Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Noiva Principiante Junho 2027 Bahia

Marca a data no regilioso ou colocar os papéis no civil primeiro?

Thaislania, dia 16 de Abril de 2025 às 15:02 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 8
Oi meninas me tiram uma dúvida tou querendo marca a data no religioso antes de colocar os papéis no civil? Porém não sei se posso fazer isso ou primeiro tenho que casa no civil ? Me tira essa dúvida por favor s.o.s

8 Respostas

Última atividade por Renata, dia 21 de Maio de 2025 às 13:57
  • Renata
    Noiva Esperta outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, por aqui marquei o religioso primeiro, meu casamento é em outubro e agora estou reunindo toda a documentação para dar entrada no casamento civil. Para casar no religioso, em algumas igrejas se não todas, o casal precisa comprovar que está casado no civil ou que vai casar, no nosso caso, conversamos com o padre, e falamos que iriamos nos casar no civil, mas queríamos já marcar a data na igreja, e ele permitiu, sem problema.

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Principiante Maio 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oiii!
    Você pode marcar o religioso primeiro sim, até pra já ter uma noção da data que você quer e começar a fechar as coisas (caso vá fazer festa). Mas se vc quer datas próximas só fica atenta aos prazos do civil. Não pode ser com muita antecedência pq vc tem o prazo máximo de 90 dias após dar entrada em tudo, e tbm não pode deixar pra última hora pq tem que atualizar as certidões, então tem que dar tempo de fazer tudo.

• Responder
  • T
    Thaislania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo o comentário..... Não tentei não
    • Responder
  • T
    Thaislania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada por esclarecer a minha dúvida ❤️
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, pode sim marcar a data do religioso antes do civil, sem problema nenhum. O que rola é que, se o casamento religioso tiver efeito civil, aí sim você precisa dar entrada nos papéis antes e levar a documentação pra igreja ou pro celebrante que vai oficializar tudo.

Mas se o religioso for só simbólico ou sem validade civil, você pode marcar quando quiser e casar no cartório depois, sem estresse.

Agora, se for o tipo de cerimônia que “vale como casamento de verdade” nos olhos da lei, aí precisa organizar direitinho os dois processos juntos.

Resumindo: pode sim, só vê certinho com a igreja se vai querer com efeito civil ou não. boa sorte.

• Responder
  • T
    Thaislania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tá vou vendo com o pastor , e ele falou que tenho que casar no civil primeiro
    • Responder
  • T
    Thaislania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso a igreja que sirvo não realiza casamento dentro
    • Responder
  • Auane
    Noiva Ativa outubro 2025 São Paulo
    Auane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie, td depende kk

O civil o processo geralmente começa uns 3 meses antes da data q vc pretende casar, você quer fzr religioso com efeito civil? Se sim, marca a igreja antes. Meu conselho seria marcar a data da igreja antes, pq ai vc ja tem um norte pra marcar o civil.
    No meu caso, marquei primeiro a igreja e farei o relogioso com efeito civil (assina os papéis durante a cerimônia religiosa), então eu só pego a papelada e levo no cartorio.
    Procura a igreja que você pretende se casar que eles dão mais informações!! Boa sorte ❤️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas