Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna
Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo

medo

Bruna, dia 7 de Abril de 2021 às 15:18 Publicado em Fórum Antes do casamento 7 32

Olá noivinhas Smiley heart

Vim aqui hoje compartilhar uma mensagem de esperança para todas vocês, pois percebi em alguns debates que muitas noivas sofrem com o medo do casamento em muitos aspectos.

O primeiro aspecto que notei do medo em algumas noivas que conheço foi sobre a pessoa certa. Já ouvi dizer inúmeras vezes (até mesmo li em posts de redes sociais) que quem ama não tem dúvidas. Porém, quando tomamos uma decisão que mudará as nossas vidas para sempre não é bem assim que funcionam as coisas. Nota-se que o medo está ligado ao fato de como cada um vai reagir com decisões importantes em tudo na vida. A partir do momento em que decidimos nos casar, não pensamos mais individualmente, mas sim em dois (até a chegada dos filhos, onde as decisões tornam-se mais importantes ainda). A festa do casamento é somente o início de como o casal irá decidir sobre a vida em dois.

Tal fato é tão importante e que acaba deixando muitas pessoas atordoadas e perdidas pelo fato desta mudança ser pesada. Muitas vezes, ao longo da vida, nos encontramos em situações difíceis de serem resolvidas por nós mesmas, imagina resolver por dois? Porém isso não significa que você tenha que resolver sozinha (o) ou que tenha que empurrar o problema para o (a) parceiro (a) resolver, mas sim sobre amadurecer pensamentos e estar aberto para resolver o problema ou tomar decisões em dois. Toda fase de mudança é realmente desafiadora e nos faz questionar se estamos tomando a decisão certa. Isto não significa que não amamos nosso (a) parceiro (a), mas sim uma insegurança que deve ser amparada aos poucos, cada um no seu devido tempo e com a ajuda da pessoa que você escolheu seguir o resto da sua vida.

A partir deste primeiro aspecto, destaco o segundo: o medo sobre a festa. O grande dia é o sonho de muitas mulheres. Mesmo vivendo em uma sociedade onde mulheres estão conseguindo conquistar lugares maravilhosos, o casamento não tem ficado em segundo plano. Não obstante, também vivencio com homens que têm o sonho de se casarem (e pasmem: não são poucos! Muitos homens também sonham com o grande dia!). Porém o que amedronta os casais: vou dar conta de planejar, pagar e realizar uma grande festa?

Gente, hoje venho destacar alguns casos que tenho certeza que muitas de vocês passaram e passam por essas situações.

Como eu disse no primeiro aspecto, planejar a festa de casamento é uma "amostra" de como ambos reagem com diversas situações que podem acontecer no dia a dia após casados (claro que não são os mesmos problemas, mas cada desafio mostra pra cada um como reagir à adversidade e possibilidades de resolução de problema).

O primeiro caso é: "vocês vão gastar muito dinheiro para fazer festa para os outros!". Bom, quem nunca ouviu isto, que atire a primeira pedra, não é mesmo?! A primeira coisa que temos que ter em mente é: a festa é DO CASAL! Os convidados, conforme o próprio nome já diz, são meros CONVIDADOS. Contudo, ouvimos muito disto de pessoas próxima nas quais amamos muito e temos que ter bastante jogo de cintura para driblar tudo isso. Mas quando a festa sai, TODOS se divertem e se sentem muito a vontade com tudo o que é oferecido na festa e, não bastando, se emocionam MUITO - principalmente nossos pais e afins - nos quais também, por muitas vezes, se incluem na lista dos comentários desnecessários.

O segundo caso é: "com este dinheiro todo vocês fariam uma viagem inesquecível!". Gente... confesso que fico com muita raiva quando escuto este tipo de comentário rs, mas o jogo de cintura é tudo nesta vida. Realmente, você realizar uma cerimônia mais íntima ou uma grande festa, AMBOS OS VALORES dariam para fazer uma viagem. Mas, sendo bem realista com a situação do casamento, eis o que a minha mãe, uma mulher muito sábia, me disse: o casamento é um dia único na vida do casal e realizar viagens é algo maravilhoso que vocês continuarão realizando após casados. Por mais difícil que seja estar num casamento (após um tempo de casados) ambos ainda se lembrarão com muito carinho deste tão importante dia. As viagens, nós sempre poderemos voltar, o dia do casamento não. Os dois estarem envolvidos num único propósito, no dia da cerimônia, como sonharam com tanto carinho e se dedicaram para isso, é uma grande realização. Não quero aqui influenciar ninguém quanto à opção religiosa e respeito cada uma de vocês, mas eu acredito que as coisas - após casados - mudam com a bênção de Deus. É realmente como se firmar na rocha e você ser capaz de enfrentar o mundo - JUNTOS - e assim conquistar tudo o que almejam: começando pelo casamento.

O terceiro caso é: "você vai me convidar, não é mesmo?! Aliás, posso ser madrinha/padrinho?". Olha... confesso que eu rio muito quando recebo este tipo de comentário... No começo achei até que eu estivesse delirando... Mas foi um dos desafios que tive que dar um "jeitinho" para responder com educação e razão. Os convidados são determinados de acordo com o tipo de festa que cada uma de vocês farão. Se for um micro ou mini wedding, torna-se mais compreensível não ser convidado. Contudo, quando resolvemos fazer uma festa um pouco maior, a conversa é outra! Infelizmente há pessoas que não entendem a proporção que o casamento toma quando decidimos realizá-lo. Claro que, se o bolso condizer com a realidade de uma grande festa dos sonhos, na qual podemos convidar todos que conhecemos, este não se torna um problema. Entretanto, como a maioria tem limites financeiros, temos que ser bem focadas e selecionar nossa lista de acordo com pessoas que realmente fazem diferença na vida do casal. É clichê ler isso, pois sabemos disto e a realidade não é bem assim, mas infelizmente temos que aprender a nos adequar nestas condições.

Sobre as questão dos padrinhos, o negócio é o seguinte: dêem aquele sorriso de noiva feliz, dê um beijo e um abraço e vai ser feliz !!! Gente, eu juro para vocês, eu ouvi isto de muitos convidados, inclusive familiares! Temos que levar o casamento, assim como a vida, com muita alegria e bom humor!

O quarto caso é: " filho (a), posso convidar meu tio/amigo que mora lá em cafundó do Judas? Ele me manda mensagem de bom dia por whatsapp todos os dias!" . Quantas pessoas também não passam por isso aqui, né? Bom... esse caso é mais simples resolver: abram o orçamento de vocês (sem medo) para os pais. Mostrem a realidade de vocês e que não dá pra convidar pessoas de fora e que não fazem parte da vida de vocês dois. Conversem com carinho com cada pai (claro que cada um com o seu, né gente? Não vamos invadir o espaço de ninguém, muito menos arrumar intriga na família antes de casarem!) e tenham sempre bom humor e amor para explicar sobre o cuidado com a lista de convidados. Se você é do tipo que está aberta à sugestões dos pais e pessoas de fora, fica tranquila pois conversando com amor, dá pra resolver cada detalhe. Vocês, mais do que ninguém, conhecem seus pais e convidados, então driblar este tipo de comentário é só pegar no pontinho ideal para não machucar quem amamos.

O quinto caso é: "aah.. eu sei como é caro casar, posso pagar meu convite? Eu pago da pessoa que quero levar". Bom... complicado né?! Vou ser bem direta e reta neste aspecto: o casamento não é uma festa de formatura, balada ou qualquer outro tipo de festa que se tem por fora. O casamento é a união de amor entre duas pessoas que batalharam duro por este grande dia! Não é qualquer pessoa que pode estar presente, levando pessoas de fora, nem nexo algum! Não tenham medo de serem diretas neste ponto, porque se a pessoa teve a audácia de se auto convidar e/ou convidar um terceiro, ela terá ouvido para ouvir um NÃO bem lindo de uma noiva bem linda !.

O sexto caso é: "Nossa, que festa linda, quanto custou?". Percebe-se que, para a maioria dos convidados, a curiosidade sobre os gastos com a festa de casamento é de matar o gato, não é mesmo?! Também, sendo bem direta neste ponto, temos três alternativas: 1) ignore e não responda; 2) se não for um problema para o casal, respondam com tranquilidade; 3) responda que foi o suficiente para deixar o casal feliz! Cá entre nós: ajudar a pagar ninguém quer, mas saber o quanto foi gasto pra comentar depois é duuuuro ein!

O sétimo caso é: "Tem dinheiro pra fazer festa, mas não tem onde morar: prefere pagar aluguel". O que a pessoa tem a ver com isso, não é mesmo? Tá aí um comentário que, se algum convidado fizer, tá fora da lista! A decisão da festa de casamento cabe tão somente ao CASAL. Os convidados não tem nada com isso!

Bom... eu gostaria de listar todos os comentários aqui, mas acredito que listei os mais corriqueiros. Também acredito que eu tenha deixado bem claro que a decisão da festa basta ao casal Smiley heart .

O terceiro aspecto que notei sobre o medo de se casar é sobre a incerteza de como será após o grande dia! Noivinhas lindas, vocês escolheram a pessoa que está ao seu lado, bem como essa pessoa também te escolheu. O casamento, assim como tudo na nossa vida, tem seus altos e baixos e com todas as situações vocês terão que aprender juntos e seguir em frente. Nós nos casamos sabendo que a vida não é fácil, mas também sabendo que ao lado da pessoa que amamos tudo pode se tornar mais flexível.

Geralmente, sonhamos com o grande dia desde quando éramos crianças, então é algo que construímos a partir dali. É uma construção muito longa para deixar se afetar por comentários que nos desanimam e nos deixam para baixo.

Espero que vocês consigam realizar este dia tão sonhado e que, sempre que desanimarem, voltem a ler esse post para renovar as esperanças! Smiley heart


32 Respostas

Última atividade por Janice, dia 9 de Abril de 2021 às 14:50
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Bruna 😊 muitas felicidades a vocês também ❤️😘
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiii Janice !!!
    Verdade !!! A gente consegue dar conta e muitas vezes é mais leve do que esperamos !!!!
    Fico mt contente em saber da sua história também 😍❤ Felicidades à vocês ♡♡♡♡♡
    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai amei a parte do “NÃO bem lindo de uma noiva bem linda!” Hahahaha. Ora pois!!!!
    Este debate fez-me lembrar que um dia antes do nosso almoço de noivado, eu senti alguns desses medos, porque sabia que depois da oficialização do noivado ias morar juntos e aí pensava se daria conta da vida a dois, se seria uma boa esposa, se ele seria um bom marido, se com o tempo não ficaríamos cansados da convivência, enfim... e pensei: eu o amo sim e amo demais, ele me ama, não somos perfeitos, vamos ter situações difíceis, mais sim, estou disposta a viver todas essas experiências ao lado dele. E cá estamos nós a viver a um ano juntos, felizes! Mas é bom mesmo quando passamos por toda a preparação do casamento, o casamento conectado ao nosso parceiro, e vivemos este momento para os dois! Beijinhos.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii Noivinha Smiley heart

    Isso mesmo !! Não tenha medo, siga firme no seu sonho! Em tudo na nossa vida sempre vem algo pra tentar fazer a gente desistir e com o casamento não é diferente. Você e seu noivo têm que estar preparados e focados no sonho!

    Na minha humilde opinião, acho realmente um absurdo pessoas ainda julgarem nossas escolhas, como se fossem donas da razão. Realizem seus sonhos (isso não somente o casamento, mas em tudo na vida de vocês como casal) da maneira que vocês acham ideal.

    E quando o medo ou a ansiedade vier te assolar novamente, salve já o post para você recarregar as esperanças!

    Desejo toda felicidade para vocês Smiley heart

    • Responder
  • Monique
    Noiva Constante Janeiro 2022 Rio de Janeiro
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que amor essa mensagem!

    Tive vários desses medos, e confesso que ainda tenho um pouco mas como você disse, agora tenho consciência de que o casamento, a festa tem que se bom pra mim e meu noivo.

    Obrigada Smiley kiss

    • Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Opaa até salvei aqui Smiley heart

    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada Bruna
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiii Raissa ♡
    Que honra poder ter te ajudado e poder fazer você entender que podemos sim fazer um casamento cheio de amor e alegria ♡
    Fico MUITO feliz em poder ter te ajudado viu ♡ Desejo toda felicidade à você é seu noivo 💕❤
    • Responder
  • Raissa
    Noiva Constante Abril 2022 Minas Gerais
    Raissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que mensagem mais lindaa!! Suas palavras falaram muito comigo e me fez abrir os olhos. Me ajudou a deixar o medo de lado e viver o melhor momento que um dia sonhamos, pois casamento e uma benção! Muito obrigada pelas palavras, que possa ajudar muitas outras pessoas ❤️❤️
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Ingrid Smiley heart


    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiii Flávia Smiley heart

    Eu super te entendo porque seeempre passo por todas essas situações também! E entendo o quanto é difícil a gente chegar em pessoas como sua mãe e a sua irmã (que são pessoas que amamos) e ter que dizer não. Neste caso, em casa, eu abri o jogo pra eles e mostrei valores reais dos custos de casamento. Com muita conversa também mostrei à eles que deixei de convidar pessoas muito mais próximas por conta do orçamento limitado (que aliás, já dobrou rsssssssss) e que não daria para agradar todos. Com o tempo e com o nosso esforço, eles vão percebendo o que realmente é importante para nós. Fique tranquila Smiley heart

    Quanto aos comentários desnecessários sobre o que fazer com o dinheiro, precisamos tem em mente que o dinheiro é nosso, a gente investe onde queremos e ponto final! hahaha me enfurece também este tipo de comentário!!!

    Mas vamos ter fé que o casamento sai!!! HAHAHA

    Smiley heart

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii Rayssa !!

    A ansiedade realmente é algo que persegue a gente até a data, não é mesmo?! E terão dias em que estaremos mesmo mais aflitas e com frio na barriga e é como você disse: la no altar você vai entender como tudo valeu a pena !!

    Se precisar de qualquer coisa, estou aqui viu?

    Fico feliz em poder te ajudar Smiley heart

    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha parabéns pelo debate incrível
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha debate incrível! Realmente, as pessoas focam muito na festa e esquecem que existe vida após a festa! Por isso a coisa mais importante é o dialogo, alinhar as expectativas de vida com o parceiro para não ficar frustrada depois.

    As coisas que eu mais odeio ouvir é dizer que eu poderia gastar o dinheiro da festa numa viagem! Eu e meu noivo sempre viajamos e não pretendemos parar de viajar ué, geralmente quem fala isso não tem planejamento financeiro nenhum e acha que ninguém mais tem.
    Outra coisa que eu passei perrengue foi minha mãe querendo convidar a amiga da minha tia que é próxima da família (Mas não é próxima de mim!), minha irmã querendo convidar a sogra dela....olha só Jesus na causa! hahahahhaa

    • Responder
  • Rayssa
    Super Noiva Setembro 2021 Minas Gerais
    Rayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que incrível seu debate!!!!
    Tudo isso é tão real!
    Esses dias mesmo me peguei com um frio na barriga muito intenso, uma ansiedade muito grande, um medo estranho, fui até conversar com uma amiga. Mas sabemos que a mudança é grande e que isso vai sim gerar medos e dúvidas, mas creio que quando estiver no altar olhando para o meu marido tudo isso vai passar e vai ser substituído pela certeza! E o casamento realmente é, primeiramente, para os NOIVOS ♥️
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    HAHAHA que bom !!! Fico muito feliz com isso ! Smiley heart Fique à vontade pra dar aquela compartilhada no grupo de família e amigos rssssssssssss

    • Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa e como hahahha eu simplesmente amei demais jajaj

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana Smiley heart

    Espero que essas dicas consigam fazer você planejar o seu casamento de uma forma mais leve sem peso na consciência ao tomar decisões Smiley heart

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noivo Ativo Maio 2024 São Paulo
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bruna, vc conseguiu resumir bem o medo de todas nós noivinhas...rsrs
    🥰
    Vou salvar e seguir algumas das dicas que penso da mesmo forma.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahaha Oii Kelly !!! Opa, podemos pensar em fazer um manualzão !! HUAHSAUHSAUH Enfrentamos cada situação complicada né ?! hahahaSmiley heart

    • Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Suuuuuuuuuuper necessário!!! amei!!! Quer fazer um manual esse não? hahaSmiley heart

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patricia ♡♡♡♡ espero ter ajudado 😍💕💗❤
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau!! Que debate maravilhoso!! Concordo plenamente com tudo!!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Bru!

    Conte comigo também se precisar de algo! Smiley star Smiley heart

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Dani Smiley heart Fico muito feliz em ajudar Smiley ring

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uauu, que debate incrível! Vou até salvar Smiley heart
    Realmente, o casamento precisa ser lindo para os noivos!

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii Vanessa Smiley heart

    Fico muito feliz em saber que pude ajudar vocês, viu ?! Realmente é um dia para a celebração de vocês dois! Aproveite seu dia com quem realmente faz a diferença para vocês e emanam boas energias. E sempre que precisar, estou à disposição Smiley heart

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, Bruna, que debate maravilhoso e necessário! Vou até salvar para sempre me lembrar do quanto é importante o casamento ser bom PARA MIM e MEU NOIVO!

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Noivinha Smiley heart

    • Responder
  • F
    Super Noiva Maio 2022 Minas Gerais
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Amei o debate, super importante 🥰❤️
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Dani Smiley heart Smiley flower Espero que consiga alcançar noivas que precisem de ajuda com tudo isso Smiley ring

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate PERFEITO!

    Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas