Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Flávia
Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo

Lista de convidados x Presente Inesperado: o que fazer?

Flávia, dia 12 de outubro de 2021 às 20:10 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 30
Boa noite, noivinhas!

O que vocês fariam se estivessem diante desta situação?
Me caso no meio do ano que vem, em uma festa para 120 convidados. Tanto eu, como meu noivo, temos muitos amigos próximos, família grande, então desde já estamos em um sofrimento sem tamanho pra fechar uma lista prévia.
Acontece que, desde o dia em que fechei a festa, estava certa que alguns colegas de trabalho não seriam convidados. São pessoas legais, que fazem parte do dia a dia por trabalharem comigo, mas que não são amiiiiiiigos chegados (vocês entendem, ne?!)
Ocorre que, uns 20 dias atrás, em uma reunião virtual, uma destas colegas de trabalho percebeu a aliança de noivado no meu dedo e eu contei que ia me casar em agosto (sem fazer qualquer menção direta à festa). Poucos dias depois, ela armou uma surpresa pra mim e juntamente com mais ou menos 10 colegas de trabalho, me deram uma quantia em dinheiro como presente para início dos preparativos.
Achei o gesto muito carinhoso e fiquei extremamente feliz, contudo, a partir disto, estou me sentindo “ingrata” de não incluir todas essas pessoas na minha lista. Apesar de não serem amigos que caminham lado a lado, convivem comigo, no trabalho, há muitos anos… outro ponto bastante problemático pra mim é que são adultos que possuem família, logo, o convite não ficará restrito às 10 pessoas, de modo com que, se convida-los, terei que considerar cônjuges, namorados, filhos e afins.
O que vocês fariam?
O valor do presente foi bem bacana, mas nem com ele consigo pagar o convite de todas as pessoas (como a minha festa será relativamente pequena, acabei optando por um menu um pouco mais “salgadinho $$”).

30 Respostas

Última atividade por Carolina, dia 14 de outubro de 2021 às 09:38
  • Carolina
    Super Noiva Novembro 2021 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa que situação!!!
    Eu te aconselho a manter a recepção apenas para família sabe, essa questão da lista vc vai ter que lidar até os últimos meses do casamento, é a parte mais chata. Enfim... faz uma lembrancinha pra eles em forma de agradecimento pelo que fizeram por você e se alguém chegar a comentar sobre "o casamento" vc explica que foram só familiares por conta da pandemia etc..
    Espero que tudo dê certo Smiley heart

• Responder
  • Samara
    Noiva Esperta outubro 2022 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que situação Noivinha,
    Vi muitas opiniões da qual eu concordo, mas acho que manteria o casamento pra família, até porque a maioria das pessoas sabem que não é barato fazer uma festa.
    Mas compraria uma lembrancinha como forma de agradecimento a essas pessoas. Um bem casado ou uma caixinha de doces… acho que deixar a situação mais confortável
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha,

Nós fizemos isso com o um colega de trabalho, mas sem pretensão de convite para a festa como agradecimento, até porquê foi um presente, não um "vale festa". Inclusive, ele não chamou ninguém da empresa e ficou tudo certo. Sei que pode sentir que ficará chato e talvez alguém menos maduro realmente se sinta "lesado", mas não há o que fazer. Você pode dizer que será uma festa reservada somente para a família porque ambas são grandes e o orçamento só deu para isso.

• Responder
  • Cássia
    Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Flavia,

Assim como as noivinhas comentaram, realmente é uma situação difícil e creio que todos os casais passam pelo dilema de quem convidar, mas é preciso sempre se priorizar.

Além disso, o gesto deles demonstra que você é muito querida por todos. Sendo assim, tenho certeza de que vão compreender que é um evento para pessoas mais próximas e familiares do casal.Smiley love

Te envio um post que acredito que tem tudo a ver com esse seu impasse: o guia Lista de convidados: como fazer a sua

Espero ter ajudado, mas depois conta pra gente qual foi a decisão e como anda a sua lista!

Beijos Smiley heart

• Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, eu informaria eles que a festa será intimista e apenas para os mais próximos do casal, focada na família, mas com certeza separaria uma lembrancinha da festa e até uma caixinha dos docinhos e entregaria para eles quando retornasse ao trabalho, tenho certeza que vão entender
    • Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vivemos a mesma situação , a família do meu noivo é gigante são 8 tios todos vivos, e cada tio tem no mínimo 4 a 5 filhos, a minha é menor é mais tranquilo. Mais eu tenho conversado com ele, não dá pra chamar todo mundo , não temos como comportar essa quantidade de gente num só lugar . Então vamos estabelecer critérios pra isso, será por afinidade mesmo , tem parentes dele que nem na minha cara olha , vai fazer o que no meu casamento
    • Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que situação hein

eu nao vou chamar ninguem do meu trabalho!! evito falar sobre casamento, mas o que falo é que é um casamento pequeno somente para a familia.

• Responder
  • Lizandra
    Super Noiva Abril 2025 São Paulo Estado
    Lizandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Flavia!
    Realmente é uma situação delicada!
    O que eu farei, para meus 14 colegas de trabalho que são muito próximos mas não cabem na lista é montar uma caixa para cada um com um mini bolo remetendo (aos bolos de casamento), um mini buquê de flores e uma carta (personalizada com um texto para cada um) explicando que o casamento será bem pequeno, mas meu coração é grande. Se eles não terão oportunidade de ir até a festa, um pedacinho da festa veio até eles. Prevejo a entrega das caixas para uma semana antes do meu casamento.Espero ter ajudado 😉
    • Responder
  • Manoela
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Manoela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mulher que sinuca de bico real. Eu to me imaginando no seu lugar, totalmente desesperada sem saber o que fazer kkkk. Mas depois nos conte o que rolou...
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Setembro 2025 São Paulo
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Flavia!
    Eu realmente entendo a sua situação, mas mesmo assim eu não os convidaria. Se pesar muito agradeceria pelo gesto carinho, mas explicaria como a lista já está aperta e por isso não irá conseguir incluí-los.
    Se a gente se preocupar muito nessa questão de convidar por educação, a lista ficará enorme e sem fim.
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Débora,

Que bom que compartilhou comigo essa sua vivência. Essa situação vem tirando o meu sono, sobretudo porque embora eles tenham sido muito sensíveis com esta atitude, ainda assim não os sinto próximos o suficiente para substituir outras pessoas na minha lista.
    obrigada mesmo
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O fato de terem feito algo é singelo mas, você não é obrigada a convidar quem não é do seu convívio, sobretudo porque são colegas de trabalho. Tive uma situação assim com amigos de longa data dos pais do meu marido: deram-nos um presente sem que tivessem sido convidados. Agradecemos o gesto com uma lembrança que trouxemos da lua-de-mel e um cartão, nenhum convite adicional. Pode fazer isso depois, ao retornar da sua licença, pode oferecer algo simples a cada um (suspiros, bombons, o que preferir), ou um bolo para oferecer a todos caso já estejam em trabalho presencial mas, não se obrigue a convidá-los.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Novembro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Passei por isso essa semana! Por aqui faremos um mini wedding para 70 pessoas, ou seja, bem reduzido! Essa semana um casal do nosso condomínio, que são amigos, mas não hiper próximo, falaram que querem dar um presente de casamento, mesmo sabendo que não vamos convidar. Ficamos hiper sem graça e recusamos, mas eles estão insistindo! Talvez até vamos convida-los agora, é um uma pouco diferente da sua, porque seria apenas 2 pessoas…mas enfim, eu entendo o que você tá dizendo, é uma sinuca de bico hahahaha
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Curiosa Janeiro 2022 Santa Catarina
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que vejo muito é pessoas convidando apenas por educação. Casamento pra mim é algo muito íntimo pra chamar qualquer pessoa. O que eu penso é o seguinte... Essas pessoas que vc convidaria por educação talvez estariam ocupando um convite de pessoas que são mais próximas e tem uma conexão maior vc e seu noivo?
    Se for sim a resposta, não vejo sentido nenhum em convidá-los.
    A gentileza que fizeram foi de coração, minha sugestão é talvez confraternizar algo na antes do casamento no ambiente da empresa com seus colegas como forma de retribuir esse carinho.

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amore, não chamarei ninguém do trabalho. Nossa lista foi voltada para padrinhos, tios e melhores amigos.
    Mas penso que não há problema em chamar alguns, é uma escolha unicamente sua. Talvez seria legal pedir certa descrição ao convidar essas pessoas, e como eu disse, quem gosta de ti vai entender.
    • Responder
  • Joelma
    Super Noiva Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Joelma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Situação muito difícil… optamos por chamar amigos do casal, pessoa muito próximas já que nosso casamento será bem intimista. No seu caso, realmente eu ficaria sem saber o que fazer mas diante do caso, acredito que arrumaria um jeitinho de convidá-los.
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Te entendo perfeitamente, até eu estou pensando aqui o que faria no seu lugar!
    Que tal planejar uma rifa sem eles saberem o motivo, pensando apenas que e para ajudar no seu casamento aí você colocaria algo bem legal daqueles que citei acima e pede até ajuda para eles oferecerem para pessoas próximas. 🤔

Vender ingresso não acho legal.
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei uma ótima ideia! Obrigada pelas dicas ❤️
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Complicado demais, Ju!
    Estou falando de pessoas bem vaidosas (no bom sentido), acho que vai ficar extremamente incomodadas se eu propor qualquer coisa neste sentido. 😪
    • Responder
  • Lênora
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio Grande do Norte
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um detalhe que esqueci de apontar é que eu comuniquei essa decisão e o convite a todos ao mesmo tempo. Isso facilitou a questão da compreensão e evitou reações negativas.
    • Responder
  • Lênora
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não abri nenhuma exceção.
    Expliquei que o casamento era para poucos convidados e que a única forma de chamar o pessoal do trabalho era essa. Eu ainda disse que poderia colocar o nome dos acompanhantes em uma lista de reservas, caso ocorresse alguma desistência em cima da hora.
    Todo mundo (aparentemente) entendeu.Algumas colegas até gostaram de ter uma boa desculpa para uma noite livre dos rapazes. 😂
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha que situação complicada! Muito generoso da parte deles em fazer essa surpresa para você eu no seu lugar teria o mesmo sentimento, aquele sentimento de ingratidão!

Trabalho no quartel da polícia militar a 4 anos e lá ninguém será convidado há não ser a tia da limpeza que minha companheira e sempre me dá conselhos e me agrada, meu orçamento não cabe mais ninguém e eu evito o máximo falar do meu casamento, mas sempre tem um curioso 🤦🏻‍♀️.
    Pensou em mudar o cardápio para encaixar essas pessoas ? Ou quer permanecer ?
    Que tal explicar para eles que está muito apertado o orçamento e que o valor do ingresso e tanto R$ .... e eles comprarem ( eu particularmente não faria isso porque tenho vergonha demais, mas isso vai de você).
    Ou você casar no civil e na sua casa mesmo oferecer um jantar com seus amigos do trabalho ?
    Pensou na possibilidade de fazer uma rifa no trabalho e através dessa rifa o dinheiro que arrecadar talvez desse para encaixar eles (Tupperware, kit churrasco, cesta básica, cesta de chocolate ). ? 🤔
    Noivinha sinceramente uma situação complicada eu no seu lugar não sei o que faria, estou aqui pensandose isso acontecesse comigo ( acho que optaria pela rifa) Porque se fosse apenas 10 pessoas tudo bem, mas inclui família deles né.
    Sinceramente lista de convidados e o que mais deixa uma noiva 👰‍♀️ perder os cabelos.
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lenora, você não abriu exceção pra nenhuma amiga mais próxima do trabalho, para levar acompanhante? O que pega no meu caso é que tenho duas grandes amigas que levarão seus cônjuges…
    • Responder
  • Lênora
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu explicaria que é um casamento intimista e que só seria possível convidá-los sem os acompanhantes. Daí algumas pessoas vão dizer que não podem ir nessas condições (mas aí já não é mais um problema seu). Eu fiz exatamente isso no meu trabalho e deu super certo.
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Amanda! Vida de noiva não é fácil rs
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lari,

Você não vai chamar ninguém do trabalho? No meu caso, chamarei pouquíssimos 😪 Obrigada pelo conselho ❤️
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como eles reagiram à opção que deu, noivinha? Acho que no meu caso eles até se aborreceriam
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Abril 2022 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noiva do céu, eu não sei o que faria no seu lugar, socorro! Acho que convidaria os 10 e avisaria que os agregados deles não cabem na lista (de forma gentil, claro) ou daria a opção de comprarem, como outra noiva sugeriu aqui. Mas se definitivamente não tem jeito, avisaria eles e faria um mimo especial em agradecimento, algo assim! Depois conta pra nós o que decidiu 🙈
    • Responder
  • Emily Pinheiro
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Emily Pinheiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, noivinha 👰‍♀️
    A lista de convidados é uma das partes mais complicadas da organização do casamento. Eu super te entendo e tive dificuldades em convidar o pessoal do trabalho. Tomei a decisão de dar a opção da pessoa comprar o convite como nas festas de formatura. Expliquei a situação e entenderam. Talvez seja uma solução pra você 😉
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que situação!
    Olha só... Vou te dizer como noiva que já está passando por situação parecida com "convidados". Acredito que o quanto antes deixar claro pra essas pessoas que não serão convidadas, melhor será. Porque nesse momento acredito que estão com expectativas de participar desse momento. É algo desconfortável? É, mas tem que ser feito. Acho melhor você falar do que escrever algo. Deixe seu coração falar... Coloque gentileza em suas palavras, diga que você já havia fechado o espaço e será uma cerimônia intimista para a família e padrinhos, diante da situação que ainda estamos vivendo em relação a saúde e economia (foi isso que eu fiz). Se são pessoas maduras e querem seu bem elas super irão te entender e apoiar.
    Após, evite comentar coisas sobre o casamento. Por exemplo, na semana do casamento pretendo levar alguns docinhos para o pessoal da empresa agradecendo pelo carinho de todos para comigo ao longo desse tempo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas