Bom dia, comunidade linda!
Hoje vim contar pra vocês a minha experiência com o agendamento do casamento civil.
**** A experiência contada aqui é referente a como aconteceu comigo, na região de Curitiba, pode ser que haja alterações de cidade para cidade, ou até mesmo de bairro para bairro. Sempre consulte o cartório da sua região para esclarecer dúvidas ****
Como a maioria sabe, para agendar o casamento civil é com no máximo 3 meses de antecedência, como eu sou mega ansiosa, completando os 3 meses de antecedência já lá liguei para o cartório para esclarecer como deveria ser o procedimento para agendamento do casamento. Achei que por ser fim de ano (liguei lá dia 23/12) ia ser mais complicado, mas o cartório só fechou nos dias do feriado mesmo. Eles me passaram uma listinha por e-mal com os documentos que ia ter que levar, e disseram que no dia que eu fosse lá, as testemunhas teriam que ir junto.
Lista de documentos/informações para casais solteiros, como era nosso caso:
- Certidão de nascimento atualizada (com no máximo 90 dias);
- RG e CPF (ou CNH) dos noivos;
- Comprovante de residência de ambos (caso não morem junto, como foi meu caso) ou comprovante de residência do casal, caso já morem juntos;
(eles ficam com o comprovante original, então caso você precise desse comprovante pra algo, tire uma cópia antes de levar lá).
- RG e CPF das testemunhas;
- Data de nascimento dos pais e cidade onde nasceram;
É obrigatório a certidão de nascimento atualizada, mesmo que a sua esteja intacta. Para conseguir a certidão de nascimento atualizada, eu e meu noivo tivemos que solicitar onde fomos registrados. Pro meu noivo foi mais fácil, porque foi no mesmo cartório em que íamos casar, já pra mim foi um pouco mais complicado, pois fui registrada num cartório meio longe da onde moro atualmente. A certidão do meu noivo saiu na hora, quando ele solicitou, já a minha eu teria que esperar 1 hora e como fomos num sábado no cartório e estava rolando casamentos lá, ficamos com medo de atrasar, então meu noivo buscou na segunda-feira.
Eu optei por não pegar o sobrenome do meu noivo, me cortou o coração, porque é uma coisa que eu queria muito. Porém, meu nome já é longo (quatro nomes, no total), e eles não autorizaram a retirada de nenhum sobrenome. Achei estranho, pois vi que várias noivinhas aqui do fórum fizeram isso, mas acho que é mais uma coisa que varia de cidade pra cidade. Como meu noivo não fazia questão, optei por não acrescentar, porque meu nome ia ficar muito grande!
Outra coisa importante a comentar é que eu queria fazer o casamento civil junto com a cerimônia, no dia da festa. Porém, não vou poder. Para fazer isso, o local do meu casamento teria que ser na região próxima ao cartório em que vou me casar, (ou que fizesse parte da mesma comarca) como não foi o caso (vou me casar na região metropolitana de Curitiba) eu sou obrigada a me casar no cartório. Então optamos por nos casar no cartório no dia 20/03, um dia antes da festa. No dia da festa, contratamos um juiz de paz para fazer a cerimônia, e além de proferir a cerimônia, ele fará a reprodução da parte civil (como se estivéssemos nos casando ali).
Vamos falar de valores:
Casamento civil com comunhão parcial de bens - R$345,15;
Certidão de nascimento atualizada dos noivos - R$80,00 (R$40,00 cada certidão);
Total de custos com o casamento civil: R$425,15
Acho que é isso pessoal, espero ter ajudado vocês, com minha experiência!
Abraço.