Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mariana
Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro

Método billings - alguém faz?

Mariana, dia 9 de outubro de 2015 às 14:17

Publicado em Fórum Futuras Mamães 54

Método de Ovulação Billings, ou simplesmente MOB, consiste na identificação, por parte da mulher, das fases fértil e infértil de seu ciclo menstrual, reconhecidas pela observação diária da presença de muco cervical na vulva e das sensações produzidas por ele. Essas características serão anotadas em...

Método de Ovulação Billings, ou simplesmente MOB, consiste na identificação, por parte da mulher, das fases fértil e infértil de seu ciclo menstrual, reconhecidas pela observação diária da presença de muco cervical na vulva e das sensações produzidas por ele. Essas características serão anotadas em um gráfico de acompanhamento da fertilidade.

Conheci este método no curso de noivos que fiz e este final de semana vou começar o acompanhamento com um casal da igreja que são voluntários do planjamento familiar. Além de ser menos prejudicial para a mulher, é uma método aprovado pela igreja católica por não agredir a vida.

Alguém aqui na comunidade utiliza este métoda para planejamento familiar ou pretende utilizá-lo após o casamento?

54 Respostas

  • Dani
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eita! Sério? rsrsrs Como???

    • Responder
  • Dani
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, noivinha.

    Eu já tinha ouvido falar deste método. Por enquanto (já que falta ainda mais de um ano p eu casar rs) estou apenas pesquisando. Acho que ano que vem vou à um ginecologista para ele me dar melhores orientações e começar a colocar em prática as observações.

    Sou católica também e fiquei bem feliz de saber de que existe esse "método".

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado pela contribuição.

    • Responder
  • Maria
    Noivo Novato Fevereiro 2019 São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meninas,

    Eu pesquiso muito sobre o assunto, e principalmente sobre pílulas anti-concepcionais. As mulheres que utilizam tanto a pílula ou o DIU tem por ano em torno de 7 abortos, pois tanto um quanto o outro não impedem a fecundação, e sim que o óvulo não desenvolva no útero, além dos efeitos causados a longo prazo para a mulher, por esse e outros motivos a Igreja é contra a esses métodos contraceptivos, e isso é só a ponta o iceberg. Quanto ao método Billings, acho que vale muito a pena conhecer, conheço casais na minha paróquia que utilizam e esta dando super certo. Além do que você irá se conhecer melhor. Quanto as que sofrem com acne e cólica e o uso de pílulas acabam melhorando, indico que pesquisem mais sua alimentação, que influência suuuuper nesses fatores...

    Bjss, e felicidades a todas ♥

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim!!!

    • Responder
  • R
    Noiva Novata Janeiro 2016 Rio de Janeiro
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O bom que com esse metodo vc pode até escolher o sexo do bebe...Smiley winking
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Curiosa Novembro 2015 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mariana já ouvi falar desse método, mas ainda não estou segura de usa-lo, não que ele não seja eficaz, mas pelo fato de eu ainda estar conhecendo meu ciclo melhor e entendendo como ele funciona. Estou conseguindo controlar cada fase do dele através de um app que conheci chamado - CLUE https://play.google.com/store/apps/details?id=com.clue.android&hl=pt_BR

    Ele é um calendário de período onde se pode anotar de forma prática e aonde estiver o que esta acontecendo com vc. EX: seu humor, dores, muco, mentruação, os dias em que teve realações sexuais e ect.

    Gostei muito e indico pra quem pretende usar o MOB, pois te ajuda a controlar sua janela fértil.

    • Responder
  • Jaine & Geovane
    Noiva VIP Dezembro 2015 Alagoas
    Jaine & Geovane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha. Eu ouvi sobre esse método no curso de noivos que fiz no último final de semana !

    Não sei se vou utilizar, você tem que conhecer bem seu corpo.

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Pará
    Sybelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já tinha ouvido falar, mas ainda não sabia exatamente o que era. Nossa muito legal, principalemente para mim que não posso usar nenhum método contraceptivo. Vou me informar mais.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Foi na igreja mesmo que fiquei sabendo. Vou fazer o acompanhamento com a pastoral da família da paróquia.

    Tem muitas vantagens neste método de planejamento familiar.

    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2017 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mariana e noivinhas de plantão!!

    Falando sobre o método de bilings, eu ainda não tive formação sobre este método, mas já tive inúmeros testemunhos sobre a eficácia do mesmo....já pesquisei muito na internet e falei com alguns amigos da igreja, não é um método apenas para você fazer quando se casa, é um método para todas as mulhers a partir da primeira menstruação, a partir dele é possível nos conhecer melhor, com coloração do muco, quantidade, aspecto, entre outros questionamentos que se inserem no meio

    A proposta do método de Billings foi realizada por médicos da Austrália e é aceita pela Igreja Católica por ser um método natural que possui uma eficácia altissima e pode ainda, se bem realizado e acompanhado, até diagnosticar casos precoses de doenças por mudanças nos nossos fluidos

    Vejam só, não se trata da tabelinha. É mais eficaz e personalizado, pois sabemos que existem mulheres com diferentes ciclos mensturaius, eu por exemplo nao possuo o ciclo de 28 dias como a tabelinha sugere. O método permite além do auto-conhecimento uma intimidade da sua sexualidade com o seu futuro esposo muito maior, porque vocês poderão planejar quando terão filhos e quantos querem, o método não é para evitar uma gravidez e sim para fazer um planejamento familiar....com este método é possível você saber quando estará ovulando, que horas e quando ocorreu a fertilização e possivel gestação, simples assim, somente se auto-conhecendo, com um pouquinho de rigor, anotando tudo numa tabela diariamente, mas tento a vantagem de não usar medicamentos e nos encher de hormônios.

    http://blog.cancaonova.com/sermulher/metodo-da-ovulacao-billings/

    http://www.billingsmethod.org/bom/lit/teach/index_pt.html

    caso alguém se interesse deve procurar em sua paróquia as pessoas responsáveis, ou informações sobre, se não houver instrutor na sua cidade recomendo enviar email para o pessoal da Comunidade Canção Nova, eles farao o possível para ajudar

    • Responder
  • P
    Noiva VIP Novembro 2015 São Paulo
    Palloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    é meu caso. Eu pretendo engravidar daqui uns dois anos e vou ter que parar com a pipula. Tomara que as espinhas não me ataque novamente kkkkk

    Mas boa Sorte, que tudo de certo Smiley laugh

    Beijo!

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Com certeza. Não faria de outra forma.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim. Por isso que tem que ser acompanhado por um médico pois tem pessoas que não podem parar de usar a pílula pois usam para outros fins além da prevenção da gravidez. Eu tb sempre tive problemas com acne mas curei com o Roacutam. Vou arriscar com acompanhamento médico por isso estou mais tranquila.

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bom que a pessoa que vai acompanhar é médica, eu acho que pra qualquer método o acompanhamento deve ser médico mesmo Smiley smile

    • Responder
  • P
    Noiva VIP Novembro 2015 São Paulo
    Palloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente em todos os cursos de noivos a igreja catolica fala sobre esse metodo. Não confio muito. Pois quem sabe a hora de engravidar ou não,é Deus.

    Eu mesmo não faria. Pois sempre tive muito problema com colicas mentruais, grande fluxo,alem de muita acne.

    Agora que faço uso frequente de anticontraceptivo(pipula) diminuiu em 90% os meus problemas. Pois controla os hormonios.Parei por uns dois meses com a pilula e vi o quando fazia falta, pois tive problemas serios com acne e colicas.Tive acne no rosto, pescoço, colo, costas... Foi pior do que antes. Dai já voltei rapidinho a tomar e tudo voltou ao normal.

    Converse com a sua ginecologista, ele poderá te orintar bem... faça a vontade do seu coração... Se achar que pode arriscar tentar, arisque.

    Beijoos

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Huuummmmm, que interessante!

    E eu nem sabia que o método da tabelinha era assim que todas as mulheres tem o mesmo ciclo. Pra mim era com acompanhamento medico mesmo.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É diferente da tabelinha pois a tabelinha parte do principio que todas as mulheres tem o mesmo ciclo, o que não é verdade. Esse método é cientificamente comprovado e é feito pela análise do muco. Acho que é na China que quando a mulher engravida a primeira vez ela tem que fazer a cirurgia para ligar as trompas, se a mulher tiver a carteirinha do governo que ela utiliza o método billing ela é isenta de fazer a cirurgia. O método é seguro mas tem que ser bem feito e com acompanhamento.

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    É.. tem que ir sempre na gineco.

    Pilula anticoncepcional é muito ruim mesmo :/

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pra dar certo tem que ter o ciclo muitooooo certinho. É bem arriscado. Parece o método da tabelinha.

    Infelizmente não da pra seguir 100% EU acho.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já vi. O método é seguro sim. 99% de eficácia assim como a pílula. Só que tem que ser feito com acompanhamento de orientadores. Pessoas que são treinadas para isso. No caso da minha igreja a pessoa que vai me acompanhar é médica.

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mariana, já ouvi falar e acho que não é muito seguro para contracepção. Sugiro você conversar com um ginecologista sobre isso, poderá te explicar melhor, par aque você possa fazer tudo certinho e atingir seus objetivos Smiley winking

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas