130 pessoas realmente ja contando com crianças, capaz até de sobrar lugar porque estamos cada vez cortando mais hahahaha

• Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Ka. Eu particularmente não gosto muito disso não. Morro de medo de todo mundo ir e acabar faltando comida na festa ou até mesmo lugar pra sentar. Só de pensar já me da pavor.

Minha lista tem apenas 10 pessoas a mais do contratado mas pq não tinha como mesmo tirar mas não gosto nada da ideia.

Prefiro perder dinheiro pagando a mais do q correr risco de faltar algo, já que é pra investir em festa, prefiro ficar tranquila quanto as quantidades.

• Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Kamylla! No meu eu fiz a lista por ordem de prioridade, as 130 pessoas que fazíamos questão e o restante que gostaríamos de chamar se fosse possível. Com 30 dias faltando para o casamento, começamos a entrar em contato e pedir confirmação, e conforme as pessoas avisavam que não poderiam ir, íamos chamando os próximos da lista. Dessa forma mantivemos os 130 confirmados, mas convidei no total aprox. 170 pessoas. Tivemos muita gente que não pode vir por causa do preço do combustível, pq tinha compromisso e etc, então fazer a confirmação com prazo suficiente pra chamar mais gente foi essencial, até por que NUNCA que íamos fazer uma "gordurinha" de 40 pessoas né hahaha.

• Responder
  • Clara
    Noiva Esperta Maio 2022 Rio de Janeiro
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Puts, não lembro certinho.
    Mas diria que umas 15 mais ou menos
    • Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Clara! Acho que vou trabalhar com duas listas também, com certeza convidar todo mundo de uma vez só me causaria uma ansiedade terrível, então é melhor tentar evitar. Mas só por curiosade, quantas pessoas tinham na sua lista reserva?

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie, Kamylla! Guria, que loucura te encontrar por aqui 😅

Olha, no meu não fiz gordurinha. Fechei a quantidade exata de pessoas. Acontece que, conforme as pessoas iam declinando o convite, eu ia chamando outras. Fiz todo esse processo uns três meses antes do casamento (porém se fosse casar novamente, faria com mais antecedência, achei que ficou corrido).

Minha lógica foi: convidar primeiro os convidados de fora da cidade/país e padrinhos. Aguardar o retorno deles e dai soltar a próxima leva de convidados. Esses respondendo, você já vai conseguir ir realocando, chamando novas pessoas. Um ponto positivo no meu caso foi que eu usei convites digitais, então, eu só enviava pelo WhatsApp e tava tudo certo

Eu tinha medo de pagar pela gordurinha e depois o pessoal não ir, mas também preferi pensar que todos os convidados avisariam em caso de ausência. No fim, faltaram 5 pessoas dos 70 convidados.
    • Responder
  • Clara
    Noiva Esperta Maio 2022 Rio de Janeiro
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Kamylla, também fiz um mini wedding para 100 pessoas.

Eu fiz a lista "oficial" e uma lista do lado de pessoas que também gostaria de convidar para que teriam que ficar de fora por conta do número. Quando entregamos os convites, algumas pessoas já falaram que não poderiam ir, e assim que eu tinha essa confirmação e ia convidando as pessoas dessa lista reserva.

No final ainda assim faltaram pessoas no dia que não avisaram e outras que avisaram um/dois dias antes, e eu não consegui convidar da lista reserva. No dia foram 89 pessoas.

Eu não convidaria logo de cara da lista reserva porque ficaria nervosa de no final as pessoas resolverem ir e ultrapassar o limite estipulado.

• Responder
  • Kamylla
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Anna! Obrigada pela dica. Já tinha pensado em fazer o Save the Date por conta do pessoal de outros estados e países, mas coordená-lo com o site não tinha me passado pela cabeça. É uma boa ideia mesmo para administrar a lista de convidados sem correr o risco de parecer deselegante. =)

• Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kamylla,
    Muitas noivas já liberam algumas informações no save the Date.
    Assim conseguem já ter uma boa quantidade de confirmações até mesmo antes do convite oficial. Minha amiga na colocou o site no save, então muita gente já aproveitou e já confirmou e já tem até presentes confirmados ( casamento será em outubro). É uma boa liberar o save pra quem é mais distante tipo outros estados que dependam de vôo ou muitas horas de viagem com uns 8 meses , e o save 6 .Ela achou ótima essa opção pq já tem as confirmações ( a família inteira do noivo é de longe) então facilitou muito. Nisso ela tinha tempo hábil pra retirar quem já deu um ❌ e incluir pessoas da "lista de espera" sem parecer em cima da hora.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas