Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Dhessica
Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro

Marido pode adotar o sobrenome da mulher #vcs sabiam?

Dhessica, dia 19 de Maio de 2017 às 10:01 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 29

O Novo Código Civil (Lei n. 10.406, de 10/01/02), no Capítulo que trata da eficácia do casamento, dispôs acerca da possibilidade de um cônjuge adotar o sobrenome do outro, assim:

Art. 1.565

§1.º - Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro.

Com isso, confortou o princípio constitucional da igualdade dos cônjuges, ou seja, atualiza a legislação civil aos termos do art. 226, § 5.º, da CF/88, oportunizando a que tanto o homem, quanto a mulher, ao enlace matrimonial, na mudança do seu estado civil, possam acrescer ao seu o sobrenome do outro. Como lembra SILVIO RODRIGUES: (...) para tratar igualmente os cônjuges, mister se fez dar ao marido a mesma prerrogativa de adotar o nome da família de sua esposa. É uma imposição derivada do senso de igualdade, refletida na noção de igualdade, que orientou o princípio constitucional. Manteve-se, portanto, o arbítrio de qualquer dos contraentes a respeito da matéria, solvendo-se já antiga discussão a respeito de o homem poder assumir o sobrenome da mulher.

... Para tanto, deve ser mantido no nome do cônjuge o sobrenome original, de família, sem qualquer supressão de patronímico, ou seja, o sobrenome original do cônjuge ficará sempre revelado, disfarçado, apenas, com o acréscimo do nome de família do consorte.

... Ademais, se há prevalência do princípio da igualdade conjugal, este deve prevalecer na vontade dos cônjuges, que não é vedada em lei.

29 Respostas

Última atividade por Dhessica, dia 20 de Maio de 2017 às 14:15
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal noivinha! Tambem queria muito que os nossos ficassem iguais...
    • Responder
  • Daiane
    Super Noiva Junho 2017 Rio de Janeiro
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo pegou escolheu pegar o meu. No final dos dois ficou: Nascimento Laranjeiras.
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Ativa Janeiro 2018 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siim claro ❤
    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que aí pode! Aqui no Rio estou tendo dificuldades... 😔😔🤔🤔
    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Era exatamente isso que eu queria fazer. Mas já procurei saber no cartório da minha região e me informaram que eu nao posso tirar, apenas acrescentar o ultimo sobrenome ao final de cada.

    Queria formar a familia Dias Barcellos sem tirar o sobrenome original.
    O meu: Dhéssica Christina Nunes Dias
    O dele: Ciro Arão Barcellos
    Queria assim: Dhéssica Christina Nunes Dias Barcellos & Ciro Arão Dias Barcellos
    Alguem sabe me dizer se é possivel? Se sim, como posso argumentar lá no cartório?
    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É bom estar informada de nossos direitos né...
    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, eu não estudo D9ireito nem nada, mas já fui no cartório ver isso pois é de vontade de ambos os noivos mudar o sobrenome. Mas no cartório me notificaram que ambos podem adotar o sobrenome, mas nao pode tirar. Por isso comentei com a Gabriela para ela procurar saber. Pois aqui ( Sao Gonçalo -RJ ) nao pode retirar os sobrenomes e só pode incluir o sobrenome do conjugê ao final.
    Como o exemplo que tinha dado a ela no início.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Né. Pura inheçao de saco mesmo. Umas coisas que não tem nada haver e que o estado "legislador" não deveria intervir. Teria que ser da escolha da pessoa e pronto afinal o dono do nome é a pessoa. Mas vai entender ne.
    • Responder
  • R
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu não tenho conhecimento de como funciona isso em todos estados, mas nas minhas aulas de Civil, meu professor falava que tinha uns que não permitia (espero que isso tenha mudado hoje me dia). Porque convenhamos noivinha, que é questão de bom senso dos estados né... Afinal, pra que obrigar a pessoa a ficar com o nome enorme, se não custa nada tirar um ou outro rsrsrs

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até o momento nunca ouvi falar de ninguém que não tenha conseguido tirar um sobrenome para colocar o do cônjuge.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    .....referente a mudanças de nomes. O codigo civil versa sobre retirar todo o sobrenome. Ele não diz que não pode retirar nenhum o que abre uma ampla interpretação.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nesse caso seria as legislaçoes estaduais mas em relação aos nomes creio que são iguais em todos os estados. Cada estado será diferente se tiver legislaçao estadual ou municipal que reger esse instituto. Caso não tenha que nunca ouvir falar que cada estado tem sua legislaçao referente a m
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Ativa Janeiro 2018 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ain que maravilha 😍😍😍❤
    • Responder
  • F
    Super Noiva Janeiro 1900 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mto legal isso né? Smiley love

    • Responder
  • R
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Noivinha, O Código Civil é omisso em relação a tirar o sobrenome... Então em relação a isso (retirar sobrenomes) cada Estado brasileiro tem as suas próprias normas, não é a mesma coisa pra todos.

    Todas as leias devem ser constitucionais, mas só isso não faz com que ela seja válida em todo território nacional. Cada ente da federação tens suas próprias normas que valem apenas para si, como você deve estar estudando no seu curso.

    O Código Civil, vale pra todo território brasileiro, mas ele só fala de acrescentar (isso sim vale pra todos) mas em relação a tirar, como ele não prever cada estado é diferente.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para quem tem dúvidas uma noivinha acabou de postar sua experiência com a troca de nomes. É possível sim tirar um e colocar o do outro. Segue abaixo o link da comunidade dela.

    https://comunidade.casamentos.com.br/forum/experiencia-de-uma-casada-a-troca-de-nome-e-documentos--t267945
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dá sim. No caso você tira o Salgado e ele tira o Silva e acrescenta o de ambos. No meu caso vou tirar o Ferreira e ele vai tirar o Pereira. Vou colocar o Dantas dele e ele colocar o Ramos meu.
    • Responder
  • F
    Super Noiva Janeiro 1900 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também faremos o mesmo

    Meu nome de solteira é : Fabiana Paiva Salgado e o dele : Rodrigo de Oliveira Silva.

    Estamos pensando em formar a família "Paiva de Oliveira" será que dá? Smiley atonished

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é só em São Paulo a lei é constitucional e vale em todo território nacional. Como a noivinha frizou. Não pode é retirar todo sobrenome mas apenas um pode ser retirado sim. Não se pode perder a essência da família no nome portanto é necessario manter um dos sobrenomes e pode colocar o do esposo no lugar do nome que retirou.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não necessariamente o ultimo. Voce pode escolher um dos sobrenomes sendo ele o ultimo ou o do meio não tem problema você que escolhe.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui em Minas Gerais também pode tirar 1 e colocar o do esposo ou da esposa.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E tem que ser o ultimo ainda?! ahahah Pois eu e ele queríamos deixar só o meu primeiro com o primeiro dele. Bom, vamos ver isso ainda..rs

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode tirar o sobrenome sim. A nora do meu padrasto casou-se a pouco tempo e tirou o nome Santos e colocou o Radesca do esposo dela.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim. Eu sabia até porque sou estudante de Direito e estudei isso em Direito Civil. Eu irei adotar o sobre nome do meu esposo e ele irá adotar o meu sobrenome. Seremos a família "Ramos Dantas" Smiley heart
    • Responder
  • R
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gabriela, aqui em São Paulo pode sim tirar parte do sobrenome, o que você não pode é tirar todos. Por exemplo, se você tem dois ou mais sobrenomes pode ficar com um, tirar os outros e acrescentar o do marido. Você precisa ver como é aí no seu estado, pois cada um é diferente.

    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gabriela, nao sei de o de é e como funciona por aí. Mais pelo que sei, lei é lei, e acho que nao pode tirar os sobrenomes não. Apenas acrescentar um do outro. (No caso o que acrescenta é o ultimo sobrenome ao final de cada nome)

    Eu tambem tenho 2 e ficarei com 3.
    Ex: Maria Madalena da Silva Oliveira & Marcos Bras Santos
    = Maria Madalena da Silva Oliveira Santos & Marcos Bras Santos Oliveira
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e ele temos dois sobrenomes, vamos escolher um meu e um dele e tirar o outro que temos, para não ficar muito grande.

    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu também será assim. Sou assistente social e não poderia ser diferente... rsrs
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Com certeza, meu marido tem o meu sobrenome e vice-versa

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas