Bom dia, meninas,
Venho compartilhar com vocês minha PÉSSIMA experiência com o famoso e muito utilizado Aliexpress. Sempre vejo muitas noivas corajosas apostando fichas altas nas compras na China, então me senti na obrigação de compartilhar com vocês uma experiência nada boa que tive com o site.
Algumas de vocês que me acompanham sabem que eu fiz os convites dos padrinhos e já até entreguei, mas não contei o que estava por trás disso.
Bem, eu e meu noivo, depois de muita pesquisa, optamos por dar gravatas e pulseiras em um caixinha. Minha ideia que pareceu genial: comprar as pulseiras no Aliexpress. Ideia, boa? Sim! Ideia barata, SIMMMMM! Mas....
Depois de perder muitas horas no site do Aliexpress encontrei minhas lindas pulseiras para dar de presentes as minhas madrinhas. Gente, as pulseiras eram lindas mesmo e fiz a compra no dia 10/09/2019. No site cada uma custou cerca de R$3,00. A compra final incluindo o frente foi R$41,00. Bem, no momento da compra constava a informação que as pulseiras chegariam entre o dia 15 e 25/11... perfeito!
Esperei..esperei... esperei... o que mais fiz foi esperar... chegado o dia 25/11 as pulseiras não chegaram (detalhe, coloquei o endereço de entrega como sendo do meu escritório, local que tem porteiro 24h por dia, 7 dias por semana, ou seja, não corria o risco das pulseiras serem devolvidas aos Correios).
Esperei dois dias e, no dia 27/11 abri a tão famosa "disputa", que nada mais é do que denunciar a compra por algum motivo, geralmente porque o produto veio com defeito ou porque não foi recebido - meu caso
Assim que abri a disputa, o vendedor entrou em contato comigo informando um novo código de rastreio (diferente do informado inicialmente) e alterado a data de recebimento para o dia 08/12/2018. Resolvi segurar minha ansiedade e esperar mais um pouco, mas mantive a disputa em aberto.
Chegou o dia 08/12, o dia 09/12, o dia 10/12 e nada... Ai eu comecei a ficar muito irritada! Mandei inúmeras mensagens para o vendedor e o mesmo sempre me dizia para aguardar pacientemente porque minhas pulseiras iriam chegar.
Gente, resolvi acessar o código de rastreio novamente e analisar todas as informações que estavam lá pacientemente. Descobri que, apesar de ter comprado as pulseiras no dia 10/09/2019, o vendedor somente postou em 11/10/2019, ou seja, um mês depois do pagamento feito, assim, minhas lindas pulseiras JAMAIS chegariam em novembro, pois, todo mundo sabe que Aliexpress demora no mínimo três meses para chegar.
Bem, neste meio do caminho, o vendedor me encaminhou outro código de rastreio e nele constava que eu já havia recebido as pulseiras. Entrei em contato novamente com o vendedor e o mesmo informou que a mercadoria estava em trânsito e que eu deveria desconsiderar tal informação de recebimento.
Fato é que depois de mais de 20 conversas com o vendedor, de 4 meses de espera, de contatos com o próprio Aliexpress, de tentativas de brigas com o Ebanx, e de até mesmo solicitar o estorno da compra no meu cartão de crédito, até a data de hoje, 03/01/2020, não recebi minhas pulseiras.
Quando do não recebimento em dezembro, eu acabei comprando outras pulseiras no ELO7. Gastei R$200,00, dinheiro este que não estava esperando. Mas pelo menos as pulseiras chegaram em exatos 3 dias!
Bom, meninas, o que aprendi com o Aliexpress:
1) Não necessariamente o barato pode sair barato. Porque ele pode sair caro, como no meu caso.
2) A chance de você não receber o produto comprado é muito grande, por "n" fatores. Tenha um plano "B".
3) A comunicação com os chineses é muito dificil. Não sei se pela dificuldade de entendimento em inglês ou por uma questão comercial/cultural. O que percebi é que negociar com eles é impossível e eles estão pouco interessados se você é o consumidor.
4) O Aliexpress não garante a solução do problema como está descrito nas políticas.
5) O Aliexpress nãol respeita o prazo para devolução do dinheiro. Segundo o que me foi passado, teria o reembolso do valor se a compra não chegasse até 08/12/2019. A compra não chegou e eu continuo no prejuízo.
6) O tempo dos chineses é diferente do nosso (kkkk). Tudo deles é "aguardar pacientemente"...Minha paciência não aguarda tanto rs
7) O tempo do Aliexpress é superior a 3 meses... isso é balela... pode ser que sua compra nunca chegue
8) Não confie nos códigos de rastreio. Nem sempre estão corretos
9) Ebanx - que é a ferramemta que o Aliexpress utiliza para controle do rastreio - é menos eficiente do que parece. Impossível a comunicação com eles.
10) Ainda estou muito decepcionada com o Aliexpress pra pensar se compraria qualquer coisa lá de novo.