Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo

Lista de convidados: o guia definitivo para acabar com suas dúvidas!

Ana, dia 22 de Março de 2017 às 14:21 Publicado em Fórum Antes do casamento 7 22

Olá Amores! Smiley ring

Esse debate faz parte do combo que estou criando: Dicas incríveis para o seu Casamento!

Lista de Casamento

Toda noiva sabe: os preparativos do casamento são muitos, sem dúvida. Inclusive, é uma unanimidade entre todos os casais: essa é uma tarefa muito difícil. Eles enlouquecem com tantos planos, datas, fornecedores e outros pormenores!

No entanto, um dos itens de maior relevância dessa extensa preparação é a lista de convidados. Você sabia? Pois é esse detalhe que vai definir muita coisa. Por essa razão, deve ser pensado com o maior cuidado pela noiva e pelo noivo. Já parou para pensar na sua? A hora é agora!

Assim sendo, quando for pensar sobre a sua lista de convidados para a cerimônia, tenha calma e coerência. Nesse momento, as emoções costumam mais atrapalhar do que ajudar e será preciso objetividade. Contudo, você provavelmente está se perguntando como tal proeza é possível.

Bem, primeiro, é imprescindível ter o bom senso de adequar a quantidade de pessoas convidadas ao formato da festa e ao valor que será gasto.

Junto a isso, será vital estabelecer critérios para escolher quem estará ou não na lista. Portanto, inicialmente, faça uma avaliação do seu cenário financeiro e uma reflexão sobre os nomes que imaginou para estarem ao seu lado nesse dia tão especial. Por essa perspectiva, o diálogo franco com o noivo e a família é sempre fundamental para que tudo seja resolvido sem atritos.

Por isso, não é por acaso que se trata de uma dos maiores desafios do evento, uma vez que esse processo envolve afeto, etiqueta, delicadeza e muito jogo de cintura. Fazer uma lista de convidados para casório é uma tarefa complicada, todo mundo sabe.

Nos parágrafos seguintes, você saberá por onde começar, quem convidar e quem não convidar, a relação da lista de convidados com o seu orçamento. E também de que forma reduzir essa mesma lista, os erros comuns e como evitá-los e o que fazer quando a família quer interferir mais do que o habitual.

Então, daqui em diante, iremos ponto a ponto esclarecer as melhores práticas para fazer a sua lista de convidados. Vamos lá!

Conheça 5 passos essenciais para fazer a sua imediatamente!

1 - Lista de Convidados e orçamento

Por onde começar? A resolução sobre o orçamento é o ponto de partida para planejar o casamento, até mesmo uma boa lista de convidados. Isto porque o volume de pessoas estará diretamente ligado a quanto se gastará.

Por conseguinte, será possível mensurar os custos específicos, a exemplo das porções de bebida/comida, espaço para a comemoração, convites e lembrancinhas, por exemplo. Em razão desse fato, o planejamento financeiro é o responsável por garantir que as demandas dos convidados caibam perfeitamente na verba disponibilizada.

Lista de convidados: o guia definitivo para acabar com suas dúvidas! 1

Seja bastante rigorosa e não deixe que o valor do estipulado seja ultrapassado - logo, seja extremamente disciplinada. Diante disso, faça uma lista preliminar com os nomes que você deseja colocar junto com o noivo. De forma alguma, façam listas separadas.

Fazer o contrário só vai aumentar consideravelmente a sua empreitada, além de gerar maiores conflitos. Uma dica para a elaboração da lista é começar com uma escala moderada, pois, será mais simples reduzir do que incluir nomes posteriormente.

2 - Quem convidar x Quem não convidar?

Neste parágrafo, apresentaremos algumas regras básicas para facilitar a sua vida de noiva. Atenção: antes de tudo, é essencial salientar que existem três tipos de convidados em uma lista: os que devem obrigatoriamente estar na lista, os que não precisam estar todos nela e os que são dispensáveis.

Ao primeiro tipo corresponde a família direta (mãe, pai, irmãos avós e outros familiares próximos) e amigos íntimos. Ou seja: aquelas pessoas com quem você, efetivamente, tem uma relação de intimidade.

Lista de convidados: o guia definitivo para acabar com suas dúvidas! 2

Ao segundo, familiares afastados, colegas de trabalho/cursos, vizinhos ou amigos dos pais. Já ao terceiro, acrescentamos ex-cônjuges (quando não há filhos - caso contrário é de bom tom convidar, especialmente, se a convivência for pacífica), ex-colegas de trabalho/cursos sem um maior contato, amigos virtuais e prestadores de serviços sem qualquer ligação pessoal com você, amigas(os) de infância que você não vê há anos.

Com exceção do primeiro e do último que são extremos, faça uma avaliação da relevância dessas pessoas para a sua vida e trajetória do casal no segundo tipo. Depois desse primeiro índice de nomes, separe-os em grupos: família, parentes distantes, amigos chegados, amigos/colegas distantes, colegas com os quais possui amizade e agregados. Dessa maneira, será possível ter controle sobre cada espécie de convidado com a proporção de cada grupo. Pronto, com esses nomes, a sua primeira versão de lista de convidados estará terminada.

3 - Saiba como reduzir a lista de convidados

Após fazer essa lista de convidados inicial, você irá revisá-la a fim de que a mesma chegue ao número estipulado na sua programação por meio de algumas estratégias. Novamente: seja prática ao máximo.

Essas escolhas têm que ser feitas racionalmente tendo em conta a quantia determinada para a ocasião e a contagem de pessoas que foi acordada junto ao noivo. Essa é a primeira medida a ser tomada, não obstante há outras formas de enxugar essa lista.

saiba-como-reduzir-a-lista-de-convidados

Optar por uma cerimônia íntima é uma delas, tal qual o mini wedding, uma forte tendência atualmente. É possível, igualmente, pensar em restringir os amigos e colegas de trabalho/curso aos que efetivamente têm uma conexão íntima com vocês, e isso fará toda a diferença. Pode acreditar! Até porque estamos falando de uma festa extremamente particular, não é verdade? Então, mantenha o seu foco nesse critério sendo, sempre, elegante.

O mesmo vale para parentes com os quais não possui qualquer proximidade ou vínculo. Convidá-los é totalmente desnecessário.

Já para aqueles amigos que os pais sempre querem convidar, uma tática que funciona perfeitamente: dar cotas a eles. Assim, mães e pais terão a possibilidade de fazer seus próprios convites, porém em uma quantia controlada.

Por fim, não esqueça de delimitar os acompanhantes de seus convidados, como namorados (as) recentes ou ficantes. Especialmente se a pessoa em questão não tiver qualquer elo com os noivos. Ademais, lembre de um ponto fundamental: é o seu grande dia e você não é obrigada, de modo algum, a convidar quem não tiver relevância para a sua vida. Combinado?

4 - Erros comuns em uma lista de convidados e como evitá-los.

Ao preparar a lista de convidados para o casamento, existem alguns erros típicos, que valem a pena serem evitados definitivamente. O mais comum é quando os noivos fazem listas separadas, conforme já sinalizamos acima.

Isso não pode ser feito em hipótese alguma, por favor! Com listas separadas, a possibilidade de ter uma listagem maior de pessoas é ainda maior, da mesma maneira que as chances de ultrapassar seu orçamento.

erros-comuns-em-uma-lista-de-convidados.

Outro erro muito comum é permitir que a família interfira na escolha dos convidados. No tópico anterior, sugerimos que cotas sejam cedidas aos pais. Eles sentirão que estão fazendo parte dos preparativos, os conflitos serão reduzidos e você ainda terá o controle da situação.

Também não faça convites apenas pelo protocolo. Apesar de ser uma situação delicada, não há condições de chamar todos. Faça uma triagem mesmo, escolhendo aqueles que apenas são próximos. O bom senso é o melhor filtro neste caso.

5 - Lista de convidados: RSVP e confirmação

O RSVP é um serviço de confirmação de presença em solenidades, cuja sigla vem do francês (Répondez S’il Vous Plaît) , que, em português, significa responda por favor.

Este é um recurso extremamente interessante, eficiente e prático. Funciona bem para você ter uma noção de quem estará presente na celebração aproximadamente. Isso será essencial para evitar desperdícios ou providenciar algum outro item.

Lista de convidados: o guia definitivo para acabar com suas dúvidas! 3

A média é a de quem nem 50% dos nomes na lista convidados confirma. Neste caso, o cerimonialista deverá ligar para confirmar a presença deles. Normalmente, o retorno completo ocorre em até 15 dias antes do evento.

Ainda assim cerca de 10 a 15% das pessoas convocadas para a festividade não comparecem mesmo após a confirmação. De qualquer modo, convidar alguém no lugar de que quem não confirmar no RSVP pode ser muito indelicado. Logo, não faça nada parecido, certo?

Beijos e até mais!

Fonte: As Lembrancinhas de Casamento

22 Respostas

  • Noiva Curiosa Janeiro 2022
    ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que o mais difícil pra organizar o casamento é a lista, pq tem a pressão das pessoas para irem no seu casamento. As vezes anpessoa não é nem tão presente na sua vida e que é ser convidado. Complicado
    • Responder
  • Andreza
    Noiva Constante Setembro 2019 Minas Gerais
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pior coisa que quando os familiares falam a pessoa vai chateada por não ter convidado, Meu caso é cerimonia e recepção no mesmo local, logo não consigo selecionar muito. Eu qria 200 convidados no máximo. Mais já chegamos a 300 minha família é muito grande e esta me desanimando muito.

    • Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 Paraná
    Thayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Consegui fazer minha lista de casamento com 150 pessoas, acredito que é uma quantidade ok. Não convidaria mais que isso, mas não descarto a possibilidade de diminuir a quantidade um pouquinho mais hahah

    • Responder
  • T
    Noiva Constante Dezembro 2022 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me ajudou muito, afinal, é uma das partes que mais nos deixam loucas Smiley atonished

    • Responder
  • Lorena
    Super Noivo Setembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como me ajudou este post, nossa estava completamente desorientada quanto aos que devo obrigatoriamente chamar e aqueles que não fazem
    parte da vida dos dois. Me ajudou demais 😘
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exato, espero que os que forem compreendam e não fiquem chateados pelos que não foram convidados Smiley smile

    • Responder
  • Thamires
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O calmante é necessário kkkkk. Bom, ficar chateado sempre alguém vai acabar ficando ne? Mas tem que levar em conta que temos um orçamento limitado tbm. É difícil convidar a todos.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito difícil fazer a lista. O pior são pessoas que sabem que serão convidadas e ficam chateadas pelas outras que não serão. Tipo, "fica feliz porque eu te chamei poxa"! Smiley laugh

    Tem algumas pessoas que sei que vão ficar chateadas, mas eu não tenho contato nenhum! Smiley atonished Acho que tenho que focar na questão do orçamento. Se alguém reclamar que não chamei o fulaninho de tal vou dizer que é porque não tive dinheiro Smiley xd

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    "Preciso de um calmante" é ótimo Smiley laugh Tô precisando também viu? Tem gente que não quero convidar de jeito nenhum, mas fico com receio de alguém ficar chateado Smiley sad

    • Responder
  • Ana Cláudia
    Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo
    Ana Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Díficil quando se é bastante comunicativa e faz amizades até com os cachorros kkkk, tô ferrada gente!

    • Responder
  • Thamires
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fazer a lista é o mais difícil. Não sei se é porque estou sendo educada com o nome das listas colocando as pessoas que tenho consideração e pensando na minha família que tem mais amizade do que eu com essas pessoas. Fica difícil escolher ou esse ou aquele ...

    Preciso de um calmante.

    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Ativa Setembro 2018 Minas Gerais
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estava sofrendo com a lista de convidados kkk,vlw as dicas
    • Responder
  • Natasha
    Super Noiva Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Natasha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Diminuir a lista é o mais difícil.

    • Responder
  • Andressa
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    E quando se tem muitos colegas de trabalho e não se tem uma ligação próxima com todos? Fica chato convidar só alguns ou melhor não convidar nenhum? Smiley amazing

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Carol! Fico feliz! Smiley smile

    • Responder
  • C
    Noiva Esperta Setembro 2018 Minas Gerais
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas!!! Me ajudaram muito!
    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Beijos!

    • Responder
  • Anne
    Noiva Constante Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas!
    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada! Beijos!

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida Jéssi! kkkk

    • Responder
  • Jéssica Delboni
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo Estado
    Jéssica Delboni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A pior parte até agora foi fazer a lista.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas