Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nil
Noiva Novata Julho 2026 Rio de Janeiro

Meu noivo não é participativo

Nil, dia 23 de outubro de 2025 às 18:16 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 9
Vou contextualizar: meu noivo trabalha 12 horas por dia, só fica em casa domingo. As vezes, o vejo preocupado com o trabalho, então evito falar. Ele me pediu em casamento há um mês, mas já namoramos há um ano e dois meses e começamos a morar juntos há 3.
Trabalho 6h por dia, faço faculdade e cuido da casa.
Sinto ele ausente, não conversamos sobre planejamento. As vezes me pergunto pq pediu minha mão em casamento. Pq só eu toco no assunto. Penso em desistir, pq é tão frustrante.

9 Respostas

Última atividade por Elisandra, dia 14 de Dezembro de 2025 às 11:40
  • Elisandra
    Noiva Curiosa Março 2027 São Paulo
    Elisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, passo pelo mesmo que você maa no meu caso é um pouco diferente. Eu trabalho muito mais do que ele e ele trabalha home office e não tem o serviço corrido igual o meu, ele não participa de nada e nem me ajuda na organização, nem pergunta de nada. Já fechei alguns fornecedores e ele só me ajuda pagando ou quando digo que preciso ir pra algum lugar fazer degustação aí ele vai junto e não sei como mudar isso nele.
    • Responder
  • Kelle
    Noiva Ativa outubro 2028 São Paulo
    Kelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O ideal é você conversar com ele e explicar como se sente, porém, tente entender o lado dele também: em relação ao esgotamento do trabalho e a rotina.

Por aqui, na maioria das vezes, sou eu quem puxo o planejamento com o meu, ele é muito focado na parte financeira, então temos um equilíbrio. Eu penso no que QUERO e ele vai ajustando conforme nosso orçamento e realizando o planejamento financeiro, conforme vamos conversando e nos alinhando, porém, precisei falar muito para ele (no início) que sentia ele desanimado e distante quanto ao planejamento, após informar como me sentia no início (fiquei muito afobada de forma desnecessária, tendo em vista que vamos nos casar por volta de 2027/2028), ele foi moldando o jeitinho dele de lidar com isso tudo.

Resumindo, conversem que dará certo.

• Responder
  • Michelle
    Super Noiva outubro 2026 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu noivo tem uma rotina parecida com a do seu, e realmente não é fácil, cansativo a forma como eles trabalham.
    Aqui a gente conversa muito sobre, mas geralmente quem puxa o assunto sou ele, aí ele fala fala fala fala até cansar, tipo hiper foco e depois ficamos dias e dias sem tocar no assunto, e depois tudo se novo…
    As vezes nem é por mal, mas pensa, são homens, eles não tem a mesma visão que a gente, a vida é corrida e faz pouco tempo em que vcs estão noivos, tenha calma. Vai dar tudo certo, vc vai ver!
    • Responder
  • Ramon
    Noivo Novato outubro 2026 Paraná
    Ramon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou dar minha visão de NOIVO aqui: se vcs estão noivos há apenas 1 mês, é bem pouco tempo. Bem pouco tempo MESMO!!! Então não me surpreende que ele ainda não tenha tomado essa iniciativa ainda. Eu possivelmente não teria tomado também, e nenhum dos meus amigos que já são casados idem. Especialmente se ele trabalha 12h por dia e deve chegar sempre esgotado. Mas chame ele para conversar e explique que a participação dele é importante pra você, e marque 1h por semana nos dias de folga pra vocês conversarem e planejarem esse dia.
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Constante outubro 2025 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já pensou em conversar com ele sobre como você se sente em relação a isso? É normal homem não se preocupar tanto com os preparativos, mas é importante que ele participe de alguma forma. Espero que dê tudo certo noivinha!
    • Responder
  • Lara
    Noiva Esperta Abril 2026 São Paulo Estado
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com as meninas, a melhor solução é sentar e conversar, cada um falar seu ponto de vista sobre o casamento, quais são as prioridades, ver se as expectativas dos dois são as mesmas, e a partir daí resolverem o que vão fazer. E como a Vitória falou, talvez ele esteja tão ocupado com o trabalho que acha que você sozinha dá conta de organizar, por isso é importante que você deixe claro pra ele que quer que ele participe.

• Responder
  • Vitória
    Noiva Constante Novembro 2025 Bahia
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Chame ele para conversar e fale como se sente em relação a isso. DIALOGO é muito importante em uma relação. Talvez ele esteja tão no automático que nem se atentou a isso...então converse enquanto tem tempo para resolver.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha eu já fiz um debate a respeito a um tempo atrás, temos uma visão diferente e limitada sobre o assunto, muitos não são tão envolvidos, eu saio e entro na comunidade desde 2010, mas meu caso foi diferente minha esposa não tinha tempo e acabei me envolvendo, leia o post que indiquei abaixo, quem sabe, te ajude a ter calma, mas lembre-se diálogo é melhor caminho, não imposição, Deus os abençoe.

point-down.gif

Desabafo de noivinhas: o noivo não ajuda em nada

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que não há como planejar um casamento sem resolver essas pendências antes, casamento é algo muito sagrado e não deve ser feito de forma leviana. Chame o pra conversar e pergunte se é isso mesmo que ele quer, e se for, pra que ele seja participativo e tenha tempo pra coisas realmente importantes como essa, se não for.. você saberá a melhor decisão a tomar.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas