Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

M
Super Noiva Junho 2018 São Paulo

Madrinha com depressão - me ajudem...

Melina, dia 17 de Agosto de 2017 às 23:08 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 32
Meninas, vou explicar um pouco o que está acontecendo para ver se alguém consegue me ajudar com sugestões. Tenho uma amiga muito querida, que já convoquei verbalmente para ser minha madrinha e aceitou. Porém, de uns anos pra cá ela desenvolveu uma depressão muito profunda. Ela foi traída pelo namorado, engordou muito (sempre foi bem magrinha), se formou mas não consegue emprego, além da mãe dela já ter depressão. Bom, ela simplesmente não sai de casa. Pra nada! Não sai. Nós nos falamos todos os dias, mas nos vemos de vez em nunca porque ela sempre arruma qualquer desculpa pra não sair, não ver nem ser vista por ninguém. A questão é que eu a chamei para me acompanhar numa feira de noivas esse fim de semana, e mesmo não tendo nenhum outro compromisso, ela recusou delicadamente falando que não estava bem pra sair. Porém, começo a ficar preocupada: e se no casamento ela der alguma desculpa e a gente ficar na mão na última hora com um padrinho desparceirado? Estou tentando não encarar pelo lado egoísta e cobrar que ela esteja presente na preparação do casamento, como eu gostaria que fosse. Estou pensando pelo lado dela e como eu devo fazer para ajudá-la. Queria ver se alguma de vocês tem alguma experiência com depressão e o que poderia ajudar, porque já insisti pra ela passar com um profissional pra tratar, mas ela se faz de morta. Mas é muito grave isso. Uma situação que já tem mais de dois anos, gente. Tento animá-la pra sair, mas nada tira ela de casa e de cima dos livros pra tentar mais um concurso, sem sucesso - o que a deixa ainda mais frustrada. O que eu poderia fazer para ajudá-la? E quanto ao casamento e o risco dela não aparecer nos chás e no dia? Obrigada, meninas, desde já! E bons preparativos a todas ♡

32 Respostas

Última atividade por Suelem, dia 18 de Agosto de 2017 às 20:12
  • Suelem
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Suelem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Conversa com ela e diga que ela tem a opção de ir ou recusar o convite. Diga o quanto é importante e que está fazendo isso pra melhorar a situação e não deixar uma responsabilidade tão grande nas mãos dela, já que ela está tão debilitada. A sinceridade é sempre o melhor caminho. Boa sorte!
    • Responder
  • Luciene
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Luciene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Difícil ...
    • Responder
  • Luciene
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Luciene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Difícil, Noivinha!acho que se há um tempo bom para seu casamento ok.Ajuda ela...precisa de ânimo se redescobrir,uma nova chance de outras áreas profissionais... Frustração mata.Caso,esteja próximo... Reanima ela,caso contrário Procurei outra pessoa.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Janeiro 2018 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Linda fala com sinceridade, e leva ela numa clínica de psicologia, tem clínicas até gratuitas ela necessita muito mesmo... Aproveite enquanto há tempo!
    • Responder
  • J
    Super Noiva Agosto 2018 Bahia
    Jucy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que o melhor é a honestidade. Diga o quanto você gostaria que ela fosse sua madrinha, mas que quer que ela se sinta bem e deixe a decisão/ escolha pra ela, diga que não fica magoada e que entende (algo desse tipo). E continue, caso queira e possa ajudando-a como você puder 😉
    • Responder
  • Tatiane
    Noiva Esperta Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tive depressão, e infelizmente não se tem vontade nenhuma de ir em algum lugar. Ela precisa ter consciência que precisa de ajuda, quanto ao casamento, conversa com ela se sentirá a vontade pois terá muitas pessoas, ela irá aparecer muito, talvez ela pode travar se insistir em participar.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Melina, de uma pessoa que tem mãe com depressão: se ela não quer se ajudar, nada adianta. Minha mãe passou anos chorando e na cama pq meu pai nos abandonou. Ela só começou a reagir quando tomou consciência que já é a hora. E ela não querer se tratar dificulta. A questão é: não force ela a absolutamente NADA. Isso só piora as coisas. Pelo menos ela não faz falta de educação ao recusar. A falta de vontade de viver não está na pessoa.

E, segundo o seu relato, ela busca em estudar pra concurso uma válvula de escape. Não tem jeito, por mais que faça 2 anos, cada um tem seu tempo. Ah e quanto ao casamento, pergunte numa boa se ela se sente confortável em ser madrinha. E se ela disser que não, não leve pro lado que não gosta de vc pq se recusa. Na verdade nesse momento ela não pode mesmo. Talvez vc tire um peso dela e de você. Ahhhh e pelo seu relato creio que ela desenvolveu fobia social (não dá pra saber só um profissional pode diagnosticar direito ) .

Mostre que vc está no stund by mas não a force a nada
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depressão precisa e muito de um profissional. A melhor forma de ajudar é encorajando a procurar um, e oferecendo sua amizade pra o que precisar.
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ao contrário do que muitos acham, depressão não é frescura, e nem tudo o que acontece está no controle da pessoa, tem situações as quais pra nós são simples, mais pra ela é como se fossem aterrorizantes, não é fácil conviver com isso, porque queremos ajudar de todas as formas, e devemos tentar fazer o que está ao nosso alcance pra isso, mais também temos que ter ciência que nem tudo está em nossas mãos. Converse com ela, tente- a fazer entender que o que se passa com ela é um problema, o qual já que ela não tem conseguido resolver sozinha então que precisa de um empurrãozinho (ajuda de um profissional) pra que consiga retomar a vida dela, o primeiro passo pra cura, é admitirmos que estamos doentes e que precisamos de ajuda, porém isso não é tão simples.

Se me permite contar vivenciei isso em minha família, minha mãe é bipolar (não tem cura apenas tratamento) e somado a alguns acontecimentos como a morte do meu avó desenvolveu um quadro grave de depressão, no caso dela como beirava o extremo (suicídio) ela precisou ser internada, mais hoje desde que tome toda medicação certinho vive bem.

Acompanhei todo o processo de internamento, visitas, acompanhamento familiar, palestras e tudo o que estava ao meu alcance pra tentar tirar ela dessa,até que chegou um ponto q estava esgotada, puxei pra mim uma sobrecarga enorme até que em um desses acompanhamentos desabei a chorar e a psiquiatra me disse “Por mais que vc queira ajudar, vc não pode deixar de viver sua vida, porque hoje vc é o pilar é vc quem une e que sustenta se vc desabar quem é que irá te levantar?”, guardo essas palavras até hoje, pois graças a Deus as crises não aconteceram mais, porém é algo que está presente em nosso cotidiano, só que não é possível que vivamos em função disso, esperando pelo pior entende?

Não sei se soube te explicar, mais o que quero dizer é que se sua amiga está passando por esse momento, esteja ao lado dela, mais não se culpe, e nem considere seus pensamentos "egoístas", pois vc também tem uma vida, e vai vive-la apenas uma vez, e não pode deixar de realizar seus sonhos por conta do que está fora do seu alcance. Então a convide pro casamento.
    desculpa o textão rsrsrs.
    Boa sorte noivinha. Smiley kiss

• Responder
  • Kely
    Noiva Ativa Março 2018 Minas Gerais
    Kely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha depressão é mto sério.Minja irmã estava com depressão profunda.Ela foi ao médico e agora ela está melhorando.Tenta conversar com ela p ir ao médico e começar o tratamento.Aos poucos ela vai melhorar vc vai ver
    • Responder
  • Débora
    Super Noiva Abril 2019 Distrito Federal
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então noivinha, eu nem falaria com ela, pq até segunda ordem ela continua sendo sua madrinha...vc já convidou e talvez ela tente ao máximo ser e isso é bom pra quem tá com deprê...se forçar a sair dessa. Na verdade eu arrumaria um menino pra entrar com ela se ela aparecesse...quebra galho mesmo. Ela nem precisa saber disso...é só pra resguardar seu evento.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2027 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que complicado sua situacao . Então sobre depressão qd a pessoa não aceita se ajuda e complicado nao tem mto o q fazer a não ser ter paciência r tenta anima lá ao máximo só q se ela não quis nem i com vc na feira de noiva tenho quase certeza q ela não vai nem aparece no casamento o jeito é vc chega nela e pergunta se ela que mesmo ser madrinha se ela disse não aí menos mal aí vc já fica despreocupadda e diga q mesmo assim o qto é importante a presenca dela mesmo assim e se ela disse sim para anima lá de o cargo de dama de honra q faz ela se sentir importante tipo em te ajuda em tudo e as damas de honra entra sozinha então se no caso ela não i aí não tem nenhuma dor de cabeça de ter padrinho sozimho
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, se ela não quer procurar ajuda profissional, a coisa fica ainda muito mais complicada. As pessoas próximas à alguém com depressão não têm muito o que fazer, a não ser apoiar, ter MUITA paciência, mas também não passar a mão na cabeça a toda hora. A única pessoa que pode tentar mudar esse situação, é ela mesma. Mas isso requer um esforço imenso! Acho que o primeiro passo que você pode tentar dar, é bater forte na tecla de que ela precisa procurar um profissional. Tanto um psicólogo quanto um psiquiatra. A depressão pode ter inúmeras causas, até mesmo causa biológica (minha avó teve depressão a vida toda por falta de uma substância que o cérebro dela não produzia). Quanto ao seu casamento, concordo com a Tati, é melhor chamá-la para dama de honra. A chance dela não aparecer no dia é enorme.

• Responder
  • T
    Noiva Esperta Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com depressão não adianta brigar, bater o pé, ficar brava, nem nada. Não é algo que esteja sob o controle de sua amiga. Às vezes parece falta de força de vontade, mas é como se pra ela não houvesse mais motivos pra sair da cama. Converse muito com ela, mas sem julgar, como se vc fosse uma psicóloga. Deixe ela falar e falar, sempre. E mostre que vc a ama acima de tudo. Sobre o casamento, a coloque pra ser dama de honra.
    • Responder
  • Geralda
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Geralda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que vc deve falar pois talvez ela impolgada e sai um pouco da depe
    • Responder
  • Juliane
    Noiva Ativa outubro 2017 Paraíba
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depressão é muito complicado! Para ajuda-la ore por ela noivinha, vá visita-la, indique livros, músicas alegres. Filmes com final feliz.
    • Responder
  • L
    Super Noiva Março 2022 Yucatán
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha depressão realmente é MT grave. Vc é uma super amiga só de estar ao lado dela a incentivando a buscar ajuda, não desista disso pq ela precisa de ajuda. Vc tem alguma outra pessoa íntima que vc possa contar a situação? Eu sei que é chato e parece que a pessoa é tapa buraco, mas há casos e casos. Tente falar com alguém que vc sabe que não se ofenderia, conte a história, diga que vc quer muito que ela seja sua madrinha, mas não sabe como vai ser por conta desse problema. Peça com educação que a outra pessoa seja sua madrinha no caso dela não puder ir no dia e deixe em aberto para a pessoa não aceitar pq vc entende que é uma situação chata e complicada. Não aconselho a vc a forçar nada com sua amiga, pessoas com depressão tendem a se magoar com pouco o que pode piorar a situação dela. Sinceramente eu não vejo outra saída. Eu tenho uma colega depressiva que TB n quer buscar ajuda, não sei o que faço p ela aceitar pq n tenho intimidade o suficiente com ela p fazer uma intervenção ou algo do tipo. É uma situação terrível mesmo, mas espero que tudo dê certo é que ela vá no seu casorio. :*
    • Responder
  • Paulinha
    Noiva Esperta Novembro 2018 São Paulo
    Paulinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que caso delicado, noivinha ...Meu pai teve depressão depois que meu Vô faleceu, e minha cunhada teve sintomas depressivos quando se formou e não conseguiu emprego, são situações delicadas, no caso do meu pai foi mais sério e conseguimos convencê-lo a buscar ajuda profissional, procuramos estar sempre por perto e tal e graças a Deus hoje ele está bem melhor !Já no caso da minha cunhada, o que ela teve foi uma frustração, imaginou um futuro que não aconteceu, aí ela se isolou do mundo, não saia de casa (nem no portão), não tinha mais amigos, falava em suicidio ... Enfim, tentamos nos aproximar dela, entender o que ela passava e ajudamos a encontrar um emprego! Pronto, está super animada agora, inclusive em ajudar nos preparativos do nosso casamento.Depressão é algo muito sério, se sua amiga estiver precisando tente se aproximar mais, convencê-la a ir atrás de ajuda, às vezes uma pequena atitude pode mudar o futuro de uma pessoa com depressão.Com relação a ela te deixar na mão, seja sincera com ela, fala que você quer que ela te acompanhe, faça planos para vocês, diz que quer ajudar pra estarem lindas no grande dia, que ela precisa fazer uma forcinha pra estar bem...tente motiva-lá e mostre a importância dela contigo nesse momento !Boa sorte, noivinha ! Espero que dê tudo certo!
    • Responder
  • M
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Marilene.. acho que realmente vou amadurecer a ideia de colocar outra madrinha. Graças a Deus ainda tem 10 meses pro casamento!
    • Responder
  • M
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Monique, obrigada. Eu realmente queria a ajuda de alguem que ja tivesse passado por algo assim. Como você conseguiu superar a doença? As outras amigas dela brigaram com ela por ela nao estar se esforçando para sair e esquecer o que aconteceu ou tentaram forçar algumas situaçoes que só pioraram tudo (ex: ela começa a conversar virtualmente com algum moço e as meninas tentaram armar um encontro surpresa, sendo que ela nunca posta fotos atualizadas, so do tempo que estava magrinha). Hoje, se afastaram dela. Sei que está piorando. Ano passado ela ainda compareceu no meu aniversario... esse ano, ja nao foi. Nao sei como ajudar. Nao faço ideia Smiley sad ja indiquei um psicologo, ja sugeri que vá ao endocrino, ao nutricionista... mas nada!
    • Responder
  • M
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Jucy. Você acha que já devo ir falando com ela sobre isso? Ainda tem tempo, caso em junho de 2018. E como eu poderia falar sem deixa-la ainda mais triste?
    • Responder
  • M
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Carol! Como falei pras meninas, fico preocupada que ela se chateie com a mudança de planos ou pense que estou chateada com ela. Simplesmente nao sei como é a melhor forma de falar
    • Responder
  • M
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Rafa. Felizmente ainda tem 10 meses até o casamento, dá pra remanejar. Minha preocupaçao é como comunicar isso a ela e o medo que ela fique triste com isso tambem :\
    • Responder
  • M
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Suelem, muito obrigada! Você acha que eu já devo ir conversando com ela sobre isso e perguntar o que ela prefere?
    • Responder
  • M
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Débora! Vou amadurecer essa ideia e pensar em outra amiga especial para fazer par com o amigo do Adriano. E como eu poderia comunicar isso a ela? Falaria desde já e explicaria com jeito, ou deixaria para quando fosse entregar o convite pros demais padrinhos?
    • Responder
  • Mari
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Complicado sabe sei é sua amiga...este momento nao se encontra em condicoes de ser nada..E seu grande dia e seu momentos noivinha momentos passam tb...apenas convida dela se ela nao for nao ira te atrapalhar..lembre seu casamento momento.unico...
    • Responder
  • Monique
    Noiva Esperta outubro 2018 Rio de Janeiro
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É complicado demais noivinha! Eu sugiro que você arrume uma outra parceira pra entrar com o rapaz e a coloque como dama de honra, pq por mais que ela tenha ficado feliz em receber seu convite pode ser que no dia ela não apareça, daí se lá estiver como dama não teria problema, pq não deixaria ngm sem par! Melhoras pra sua amiga, não fique chateada, continue tentando anima-la e sugerindo que ela procure ajuda, ela precisa entender que está doente e precisa de ajuda Smiley sad(( eu falo porque vivenciei, houve um tempo na minha vida que não tinha vontade de nada, mas graças a Deus tive pessoas ao meu lado que me ajudaram... meus pensamentos eram meu maior inimigo! Continue sendo essa amiga que ela precisa e com jeitinho ajude ela a perceber que precisa de ajuda. Enfim. Boa sorte, noivinha 😘
    • Responder
  • J
    Super Noiva Agosto 2018 Bahia
    Jucy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho também que deveria arranjar outra madrinha, e dela for ao casamento ( não acredito que ela vá) poderá ser demoisselle. Acredito que ela tenha ficado honrada com seu convite, mas acho que ela vai ficar aliviada se você tirar esse peso dela, porque ela simplesmente não consegue no momento por mais que queira, é algo maior que ela.E não fique magoada com ela. E nem desista dela. Não sei como você pode ajudá-la porque em relação à terapia ela tem que querer, mas simplesmente esteja lá pra ela já é muito importante.Muita luz, felicidades e paz pra vocês 💋
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Fevereiro 2020 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, Melina! Eu ia comentar, mas a Suelem já disse tudo e muito melhor do que eu ia dizer hahaha
    • Responder
  • Rafa
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Rafa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo PLENAMENTE COM A SUELEM, sem tirar nem uma vírgula ou ponto... É triste noivinha, mas é o melhor a se fazer. Boa sorte. Beijos
    • Responder
  • Suelem
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Suelem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, sinto muito pela doença da sua amiga. Depressão é uma doença silenciosa que mata aos poucos. Eu sugiro que vc convide outra pessoa pra ser o par do seu padrinho. Como ela é sua amiga de longa data, chame ela pra ser sua dama de honra, caso ela apareça, Maravilha, ela entra sozinha com um buquê no cortejo, casa não apareça não vai deixar ninguém na mão, por mais que vc ame ela infelizmente não podemos obrigar ninguém a procurar ajuda e tratamento. O que se pode fazer é ser compreensiva e ajudar como puder. Acredito que quando ela se curar (se Deus quiser vai acontecer) vai entender as escolhas que vc teve de fazer para que seu grande dia e sonho fosse o mais perfeito possível.
    • Responder
  • Débora
    Super Noiva Abril 2019 Distrito Federal
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noivinha, entendo sua situação e mais ainda a dela, minha opinião como noiva tb. Arrume um par pra o par dela e Arrume um quebra galho caso ela apareça. Esperamos que ela vá mas esse problema é imprevisível e vc deve se prevenir para tudo sair como espera e não fique chateada com ela. Essa doença é muito séria e exige muita atenção e paciência, principalmente se envolver outros problemas como fobia social, TOC ou bipolaridade. Não a pressione. Bj, fique com Deus.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas