Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

Métodos contraceptivos - Hormonais #parte3

Keytellyn, dia 11 de Fevereiro de 2020 às 12:23 Publicado em Fórum Vida de casal 4 7

Olá comunidade maravilhosa! Vamos continuar falando sobre os métodos contraceptivos hormonais!

Alguns desses já foram citados no debate anterior, então se você não viu, corre lá:

Métodos contraceptivos - Hormonais #parte2


Já falamos sobre:

  • Pílula Anticoncepcional
  • DIU Mirena;
  • Anel vaginal

Não falamos ainda:

  • Adesivo
  • Injeção
  • Implante contraceptivo


Vamos começar?!




ADESIVO

É um material aderente que parece um esparadrapo brilhante para ser fixado na pele, sendo bastante eficaz na prevenção da gravidez, por meio da liberação de hormônios. Os hormônios estrógeno e progesterona são continuamente liberados, entrando na corrente sanguínea através da pele, onde impedem a liberação de óvulos pelos ovários e também tornam o muco cervical espesso, impossibilitando o esperma de atingir o óvulo.


Vantagens

  • ✔️Altamente eficaz.

  • ✔️É fácil de colocar e retirar.

  • ✔️Não requer controle diário.

  • ✔️Possibilita a não interrupção da vida sexual, permitindo desfrutá-la com espontaneidade.

  • ✔️Você não tem de se lembrar de tomar todos os dias.


Desvantagens

  • Fica visível e poderá se soltar ou cair.

  • Exige que você controle o número de semanas em que é usado.

  • Pode causar um pouco de prurido e vermelhidão no local da aplicação.

  • Em algumas mulheres pode causar cefaleia e alterações de humor.

  • Pode causar alteração do peso.

  • Pode causar ciclos menstruais irregulares.

  • É raro, mas algumas mulheres podem apresentar coágulos de sangue (trombose), sofrer ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

  • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).



INJEÇÃO

É uma injeção que contém hormônios, seja apenas progesterona, seja progesterona e estrógeno juntos, que impedem o corpo de liberar óvulos e tornam espesso o muco no colo uterino.

Você precisa tomar uma injeção por mês ou uma a cada três meses, administrada por profissional da área da saúde. Porém, depois de aplicada, ela não é reversível, ou seja, em caso de efeitos colaterais, não pode ser interrompida.


Vantagens

  • ✔️Dura de 1 a 3 meses

  • ✔️Possibilita a não interrupção da vida sexual, permitindo desfrutá-la com espontaneidade

  • ✔️Não requer controle diário ou semanal

  • ✔️A de 3 meses pode ser uma alternativa para mulheres em que o uso do hormônio estrógeno é contraindicado

  • ✔️Certos tipos podem ser usadas durante amamentação

  • ✔️Em algumas mulheres pode reduzir o fluxo e a dor nas menstruações


Desvantagens

Exige que você controle o número de meses em que é aplicada

  • Em algumas mulheres pode causar cefaleia e alterações de humor

  • Pode causar aumento de peso, incômodo abdominal

  • A de 3 meses pode levar até um ano para o retorno da menstruação e da fertilidade depois de parar de tomar

  • Pode causar ciclos menstruais irregulares

  • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

  • Com a injeção mensal é raro, mas algumas mulheres podem apresentar coágulos (trombose), ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

  • Precisa ser aplicada por um profissional de saúde e pode causar dor e irritação no local de aplicação.


IMPLANTE CONTRACEPTIVO

Quase do mesmo tamanho que um palito, o implante é colocado logo abaixo da pele na parte superior do braço, onde, a partir de um reservatório, libera continuamente na corrente sanguínea o hormônio progesterona em pequenas doses.


Vantagens

✔️Com taxa de 99%, é o método contraceptivo mais eficaz que existe

  • ✔️Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração por até 3 anos e querem evitar esquemas de controle diário, semanal ou mensal

  • ✔️Não interrompe o sexo

  • ✔️Pode ser uma alternativa às mulheres para as quais o uso do hormônio estrógeno é contraindicado

  • ✔️Pode ser usado durante a amamentação após o parto

  • ✔️Em algumas mulheres, períodos menstruais intensos podem apresentar redução do fluxo e da dor


Desvantagens

Requer a assistência de um profissional da área da saúde treinado para colocação e remoção


  • Pode inicialmente causar alteração dos padrões de sangramento

  • Pode causar alteração de peso, dor abdominal e nos seios

  • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).


Ufa! Terminamos de falar sobre os métodos hormonais!

Ainda hoje tento terminar esse assunto, mas por enquanto espero que tenham aprendido alguma coisinha!


Beijão!


7 Respostas

Última atividade por Letícia, dia 11 de Fevereiro de 2020 às 17:17
  • Letícia
    Noiva VIP Novembro 2020 Pernambuco
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso msm, é verdade!!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!
    Isso mesmo Letícia. E os exames são muito necessário para saber qual DIU colocar, se é o de cobre ou o Mirena.
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No início optei por anticoncepcional, o ginecologista me passou o mais fraquinho para ver como me sairia (nunca gostei muito de ter que ficar tomando remédio todo dia), mas nessas últimas semanas, começou a dar sangramento de escape e eu parei com ele... acho que vou passar para o implante
    • Responder
  • Letícia
    Noiva VIP Novembro 2020 Pernambuco
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate muito bom! Estou pensando em colocar o diu, mas preciso conversar com um ginecologista
    • Responder
  • Hemilly
    Super Noiva Janeiro 2020 Bahia
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero logo ver a outra parte! Qual metodo decidiu escolher? eu escolhi a injeção, mais não estou me sentindo bem com ele!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkk, tá dando trabalho em!
    Pensei em fazer isso no último, ainda não sei.
    Obrigada!
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esperando os próximos capítulos. Achei q vc fosse compartilhar sua experiência. Ótimos debates.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas