Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna
Noiva Principiante Janeiro 2020 São Paulo

Meus amigos pode celebrar meu casamento?

Bruna, dia 28 de Março de 2015 às 21:11 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16
Noivinhas, estou em um grande dilema.

Eu e meu namorado estamos tentando decidir quem vai realizar o nosso casamento.
Sou evangélica e ele é católico, mas não praticante. Decidimos casar no campo e fazer uma cerimônia ecumênica. Mas ai veio a dúvida: quem celebra?
É preciso um pastor, padre, uma pessoa especializada ou pode ser nossos amigos?

Não vai ter caráter civil, então ficamos perdidos com as informações que lemos em outros fóruns.

Poderiam ajudar? Bjos

16 Respostas

Última atividade por Irene, dia 23 de Fevereiro de 2021 às 20:24
  • Irene
    Noiva Esperta Janeiro 2022 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se for sem caráter civil ou religioso pode chamar um amigo.
    Pq para ser considerado uma cerimônia religiosa precisa de uma pessoa "formada" na religião e civil precisa ser um juiz mas se vcs não fazem questão nem de uma ou de outra tudo bem chamar um amigo.
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Maio 2025 Ceará
    Marlla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas esse casamento vai servir ? Vc vai ser casada oficialmente ? Ou não ? Não entendo por eme explicar. ?
    • Responder
  • Elisama
    Noiva VIP Setembro 2016 Minas Gerais
    Elisama ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que não tem problema nenhuma se for um amigo de vocês, já que a cerimônia não terá caráter civil. A minha será assim também e quem vai realizar será o meu padrasto.
    • Responder
  • Samantha
    Super Noiva Maio 2015 Bahia
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De nada! Precisando é só chamar!
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada flor!!!
    • Responder
  • Samantha
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Http://casandosemgrana.com.br/como-realizar-cerimonia-ecumenica/
    • Responder
  • Samantha
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para a celebração ecumênica eu não sei, mas para o casamento na igreja católica apenas o batismo é êxigido mesmo. Achei algumas informações aqui na web http://casandosemgrana.com.br/como-realizar-cerimonia-ecumenica/ dá uma olhada!
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Flor, no caso da igreja católica só exige o batismo para fazermos uma celebração ecumênica?
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pessoal, pra ficar mais claro, não fazemos questão de um padre. O que precisamos saber é o tipo de impacto q isso causa para meu namorado que não é praticante e que não vai fazer os demais ritos.

Vamos casar no campo, sei que pastores vão ate o local e que padres não. Porém eu queria saber melhor a visão da igreja católica nisso. E o que caracteriza uma cerimônia ecumênica.
    • Responder
  • Samantha
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, a igreja só exige mesmo o batismo. Quanto a isso pode ficar tranquila! Acabei de fazer curso de noivos, estou afiada! Smiley laugh
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi flor, a questão do padre eu já sabia. O que queremos é uma bênção religiosa e meu namorado que não é praticante não quer fazer os rituais da igreja católica, mas ele n vai fazer os da minha, que exige o batismo. Ele só fez a 1 comunhão na igreja católica. Eu vou falar com um pastor, mas para ter caráter ecumênico, meu namorado precisaria ter crisma e ser praticante da igreja católica?
    • Responder
  • Samantha
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bruna! Vai ser então uma bênção, não é? Sou católica praticante e posso te adiantar que o padre não pode de jeito nenhum ordenar fora da igreja. Existem alguns padres da igreja católica brasileira que realizam casamentos em qualquer lugar, acredite! Mas eles não são padres daigreja católica apostólica romana, então não acho que seja o objetivo de vocês. Converse com o pastor da sua igreja, já fui a muitos casamentos evangélicos fora da igreja, pode ser que ele possa te ajudar.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se ainda ñ ficar pode perguntar de novo, mas seja específica.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom é o seguinte, eu sou católico vou tentar te ajudar, eu posso ser sincero, a ñ ser q seu noivo faça questão eu aconselho casar só com o pastor da sua igreja, com os amigos esquece somente com o pastor ou com um padre, vou te explicar pq, se seu noivo fosse praticante seria muito mais fácil, mas como ñ é dificulta, pq vc tem q saber se seu noivo é batizado na igreja católica, se fez primeira comunhão e crima, se ele ñ fez terá q fazer, tem cursos de noivos, se vc for batizada em sua igreja, vc terá q levar algum certificado q comprove, depois será enviado uma carta ao bispo para a liberação de casamento de pessoas de religião diferente, ai sim vcs terão q conversar com o padre a respeito da cerimônia ecumênica.

segunda parte para a cerimônia ecumênica vc terá q perguntar ao padre se o casaento pode ser feito fora da igreja (no campo, sítio, salão), se for possível, ai vc tem q conversar com ele sobre um casamento ecumênico e como poderá ser feito, ele vai explicar como deve ser feito, ai vc apura as condições, e vê se vcs estão de acordo, pq ele irá dizer como tem q ser feito para o casamento católico ser válido, ai vc vai até um pastor e faz as mesma coisa, as condições para o casamento evangélico ser válido, ai vc confronta e vê se vale a pena, pq é difícil, eu tentei tbm, mas foi tão complicado q desistimos.

pq desistimos, só podia ser feito na igreja católica, e na igreja o pastor ñ ia, ai o padre faria a maior parte, ou seja a maior parte seria o ritual católico, ou eu teria q levar o pastor até a igreja e ver o q ele poderia fazer, uma leitura, uma benção, mas a parte dos votos seria católico, entende, fizemos o casamento católico mesmo pq eu tenho funções na igreja q necessitaria q meu casamento fosse em minha igreja minha esposa entendeu e casamos assim.

Se seu amigos ñ forem pastores, uma pq eles ñ saberão fazer o ritual direito, e outra ñ dá para eles fazerem pq sua igreja só vai aceitar só se for o pastor superior ou outro q ela indique, ficou claro.

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ficou confuso ainda. Meu namorado não é praticante, então não sabemos como proceder na escolha de alguém pra benção religiosa.
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se é religiosa, é padre e pastor, se seus amigos forem pastores ou padres tudo bem, fora disso ñ, na verdade até pode, porém ñ é aceito nem pela católica e nem pela sua igreja, vc terá q conversar com o pastor e o padre, bem conversado pq sempre um quer assumir mais q o outro, então terá limitar a participação de cada um, se bem q na católica nem sei será possível casar no campo, só se for simbólica, pq eu acho q só está podendo casar na igreja mesmo kkkkk, fora do templo ñ, tem q conversar e ver o q consegue, carater civil só no cartório mesmo, ai é feito com juiz, pode até ser feito junto com a reliosa, mas é mais caro, Deus abençoe, paz e bem.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas