Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bárbara
Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo

Micro Wedding: Como fazer um casamento intimista?

Bárbara, dia 29 de Dezembro de 2021 às 18:06 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 2 21

Oie, pessoal!!

Vamos a outro assunto agora....

Durante a pandemia, uma modalidade de casamento cresceu bastante e se destacou: o micro wedding. Com todas as restrições impostas para a realização de eventos, muitos noivos viram neste tipo de celebração uma forma de realizar o seu sonho de subir ao altar.

Mas esta proposta também tem conquistado não só os “noivos da pandemia”, mas também aqueles que querem uma festa mais intimista e personalizada.

Micro Wedding: Como fazer um casamento intimista? 1

O que é um micro wedding?

Trata-se de um formato de casamento intimista, com no máximo 40 convidados – o mais comum é vermos festas com 10 – 20 pessoas. Em outras palavras, trata-se de uma festa extremamente intimista e com muitos detalhes personalizados.

Da mesma forma que em outros casamentos, ele é composto pelo momento da cerimônia e da recepção. Em contrapartida, a grande diferença está na liberdade: aqui não há necessidade de seguir tantos protocolos – os noivos podem escolher aquilo que faz mais sentido para eles.

Quanto custa um micro wedding?

Tudo vai depender da estrutura e projeto de cada casal.

O que servir no micro wedding?

Em qualquer casamento, é preciso respeitar o gosto pessoal de cada casal. Se os noivos quiserem algo mais sofisticado, por ser uma festa com menos convidados, é possível investir num jantar ou almoço com serviço empratado, por exemplo. Mas se o casal quiser uma atmosfera mais descontraída, dá para fazer um brunch, um bolo com champagne, um coquetel ou até mesmo o picnic.

Quem convidar para um micro wedding?

Normalmente, os noivos costumam convidar aquelas pessoas mais próximas e essenciais para a história do casal: pais, irmãos, padrinhos, avós e amigos mais próximos.

Vantagens do micro wedding

Primeiramente, uma das grandes vantagens deste tipo de celebração é oferecer uma experiência de maior proximidade entre os noivos e seus convidados. Em um casamento grande, é quase impossível falar com todo mundo e estar perto das pessoas. Portanto, este é o grande diferencial do micro wedding.

Sob o mesmo ponto de vista, este tipo de comemoração oferece uma experiência muito mais personalizada e até mesmo requintada para os convidados. Com um número menor de pessoas, se os noivos desejarem, eles poderão investir mais na gastronomia e em itens de qualidade para deixar tudo mais lindo e especial. Além disso, dá até para personalizar alguns itens de papelaria e lembrancinhas com os nomes dos convidados.

Como organizar um micro wedding?
Micro Wedding: Como fazer um casamento intimista? 2

1. Lista de Convidados:

Tal qual em qualquer outro tipo de festa, a lista de convidados é um dos primeiros passos. Como a ideia é fazer um casamento bem intimista, os convidados de um micro wedding se resumem aos familiares e amigos mais próximos do casal. A ideia é que a lista não ultrapasse 40 pessoas no total.

A melhor parte é que farão parte deste momento aquelas pessoas que são mais importantes na vida do casal e que realmente fazem a diferença para os noivos.

2. Orçamento:

Da mesma forma que em um casamento tradicional, é importante traçar o orçamento da festa. Será que um micro wedding é mais barato? Não necessariamente – tudo vai depender do tipo de experiência que os noivos querem proporcionar aos convidados.

Há casais, por exemplo, que optam por fazer uma festa mais sofisticada, com decoração UAU e um serviço de buffet mais requintado. Tudo isso pode fazer os custos subirem.

3. Escolha do local:

Em seguida, é hora de definir o local. Chácaras e espaços ao livre têm sido os lugares preferidos dos noivos para fazer micro weddings – especialmente durante a pandemia, em que há a necessidade de maior distanciamento entre as pessoas.

No entanto, também há bistrôs e restaurantes super charmosos que estão preparados para este tipo de festa. Há ainda a possibilidade de realizar micro weddings em hotéis.

Uma alternativa é fazer um home wedding, isto é, um casamento em casa para poucos convidados. Para quem quer inovar, em algumas cidades, é possível fazer micro weddings museus, galerias de arte e confeitarias – fica um charme!

Já para os casais mais religiosos, é possível fazer a cerimônia em uma capelinha/igreja e a festa em outro ambiente também.

Acima de tudo, é importante que o tamanho do local seja adequado à sua proposta de casamento, para que não dê a impressão de que está “sobrando” espaço.

4. Gastronomia: o que servir?

Assim como em qualquer tipo de casamento, a gastronomia é um ponto essencial. Por isso, muitos noivos que optam pelo micro wedding acabam escolhendo um tipo de serviço empratado, mais requintado, como forma de prestigiar os convidados presentes e oferecer uma experiência diferenciada. Alguns incluem também um vinho, champagne ou bebida especial, já que um casamento mais intimista permite este investimento em maior qualidade.

Todavia, este formato de casamento é bem livre e também pode incluir opções bem diferenciadas como brunch, ilhas gastronômicas e finger food. Tudo vai depender da proposta escolhida pelo casal.

5. O que vestir em um micro wedding?

Não é porque você escolheu um micro wedding que você não precisa se preocupar com este ponto. Aliás, como os noivos estarão bem em evidência, é fundamental que estejam bem alinhados.

VESTIDO DA NOIVA:

Frequentemente, os espaços para micro weddings são menores e isso se reflete na escolha do vestido da noiva. Muitas mulheres preferem modelos mais leves e fluidos para ocasião, com cortes mais retos. Se a ideia é ter uma ar mais descontraído, um modelo midi, um cropped ou até mesmo um macacão (para as mais moderninhas) estão liberados.

TRAJE DO NOIVO:

O noivo pode apostar em trajes com tons mais claros como cinza, bege ou azul. Para dar o ar de importância que o evento merece, escolha uma bela gravata e sapatos adequados para a ocasião.

CONVIDADOS:

Lembre-se de um detalhe importante: como haverá menos pessoas, os convidados também têm destaque na festa. Claro que não há necessidade de traje de gala, mas é recomendado ter atenção ao look escolhido – nada de roupas super informais. Afinal de contas, é um casamento. Para as mulheres, um vestido (pode ser um longo mais descontraído, um curto ou um midi), saia e blusa ou macacão mais alinhado são ótimas opções. Para os homens, dependendo do tipo de festa, pode-se apostar em trajes mais claros como cinza, azul e cáqui. Ainda, alguns convidados gostam de usar suspensórios. Agora, se a celebração for bem descontraída, dá pra usar blazer de lã fria, linho, sarja ou algodão leve. Ao contrário do que acontece com o noivo, gravata não é essencial – vai depender muito do estilo da festa.

5. Decoração para micro wedding

Definitivamente, esta é uma das partes preferidas das noivas e com toda razão: a decoração faz toda a diferença em um micro wedding. Por ser uma celebração mais intimista, muitos casais gostam de trazer este clima aconchegante. Alguns estilos ótimos para criar esta ambientação são: decoração garden, romântica ou rústico-chique.

Sobretudo, alguns elementos são fundamentais para este clima intimista: velas, pergolados, tapetes, bastante vegetação e luzinhas/lustres especiais.

Nos micro weddings, também é possível fazer uma personalização maior dos itens de papelaria, colocando lugares marcados e menus com os nomes dos convidados.

Dependendo do tipo de ambiente e do número de convidados, as long tables são ótimas opções para acomodar a todos.

6. Cerimônia personalizada

Sobretudo, uma das grandes vantagens de um micro wedding é a possibilidade de ter uma cerimônia bem personalizada, com vários detalhes da história do casal. Nesse sentido, é possível ter um celebrante ou até mesmo familiares/amigos falando na cerimônia.

Além disso, muitos noivos gostam de fazer o first look – quando os noivos se veem antes da cerimônia! É emocionante e rende fotos incríveis!

7. Música e pista de dança: é possível em um micro wedding?

Claro que sim! Se for da vontade dos noivos e fizer sentido pra eles, por que não incluir? Atualmente, as pistas de dança não estão permitidas neste momento de pandemia. No entanto, em outras ocasiões, é possível tê-las. Logicamente, não terá a mesma animação e furdunço de um casamento tradicional, mas se os noivos gostam de dançar, pode ser um momento único.

Com relação à música, ela pode e DEVE estar presente na cerimônia e até mesmo durante a recepção (mesmo sem pista de dança). Afinal, a música ajuda a criar um clima e é super importante no ritmo da festa.

Tem alguma desvantagem em fazer um micro wedding?

Para quem possui família grande ou tem muitos amigos, o micro wedding pode não ser uma boa opção – ou você terá que lidar com aquela dorzinha no coração de não convidar aquela tia ou amigo. Igualmente, para os casais mais festeiros, talvez não seja uma boa alternativa . Em suma: o melhor, neste casos, é aguardar até 2022 para fazer um casamentão pós-pandemia.

Editado por Casamentos.com.br

21 Respostas

Última atividade por Caroline, dia 7 de Março de 2022 às 15:58
  • Caroline
    Noiva Principiante Maio 2024 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi meninas,
    Por aqui tbm queremos fazer um micro wedding no salão de festas do nosso futuro apartamento, já que o apê em si é bem pequeno, ficaria meio apertado 10 pessoas. Alguém que vai fazer "em casa" tem alguma dica de fornecedor para esse tipo de casamento? Sou de SP capital. Queria algo simples mas bonito. Não queria deixar em branco esse dia. Se vcs puderem me ajudar, fico suuuuuper agradecida!
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal, Aline. Ótima escolha também

• Responder
  • Aline
    Noiva Principiante Setembro 2022 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou me casar apenas no civil e estou planejando fazer um micro wedding em casa mesmo, com as pessoas mais próximas ao casal (no máximo 10 convidados).
    Tô bem otimista em fazer algo mais legal e acolhedor, que na minha opinião, vai ser melhor do que casar no cartório...

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Siiim, com certeza! É muito fofo Smiley love

• Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Perfeito Ba, os micro e mini weddings tem meu coração, acho lindo, além de ser uma chance de investir mais em detalhes e requinte né

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, deve ter sido lindo mesmo 😍
    Super aconchegante!!
    Hahaha Se Deus quiser esse ano acontecerá sua festona e será maravilhoso também 🙌🏻👏🏻❤️
    • Responder
  • The
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu casamento civil foi um micro wedding para 20 pessoas! Foi tão especial! Meu pai, que AMA cozinhar, fez todo o menu, encomendei doces finos e bem casados dos mesmos fornecedores da festa principal... assim como a fotógrafa e cabelereira. A decor e os arranjos de flores ficaram a cargo da minha mãe, que fez até um buquê pra mim! Chamamos um violinista e o juiz de paz até o apto dos meus pais, que tem um terraço com vista pra praia, onde aconteceu a cerimônia. Foi muito lindo meu 11/12/21! E agora que venha a “festa de arromba” em setembro de 22 para 250 pessoas que a pandemia não deixa acontecer desde 2020 🤣
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meu almoço no civil foi intimista também, só a família, fomos almoçar fora. Foi muito gostoso Smiley heart

Acho muito fofo casamentos assim Smiley love

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho muito chick também hahaha

Mas não pensamos aqui nessa questão, pela família grande e amigos também

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Alini Smiley heart

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu jantar civil foi quase isso. Eu amei e faria um micro. Foram 24 pessoas. Um dos melhores dias da minha vida.
    Intimista, todos conversando, rindo... eu adorei e recomendo.
    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que post maravilhoso!!! Smiley heart Por aqui nem pensamos na opção devido a família ser muito grande, mas acho tão chick!!!

• Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas Barbara Smiley heart

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Será tudo lindo Smiley heart

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu é um micro, amo demaisss. 🤍
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aii que demais!!! Aproveitem
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bárbara,

Realmente foi.

Semana que vem estaremos em Gramado, ficaremos no mesmo hotel e perto do Casamento dos Sonhos.

Já falei pro Rodrigo para darmos uma passadinha lá e matarmos a saudade.

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que demais, Sheila!
    Deve ter sido lindo e aconchegante 😍🙏🏻
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bárbara,

Nosso casamento foi para 14 pessoas no máximo.

A cerimônia foi no Casamento dos Sonhos estilo Las Vegas com o Elvis Presley em Gramado às 11 horas da manhã de um domingo. Os convidados amaram e por esses dias estive na cidade da minha irmã e comentávamos a respeito eu, ela, meu esposo, meu cunhado e meus sobrinhos. Que foi bem a nossa cara (minha e do Rodrigo), divertido, com direito a dançar na própria cerimônia ao som do Elvis Presley. Demos colar havaianos aos convidados.

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/casamento-dos-sonhos--t647298

Após optamos por fazer a recepção em um café colonial que frequentamos desde a primeira vez que fomos a Gramado e que é uma delícia. Um dia antes fomos até lá organizar da nossa maneira o espaço que usaríamos e os funcionários foram um amor. Também pudemos escolher um bolo para ser nosso. O bom é que conseguimos cortar e servir o bolo aos convidados, fotografando esse momento. Teve também plaquinhas divertidas. E ganhamos um vinho do local.

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/organizando-o-local-da-recepcao--t651264

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/organizacao-do-espaco-da-recepcao--t652310

Agora estamos nos organizando para fazer um coquetel com os amigos mais próximos em fevereiro para comemorarmos um ano de casados aqui em Florianópolis no salão de festas no prédio em que moramos.

Beijos.

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza! Obrigada Smiley laugh

• Responder
  • Denise
    Noiva Esperta Abril 2024 São Paulo Estado
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse tipo de casamento após as restriçoes da pandemia ficaram mais em alta. Ótimas dicas!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas